You are on page 1of 20

Que sofrimento? Vivncia operria/discurso trabalhador 2 sintomas: insatisfao e ansiedade Tema que se repete no discurso: indignao.

Associado vergonha da robotizao, ausncia de imaginao ou inteligncia contato forado com tarefa desinteressante.

Que sofrimento? Falta de significao, frustrao narcsica, desconhecimento da tarefa como parte do processo, falta de significao da tarefa no significa nada para os grupo social O que voc faz? imagem narcsica plida.

Que sofrimento? Imagem de si que repercute no trabalho mais honroso e valorizado quando mais complexa e valorizada a tarefa exige know how, riscos.... Vivncia depressiva: condensa sentimentos e amplia cansao: execuo de tarefa sem investimento material ou afetivo sensao de ADORMECIMENTO INTELECTUAL, paralisia de imaginao.

Que sofrimento?

Triunfo do condicionamento ao comportamento produtivo. Trabalho - qualificao/formao: sofrimento quando a evoluo desta relao bloqueada. Na adaptao tarefa: subemprego das capacidades ou to complexa que gera fracasso.

Que sofrimento? Sucesso ou fracasso de um trabalho obrigatrio efeitos sobre o narcisismo so diferentes em relao a sucessos reais e reconhecidos. Atividade do trabalho: veicula certo nmero de smbolos encadeamento deste smbolos depende da vida interior do sujeito (o que introduz de sentido simblico no que o rodeia) e o que ele faz.

Que sofrimento? Investimento narcsico s pode se renovar graas ao investimento no objeto e vice-versa. Questo: maior parte da significao do trabalho inconsciente. Significao das relaes de trabalho dentro e fora do trabalho. Ex: salrio pode veicular todas as significaes negativas que implicam as limitaes materiais que ele impe.

Que sofrimento? Fadiga, carga de trabalho e insatisfao Adaptao do trabalho s aspiraes e competncias do trabalhador compromisso entre desejos e realidade. Movimento consciente de luta insatisfao, inutilidade, depresso. contra

Que sofrimento? Em um trabalho rigidamente organizado, nenhuma adaptao do trabalho personalidade possvel Sofrimento: comea quando faz-se uso de todo o saber e poder que dispe na organizao e no pode mudar a tarefa A certeza que o nvel atingido de insatisfao no pode mais diminuir marca o comeo do sofrimento.

Que sofrimento?

Quando maior a rigidez da organizao, maior diviso de trabalho, menor o contedo significativo da tarefa e menores as chances de mud-lo aumento do sofrimento.

Que sofrimento? Insatisfao e contedo ergonmico do trabalho Anlise do posto especialistas balano da interveno diminuio do custo cardiovascular, melhoria da posio do trabalhador, atenuao do barulho, iluminao....

Que sofrimento?

Pesquisa de indicador global de melhoria das condies de trabalho. Vivncia subjetiva das condies de trabalho se no h queixa dos trabalhadores, os especialistas notariam da mesma maneira?

Que sofrimento? Sentimento de melhoria das condies de trabalho se desfaz rapidamente: o fato de que, no fundo, nada mudou. Quando desaparecem os prejuzos que ocupam o alto da hierarquia sintomtica, faz-se aparecerem outros. Interveno ergonmica tem ao limitada.

Que sofrimento? Mas, alvio trazido pela interveno permite intensificao da produtividade. Parte irrisria do todo. Casos de condies de trabalho terrveis mas bem toleradas (pilotos de caa) valor relativo das melhorias ergonmicas em relao economia global da relao homem-trabalho.

Que sofrimento? Enquanto a ergonomia no trouxer satisfao suplementar ao nvel do contedo significativo do trabalho, s poder trazer alvio limitado. Relao desarmoniosa entre contedo ergonmico e estrutura da personalidade pode emergir insatisfao e sofrimento de natureza psquica/mental. Situada no registro simblico insatisfao e frustrao concretas

Que sofrimento? Falamos de indivduos caso em que melhoria de condies de trabalho, diminuio de carga fsica, pode conduzir a catstrofe no nvel da economia geral do indivduo. Tarefas diferentes so mais adequadas para cada pessoa. Compreender a simultaneidade de prazer e necessidade.

Que sofrimento?

Relao sutil entre contedo ergonmico do trabalho e estrutura da personalidade: -exigncias de ordem fsica e psicomotora -exigncias de ordem psicossensorial -exigncias de ordem intelectual

Que sofrimento? Questes da Insatisfao com o trabalho Existe uma satisfao com o exerccio do corpo, no sentido fsico e nervoso. Primeiro impacto diz respeito ao corpo. Introduo da estrutura da personalidade em relao homem-trabalho a partir de cada indivduo, preciso entender o que significa o confronto com a tarefa.

Que sofrimento? Custo individual da tarefa carga do trabalho. Insatisfao carga de trabalho psquica efeitos e sofrimento esto no registro mental e se ocasionam desordens no corpo, diferentes das doenas diretamente infligidas no organismo pelas condies do trabalho.

Que sofrimento?

Conflito: ope o homem organizao de trabalho. Satisfaes concretas proteo da vida, ao bem-estar fsico e mental. Fornecer atividades fsicas, sensoriais e intelectuais segundo a economia psicossomtica individual.

Que sofrimento?

Satisfaes simblicas vivncia qualitativa da tarefa. Desejos e motivaes. Depende do que a tarefa veicula do ponto de vista simblico.

You might also like