You are on page 1of 22

LINGUAGEM

Linguagem a representao do pensamento por meio de sinais que permitem a comunicao e a interao entre as pessoas.

LINGUAGEM VERBAL

aquela que tem por unidade a PALAVRA.

EX.: BELEZA SAPATO

LIVRO

RIO NUVEM

ESCOLA

A alegria evita mil males e prolonga a vida. William Shakespeare No viva para que a sua presena seja notada, mas para que a sua falta seja sentida... Bob Marley

LINGUAGEM NO VERBAL
tem outros tipos de unidade, como GESTOS, o MOVIMENTO, a IMAGEM , SONS, CORES, etc.

LINGUAGEM MISTA:
como as histrias em quadrinhos, o cinema e a tv que utilizam a IMAGEM e a PALAVRA
..

LNGUA
O TIPO DE CDIGO FORMADO POR PALAVRAS E LEIS COMBINATRIAS POR MEIO DO QUAL AS PESSOAS SE COMUNICAM E INTERAGEM ENTRE SI.

VARIEDADES LINGUSTICAS
So as variaes que uma lngua apresenta, de acordo com as condies sociais, culturais, regionais e histricas em que utilizada.

NORMA CULTA
a lngua padro, a variedade lingustica de maior prestgio social.

Enfim, chegou a hora da encomendao e da partida. Sancha quis despedir-se do marido, e o desespero daquele lance consternou a todos. Muitos homens choravam tambm, as mulheres todas. S Capitu, amparando a viva, parecia vencer-se a si mesma. Consolava a outra, queria arranc-la dali. Dom Casmurro Machado de Assis

NORMA POPULAR
so todas as variedades lingusticas diferentes da lngua padro.

Poetas niversitrio, Poetas de Cademia, De rico vocabularo Cheio de mitologia; Se a gente canta o que pensa, Eu quero pedir licena, Pois mesmo sem portugus Neste livrinho apresento O praz e o sofrimento De um poeta campons.

Eu nasci aqui no mato, Vivi sempre a trabai, Neste meu pobre recato, Eu no pude estud. No verd de minha idade, S tive a felicidade De d um pequeno insaio In dois livro do iscrit, O famoso profess Filisberto de Carvaio.

Aos Poetas Clssicos


Patativa do Assar

DIALETOS
So variedades originadas das diferenas de regio, de idade, de sexo, de classes ou de grupos sociais e da prpria evoluo histrica da lngua (ex.: gria)

VARIEDADES LINGUSTICAS:

So as variaes que uma lngua apresenta, de acordo com as condies SOCIAIS, CULTURAIS, REGIONAIS e HISTRICAS em que utilizada. Exemplo:grias, falares regionais, evoluo da lngua, etc.

Gata ou gato = mulher bonita, homem bonito Baranga = mulher feia Coroa = pessoa idosa Magrela = bicicleta Abrir o jogo = contar verdade Arrancar os cabelos = ficar desesperado Baixar a bola = ficar calmo Caatinga = fedor

ASSALTANTE MINEIRO " s, presteno. Iss um assarto, uai! Levantus brau e fiketin qui mi pruc. Esse trem na minha mo t chein di bala... Mi pass logo os trocado que eu num to bo hoje. Vai andano, uai ! Xispa daqui!!! T esperanuqu, s?!" ASSALTANTE BAIANO " meu rei... (pausa). Isso um assalto... (longa pausa). Levanta os braos mas no se avexe no... (outra pausa) Se num quiser nem precisa levantar, pra num ficar cansado. Vai passando a grana, bem devagarinho (pausa pra pausa). Num repara se o berro est sem bala, mas pra no ficar muito pesado. No esquenta meu irmozinho, (pausa). Vou deixar teu documentos na encruzilhada."

ASSALTANTE CARIOCA "A, perdeu, mermo! Seguiiiinnte, bichxu. Isso um assalto, sac? Passa a grana e levanta usch brao rap... No mchxi que eu te passo o

ASSALTANTE PAULISTA "Isto um assalto! Erga os braos! Porra, meu..Passa logo a grana, meu. Mais rpido, meu, que eu ainda preciso pegar a bilheteria aberta pru jogo do Corintias, meu ...P, agora se manda, meu, vai... Vai.." ASSALTANTE GACHO "Bah gur, ficas atento... Isso um assalto. Levanta os braos e te aquieta tch !No tentes nada e cuidado que esse faco corta uma barbariiidaaade, tch. Passa as pilas pr c ! Tri-legal! Agora, te mandas, seno o quarenta e quatro fala." ASSALTANTE DE BRASLIA Querido povo brasileiro, estou aqui no horrio nobre da TV para dizer que no final do ms, aumentaremos as seguintes tarifas: Energia, gua, Esgoto, Gs, Passagem de nibus, Imposto de renda, Licenciamento de veculos, Seguro obrigatrio, Gasolina, lcool, IPTU, IPVA, IPI, ICMS, PIS, COFINS.

Vossa Merc Vosmic Voc Vc

Vamos em boa hora Vamos embora Borembora Bora B

INTENCIONALIDADE DISCURSIVA
so as intenes, explcitas ou implcitas, existentes na linguagem dos interlocutores que participam de uma situao comunicativa.

O VERDADEIRO OBJETIVO PRETENDIDO PELO INTERLOCUTOR ATRAVS DAQUILO QUE ELE ESCREVE.
EX.: PUBLICIDADE INFORMAO ENTRETENIMENTO CRTICA PERSUASO ETC.

You might also like