You are on page 1of 39

TICA E RELAES DE GNERO

Anderson Camila Stefanon Cisane Bordin

Gssica Kolling
Mrcio do Couto Marcus Mello

tica Prof. Gilmar Zampieri UNILASALLE/2011

GNERO E SEXO

Ningum nasce mulher: torna-se mulher

Essa frase da filsofa Simone de Beauvoir exprime com clareza o status de dominao no qual as mulheres convivem a milhares de anos. E toda nossa cultura marcada por essa diviso. O ser humano construiu ao seu redor todo um sistema de ideias e imagens para dar sentido ao mundo. Desta forma, a identidade sexual, a sexualidade e as relaes entre sexos tambm so construdas socialmente e interpretadas atravs da cultura. Alm disso, poder e hierarquia tambm so componentes das relaes interpessoais. Assim, tambm o sexo poltico na medida que ele permeado por relaes de poder.

O gnero o sexo socialmente construdo

O homem ou mulher nunca tem acesso sua sexualidade de maneira direta ou pura. Somos sempre mediados pelo conjunto de significados partilhados construdos por ns para explicar o mundo, a cultura. A relao de gnero que vivemos hoje uma relao de desigualdade social e pessoal baseada na diferena entre os sexos e legitimada em nome de um determinismo biolgico da superioridade de um dos sexos, o masculino, e de uma determinada forma de viver, a heterossexual. (p. 97)

PATRIARCALISMO NAS SOCIEDADES ANTIGAS

Nas sociedades da Antiguidade a famlia preocupava-se, em primeiro lugar, com a produo econmica.

Nada mais comum nas sociedades antigas do que a fora da economia derivar-se, principalmente, de mulheres e escravos (ambos os sexos), todos imbudos em satisfazer as necessidades do varo. Fatos esses legitimados pela Igreja e legais para a poca.
A mulher grega V. de Alte-Mearim

Se a natureza no tivesse criado as mulheres e os escravos, teria dado ao tear a propriedade de fiar sozinho.

As fiandeiras Diego Velsquez (1657)

Assim se referia Plato, ao lugar ocupado na sociedade por escravos e mulheres. Outro discpulo de Scrates, Xenofonte, afirmava que os Deuses haviam criado a mulher para as funes domsticas, e o homem para todas as outras. Afirmava ainda que ... viva sob uma estreita vigilncia, veja o menor nmero de coisas possvel, oua o menor nmero de coisas possvel, faa o menor nmero de perguntas possvel. Ambas as declaraes mostram o carter coercitivo do aprendizado das mulheres, excluindo-as assim, do acesso ao mundo do pensamento.

A lio de tric Jean Millet (1854)

O papel das mulheres na sociedade era o trabalho domstico: procriar, lavar roupas, cultivar a horta, fazer velas, sabo, etc. Mesmo que produzissem essa diversidade de coisas, no tinham direito de us-las, pois eram do chefe de famlia. Somando-se a isso, a esposa ou filha no tinha direito de controlar o seu prprio corpo, ele era propriedade do marido, para desfrute e procriao de filhos. Essa realidade era a mesma para as escravas, porm mais duras, pois podiam ser violentadas, assassinadas ou vendidas...

Preparando para uma caminhada Samuel Baldwin

Assim como hoje, o status das mulheres variava segundo sua classe social. As mulheres mais abastadas, de classes dominantes, tinham privilgios dos quais servas e escravas no desfrutavam. Apesar de tais diferenas, todas compartilhavam da situao de minoridade e opresso.

NA IDADE MDIA

De herdeira a bruxa

A vida comunitria permitiu as mulheres retomar em parte sua participao, principalmente devido ao maior contingente da populao adulta ser formado por mulheres (j que os homens iam s guerras, frequentes no perodo). Assim, na ausncia destes, elas podiam assumir os negcios da famlia, podendo, em alguns casos, ser aceitas em corporaes de ofcio. Alm disso, no era incomum uma herdeira gerir sua prpria renda, ainda que casada. No entanto, tais ocupaes no lhes valiam prestgio, j que a ascenso social estava condicionada ao pertencimento da nobreza e do clero.

Caa s Bruxas

A cozinha das bruxas Hieronymus Fracken, o Velho (1610)

Do saber produzido sobre a Mulher

A inquisio pode ser vista como uma reafirmao do elemento masculino dentro da prpria Igreja, fruto da crise de identidade que a mesma passou no fim da idade Mdia e incio da Idade Moderna. Tal conjuntura foi produtora e difusora de um discurso ligava a figura feminina corrupo, ao pecado. A corrupo da mulher se faz pelo sexo, como nos sabs, onde elas copulariam com o diabo. Ademais, muitos inquisidores se apoiavam na ideia que todas as mulheres eram impuras por natureza, e as chamadas bruxas seriam aquelas que exerciam determinados malefcios comuns a todas. (Malleus Maleficarum, principal tratado da perseguio s bruxas do Renascimento, publicado em 1487, na Alemanha).

