You are on page 1of 56

Sistema Linftico

um sistema auxiliar de drenagem formado por vasos e rgos linfides que tem como objetivo a circulao de linfa (um lquido aquoso, claro que est contido dentro deste sistema). Este sistema auxilia o sistema venoso pois nem todos as molculas que esto contidas nas clulas conseguem passar diretamente para os capilares sangneos, elas precisam ser recolhidas por capilares especiais, capilares linfticos, de onde a linfa segue para os vasos linfticos e destes para os troncos linfticos que lanam a linfa em veias de mdio e grande calibre.

Estes vasos linfticos so muito encontrados na pele e nas mucosas e estes e apresentam vlvulas como as veias que asseguram que o fluxo corra em uma s direo, ou seja para o corao.

No sistema linftico encontramos estruturas denominadas linfonodos que tem como objetivo servir de barreira ou filtro contra a penetrao de toxinas na corrente sangnea, estes linfonodos encontram-se no trajeto dos vasos linfticos, e so estrutura de defesa do organismo, e para isso produzem glbulos brancos principalmente os linfcitos.

Muitas vezes os linfonodos esto localizados ao longo de um vaso sangneo no pescoo, no trax, no abdmen e na pelve e em um processo inflamatrio estes se tornam doloridos e so chamados de ngua.

Bao:

O bao um rgo linfide apesar de no filtrar linfa. Suas principais funes so as de reserva de sangue, para o caso de uma hemorragia intensa, e de destruio dos glbulos vermelhos do sangue e preparao de uma nova hemoglobina a partir do ferro liberado da destruio dos glbulos vermelhos .

O bao um rgo que possui funo linfide e est associado com a circulao sangunea. Atua na produo de clulas vermelhas do sangue, num processo chamado hematopoiese, e na destruio destas hemcias, quando elas atingem uma vida mdia de 120 dias. Este processo de destruio chamado de hemocarotese. O bao possui funo de defesa, fagocitando os microorganismos que penetram na corrente sangunea. O bao produtor de anticorpos, respondendo prontamente aos antgenos trazidos pelo sangue. Est situado na atrs do estmago, abaixo do diafragma.

Timo:

Considerado um rgo linftico por ser composto por um grande nmero de linfcitos e por sua nica funo conhecida que de produzir linfcitos. O timo aps a puberdade sofre um processo de involuo.

Externamente, o timo envolto por uma cpsula de tecido conjuntivo, de onde partem septos que dividem o rgo em numerosos lbulos. Cada lbulo apresenta uma capa, o crtex, que mais escura, e uma polpa interior, a medula, que mais clara. A zona cortical, mais perifrica, onde se encontram pr-timcitos, timcitos e linfcitos T em diferenciao e maturao; nesta rea os capilares so mais fechados para impedir a sada de linfcitos T no maduros para o organismo. A zona medular, mais interna, onde se encontram pro-linfcitos T e linfcitos T maduros, prontos para se dirigir a rgos linfides secundrios onde completaro sua ativao.

Sistema cardiovascular

A funo bsica do sistema cardiovascular a de levar material nutritivo e oxignio s clulas. O sistema circulatrio um sistema fechado, sem comunicao com o exterior, constitudo por tubos, que so chamados vasos, e por uma bomba percussora que tem como funo impulsionar um lquido circulante de cor vermelha por toda a rede vascular.

O sistema cardiovascular consiste no sangue, no corao e nos vasos sangneos. Para que o sangue possa atingir as clulas corporais e trocar materiais com elas, ele deve ser, constantemente, propelido ao longo dos vasos sangneos. O corao a bomba que promove a circulao de sangue por cerca de 100 mil quilmetros de vasos sangneos.

Circulao Pulmonar e Sistmica

Circulao Pulmonar - leva sangue do ventrculo direito do corao para os pulmes e de volta ao trio esquerdo do corao. Ela transporta o sangue pobre em oxignio para os pulmes, onde ele libera o dixido de carbono (CO2) e recebe oxignio (O2). O sangue oxigenado, ento, retorna ao lado esquerdo do corao para ser bombeado para circulao sistmica.

Circulao Sistmica - a maior circulao; ela fornece o suprimento sangneo para todo o organismo. A circulao sistmica carrega oxignio e outros nutrientes vitais para as clulas, e capta dixido de carbono e outros resduos das clulas.

