You are on page 1of 51

Macroeconomia baseada na estrutura do capital

Macroeconomia austraca
Adaptado do livro Time and Money: The Macroeconomics of Capital Structure por Roger W. Garrison London: Routledge, 2001
Crescimento sustentvel e insustentvel A macroeconomia do crescimento e da recesso
2006

Uma perspectiva da macroeconomia baseada na estrutura do capital Seus elementos


A Fronteira de Possibilidades de Produo
O mercado de crdito A estrutura da produo

O mercado de trabalho especificado por estgios da produo

Suas aplicaes
Crescimento sustentvel (apoiado pela poupana) Crescimento insustentvel (ativado pela criao de crdito)

A macroeconomia baseada na estrutura do capital um desdobramento da teoria austraca dos ciclos econmicos uma teoria apresentada em 1913 por Ludwig von Mises e desenvolvida nos anos 1930 por Friedrich A. Hayek e outros.

LUDWIG VON MISES


1881-1973

FRIEDRICH A. HAYEK
1899-1992

Uma perspectiva da macroeconomia baseada na estrutura do capital: Trs vises da economia de mercado
Teorizando sempre em termos de grandes agregados, John Maynard Keynes argumentava que as economias de mercado atuam perversamenteespecialmente os mecanismos de mercado que supostamente devem fazer com que a poupana fique em equilbrio com o investimento. Considerando que o desemprego e a ociosidade dos recursos eram a norma, Keynes clamava por polticas contracclicas fiscais e monetrias, e, em ltima instncia, por uma socializao abrangente do investimento.

Uma perspectiva da macroeconomia baseada na estrutura do capital: Trs vises da economia de mercado
O monetarismo de Milton Friedman se baseava em nveis ainda maiores de agregados. A equao de troca MV=PQ faz uso de uma varivel global (Q), eclipsando completamente a questo da alocao de recursos: se estes devem ser voltados para consumo presente ou para investimentos futuros. Considerando que os problemas no emergiam naturalmente do mercado, Friedman se concentrava na relao entre a oferta monetria controlada pelo governo e o nvel geral de preos.

Uma perspectiva da macroeconomia baseada na estrutura do capital: Trs vises da economia de mercado
A macroeconomia baseada na estrutura do capital se distingue das duas anteriores por causa de sua desagregao o que torna claro tanto o problema da alocao intertemporal de recursos quanto o potencial para uma soluo de mercado. F. A. Hayek mostrou que uma coordenao das decises entre poupana e investimento pode ser feita por uma taxa de juros gerida puramente pelo mercado. E tambm reconheceu que esse aspecto da economia de mercado particularmente sensvel manipulao dos juros feita pelos bancos centrais.

Crescimento sustentvel e no sustentvel A macroeconomia do crescimento e da recesso

Um adendo metodolgico:
Antes de perguntarmos como as coisas podem dar errado, devemos primeiro explicar como elas alguma vez puderam dar certo. F. A. Hayek

Na macroeconomia baseada na estrutura do capital, consumo e investimento representam usos alternativos dos recursos econmicos. Sob condies favorveis, uma economia de mercado com pleno emprego aloca recursos para ambos os usos, tirando o mximo proveito dessa alternncia (trade-off).

CONSUMO

INVESTIMENTO

A Fronteira de Possibilidades de Produo


A Fronteira de Possibilidades de Produo (FPP) normalmente utilizada para enfatizar o conceito de escassez, ilustrar o trade-off implcito e expor teorias sobre capital e juros, crescimento econmico e comrcio internacional. Mas a FPP raramente aparece nas construes macroeconmicas. Ilustrar o trade-off entre consumo e investimento fornece um contraste s construes keynesianas, onde essas duas magnitudes macroeconmicas so tratadas como componentes suplementares dos gastos do setor privado.

Investimento, nessa construo, representa o investimento bruto, que inclui o capital de reposio. Tipicamente, o investimento necessrio apenas para repor o capital exaurido ou obsoleto menor do que o investimento total, ou bruto. A diferena entre as magnitudes reposio e bruto constituem o investimento lquido, que o que permite o crescimento da economia.

CONSUMO Capital de Reposio

INVESTIMENTO

Investimento Lquido Investimento Bruto

Investimento lquido positivo significa que a economia est crescendo. A FPP se expande ano aps ano, permitindo nveis crescentes tanto de consumo quanto de investimento. Essa expanso da FPP representa um crescimento econmico sustentvel.

