You are on page 1of 15

TRAUMA MSCULO-ESQUELTICO

Traumas no sistema msculo-esqueltico podem provocar diferentes tipos de leses, como: fratura , luxao , fratura-luxao, contuso, entorse , distenso ou estiramento, amputao ou lacerao . As principais causas provm de; acidentes de trnsito, quedas em geral, quedas de bicicleta, patinetes ou skate, trauma durante atividades esportivas e agresses fsicas.

As fraturas podem ser: Fechadas ou Abertas. E tambm Completas ou Incompletas. No local onde ocorre uma fratura pode haver tambm leso de vrios tecidos prximos ao osso, como msculos, ligamentos, vasos sanguneos, nervos, tendes e pele.

SUSPEITAR DE LESES MSCULO ESQUELTICA QUANDO HOUVER: - Mecanismo de trauma sugestivo; - Dor aguda no local da leso; - Presena de inchao ou manchas roxas no local; - Impossibilidade de movimentar membro, ou movimentos anormais com dor no local.

SUSPEITAR DE FRATURA COMPLETA QUANDO HOUVER:

- Itens anteriores; - Presena de deformidade, ou instabilidade no membro afetado - Crepitao ao tocar o membro afetado; - Encurtamento de membro; - Exposio de fragmento sseo.

PROCEDIMENTOS DE PRIMEIROS SOCORROS: - Avaliar a cena do acidente; - Realizar a avaliao inicial da vtima; - Cuidar de alteraes que ameacem a vida; - No movimentar o membro que apresentar suspeita de leso msculo-esqueltica; - Nunca tentar colocar o osso no lugar; - Manter o membro com suspeita de leso na posio em que foi encontrado, principalmente se a leso for na articulao;

- Quando possvel retirar adornos do membro lesado; - Se houver ferimentos, cortar as roupas que estejam sobre a regio afetada e colocar gazes estreis sobre o ferimento para proteg-lo de contaminao; - Se houver sangramento abundante tentar comprimir um pouco acima ou abaixo da leso; - Se a leso for no p, retirar o calado cuidadosamente, cortando-o com tesoura, evitando movimentar o membro lesado.

QUANDO ACIONAR O SAMU 192


- Se houver suspeita de fratura aberta; - Se houver suspeita de fratura fechada completa; - Na presena de mais de uma regio com leso msculo-esqueltica ou de outros traumas associados, especialmente trauma raquimedular; - Se houver queixa de dor excessiva no local da leso no permitindo a abordagem;

- Se houver diferena significativa de cor e temperatura ao comparar-se o membro lesado com o membro contralateral, indicando possvel leso de vasos sanguneos; - Na suspeita de fraturas ou outras leses msculo-esquelticas na regio do trax, ombro, mero, fmur e/ou quadril;

QUANDO IMOBILIZAR E TRANSPORTAR A VTIMA PARA O HOSPITAL - Se houver leses fechadas, sem sinais sugestivos de fratura completa; - Se no houver outros traumas associados; - Se as leses estiverem localizadas nas pores mais distais dos membros, ou seja, abaixo dos joelhos e dos cotovelos; - Se no houver sinais sugestivos de leso de vasos sanguneos.

ATENO: EM CASO DE DVIDA, NO TENTAR IMOBILIZAR O MEMBRO AFETADO E ACIONAR O SAMU 192, MANTENDO O MEMBRO IMVEL.

REGRAS GERAIS PARA REALIZAR A IMOBILIZAO DE MEMBROS - Manter o membro afetado na posio encontrada e imobilizar com talas moldveis ou rgidas; - Solicitar ajuda para realizar a imobilizao do membro lesado, orientando previamente como cada auxiliar dever atuar; - Somente iniciar a imobilizao aps providenciar todo o material e a ajuda necessrios;

- As talas para imobilizao devero ter comprimento suficiente para ultrapassar uma articulao acima e uma abaixo da leso, imobilizando tambm essas articulaes; - Na falta de talas moldveis, qualquer material rgido poder ser utilizado para substitu-las, desde que seja leve, largo e de comprimento adequado; - As talas devem ser amarradas com bandagens triangulares ou tiras de pano largas, para no garrotear;

- No apertar excessivamente as tiras que amarram as talas e no fixlas exatamente sobre o local da leso; - Amarrar as bandagens ou tiras de tecido sempre na direo da poro mais distal para a mais proximal do membro, ou seja, de baixo para cima; - Manter as pontas dos ps e das mos descobertas para avaliar a circulao (cor e temperatura); - Encaminhar imediatamente a vtima para o Pronto Socorro de referncia.

ATENO: A IMOBILIZAO ADEQUADA DIMINUI A DOR E REDUZ O RISCO DE AGRAVAMENTO DA LESO, ALM DE DIMINUIR O SANGRAMENTO INTERNO.

ATENO: SEMPRE CUIDAR INICIALMENTE DAS ALTERAES QUE AMEACEM A VIDA, IDENTIFICADAS NA AVALIAO INICIAL, PARA DEPOIS CUIDAR DA LESO MSCULO-ESQUELTICA QUE NO APRESENTE SANGRAMENTO ABUNDANTE.

You might also like