You are on page 1of 9

SUSTENTABILIDADE

Fernando Barbosa Cavalcante Engenharia Ambiental tica Prof Amparo

HISTRICO
CONFERNCIA DE ESTOCOLMO O primeiro marco referencial do desenvolvimento sustentvel, com este nome, foi em 1972 com a Conferncia das Naes Unidas sobre o Meio Ambiente Urbano, tambm conhecida como Conferncia de Estocolmo. Desta reunio foi gerada a Declarao de Estocolmo, um documento com 26 princpios, e 8 proclamaes afirmando que A proteo e o melhoramento do meio ambiente humano uma questo fundamental que afeta o bem-estar dos povos e o desenvolvimento econmico do mundo inteiro, um desejo urgente dos povos de todo o mundo e um dever de todos os governos. (Proclamao nmero 2). Neste momento foi apresentado pela primeira vez o conceito de sustentabilidade, mesmo com muito significado ambiental.

HISTRICO
RELATRIO DE BRUNDTLAND Em 1987, a ONU promoveu a segunda reunio de marco referencial, Meio Ambiente e Desenvolvimento. Neste momento, foi elaborado o Relatrio de Brundtland ou Nosso Futuro Comum, onde foi elaborado pela primeira vez o conceito de Desenvolvimento Sustentvel, associando a ideia de desenvolvimento com o meio ambiente: desenvolvimento que busca tender as necessidades da gerao presente sem comprometer a capacidade das futuras geraes de atender suas prprias necessidades.

HISTRICO
RIO 92 Acabada a Guerra Fria, na dcada de 90, no Rio de Janeiro, foi realizada a terceira conferncia marco, a Conferncia das Naes Unidas sobre Meio Ambiente e o Desenvolvimento, a Rio-92. Desta reunio foi gerada a Agenda 21, documento de 40 captulos que apresenta um programa de ao e planejamento do futuro de forma sustentvel. Alm da Agenda 21, quatro acordos foram gerados: Declarao do Rio, com 27 princpios voltados para a proteo ambiental e para o desenvolvimento sustentvel, entre eles o princpio do pagamento pela produo de poluio que o embrio do Protocolo de Kyoto; Declarao de Princpios sobre o Uso das Florestas; Conveno sobre Diversidade Biolgica e a Conveno sobre Mudanas Climticas.

CONCEITOS
Desenvolvimento sustentvel o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da gerao atual, garantindo a capacidade de atender as necessidades das futuras geraes. o desenvolvimento que no esgota os recursos para o futuro. - www.wwf.org.br Define-se por Desenvolvimento Sustentvel um modelo econmico, poltico, social, cultural e ambiental equilibrado, que satisfaa as necessidades das geraes atuais, sem comprometer a capacidade das geraes futuras de satisfazer suas prprias necessidades. Esta concepo comea a se formar e difundir junto com o questionamento do estilo de desenvolvimento adotado, quando se constata que este ecologicamente predatrio na utilizao dos recursos naturais, socialmente perverso com gerao de pobreza e extrema desigualdade social, politicamente injusto com concentrao e abuso de poder, culturalmente alienado em relao aos seus prprios valores e eticamente censurvel no respeito aos direitos humanos e aos das demais espcies. - www.catalisa.org.br Sustentabilidade nada mais que a utilizao racional de recursos naturais para satisfazer as necessidades atuais de uma empresa/populao, sem que esse uso comprometa as geraes futuras. - www.duratex.com.br

PRINCPIO DA RESPONSABILIDADE
A sustentabilidade se caracteriza como um princpio pautado em uma vida humana digna, todavia, seu conceito foi desenvolvido numa viso tico antropocntrica, posto que nesse conceito no esto includas outras formas de vida com as quais o ser humano interage continuamente, isto , um conceito tico do homem para o homem em relao vida em sociedade. O homem se v fora do meio ambiente e em condies de superioridade, sem atribuir qualquer significado tico aos objetos no humanos. O Princpio Responsabilidade, formulado por Hans Jonas coloca toda a espcie de vida, intra e extra-humana, no centro das aes humanas, no qual o futuro da humanidade implica necessariamente o futuro da prpria natureza como condio sine qua non. Portanto, para Jonas5 uma vida humana autntica indissocivel da natureza.

CONCLUSO
Uma vida humana digna e autntica indissocivel da natureza, portanto, compreender que tais princpios tenham se desenvolvido em concepes distintas, o ncleo de tais conceitos a preservao e o desenvolvimento da vida, a qual indissocivel da natureza, torna-se fundamental.

OBRIGADO!!!

BIBLIOGRAFIA
Gomes, Patrcia P. V.; Bernardo, A.; Brito, G.; Princpios de Sustentabilidade: Uma Abordagem Histrica - XXV Encontro Nac. de Eng. de Produo Porto Alegre, RS, Brasil, 29 out a 01 de nov de 2005 JONAS, Hans. O Princpio Responsabilidade: Ensaio de uma tica para a Civilizao Tecnolgica. Traduo do original alemo Marijane Lisboa, Luiz Barros Montez. Rio de Janeiro: Contraponto. Ed. PUC-Rio. 2006. p. 35. Trelha, Ana Paula da S. Meio Aambiente, Sustentabilidade e o Prcipio Responsabilidade: Um Substrato tico Para a Sustentabilidade. I Seminrio taloBrasileiro Inovaes Regualatrias em Direitos Fundamentais, Desenvolvimento e Sustentabilidade. - Pontifcia Universidade Catlica do Paran PUCPR

You might also like