You are on page 1of 19

FRICA

Acadmicos: Ana Paula, Elite Cordeiro, Josinia Gomes, Juliana Gomes, Kelly Freire, Leandro de Paula, e Sebastiana Bido. Prof: Ms. Maria Auxiliadora. 7 Perodo de Pedagogia
15/03/20012

O QUE ARTE?

Numa viso muito simplificada, arte est ligada principalmente a um ou mais dos seguintes aspectos:
a a

manifestao de algo sob a forma comunicao de alguma habilidadede uma especial; linguagem especial; a noo de valor e importncia; criao artificial de algo pelo homem; a excitao da imaginao e atipo de o desencadeamento de algum fantasia; resposta no ser humano, como o senso de a induo ou comunicao de uma experincia-pico; prazer ou beleza; a apresentao de algum tipo de ordem, coisas que possuam reconhecidamente um sentido;ou harmonia; padro a transmisso de uma resposta a um dado coisas que dem um senso de novidade e

A Arte subjetiva...

Ao mesmo tempo, mesmo que uma dada atividade seja considerada arte de modo geral, h muita inconsistncia e subjetividade na aplicao do termo.

Por exemplo, Num contexto geogrfico, se a cultura ocidental chama de arte a pera, possivelmente uma cultura no ocidental poderia considerar aquele tipo de canto muito estranho. mas cantar despreocupadamente enquanto trabalhamos muitas vezes no tido como arte.

Na perspectiva histrica, muitas vezes um objeto considerado artstico em uma determinada poca pode ser considerado no-artstico em outra.

ARTE definio:

Atividade criadora do esprito humano, que pressupem capacidade e aptido do ser humano de aplicar conhecimentos e habilidade na execuo de uma idia, de um pensamento; que busca representar as experincias coletivas ou individuais atravs de uma impresso esttica, sensorial, emocional, como tal apreendida por seu apreciador.

Dicionrio Aulete Digital. 2012

A arte rupestre

http://bolingaoeducacao.blogspot.com/2010_02_01_archive.html

Esculturas de Edan

http://www.arteafricana.usp.br/codigos/artigos/003/edan.html

Pinturas Egpcias
As caractersticas da pintura egpcia so:

ausncia das trs dimenses; ignorncia da profundidade; colorido a tinta lisa, sem claro-escuro e sem relevo;

lei da Frontalidade que determinava que o tronco da pessoa fosse representado sempre de frente, enquanto sua cabea, suas pernas e seus ps eram vistos de perfil.

Quanto a hierarquia na pintura: eram representadas maiores as pessoas com maior poder no reino: o rei, a rainha, o sacerdote, os soldados e o povo. As figuras femininas eram pintadas em ocre, enquanto que as masculinas pintadas de vermelho.

As cores nas pinturas Egpcias

Preto (kem): Estava associado noite e morte, mas tambm poderia representar a fertilidade e a regenerao. Branco (hedj): Era a cor da pureza e da verdade. Vermelho (decher): Representava a energia, o poder e a sexualidade. Amarelo (ketj): Representava a eternidade. Verde (uadj): Simboliza a regenerao e a vida. Azul (khesebedj): Estava associado ao rio Nilo e ao cu..

ANBI S

MAAT

ANBI S

OSRI S

FARA.

VNU S

REFERNCIAS
RIBEIRO JR., A; SALUM, M.H.L. Estudo estilstico e iconogrfico das esculturas edan do acervo do MAE-USP. So Paulo: Rev. do Museu de Arqueologia e Etnologia, 13: 227258, 2003. Disponvel em: <http://www.arteafricana.usp.br/codigos/artigos/003/edan.html> Acesso em: 13/03/2012. Disponvel em: < http://www.suapesquisa.com/prehistoria > Acesso em: 13/03/2012. SALUM, Marta H. L. frica: culturas e sociedades, da srie Formas de Humanidade, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de So Paulo. 2005. Disponvel em: <http://www.arteafricana.usp.br/codigos/artigos/003/edan.html> Acesso em: 13/03/2012. GAGLIARDI, Susan Elizabeth. Adivinhao e Escultura Senufo na frica Ocidental. In: Heilbrunn Timeline de Histria da Arte . New York: The Metropolitan Museum of Art, 2000. Disponvel em: <http://www.metmuseum.org/toah/hd/divi/hd_divi.htm> Acesso em: 13/03/2012. BUENO, Omar Carline. A antiga idade da pedra ou paleoltico. Disponvel em: <ttp://ocb.sites.uol.com.br/arqueoantiga.htm > Acesso em: 13/03/2012

PINTURAS EGIPICIAS. Disponvel em: <http://pinturasegipciass.blogspot.com/2009/03/blog-post_20.html> Acesso em: 13/03/2012. HISTORIA DA ARTE. Arte egpcias. Disponvel em: <http://www.historiadaarte.com.br/arteegipcia.html.html/> Acesso em: 13/03/2012.

GRUPO DE ESTUDO. Pinturas egpicias. Disponvel em: <http://6farteband2010e3.blogspot.com/2010_02_01_archive.html > Acesso em: 13/03/2012.

You might also like