You are on page 1of 27

A indstria o acto de transformar, com ajuda de energia, certa quantidade de matria em bens intermdios ou finais.

A indstria pode vir a ser uma grande soluo para o futuro das regies rurais, j que tem sido caracterizadas pelo abandono das exploraes agrcolas e pelo despovoamento.

A indstria se for associada aos vrios recursos endgenos, aos produtos tradicionais e a actividades como a agricultura, a pecuria, e outras actividades, poder assumir um papel muito importante para o desenvolvimento das reas rurais.

Esta actividade baseia-se:

1. 2. 3.

Na utilizao intensiva de mo-de-obra; No aproveitamento dos recursos endgenos; Na reduo da poluio.

O segundo pilar da PAC assenta na diversificao do espao rural. E o desenvolvimento rural importante para dinamizar as reas rurais que esto marcadas pela baixa densidade populacional e envelhecimento.

espao rural tem uma grande importncia para Portugal, porque mais de 90% da paisagem do pas rural. E mais de 60% da populao vive em reas rurais.

o o o

Assim o espao rural no pode ser considerado um espao margem de todos j que pode: promover o mercado de trabalho, Fixar a populao, Criar riqueza

Por isso o espao rural um espao atractivo e sustentvel.

A implantao das indstrias no espao rural, fundamental pelo nmero de emprego que gera e pelo desenvolvimento de outras actividades.

Ajudando assim:

fixao da populao: contribuindo para a diminuio do abandono rural, que tambm inverte o processo de desertificao demogrfica e do envelhecimento da populao.

A indstria rural teve um forte crescimento na dcada de 60, altura em que se modernizaram e expandiram os sectores da indstria tradicional (txtil, confeco e calado)

1960-1973:fase de ouro

So vrias os factores responsveis pela fase de ouro da indstria nacional, podem ser agrupados em trs grandes pilares:

1. As polticas industrialistas; 2. A abertura da economia no exterior; 3. O crescimento da economia mundial e europeia.

E em que se assistiram tambm implantao de novas indstrias (plsticos, qumicos) caracterizadas por sistemas de produo assentes em tcnicas e tecnologias modernas.

O crescimento fez-se sentir sobretudo nos distritos do litoral ocidental, onde mais fcil recrutar mo-de-obra, onde abundam servios de apoio industria e onde os transportes e comunicao se apresentam mais desenvolvidos.

nas reas metropolitanas de Lisboa e Porto que se verifica a maior concentrao industrial e onde maior o peso de sector no contexto econmico nacional.

A expanso e a melhoria da rede viria e a construo de infra-estruturas de base para a indstria tem ajudado a melhorar a situao de alguns distritos do interior como Castelo Branco e Guarda.

Estes distritos registam um desenvolvimento industrial ligado a industrias tradicionais que tm por base recursos endgenos e a novas indstrias.

Os restantes distritos no interior e as regies autnomas apresentam-se pouco industrializados.

Industrias com mais expressividade no interior so: Industrias de serrao; Industrias de biomassa e biocombustveis; Agro-indstrias.

Outros distritos como Braga, Aveiro e Leiria revelam tambm um desenvolvimento industrial significativo, dominando em primeiro as indstrias txteis e de confeco e nas restantes as indstrias ligado ao vidro, cermica, celulose, moldes para plstico, etc.

Vantagens da Indstria nas reas Rurais: Aumento a oferta de emprego e fixa as populaes rurais, evitando o despovoamento dessas reas.

1.

2.

Atrai servios (administrativos ,financeiros, telecomunicaes ,comerciais, etc.)

3.

Contribui para o aumento ou melhoria de infraestruturas (transportes, saneamento bsico, etc.) Origina para o aumento ou melhoria da qualidade de vida das populaes Aumenta o rendimento familiar, uma vez que podem associar s actividades industriais a tempo parcial.

4.

5.

6.

Contribui para a valorizao dos recursos endgenos. Possibilita a instalao de outras indstrias que lhe fornecem matrias primas.

7.

As desvantagens so, na maioria parte dos casos de carcter ambiental e podem conduzir destruio do patrimnio paisagstico e/ou cultural: O abandono de exploraes agrcolas. O recurso a formas de intensificao agro-pecuria, com uso crescente de fertilizantes de origem qumica, podem conduzir devastao da floresta e afectar a qualidade das guas.

1. 2.

3.

A progressiva procura de melhoria das condies de conforto dos alojamentos dificultada pela incapacidade de tratamentos adequado dos resduos.

4.

Dificuldade de preservar os espaos construdos face incapacidade de as construes tradicionais responderem s necessidades de conforto actuais.

5.

A construo de novas habitaes quer pela populao imigrante, quer pela populao local, origina o abandono de alguns aglomerados rurais.

6.

As casas abandonadas entram em runa, perdendo assim valores patrimoniais e o quadro de vida das populaes desqualifica-se.
A populao ambiental (do ar, da gua e solo) provocada pelas prprias indstrias.

7.

No entanto, podem ocorrer outras desvantagens, de carcter econmico, social e demogrfico, tais como: Desequilbrios no mercado de trabalho; Continuao dos movimentos migratrios agravados pelos desequilbrios; Desequilbrios na estrutura demogrfica.

1.

2.
3.

Trabalho realizado por:

Ctia Brito Jennifer Arajo Fabrice Costa 11H

You might also like