You are on page 1of 24

TRIBUTOS ESPECIAIS

Professora: Marina Ferrara Barbosa Aparecido

Direito Tributrio
O Direito Tributrio trata sempre da obteno de receitas tributrias e das relaes jurdicas a ela pertinentes, serve para regular a obteno de receitas e que a cobrana das mesmas possa ocorrer dentro dos limites da lei, pr estabelecidos por representantes eleitos dos cidados, de forma isonmica e no confiscatria.

Tributos
Quanto ao Tributo, enuncia Hugo Brito A palavra Tributo, a rigor, designa o objeto de uma obrigao de dar dinheiro ao Estado, lembrando que de acordo com o CTN art.3 O tributo toda prestao pecuniria compulsria, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que no constitua sano de ato ilcito, instituda por lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada.

Contribuies Especiais
Os tributos que sero tratados neste trabalho so as Contribuies, que assim como os emprstimos compulsrios esto diferenciadas das demais espcies de tributos no somente pelo seu fato gerador, mas por critrios diferentes. Tal tributo caracterizado essencialmente, pelo fato de serem institudas para atender a finalidades especficas

Contribuies Especiais
Tais contribuies esto elencadas no art.195 da CFRB, que garante que s seguridade social dever ser financiada por toda a sociedade de forma direta e indireta. Estas se dividem: a) Contribuies devidas pelos trabalhadores, empresas e entidades a elas equiparadas, incidentes sobre: A folha de salrios e demais rendimentos do trabalho pagos ou creditados, a qualquer ttulo, pessoa fsica que lhe preste servio, mesmo sem vnculo empregatcio; A receita ou faturamento; O lucro; b) Contribuio devida pelo trabalhador e demais segurados da previdncia social; c) Contribuio sobre a receita de recursos de prognsticos; d) Contribuio do importador de bens ou servios do exterior, ou de quem a lei a ele se equiparar.

Contribuies sobre receita ou faturamento


As Contribuies sobre receita ou faturamento (PIS e CONFINS), sobre o lucro(CSLL) e sobre a importao(PIS e CONFINS - Importao), so desde o incio administradas e arrecadadas pela Receita.

PIS e COFINS
Apesar de serem duas contribuies com finalidades adversas, criadas em momentos diferentes da histria, as contribuies inerentes a PIS e CONFINS incidem sobre o faturamento; sendo regidas pelas Leis 10.637/02 e 10.833/03 que praticamente unificam as normas sobre tais contribuies. A contribuio para o Programa de Integrao Social (PIS) foi instituda pela LC 7/70 e a Contribuio Para o Financiamento da Seguridade Social (CONFINS) fora instituda pela LC n 70/91.

Os tributos de PIS e CONFINS de acordo com as Leis 10.637/02 e 10.833/03 tornaram-se tributos no cumulativos. Entretanto h que se salientar que, ambos so somente parcialmente no cumulativos, visto que,permitiram a inmeras pessoas jurdicas permanecerem no regime cumulativo. Assim a complexidade da legislao acaba sendo enorme, vez que, pode o tributo ser cumulativo ou no.

A realidade que, as novas normas, permitem que algumas empresas permaneam no regime de tributos cumulativos e outras no, o que fere o princpio da isonomia da tributria( art. 150, III, da CF), permitindo que pessoas jurdicas em situaes equivalentes desfrutem de carga tributria diferente.

O fato gerador do PIS e CONFINS o faturamento mensal, nas empresas sujeitas a regime misto, com parte da receita no regime cumulativo e outra parte no no cumulativo, a reduo zero se aplica a parte no cumulativa, no integram a base de clculo as receitas contidas no que tange o 3 do art. 1 das Leis 10.637/02 e 10.833/03.

I. Isentas ou no alcanadas pela incidncia da contribuio ou sujeitas alquota zero; II. no operacionais, decorrentes de ativo permanente; III. auferidas pela pessoa jurdica revendedora,na revenda de mercadoria em relao s quais a contribuio exigida da empresa vendedora, na condio que substitua a tributria;

IV. Venda de Produtos: a) derivados de petrleo e gs natural; b) de certos medicamentos e perfume,loes de barba,cremes,escova de dentes(incidncia monofsica PIS/CONFINS; c) de mquinas e equipamentos discriminados nas Leis 10.485/02 e 10.560/02 d) quaisquer outros bens submetidos a cobrana monofsica de distribuio;

V.

referentes a : a) vendas canceladas e descontos incondicionais concedidos; b) reverso de provises e recuperao de crditos baixados como perda,que no representem ingresso de nova receita;o resultado positivo da avaliao de investimentos pelo valor do patrimnio lquido e os lucros e dividendos avaliados pelo custo de aquisio,que tenham sido computados como receita.