Veja a economia crescer. Quatro perodos de crescimento so mostrados com o consumo, bem como a poupana e o investimento, aumentando em cada perodo. A taxa real de expanso da FPP depende de muitos fatores. Por exemplo, com o crescimento econmico aumenta tambm a depreciao do capital. Mas aumentos da renda geralmente so acompanhados por aumentos adicionais na poupana e no investimento.
CONSUMO Capital de Reposio

INVESTIMENTO

Investimento Lquido Investimento Bruto

Veja a economia crescer. Quatro perodos de crescimento so mostrados com o consumo, bem como a poupana e o investimento, aumentando em cada perodo.
CONSUMO

A taxa real de expanso da FPP depende de muitos fatores. INVESTIMENTO Por exemplo, com o crescimento econmico aumenta tambm a depreciao do capital. Veja o movimento ao Mas aumentos da renda geralmente so acompanhados por aumentos adicionais na longo da FPP. poupana e no investimento. Importante: uma alterao na poupana o que provoca um movimento ao longo da FPP inicial afeta a taxa na qual a FPP se expande. Suponha que as pessoas se tornem mais econmicas, mais orientadas para o futuro. Elas vo reduzir o consumo atual e comear a poupar. Com o aumento da poupana (e do investimento), a economia passa a crescer a uma taxa maior.

O aumento da poupana faz a diferena. Vamos comparar essa economia de alto crescimento com a economia original, de baixo crescimento.

CONSUMO

Veja a economia crescendo a uma taxa maior.

INVESTIMENTO

CONSUMO

INVESTIMENTO

CONSUMO

INVESTIMENTO

Observe a diferena que um aumento inicial na poupana traz ao padro de consumo e investimento. Sem um aumento inicial na poupana, o consumo e o investimento aumentam modestamente de um perodo a outro. Com um aumento inicial na poupana, o investimento aumenta em detrimento do consumo, aps o qual tanto o consumo quanto o investimento aumentam dramaticamente de um perodo a outro. J no quarto perodo, a poupana inicial se transformou em um nvel de consumo maior do que de outra forma teria sido possvel.

A Fronteira de Possibilidades de Produo at agora nos mostrou o que possvel de acontecer dadas as condies tecnolgicas, as restries de recursos e as preferncias (intertemporais). Mas ainda resta ser mostrado como pode esse possvel vir de fato a ocorrer em uma economia de mercado. Como podem as preferncias intertemporais e especialmente as mudanas nas preferncias intertemporais se converterem em decises tomadas pela comunidade de investidores? O principal sinal de preos a taxa de juros, que est plenamente associada com o mercado de crdito (fundos para emprstimos).

Nas aplicaes reais, claro, deve-se levar em considerao uma mirade de taxas de juros, cujas variaes derivam de consideraes de risco, das incertezas e da estrutura da maturao do ttulo.

O Mercado de Crdito
A teoria sobre mercados de crdito era um pilar da macroeconomia prkeynesiana. A poupana constitui a oferta (S) de fundos a serem emprestados. A demanda reflete a disposio da comunidade empreendedora para pegar emprestado esses fundos e investi-los em projetos. Com a taxa de juros exercendo a funo de preo, a teoria dos mercados de crdito uma aplicao direta da anlise de oferta e demanda feita por Alfred Marshall. Ambos Eugen von Bhm-Bawerk e John Maynard Keynes reconheciam que a taxa de juros relevante deveria ser uma que fosse amplamente concebida; e que o amplo mercado equilibrado por ela o mercado dos recursos a serem investidos.

TAXA DE JUROS

D
POUPANA (S) INVESTIMENTO (D)

Recursos a serem investidos

O Mercado de Crdito
A teoria sobre mercados de crdito era mais identificada com Dennis Robertson, um contemporneo de Keynes e um crtico da teoria alternativa de Keynes a teoria de que os juros so determinados de acordo com a preferncia pela liquidez dos agentes. Sir Dennis H. Robertson (1890 1963)
TAXA DE JUROS

D
POUPANA (S) INVESTIMENTO (D)

O Mercado de Crdito
A teoria sobre mercados de crdito era mais identificada com Dennis Robertson, um contemporneo de Keynes e um crtico da teoria alternativa de Keynes a teoria de que os juros so determinados de acordo com a preferncia pela liquidez dos agentes. Sob a sugesto de Roy Harrod, um solidrio expositor do sistema keynesiano, Keynes incluiu em sua Teoria Geral (p. 180) uma interpretao grfica do mercado de crdito. Esse o nico diagrama que aparece em seu livro. O propsito de Keynes era mostrar explicitamente a parte do pensamento pr-keynesiano que estava sendo descartada a saber, a teoria dos mercados de crdito.

