You are on page 1of 25

1

Rudo Ocupacional
Contnuo/Intermitente e de Impacto
2

O Rudo todo e qualquer barulho perceptvel por nossa audio.


3

A presena do rudo em um ambiente de trabalho pode lesionar o sistema auditivo dos trabalhadores e causar perda da audio, quando os nveis so excessivos . No incio o dano prejudica a audio nas frequncias mais altas, em torno de 4.000 Hz, e depois afeta progressivamente as frequncias mais baixas. Os indivduos s percebem esta perda, que irrecupervel, quando so afetadas as frequncias da conversao, o que prejudica sua relao com as demais pessoas.

O risco de perda auditiva varia de pessoa para pessoa e comea a ser significativo quando o trabalhador submetido continuamente a um nvel de exposio diria ao rudo superior a 80 dB(A).
5

Nvel de Rudo dB (A) Mxima Exposio Diria Permissvel


85 8 horas 86 7 horas 87 6 horas 88 5 horas 89 4 horas e 30 minutos 90 4 horas 91 3 horas e 30 minutos 92 3 horas 93 2 horas e 40 minutos 94 2 horas e 15 minutos 95 2 horas 96 1 hora e 45 minutos 98 1 hora e 15 minutos 100 1 hora 102 45 minutos 104 35 minutos 105 30 minutos 106 25 minutos 108 20 minutos 110 15 minutos 112 10 minutos 114 8 minutos 115 7 minutos
6

A avaliao do rudo deve ser feita com medies que devem considerar o nvel de rudo e o tempo de exposio do trabalhador. Os mtodos de avaliao do rudo, as caractersticas dos equipamentos de medio, bem como os mtodos de calibrao dos equipamentos constam na norma de higiene ocupacional da FUNDACENTRO NHO 01/2001
7

Efeitos do Rudo Ocupacional para o Trabalhador.

Efeitos do Rudo Ocupacional para o Trabalhador.

A perda ocupacional ou perda auditiva induzida por rudo (PAIR) um distrbio auditivo que afeta muitos trabalhadores expostos a ambientes de trabalho ruidosos e pessoas na sua vida diria e diante disso, ns, fonoaudilogos preocupados com a preveno, buscamos solues para amenizar o indivduo com PAIR.
9

O indivduo portador desta leso irreversvel e insidiosa, muitas vezes no percebe de imediato quando sua comunicao prejudicada.

10

Contudo o seu portador adquire uma srie de incapacidades auditivas ou distrbio auditivo (perda ou anormalidade de estrutura ou funo, podendo ser anatmico-fisiolgica ou psicolgica. Implica em dano, prejuzo, piora ou debilita a funo auditiva, tanto no sentido orgnico como funcional WHO-1980) e handicap (pessoas cujas possibilidades de conservar suas atividades profissionais esto reduzidas, aps insuficincia e diminuio de sua capacidade auditiva) que podem interferir em sua vida profissional, familiar e social.
11

Essas incapacidades (referem-se restrio ou impedimento, resultante da perda auditiva, na habilidade ou performance considerada normal para aquele indivduo WHO,1980) auditivas podem tambm prejudicar o trabalhador em relao a sua segurana e ascenso profissional, alm dos riscos com acidentes de trabalho serem bem maiores (Magni, 1988).
12

O rudo no prejudica somente a audio, apesar de seus efeitos serem percebidos e bem caracterizados nesse sentido; seus efeitos dependem da intensidade e da durao da exposio.

13

Okamoto e Santos (1996) afirmam que o estmulo auditivo, antes de chegar ao crtex cerebral, passa por inmeras estaes subcrticas, principalmente pelas funes vegetativas, que explicam os efeitos no-auditivos induzidos pelo rudo.

14

Segundo Melnick (1985)os efeitos do rudo se classificam em trs categorias:


1. mudana temporria no limiar 2. trauma acstico 3. mudana permanente no limiar, que chamada tambm de Perda Auditiva Induzida pelo Rudo (PAIR). Perda Auditiva
Por exposio aguda Por exposio crnica
Alm de tudo isso:
15

16

Medidas de controle para o rudo

17

Medidas de controle para o rudo As medidas de controle do rudo podem ser considerados basicamente de trs maneiras distintas: na fonte, na trajetria e no homem. As medidas na fonte e na sua trajetria devero ser prioritrias quando viveis tecnicamente.

18

Controle na fonte: dentre as medidas de controle na fonte podem-se destacar:

Substituio do equipamento por outro mais silencioso; Balanceamento e equilbrio das partes mveis; Lubrificao eficaz dos rolamentos, mancais, etc; Reduo dos impactos na medida do possvel; Alterao do processo;
19


Programao das operaes de forma que permanea o menor nmero de mquinas funcionando simultaneamente;

Aplicao do material de modo a atenuar as vibraes;

Regulao dos motores;


Substituio das engrenagens metlicas por outras de plstico ou Celeron;
20

Aperta mento das estruturas;

Controle no meio: no sendo possvel o controle na fonte, o segundo passo a verificao de possveis medidas aplicadas no meio. Esse consiste em:
Evitar a propagao - por meio de isolamento;

Conseguir um mximo de perdas energticas por absoro;

O isolamento acstico pode ser feito das seguintes maneiras: . Evitando que o som se propague a partir da fonte; . Evitando que o som chegue ao receptor.

21

Isolamento da fonte: significa a construo de barreira que separe a causa do rudo do meio que o rodeia, para evitar que esse som se propague.

Isolamento do receptor: construo de barreira que separe a causa e o meio do indivduo exposto ao rudo.

22

O isolamento acstico das fontes ruidosas consiste na colocao de barreiras isolantes e absorventes de som. Melhores resultados sero obtidos se as barreiras forem revestidas internamente com material absorvente de som e a face externa com material isolante do som.
Deve-se conseguir o mximo de perdas energticas por absoro pelo tratamento acstico das superfcies. Essa medida feita revestindo o local com material absorvente de som, com o intuito de evitar sua reflexo.
23

Controle no homem: no sendo possvel o controle do rudo na fonte e na trajetria, deve-se, como ltimo recurso, adotar as medidas de controle no trabalhador. Essas medidas podem ser adotadas com complemento s medidas anteriores, ou quando tais medidas no forem suficientes para corrigir o problema.

24

Como medida de controle no homem segue-se:


Limitao do tempo de exposio: consiste em reduzir o tempo de exposio aos nveis de rudos superiores a 85 dB (A), tomando cuidado para que o valor limite para exposio a dois ou mais nveis de rudo diferentes no seja ultrapassado. Protetores auriculares: so protetores colocados nas orelhas do trabalhador, devendo ser utilizados quando no for possvel o controle para atenuao do rudo em nveis satisfatrios.
25

You might also like