VI.

Aliquotas:

No cumulativas: 1,65%(PIS) e 7,6%(CONFINS) Cumulativas:0,65%(PIS) e 3%(CONFINS)

Contribuies de Interveno no Domnio Econmico(CIDE)


De acordo com o art.149 da CF Compete exclusivamente a Unio instituir contribuies sociais, de interveno no domnio econmico e de interesse das categorias profissionais ou econmicas, como instrumento de sua atuao nas respectivas reas, observando o disposto nos artigos 146,III e art.150,I e III, e sem prejuzo do previsto no art.195, 6, relativamente as contribuies a que alude o dispositivo.

A finalidade a ser alcanada com a interveno deve ser a de prestigiar,equilibradamente os princpios referentes a ordem econmica elencados de modo exemplificativo, no artigo 170 CF/88. De acordo com a Jurisprudncia so exemplos de CIDEs: A contribuio para o SEBRAE O Adicional de Frete para a renovao da Marinha Mercante O Adicional de Tarifa Porturia

O STF entendeu que as CIDEs,no obstante sejam tributo,no se sujeitam a limitao do 2 do art. 145 da CF/88,tampouco as limitaes a que esto sujeitos os impostos,em decorrncia da competncia privativa dos entes polticos para institu-los. Isso significa dizer que, as CIDEs podem incidir sobre fatos j tributados por impostos, inclusive estaduais e municipais. Apoiada neste entendimento da jurisprudncia a Unio tem institudo vrias CIDEs, mas devemos ficar todos atentos, visto que, embora exista uma vaguidade na CF esse respeito, no se pode esquecer das limitaes de tributar da Unio.

Contribuies Coorporativas DE INTERESSE DE CATEGORIAS PROFISSIONAIS OU ECONMICAS


Pode ser institudo pela Unio,em razo dos interesses de certo grupo de profissionais, ou grupo econmico, afim de custear atividades deste grupo.Tais contribuies devero ser criadas pela Unio, contudo podem ser destinadas a terceiros, bem como administradas e arrecadadas por eles, que so encarregados de desempenhar a atividade que lhes corresponde.

Como exemplos podemos citar as contribuies para o SESC, SESI, SENAC, SENAR, SENAI etc, so exaes que custeiam servios,cursos,treinamentos etc. desenvolvidos diretamente para os grupos que as custeiam. Um exemplo so as contribuies do SENAR que custeiam cursos destinados ao trabalhador rural que tem por objetivo melhorar o profissional rural e sua promoo social.Seus contribuintes so portanto,os trabalhadores rurais.

Uma curiosidade, que trataremos brevemente neste trabalho, que, todas as cobranas institudas atravs dos conselhos profissionais como mdico, rural, trabalhador do comrcio, so conhecidas como tributos, contudo as efetuadas a OAB, no so assim consideradas. De acordo com Machado Segundo, em seu livro Direito Tributrio e financeiro, pag 198, no caberia aqui tal distino, afinal todas so contribuies corporativas.

DE CUSTEIO DA ILUMINAO PBLICA


A redao da EC 39/2002, inseriu na CF a seguinte redao despeito da taxa de iluminao pblica: Art.149 A Os Municpios e o Distrito Federal podero instituir contribuio, na forma das respectivas leis, para custeio de iluminao pblica,observando o disposto no art. 150, I e III. Pargrafo nico: facultada a cobrana da contribuio a que se refere o caput,na fatura de consumo de energia eltrica

OBSERVAES FINAIS
No trabalho respeito das Contribuies Especiais, nos remete ao fato de que, embora as contribuies devam ser destinadas aquilo h que se referem, nem sempre poderemos garantir que tais providncias so realmente tomadas.Ora porque, ainda no fora instituda lei que assim determine, como no caso das contribuies sobre a iluminao pblica, ora porque a prpria Unio no estabelece critrios fidedignos para tanto.

Alm disso, como profissionais do ramo de direito que seremos, fica a curiosidade para entender e estudar, os motivos que levaram o nosso pas a instituir a cobrana corporativa para todos os demais conselhos profissionais, excetuando-se a OAB. Entendemos, no entanto, a necessidade da cobrana de todos os tributos, pois estas vislumbram a coletividade e o bem comum da sociedade, porm, a fiscalizao para quais fins se destina, dever ser foco de todas as demais administraes e tambm dos cidados submetidos a tais tributaes.

BIBLIOGRAFIA:
MACHADO SEGUNDO, Hugo de Brito. Direito tributrio e financeiro.06.ed.So Paulo,Atlas,2011. FABRETTI, Ludio Camargo. Direito tributrio aplicado.2.ed. So Paulo, Atlas,2009.

You might also like