TAXA DE JUROS

D
POUPANA (S) INVESTIMENTO (D)

O Mercado de Crdito
Os economistas austracos basearam muito de suas teorizaes sobre a poupana, o investimento e a taxa de juros na estrutura do mercado de crdito, ainda que eles raramente tenham includo alguma interpretao grfica deste. Se as pessoas se tornam mais orientadas para o futuro, elas aumentam sua poupana, fazendo com que as taxas de juros caiam e, com isso, encorajando a comunidade empresarial a empreender mais projetos de investimento. Com uma dada tecnologia, a poupana e o investimento so os pr-requisitos para um crescimento econmico genuno (sustentvel). Veja a curva da poupana se deslocar para a direita.
TAXA DE JUROS

D
POUPANA (S) INVESTIMENTO (D)

O mercado de crdito e a fronteira de possibilidades de produo contam histrias que se reforam mutuamente. O mercado de crdito mostra como a taxa de juros faz com que a poupana e o investimento estejam em sincronia um com o outro. A fronteira de possibilidades de produo mostra como a alternncia (trade-off) fica restrita entre o consumo e o investimento. Os ajustes de mercado entre os preos dos produtos finais, os salrios e os preos dos insumos mantm a economia funcionando sobre sua FPP.
INVESTIMENTO

TAXA DE JUROS

CONSUMO

D
POUPANA (S) INVESTIMENTO (D)

Esses dois elementos da macroeconomia baseada na estrutura do capital mostram que o padro dos movimentos no consumo, na poupana, no investimento e na taxa de juros so consistentes com a mudana das preferncias intertemporais. Assim como antes, daremos um exemplo no qual as pessoas se tornam mais orientadas para o futuro. Elas poupam mais, o que envia um sinal para a comunidade empresarial. Veja a queda, induzida pelo aumento da poupana, na taxa de juros e o respectivo movimento ao longo da FPP. A taxa de juros mais baixa estabelece um novo equilbrio no mercado de crdito, e a economia se move ao longo da FPP na direo de mais investimento e menos consumo (no presente).

CONSUMO

INVESTIMENTO

TAXA DE JUROS

D
POUPANA (S) INVESTIMENTO (D)

Observe que mais investimento feito simultaneamente a uma queda no consumo.

Isso apenas para reconhecer o bvio: movimentos ao longo da FPP resultam necessariamente em movimentos opostos do consumo e do investimento.
Entretanto, de acordo com Keynes, qualquer reduo nos gastos do consumidor iria resultar em um excesso de estoques, que por sua vez causariam cortes na produo, demisses e espirais baixistas na renda e nos gastos. A economia entraria em recesso, e a comunidade empresarial iria incorrer em menos investimentos, e no em mais. Esse o Paradoxo da Poupana de Keynes
TAXA DE JUROS

CONSUMO

At mesmo a possibilidade de uma economia de mercado poder funcionar assim est em desacordo com a teoria keynesiana.

INVESTIMENTO

D
POUPANA (S) INVESTIMENTO (D)

Se os estoques varejistas fossem um investimento representativo, ento Keynes estaria certo. Nesse caso, o efeito derivado da demanda dominaria. Uma reduo nos gastos do consumidor significaria menos reposio de estoques. E no geral, os investimentos dos estgios finais da produo ocorrem de acordo com os gastos do consumidor. Entretanto, o efeito da taxa de juros domina os investimentos de longo prazo ou os estgios iniciais dos investimentos. Uma taxa de juros mais baixa pode estimular uma construo industrial, por exemplo, ou o desenvolvimento de novos produtos.

CONSUMO

INVESTIMENTO

TAXA DE JUROS

Para acompanhar as mudanas no padro geral dos investimentos, necessrio considerar a estrutura da produo e o mercado de trabalho especificado por etapas (i.e., por estgios da produo)

D
POUPANA (S) INVESTIMENTO (D)

A Estrutura da Produo
CONSUMO ESTGIOS DA PRODUO

A macroeconomia baseada no capital desagrega intertemporalmente a estrutura do capital. O produto de consumo final produzido atravs de uma seqncia de etapas de produo, sendo que o produto de uma entra como o insumo da prxima.

DESENVOLVIMENTO DO PRODUTO

A Estrutura da Produo
As etapas definidas em termos temporais esto ordenadas graficamente da esquerda para a direita, sendo que o produto do estgio final consiste no produto de consumo final.
CONSUMO ESTGIOS DA PRODUO
DESENVOLVIMENTO DO PRODUTO

O estgio final do investimento exemplificado pelo gerenciamento de estoques.

A Estrutura da Produo
CONSUMO ESTGIOS DA PRODUO

Por mera convenincia pedaggica, a estrutura inicial do capital ser mostrada como tendo apenas cinco estgios. Com o crescimento, o nmero de estgios ir aumentar. Embora todos os cinco estgios estejam em operao durante cada perodo de tempo, os recursos podem ser rastreados atravs da estrutura de produo ao longo do tempo. Veja os recursos ou mercadorias em fabricao se moverem atravs das etapas (ou estgios) de produo.

