You are on page 1of 23

Professor Robinson Braga

E mail: robinson.braga@facamp.com.br

ERGONOMIA O que ? Para que serve? Um caso grave de erro de projeto ergonmico. Os efeitos na imagem da empresa. O alto preo do erro. (tangvel e intangvel). A responsabilidade do profissional.

DEFINIO:
Ergonomia a cincia que estuda a relao entre as pessoas e os elementos de um sistema

Do grego: Ergon: Trabalho Nomos: Leis

Como podemos notar, o termo ergonomia foi criado no contexto das atividades laborais. O enfoque desse curso porm, visa a utilizao dos conceitos de ergonomia para as variadas aplicaes do design. Sob esse aspecto, podemos dizer que a ergonomia foca a interface entre o homem e o objeto.

Ergonomia do contexto do design


Deve-se ter em mente que o estudo ergonmico para o projeto de design de um sistema, seja ele produto, processo, etc., tem como objetivo a adequao de sua utilizao de maneira abrangente:

Tarefa. Segurana. Conforto. Esttica. Esteretipos Populares.

Envoltrios de alcances. fsicos. Postura. Aplicao da fora. Materiais.

Tarefa
Conjunto de aes humanas que torna possvel um sistema atingir o objetivo. Fator a partir do qual se define o projeto Seu estudo envolve informaes visuais, sinestsicas,auditivas, caractersticas do indivduo como sexo, nvelcultural Uma boa anlise da tarefa, define o sucesso do projeto

Acendedores

Observe que as funes so semelhantes.

Observe tambm que as tarefas so distintas

Carrinho de utilidades para camareiras Um exemplo caricato do estudo da tarefa definindo o projeto de design

Segurana
Obviamente est associada utilizao segura do sistema. Em alguns produtos, condio crucial, em outros, apenas relativa. Depende da natureza do produto ou processo O foco a segurana do usurio e do meio ao qual ele est inserido. Recentemente esse fator est associado tambm a proteo do meio ambiente.

Exemplo das facas domsticas

Observe a alterao do design para adquar o produto ao uso

Conforto

Conceito de bem estar, comodidade e segurana percebida. Possui importante nvel de subjetividade, pois muitas vezes, no h unanimidade sobre o que confortvel. Est condicionado, em boa parte das vezes, a fatores pisicolgicos, culturais e sociais do usurio. Fator difcil de ser quantificado ou qualificado. Pode requerer um estudo dimensional do perfil do usurio, antropometria.

O conforto um conceito muitas vezes subjetivo

Esttica
Fator associado percepo do que belo. Ao contrrio do que se pode imaginar, pode ser considerada como a cincia da criao artstica. Relaciona a forma com o contedo. Concilia a forma, as cores, as dimenses, as texturas no contexto da aplicao e do ambiente. influenciada por tendncias que variam com tempo. Influencia na disposio em utilizar o produto.

O conceito do que esttico varia com o tempo

Esteretipos Populares
So as prticas de uso consagradas pelas pessoas. Movimento esperado da maioria das pessoas. Esto subordinados a aspectos culturais Exemplos: Sentido horrio para apertar, fechar etc. Mensagens lidas de cima para baixo e da esquerda para a direita. (No Japo diferente outra cultura. Aumento de volume - dial no sentido horrio, seta para cima, no caso de controle com teclas.

Controle remoto

Obervem os botes de volume qual a disposio a mais adequada? Existe um senso comum?

arquivo com puxador para gaveta?

Observem o caso do controle de uma impressora HP, note que o que considerado como design ergonmico, na verdade no intuitivo

Intuitivamente o usurio tende a associar o controle mais deslisando o ponteiro para a direita.
Fonte das informaes: Joo Gomes Filho Itiro Iida Jornal Folha de SP http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDG81441-6014-507,00.html

Avaliao:
Prova Individual: 80% Trabalhos dirigidos: 20% Frequncia: mnimo de 75%

You might also like