Inquisio

The Inquisition Tribunal Francisco de Goya (1812-16)

Evas e Marias

Baseada no entendimento teolgico da dualidade do feminino: de um lado Eva, a geradora do pecado original; e de outro Maria, exaltada pelas virtudes, pela representao da me, mesmo assim, uma representao quase assexuada. O corpo da mulher , ento, inevitavelmente ligado lascvia, ao pecado, impureza inerente sua prpria condio de mulher. Prova disso seria a menstruao, que na fala do mdico e cientista do sc. XVI, Ambroise Par, a alimentao que no se torna um sangue bom, tanto q a maior parte se torna indigesta e se transforma em menstruaes, das quais a mulher sadia se purga e se limpa.

A partida das Bruxas


Luis Ricardo Falero (1878)

Jules Michelet, em seu livro Sobre as feiticeiras, nos d uma ideia de como ocorriam as condenaes: O processo simples. Comea por utilizar a tortura para as testemunhas... Extrair ao acusado, custa de sofrimentos, qualquer confisso... Uma feiticeira confessa ter roubado do Cemitrio o corpo de uma criana... Desenterram-no e l o encontram dentro do caixo. O juiz, porm, resolve, contrariando o que os olhos dizem, que se trata de uma aparncia, um engano do Diabo... Ela queimada.

Dos Discursos

Formao do discurso mdico: a legitimao do


discurso mdico passa pela excluso da mulher ao saber e ao poder da cura, ao qual esteve secularmente ligada na figura da parteira e da curandeira. Tal discurso ia de encontro s posies religiosas, que vinculavam tais prticas bruxaria.

Reintroduo do Direito Romano no Renascimento,


restringindo, por exemplo, seus direitos recebimento de herana, a possibilidade de gerncia dos prprios bens, assim como o direito de representar-se perante a Justia. Tudo isso gerou uma defasagem entre a posio da mulher e sua representao simblica construda socialmente.

NAS SOCIEDADES MODERNAS

A indstria

A situao das mulheres nas sociedades patriarcais foi modificada nas sociedades contemporneas. As mulheres e os escravos passaram a ser desnecessrios para a produo domstica, j que agora a prpria produo assumia um carter diferenciado com o desenvolvimento do capitalismo. A Revoluo Industrial desencadeou um processo de superexplorao, onde a disparidade salarial era justificada pelo fato de que as mulheres deveriam ter quem as sustentasse. Em Paris, os salrios femininos eram em mdia de 2,14 francos e os masculinos de 4,75; na Alemanha, na indstria do papel, os homens ganhavam de 18 a 20 marcos, e as mulheres, de 9 a 12; em Massachusetts, na indstria dos calados, tal variao era de 35 dlares para as mulheres e 75 para os homens.

Novo mtodo de produo

Fbrica de tecidos em So Paulo - Fim do sc. XIX

Os movimentos emancipatrios

Os principais movimentos libertrios e emancipatrios dos sculos XIX e XX sempre deram nfase quase que exclusiva transformao poltica e econmica deixando para segundo plano a questo da mulher. Os lderes da Revoluo Russa de 1917 denunciaram os movimentos feministas. O feminismo no era necessrio para as mulheres operrias. A igualdade no mbito da produo seria suficiente para a plena emancipao das mulheres trabalhadoras. Numa anlise de vis materialista, Engels afirma que a

dominao da mulher est ligada gnese da propriedade privada, assim, o casamento e a sujeio da mulher teriam surgido

como garantia para a transmisso da propriedade. August Bebel, autor de A mulher sob o socialismo, afirma que o poder de uma classe sobre a outra terminar e, com ele, terminar tambm o poder do homem sobre a mulher.

Lutas nos sc. XIX e XX

Sufragistas nova iorquinas New York (1913)

Voto e Trabalho digno

As frentes de atuao do movimento feminista no incio do sc. XIX foram principalmente o sufrgio universal e a luta por melhores condies de trabalho. A luta pelo voto das mulheres comeou na segunda metade do sculo XIX, e s no final da dcada de 1910 e no incio dos anos 20 comea a obter algumas vitrias, nos Estados Unidos em 1920 e no Brasil em 1934 (homens e mulheres alfabetizados). Porm existia no Brasil um alto ndice de analfabetismo, principalmente entre as mulheres (o voto universal no era to universal assim). As mudanas nas sociedades modernas no significaram de maneira alguma o fim do patriarcalismo ou dominao de homens sobre as mulheres. Houve uma melhora, mas no uma mudana radical.

DIVERSAS FACES DO PATRIARCALISMO

Faces do Patriarcalismo

Talvez a parte mais expressiva do problema seja a viso de intolerncia infundada que se tem em praticamente todos os setores e organizaes (indstria, seitas religiosas, governos, etc). Ainda hoje se percebe uma falta ou mesmo ausncia de mulheres em setores como poltica, indstria ou religio.

