You are on page 1of 18

QUALIDADE TOTAL IMPLANTAO DO PROGRAMA 5 S

NA EMPRESA GRANOL IND. COM. E EXPORTAO S/A


Vanessa Cunha
Cachoeira do Sul, novembro 2010

HISTRICO DA EMPRESA

A empresa Granol est no mercado h quarenta anos, uma empresa 100% brasileira, tendo como seus principais produtos o farelo de soja para mercado interno, exportao e o biodiesel.

Origem do 5S
Nasceu no Japo na dcada de 50, criado por Ishikawa ao regressar de uma viagem de estudos aos Estados Unidos aps a Segunda Guerra Mundial para combater a sujeira das fbricas.

REFERNCIAL
Segundo OSADA (1992), pelo desenvolvimento de cinco conceitos bsicos, denominado 5Ss que so: SEIRI, SEITON, SEISO, SEIKETSU, SHITSUKE. Torna-se possvel a criao de um ambiente propcio s mudanas de comportamento e de atitudes das pessoas.

CONCEITO
SEIRI - SENSO DE UTILIZAO CONCEITO: "separar o til do eliminando o desnecessrio". intil,

SEITON - SENSO DE ARRUMAO CONCEITO: "identificar e arrumar tudo, para que qualquer pessoa possa localizar facilmente.

SEISO - SENSO DE LIMPEZA CONCEITO: "manter um ambiente sempre limpo, eliminando as causas da sujeira e aprendendo a no sujar". SEIKETSU - SENSO DE SADE E HIGIENE CONCEITO: "manter um ambiente de trabalho sempre favorvel a sade e higiene". SHITSUKE - SENSO DEAUTODISCIPLINA CONCEITO: "fazer dessas atitudes, ou seja, da metodologia, um hbito, transformando os 5s's num modo de vida".

RELATANDO EXPERINCIAS NA GRANOL


A presente apresentao relata todas as etapas que fora utilizadas para a implantao do programa 5S. No perodo de dois meses, seu incio em dez de agosto e o trmino em oito de outubro de 2010.

PRIMEIRA ETAPA

Formou-se uma equipe com um coordenador e mais 22 pessoas (nomeadas como padrinhos das reas), de diferentes setores da empresa de diversas reas.

SEGUNDA ETAPA
Elaborou-se um cronograma, um plano de ao e orientao, a cartilha do participante, determinando as ferramentas que seriam utilizadas e a diviso das atividades. As tarefas e responsabilidades foram distribudas, onde todos se comprometeram com os prazos de cumprimento.

TERCEIRA ETAPA
Registrou-se o atual cenrio da empresa, em todas as reas, especialmente nas reas com maiores necessidades de melhorias, posteriormente, a equipe reuniu-se para discutir as falhas, as aes corretivas e dar sugestes de melhoria baseadas nas fotos.

QUARTA ETAPA
Convidaram-se todos os funcionrios da empresa para uma reunio em todos os turnos, compartilharam-se os dados. Nesta reunio, iniciou-se o trabalho de conscientizao do pessoal, da importncia do programa 5S para a melhoria do trabalho, das vantagens do programa e os benefcios explicando cada senso.

QUINTA ETAPA
Aps a reunio de sensibilizao dos funcionrios, marcou-se o dia D dia do descarte com um dia diferente, com um belo caf da manh para os funcionrios. Onde ficou a disposio um veculo e algumas pessoas para fazer a coleta do descarte, usou-se um adesivo para capacete como smbolo do dia D, uma indstria sorrindo para todos que participavam da coleta. Os materiais recolhidos foram levados para um local especfico da empresa para posteriormente serem reciclados, e destinado ao local correto.

SEXTA ETAPA
Acompanhamento, a equipe organizadora dividiu-se para fazer visitas nas reas de implantao juntamente com funcionrios de outras reas. Nas visitas, os quesitos necessrios eram abordados, os pontos positivos e os negativos eram apontados, para as pessoas serem motivadas a seguirem as orientaes.

CONCLUSO
Os objetivos da implantao do programa 5S foram alcanados com resultados satisfatrios, melhorando a qualidade dos produtos/servios, melhorando o ambiente de trabalho, a qualidade de vida dos funcionrios, maximizando o aproveitamento dos recursos disponveis, reduzindo gastos e desperdcios, otimizando o espao fsico, reduzindo e prevenindo acidentes, melhorando as relaes humanas, aumentando a auto-estima dos funcionrios, entre outros.

SUGESTO

Sugiro que para uma prxima oportunidade seja implantado o sistema de RH Estratgico

CDIGOS DAS REAS OPERACIONAIS


A1 A2 A3 A4 A5 A6 A7 A8 A9 RECEBIMENTO DE SOJA PREPARAO EXTRAO PELETIZAO ARMAZM E EXPEDIO DE FARELO UTILIDADES CALDEIRAS BIODIESEL MANUTENO ELTRICA E MECNICA

A10 RECEBIMENTO DE INSUMOS E EXPEDIO DO PRPDUTOS A11 CONTROLE DA QUALIDADE A12 COMPRAS E ALMOXARIFADO A13 PTIOS E GALPES

80 70 60 50 40 30 20 10 0

NOTA

A1 A2 A3 A4 A5 A6 A7 A8 A9 A10 A11 A12 A13 NOTA

You might also like