You are on page 1of 12

Manancial

a fonte ou a origem da gua utilizada para o abastecimento, podendo ser de trs tipos:

Manancial
gua superficial: so os crregos, os ribeires, os rios ou os lagos, isto , os corpos de gua formados pela gua que escorre sobre a superfcie do solo;

Manancial
gua subterrnea: formada pela gua que se infiltra e se movimenta abaixo da superfcie do solo, ou seja, no interior da crosta terrestre, e que se manifesta por meio de nascentes, poos rasos, poos profundos, drenos, etc. Pode pertencer ao lenol no-confinado ou fretico, no qual a gua mantm a presso atmosfrica, ou ao lenol confinado, onde a gua est sob presso, entre camadas impermeveis do subsolo;

Manancial
gua de chuva: gua que se precipita em direo superfcie do planeta e aproveitada antes que atinja essa superfcie, durante as chuvas.

Ciclo hidrolgico
Ciclo hidrolgico o nome dado dinmica permanente da gua no planeta. Descreve as etapas ou os mecanismos (formas) de transferncia ou movimentao da gua em seus diversos estados (lquido, slido ou gasoso), quais sejam, a precipitao, a evapotranspirao, a infiltrao e o escoamento superficial

Ciclo hidrolgico
Precipitao Por precipitao atmosfrica entende-se o conjunto de guas originadas do vapor dgua atmosfrico, que cai em estado lquido (chuva, neblina, orvalho) ou slido (granizo, geada, neve) sobre a superfcie da Terra.

Ciclo hidrolgico
Evapotranspirao A evapotranspirao inclui a gua retirada de uma regio pelos seguintes mecanismos:

Ciclo hidrolgico
evaporao: passagem da gua superficial do estado lquido para o gasoso, fenmeno que depende diretamente da temperatura e da umidade relativa do ar;

Ciclo hidrolgico
transpirao: processo pelo qual as plantas retiram a umidade do solo, por meio de suas razes, e liberam-na no ar sob a forma de vapor, por meio dos estmatos existentes nas folhas.

Ciclo hidrolgico
Infiltrao A infiltrao o processo pelo qual parte da gua precipitada sobre a superfcie do planeta atinge seu subsolo, formando os lenis de gua subterrnea. Esses lenis de gua podem ser de dois tipos:

Ciclo hidrolgico
lenol fretico: aquele em que a gua se encontra livre, com sua superfcie sob a ao da presso atmosfrica. tpico das guas que comumente ocorrem em poos freticos e em nascentes que fluem com a presso da atmosfera; lenol confinado: aquele em que a gua se encontra confinada por camadas impermeveis do subsolo, sujeitas, portanto, a presso superior presso atmosfrica.

Ciclo hidrolgico
Escoamento superficial O escoamento superficial o deslocamento sobre o terreno, por efeito da ao da gravidade, da parcela da gua precipitada da atmosfera que no se infiltra no solo ou que no retorna diretamente atmosfera pela evapotranspirao. As formas mais conhecidas de escoamento superficial so as enxurradas, os crregos, os ribeires e os rios.

You might also like