You are on page 1of 9

CRDITO IMOBILIRIO PARA CLASSE A: O CASO DO BANCO VERA CRUZ VIP DE BARRETOS

LARISSA APARECIDA DOMINGUES DA SILVA

ORIENTAO: TALO DE PAULA MACHADO


2012

APRESENTAO
INTRODUO Contextualizao do tema; Problema de pesquisa; Objetivos: geral e especfico; Justificativa de pesquisa.

MTODO DE PESQUISA Caractersticas da pesquisa; Tcnica de coleta de dados. FUNDAMENTAO TEORICA REFERNCIAS

CONTEXTUALIZAO DO TEMA
O cenrio econmico, tanto em mbito nacional quanto mundial vem sofrendo fortes transformaes, em especial o setor de construo civil. Diante disso, as instituies financeiras ampliam sua oferta de crdito imobilirio, para aproveitar e acompanhar esse crescimento. Crdito imobilirio uma modalidade de financiamento que viabiliza a compra de um imvel pronto, a aquisio de lote/terreno urbano ou ainda a construo. O banco analisado nesta pesquisa o Banco Vera Cruz Vip, est presente em 100% das capitais e apresenta um conceito inovador de relacionamento entre banco e cliente, preza a rapidez e eficcia, em seus negcios, principalmente quando se trata de realizao de sonhos, no caso de imveis.

PROBLEMA DE PESQUISA
Existe no Brasil uma imensa desigualdade na distribuio de renda, impedindo que os brasileiros tenham acesso a uma moradia adequada para viver dignamente. Com o subsidio do governo, as taxas de tornam menores, e dificulta a concorrncia. Os bancos privados no conseguem alcanar a reduo que os bancos pblicos proporcionam. Este trabalho tem como finalidade mostrar as estratgias de um banco segmentado, para diminuir e amenizar as diferenas e impactos das taxas oferecidas pelas concorrentes, as vantagens e desvantagens do crdito imobilirio nesse seguimento.

OBJETIVOS
GERAL Descrever a atuao do crdito imobilirio do Banco Vera Cruz Vip de Barretos SP.

ESPECFICO Identificar vantagens e desvantagens do setor para a agncia em questo e verificar as maneiras encontradas para minimizar e compensar a diferena de taxas que os bancos pblicos podem proporcionar.

JUSTIFICATIVA
A comercializao da habitao, torna-se dependente de financiamento e crdito em longo prazo. O Banco Vera Cruz seguimento Vip, tem o objetivo de proporcionar soluo especiais de crdito, com relao ao prazo e satisfao do cliente. Este trabalho deve orientar que o fato de que a habilitao ser um ativo fixo, a disponibilidade de crdito torna-se um fator imprescindvel, portanto, o Banco Vera Cruz Vip Barretos utiliza alternativas para minimizar a concorrncia em bancos pblicos para classe A.

MTODO DE PESQUISA
Caracterizao de pesquisa Pesquisa qualitativa Estudo de caso Tcnica de coleta de dados Observao ativa, pesquisa bibliogrfica, documental.

FUNDAMENTAO TERICA
Finanas Menezes (2012); Camacho (2012) Setor de Construo Civil no Brasil Camargo (2012) Crdito imobilirio no Brasil Souza (2012); Prata (2012); Costa (2012) Crdito imobilirio no Banco Vera Cruz Vip de Barretos SP Amary (2012); Gama (2012)

REFERNCIAS

AMARY, Flavio. Barretos comemora mercado imobilirio aquecido. Disponvel em:>http://www.difundir.com.br/site/c_mostra_release.php?emp=1345&num_release=36198&ori=T> . Acesso em : 31 maio 2012 . BESANKO, David et al. A Economia da Estratgia. 3 Edio. Porto Alegre: Bookman,2006Disponvel em: <http://www.economiaetecnologia.ufpr.br/XI_ANPEC-Sul/artigos_pdf/a4/ANPEC-Sul-A4-11-estrategias_de_negocios_.pdf> Acesso em 28 maio 2012 CAMACHO, Felipe. Momento de crescimento para o setor financeiro. Disponvel em :>http://www.hays.com.br/prd_consump/groups/hays_common/@br/@content/documents/digitalasset/hays_450351.pdf >. Acesso em 30 maio 2012 CAMARGO, Valdecir .Construo tem projetos de 500 bilhes de reais. Disponvel em : < http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,construcao-tem-projetos-de-r-500-bi,387296,0.htm> . Acesso em 31 maio 2012 . COSTA, Claudio. Financiamentos para alta renda dobram em trs anos. Disponvel em: >http://www.naidworking.com.br/index.php/financiamentos-para-a-alta-renda-dobram-em-tres-anos/ > . Acesso em 31 maio 2012. GAMA,Bruno. Financiamento imobilirio. Disponvel em : http://www.credipronto.com.br/empresa/centro-de-imprensa/financiamento-imobiliario. Acesso em 31 maio 2012. MENEZES ,Emlio Arajo .Breve histria do pensamento terico de finanas. Disponvel em: http://www.fae.edu/publicacoes/pdf/revista_fae_business/n4_dezembro_2002/financas_corporativas1_breve_historia_do_pensamento_teorico.pdf > Acesso em 9 maio 2012 MINAYO, M.C. de S. (Org.) Pesquisa social: teoria, mtodo e criatividade. 22 ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2003. Disponvel em: < http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/pesquisa-qualitativa-exploratoria-e-fenomenologica-alguns-conceitos-basicos/14316/ >. Acesso em 11 junho 2012. PASTORE, Jos. Empregos na Infra-Estrutura: Potencial e Barreiras. So Paulo: Universidade de So Paulo, Abril de 1998. Disponvel em: http://www.cbicdados.com.br/files/textos/027.pdf . Acesso em: 26 maio 2012. PRATA, Marcelo . Crescimento do mercado imobilirio no Brasil . Disponvel em: > http://www.blog.canaldocredito.com.br/noticias/o-crescimentodo-mercado-imobiliario-no-brasil > . Acesso em 30 maio 2012 . RIBEIRO,J.L.Construo civil:breve anlise. Disponvel em : http://www.administradores.com.br/informe-se/producao-academica/construcao-civil-breve-analise/3822/ Acesso em: 26 maio 2012. SOUZA, Laercio .Crdito imobilirio deve crescer e alavancar outros tipos de financiamento. Disponvel em : http://www.crecipr.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=487:credito-imobiliario-deve-crescer-e-alavancar-outros-tipos-definanciamentos&catid=1:latest-news&Itemid=60. Acesso em 30 maio 2012. TOMBINI, Alexandre. Oferta de credito no Brasil. >http://www.administradores.com.br/informe-se/creditoimoiliario.com.br>. Acesso em 31 maio 2012. VALOR, Especial Credito Imobilirio. Publicado em : 29 maio 2012

You might also like