You are on page 1of 9

Processos de Fabricao II

Tratamento por impacto ultra-snico


Alunos : Murilo, Suamy, Renato

Introduo Muito se fala sobre Ultra som, e suas diversas formas de utilizao apesar de ser um processo novo, os primeiros usos se deu na poca da segunda guerra Mundial (1939-1945), e que esta comeando a se desenvolver, em se tratando de sua aplicao na indstria temos muitas formas em que podemos usa-lo Esttico e Fisioteraputicos. Sntese de nano matrias oxidos Metlicos e nano tubos de Carbono. Tintas, jatos de tintas e revestimentos Limpeza. Minerais e combustveis renovveis. Alimentos e bebidas, testes em garrafas e latas. Alternativa de aquecimento no trmico para alimentos. Tratamento ps uso de Soldas em construes soldadas

O principio de funcionamento de uma maquina que utiliza ultra som, se baseia em um gerador eletrnico de alta frequncia que transformada em energia mecnica, essa energia e transmitida a pea a ser soldada por uma ferramenta (sonotrodo) e em alguns casos temos o auxilio de um sensor de proximidade.

Sensor de proximidade

a) Equipamento padro aplicao do tratamento por ultrasom b) Gerador com sistema de aquisio de dados (PCL)

Sabese que a resistncia e vibraes ou fadiga de construes soldadas independe de seu limite de escoamento, por isso tem se uma alta hesitao no uso de aos de alta resistncia em construes sujeita a solicitaes cclicas, o tratamento dos cordes de solda eleva sua resistncia fadiga particularmente no caso de aos de alta resistncia e ultra alta resistncia. Dentro do objetivo proposto pela pesquisa no uso do tratamento por impacto ultraSnico esto sendo comparados os resultados pelo processo de tratamento por refuso TIG (processo sob gs inerte com eletrodo de tungstnio) e o impacto por ultra-snico em termos de possibilidades de aplicao e efetividade. Foram executados ensaios de fadiga em vigas e juntas soldadas feitas de aos do tipo S355, S460, S690 e para estudos e fins de comparao corpos de prova adicionais no estado como soldado ou aps soldagem com tratamento posterior de limpeza por jateamento. O tratamento por impacto ultra-som em juntas soldadas (figura1) se deu com uma frequncia de 27 Khz por meio de um ou mais pinos endurecidos, esse tratamento posterior pode ser controlado opticamente uma vez que a deformao plstica por compresso sobre a regio soldada adquira um brilho bastante ntido de forma geral a aplicao de apenas um passe suficiente.

Tratamento por impacto ultra-snico na regio de transio da junta soldada Os primeiros resultados dos ensaios de fadiga nos corpos de prova mostram um aumento significativo no nvel de resistncia fadiga tanto em termos da faixa de vida como de resistncia mecnica (figura 2 Diagrama de Whler ), pode se constar o que os melhores resultados foram obtidos pelo tratamento por impacto ultra-snico posterior, a elevao da resistncia a fadiga no ao S355 corresponde a 90%, e no ao S460 corresponde a 80% , no ao S690 corresponde aproximadamente 35 a 50 % maior que os confeccionados com o aos S355 e S460 em relao ao observado que foram ensaiados na condio de como soldado.

A influencia da limpeza por jateamento sobre a resistncia a fadiga foi pequena e mostraram resistncia a fadiga em torno de 15% se comparadas com os corpos de provas no tratados.

Diagrama de Whler, resultado dos ensaios.

Os ensaios com vigas mostram aproximadamente que os valores de resistncia a fadiga que foram ento medidos eram aproximadamente 20% menores que os ensaios observados nos corpos de prova. Na travessa de reforo em que foi submetida a tratamento por impacto ultra-snico (figura 3), ocorreu deslocamento das trincas desde a concordncia da junta soldada at o cordo longitudinal ou at onde ocorre a introduo da carga mecnica, portanto a vida til de vigas submetidas a tratamento por impacto ultra-snico foi 40% maior que em travessas de reforo no-tratada.

Dano de fadiga na regio da travessa de reforo.

Os resultados das tenses residuais foram determinados com ajuda do mtodo de perfurao de orifcio, na regio da concordncia da junta, e sobre a superfcie ou abaixo dela, at onde se observa as trincas, para o ao S690 so mostrados na figura 4, pode-se observar que as tenses de trao resultante do processo de soldagem so anuladas pela utilizao do tratamento por impacto ultra-snico ao longo de toda profundidade medida. As mximas tenses de compresso surgem nas espessuras entre 0,3 e 0,4 mm.

Tenses internas decorrentes da soldagem perpendicularmente ao cordo de solda

Concluso

O tratamento por impacto ultra-snico em processo j disponvel no mercado, e pode melhorar significativamente a resistncia fadiga de juntas soldadas.
Os primeiros resultados mostram que ocorreu significativamente aumento das resistncias posterior aplicao de tratamento por refuso TIG e tratamento por impacto ultra-snico, particularmente esse ultimo processo possui boas possiblidades de ser usado na pratica graas a sua simples aplicabilidade e alta reprodutibilidade

You might also like