You are on page 1of 9

Teoria dos Orbitais Moleculares

Quando orbitais atmicos (OAs) se combinam, eles passam a compartilhar

uma regio no espao. O nmero de OMs formados deve ser igual ao


nmero de OAs envolvidos. Se a superposio entre os orbitais positiva, os lbulos envolvidos se fundem e formam um lbulo nico no orbital molecular (OM) resultante e aumenta a densidade eletrnica na regio internuclear, Orbital Molecular Ligante (OML). A energia do OML (g) passa por um mnimo e a distancia entre os tomos neste ponto corresponde a distancia internuclear dos dois

tomos quando estes formam uma ligao. A energia do OML ser menor que a
energia do orbital atmico e a diferena conhecida como a energia de estabilizao. Se a superposio negativa, no ocorre a fuso de lbulos. Aparece um plano nodal entre eles e a densidade eletrnica na regio internuclear diminui, Orbital Molecular Anti-Ligante (OMAL). A energia do OMAL aumenta um valor de .

Se os orbitais no se superpem apreciavelmente ou no superpem de modo nenhum, conclui-se que eles conservam basicamente suas

caractersticas de OAs. Eles podem ser chamados Orbitais Moleculares NoLigantes (OMNL), uma vez que no contribuem significativamente nem a favor da ligao nem contra ela. - As regies nodais j existentes nos OAs persistem nos OMs.

-Qualquer OMAL possui um plano nodal perpendicular ao eixo


internuclear e situado entre os ncleos. - Toda vez que h uma regio nodal, a funo de onda muda de sinal. Na TOM, as funes de onda so designadas por (g) e por (u), g gerade (par) e u ungerade (impar), referem a simetria do orbital em torno de seu centro.

Para decidir quais os OAs que podem ser combinados para formar OMs, devem ser consideradas trs regras: 1) Os OAs devem ter aproximadamente a mesma energia. Isso importante, ao considerarmos o overlap de dois tipos diferentes de tomos. 2) A interao dos orbitais deve ser intensa: os tomos devem estar prximos para uma interao efetiva e suas funes de distribuio radial

devem ser semelhantes a esta distncia.


3) Para formar OMLs e OMALs, a simetria dos dois OAs deve permanecer inalterada quando ocorre rotao em torno do eixo internuclear, ou os dois OAs alteram sua simetria de maneira idntica. As energias relativas dos OAs e OMs podem ser convenientemente representadas atravs de diagramas de nveis de energia. (Diagramas dos Orbitais Moleculares).

= diferena de energia entre os orbitais moleculares no-ligantes (t2g) e os antiligantes (e*g). OM mais alto, ocupado = HOMO (pode ser estimado a partir da energia de ionizao = energia necessria para remover um eltron do nvel HOMO).

OM mais baixo, vazio = LUMO (pode ser estimado conhecendo-se a energia de transio HOMO a LUMO e o valor de HOMO).

Diagrama de Orbitais Moleculares para Complexos Octaedros de Ligantes com orbitais

You might also like