O sangue

As clulas de nosso organismo precisam constantemente de nutrientes para manuteno do seu processo vital, os quais so levados at elas pelo sangue. Estes elementos nutritivos so constitudos por protenas, hidratos de carbono e gordura, desdobrados em suas molculas elementares (protdeos, lipdeos e glicdios) e ainda sais minerais, gua e vitaminas.

Ao sangue cabe tambm a funo de transportar oxignio para as clulas, e servir de veculo para que elementos indesejveis como gs carbnico, que deve ser expelido pelos pulmes, e uria, que deve ser eliminado pelos rins. O sangue composto por uma parte lquida, o plasma, constituido de substncias nutritivas e elementos residuais das reaes celulares. O plasma tambm possui uma parte organizada, os elementos figurados, que so os glbulos sangneos e as plaquetas

Os glbulos dividem-se em vermelhos e bancos. Os glbulos vermelhos so as hemcias, clulas sem ncleo contendo hemoglobina, um pigmento vermelho do sangue responsvel pelo transporte de oxignio e de gs carbnico. Os glbulos brancos so os leuccitos, verdadeiras clulas nucleadas, incumbidas da defesa do organismo. So eles: neutrfilos, basfilos, eosinfilos, moncitos e linfcitos.

O sangue

As clulas de nosso organismo precisam constantemente de nutrientes para manuteno do seu processo vital, os quais so levados at elas pelo sangue. Estes elementos nutritivos so constitudos por protenas, hidratos de carbono e gordura, desdobrados em suas molculas elementares (protdeos, lipdeos e glicdios) e ainda sais minerais, gua e vitaminas

Ao sangue cabe tambm a funo de transportar oxignio para as clulas, e servir de veculo para que elementos indesejveis como gs carbnico, que deve ser expelido pelos pulmes, e uria, que deve ser eliminado pelos rins. O sangue composto por uma parte lquida, o plasma, constituido de substncias nutritivas e elementos residuais das reaes celulares. O plasma tambm possui uma parte organizada, os elementos figurados, que so os glbulos sangneos e as plaquetas.

Os glbulos dividem-se em vermelhos e bancos. Os glbulos vermelhos so as hemcias, clulas sem ncleo contendo hemoglobina, um pigmento vermelho do sangue responsvel pelo transporte de oxignio e de gs carbnico. Os glbulos brancos so os leuccitos, verdadeiras clulas nucleadas, incumbidas da defesa do organismo. So eles: neutrfilos, basfilos, eosinfilos, moncitos e linfcitos.

Hemcias so de 5 milhes por milmetro cbico. Leuccitos so de 5 a 9 mil por milmetro cbico. Plaquetas so fragmentos citoplasmticos de clulas da medula ssea, implicadas diretamente no processo de coagulao sangnea. So em nmero de 100 a 400 mil por milmetros cbicos.

O sangue est contido num sistema fechado de canais (vasos sangneos), impulsionados pelo corao. Sai do corao pelas artrias que vo se ramificando em arterolas e terminando em capilares que por sua vez se continuam em vnulas e veias, retornando ao corao.

Ao nvel dos capilares o plasma acompanhado de alguns linfcitos e raramente hemcias, pode extravasar para o espao intersticial, constituindo a linfa, que posteriormente reabsorvida pelos capilares linfticos passando aos vasos linfticos e ento as veias, sendo reintegrada circulao.

Circulao pulmonar ou direita ou pequena circulao: vai do corao aos pulmes e retorna ao corao. Destina-se troca de gases (gs carbnico por oxignio). Circulao sistmica ou esquerda ou grande circulao: vai do corao para todo o organismo e retorna ao corao. Destina-se nutrio sistmica de todas as clulas.

Corao

Apesar de toda a sua potncia, o corao, em forma de cone, relativamente pequeno, aproximadamente do tamanho do punho fechado, cerca de 12 cm de comprimento, 9 cm de largura em sua parte mais ampla e 6 cm de espessura. Sua massa , em mdia, de 250g, nas mulheres adultas, e 300g, nos homens adultos.

O corao fica apoiado sobre o diafragma, perto da linha mdia da cavidade torcica, no mediastino, a massa de tecido que se estende do esterno coluna vertebral; e entre os revestimentos (pleuras) dos pulmes. Cerca de 2/3 de massa cardaca ficam a esquerda da linha mdia do corpo. A posio do corao, no mediastino, mais facilmente apreciada pelo exame de suas extremidades, superfcies e limites.