House of Commons
Sir George Hayter (1833)

O masculino e o feminino so criaes culturais e, como tal, so comportamentos apreendidos atravs do processo de socializao que condiciona diferentemente os sexos para cumprirem funes sociais especficas e diversas. Essa aprendizagem um processo social. A generalizao de que apenas o homem tem domnio sobre tecnologia, cincia e desenvolvimento ainda forte mesmo nos dias de hoje. Casos de estupro, espancamento e por vezes mesmo a morte de mulheres infelizmente, ainda fazem parte do nosso cotidiano.
Estupro das Mulheres Sabinas Pablo Picasso (1963)

Sociedade

Muito embora alguns pases j caminhem para uma abertura maior, ou pelo menos esbocem uma tendncia, um fato conhecido que as mulheres na maioria dos casos ainda no tem acesso a um tratamento igualitrio; tanto em postos de trabalho iguais aos dos homens quanto em sua base salarial.

A LUTA DAS MULHERES E A TICA

A questo de gnero se ocupa, ento, da crtica do patriarcado, ou seja do predomnio da figura masculina como principio direcionador e orientador das grandes decises econmicas, sociais, polticas e culturais. Alm disso, se ocupa tambm na compreenso de vrios processos sociais, acrescentando anlise do gnero outras variantes, como a situao de classe e de raa o que amplia as matizes da anlise.
Valie Export (1970)

O declnio do patriarcalismo que vemos na nossa civilizao, apesar de sua persistncia, fruto das lutas das mulheres. O movimento feminista busca igualdade no s nas relaes sociais, mas tambm nas outras dimenses como no campo do conhecimento, da memria intuio e a imaginao reas at pouco legadas a segundo plano, j que sempre foram tidas como atributos femininos.
Smart Export Valie Export (1970)

Feminismo e Sociedade

O destaque do movimento feminista, atravs dos meios de comunicao social transformado como disputa de poder entre homens e mulheres. Infelizmente, a interiorizao de uma cultura machista e patriarcal impele muitos a uma relao de companheirismo, que deve ser, ao mesmo tempo, de subordinao ou de dominao.
Valie Export

Sobre a Dominao

Ligaes Perigosas Rene Magritte (1926)

Como mostramos, no foi o capitalismo o gerador de tal dominao. Entretanto, ele foi capaz de perpetu-la, acrescentando a tal dominao um carter mercadolgico a mulher, juntamente com a sexualidade, foi reduzida a objeto, a mercadoria. Conforme Simone de Beauvoir, em nossa cultura, o homem que se afirma atravs de sua identificao com seu sexo, e esta autoafirmao, que o transforma em sujeito, feita em oposio ao sexo feminino, transformado em objeto, e visto atravs do sujeito.

Assim, o patriarcalismo interiorizado impede muitos


vares de usufrurem dos muitos aspectos humanizantes da vida, como a emotividade, a sensibilidade, a expresso da afetividade, a intuio e o perdo.

Os amantes
Ren Magritte (1928)

La Clef de champs Rene Magritte (1936)

As lutas das mulheres mostraram que a vida um feixe de relaes complexas, onde as relaes de dominao e lutas emancipatrias perpassam desde as relaes interpessoais at as macroestruturais, indo do micro, do molecular, ao macros, aos grandes processos de mudanas sociais. A luta contra a discriminao, implica, assim, na recriao de uma identidade prpria, que a dicotomia masculino feminino no se coloque como oposto definidores, mas como uma partes de uma totalidade que o ser humano.

LEI MARIA DA PENHA

DAS FORMAS DE VIOLNCIA DOMSTICA E FAMILIAR CONTRA A MULHER

Art. 7o So formas de violncia domstica e familiar contra a mulher, entre outras: I - a violncia fsica, entendida como qualquer conduta que ofenda sua integridade ou sade corporal; II - a violncia psicolgica, entendida como qualquer conduta que lhe cause dano emocional e diminuio da auto-estima..., ou controlar suas aes ir, vir e permanecer III - a violncia sexual, entendida como qualquer conduta que a constranja a presenciar, a manter ou a participar de relao sexual no desejada... IV - a violncia patrimonial, entendida como qualquer conduta que configure reteno, subtrao, destruio parcial ou total de seus objetos, instrumentos de trabalho, documentos pessoais, bens... V - a violncia moral, entendida como qualquer conduta que configure calnia, difamao ou injria.

Aspectos Positivos e Negativos

NEGATIVOS - Falta de fiscalizao por parte do Estado quanto ao cumprimento das Medidas Protetivas, - No representao judicial por parte da vtima.
POSITIVOS - Valorizao da mulher enquanto pessoa humana, - Viver sem violncia, preservar sua sade fsica e mental e seu aperfeioamento moral, intelectual e social.

REFERNCIAS

tica e Gnero texto fornecido pelo professor ALVES, Branca Moreira; PITANGUY, Jacqueline. O que feminismo. So Paulo: Brasiliense, 2003. GONALVES, Andra Lisly. Histria & gnero. Belo Horizonte: Autntica, 2006.

You might also like