A extremidade pontuda do corao o pice, dirigida para frente, para baixo e para a esquerda. A poro mais larga do corao, oposta ao pice, a base, dirigida para trs, para cima e para a direita

Limites do Corao: A superfcie anterior fica logo abaixo do esterno e das costelas. A superfcie inferior a parte do corao que, em sua maior parte repousa sobre o diafragma, correspondendo a regio entre o pice e aborda direita. A borda direita est voltada para o pulmo direito e se estende da superfcie inferior base; a borda esquerda, tambm chamada borda pulmonar, fica voltada para o pulmo esquerdo, estendendo-se da base ao pice. Como limite superior encontra-se os grandes vasos do corao e posteriormente a traquia, o esfago e a artria aorta descendente.

Camadas da Parede Cardaca

Pericrdio: a membrana que reveste e protege o corao. Ele restringe o corao sua posio no mediastino, embora permita suficiente liberdade de movimentao para contraes vigorosas e rpidas. O pericrdio consiste em duas partes principais: pericrdio fibroso e pericrdio seroso. O pericrdio fibroso superficial um tecido conjuntivo irregular, denso, resistente e inelstico. Assemelha-se a um saco, que repousa sobre o diafragma e se prende a ele.

O pericrdio seroso, mais profundo, uma membrana mais fina e mais delicada que forma uma dupla camada, circundando o corao. A camada parietal, mais externa, do pericrdio seroso est fundida ao pericrdio fibroso. A camada visceral, mais interna, do pericrdio seroso, tambm chamada epicrdio, adere fortemente superfcie do corao.

Epicrdio: a camada externa do corao uma delgada lmina de tecido seroso. O epicrdio contnuo, a partir da base do corao, com o revestimento interno do pericrdio, denominado camada visceral do pericrdio seroso.

Miocrdio: a camada mdia e a mais espessa do corao. composto de msculo estriado cardaco. esse tipo de msculo que permite que o corao se contraia e, portanto, impulsione sangue, ou o force para o interior dos vasos sangneos.

Endocrdio: a camada mais interna do corao. uma fina camada de tecido composto por epitlio pavimentoso simples sobre uma camada de tecido conjuntivo. A superfcie lisa e brilhante permite que o sangue corra facilmente sobre ela. O endocrdio tambm reveste as valvas e contnuo com o revestimento dos vasos sangneos que entram e saem do corao

Configurao Interna:

O corao possui quatro cmaras: dois trios e dois ventrculos. Os trios (as cmaras superiores) recebem sangue; os ventrculos (cmaras inferiores) bombeiam o sangue para fora do corao. O trio direito separado do esquerdo por uma fina divisria chamada septo interatrial; o ventrculo direito separado do esquerdo pelo septo interventricular

Ciclo Cardaco

Um ciclo cardaco nico inclui todos os eventos associados a um batimento cardaco. No ciclo cardaco normal os dois trios se contraem, enquanto os dois ventrculos relaxam e vice versa. O termo sstole designa a fase de contrao; a fase de relaxamento designada como distole. Quando o corao bate, os trios contraemse primeiramente (sstole atrial), forando o sangue para os ventrculos. Um vez preenchidos, os dois ventrculos contraemse (sstole ventricular) e foram o sangue para fora do corao.

Para que o corao seja eficiente na sua ao de bombeamento, necessrio mais que a contrao rtmica de suas fibras musculares. A direo do fluxo sangneo deve ser orientada e controlada, o que obtido por quatro valvas j citadas anteriormente: duas localizadas entre o trio e o ventrculo atrioventriculares (valva tricspide e bicspide); e duas localizadas entre os ventrculos e as grandes artrias que transportam sangue para fora do corao - semilunares (valva pulmonar e artica).

Complemento: As valvas e vlvulas so para impedir este comportamento anormal do sangue, para impedir que ocorra o refluxo elas fecham aps a passagem do sangue.

Sstole a contrao do msculo cardaco, temos a sstole atrial que impulsiona sangue para os ventrculos. Assim as valvas atrioventriculares esto abertas passagem de sangue e a pulmonar e a artica esto fechadas. Na sstole ventricular as valvas atrioventriculares esto fechadas e as semilunares abertas a passagem de sangue.

You might also like