ESTGIOS DA PRODUO

Juntadas, a seqncia de estgios forma um tringulo hayekiano uma representao concisa da estrutura intertemporal de produo de uma economia. Em uma economia em crescimento, o tringulo aumenta de tamanho conjuntamente com a expanso da fronteira de possibilidades de produo.

CONSUMO

ESTGIOS DA PRODUO

CONSUMO

CONSUMO

INVESTIMENTO

Juntadas, a seqncia de estgios forma um tringulo hayekiano, uma representao concisa da estrutura intertemporal de produo de uma economia. Em uma economia em crescimento, o tringulo aumenta de tamanho conjuntamente com a expanso da fronteira de possibilidades de produo. Veja a FPP e a estrutura de produo se expandirem conjuntamente.

ESTGIOS DA PRODUO

Quando as pessoas optam por poupar mais, elas mandam dois sinais aparentemente conflitantes para o mercado: 1. Um consumo menor enfraquece a demanda por bens de capital que esto prximos em termos temporais do produto final de consumo. Esse o efeito derivado da demanda. 2. Uma menor taxa de juros, que significa emprstimos a custos menores, estimula a demanda por bens de capital que esto distantes, em termos temporais, do produto final de consumo. Esse o efeito do desconto temporal ou simplesmente o efeito da taxa de juros.

CONSUMO

ESTGIOS DA PRODUO

Os efeitos derivados da demanda e do desconto temporal estaro em conflito apenas se o investimento for concebido como sendo um simples agregado como na frmula keynesiana C + I + G. Na macroeconomia baseada no capital, o capital logo, o investimento concebido como uma estrutura. Mudanas na demanda por investimentos, portanto, podem ter efeitos distintos sobre os vrios estgios da produo (que podem sofrer adies ou subtraes) que compem a estrutura. A teoria de Keynes, que foi feita em termos de um agregado ao invs de em termos de uma estrutura, o que fundamenta a afirmao de Hayek de que os agregados do Sr. Keynes escondem os mecanismos mais fundamentais da mudana.

CONSUMO

CONSUMO

Veja a estrutura da produo reagir a um aumento da poupana. Observe o surgimento de um sexto estgio de produo.

ESTGIOS DA PRODUO

Um aumento na poupana resulta em uma realocao de recursos entre os estgios da produo. Os dois efeitos (o derivado da demanda e o desconto temporal) atuam separada e complementarmente na estrutura do capital: 1. Efeito derivado da demanda: Uma diminuio da demanda por bens de consumo desestimula os investimentos nos estgios finais da produo, reduzindo a altura do tringulo hayekiano. 2. Efeito do desconto temporal: Uma taxa de juros reduzida estimula os investimentos nos estgios iniciais da produo, aumentando a base do tringulo hayekiano.

ESTGIOS DA PRODUO

CONSUMO

Veja a economia responder a um aumento na poupana.


CONSUMO

ESTGIOS DA PRODUO

CONSUMO

INVESTIMENTO

Um aumento da poupana, portanto, tem efeito tanto na magnitude do investimento quanto no padro temporal da criao de capital. A FPP mostra que mais poupana permite mais investimento. O tringulo hayekiano mostra que a criao de capital nos ltimos estgios da produo (tais como estoques varejistas) diminui, ao passo que a criao de capital nos estgios iniciais (tais como desenvolvimento de produtos) aumenta. A estrutura da produo passa a ter uma orientao mais voltada para o futuro, o que consistente com a poupana que tornou possvel tal reestruturao. Ou seja, as pessoas esto poupando agora para aumentar seu poder de compra futuro.

ESTGIOS DA PRODUO

CONSUMO

CONSUMO

INVESTIMENTO

Veja a economia crescer mais rapidamente.

TEMPO

Como mostrado pela FPP e pelo tringulo hayekiano, o Poupar significa abrir mo consumo cai enquanto a de algum consumo no uma economia se adapta a curto de crescimento maior, taxa prazo no intuito de desfrutar de um maior aps o qual o consumo consumo no mdio prazo aumenta ainda mais (e possivelmentequelongo rapidamente do no antes prazo, tambm). e eventualmente supera o curso de crescimento anteriormente projetado.

CONSUMO

Mercado de trabalho especificado por estgios


Enquanto que a maioria das teorias macroeconmicas lidam com o mercado de trabalho e com salrios, a macroeconomia da estrutura do capital leva em conta o mercado de trabalho especificado por estgios da produo. Com uma mudana na taxa de juros, os salrios especficos por estgio se alteram seguindo um padro, e no uniformemente. Embora pudssemos descrever um mercado de trabalho para cada estgio, o padro de mudanas (o gradiente salarial, nas palavras de Hayek) s revelado se distinguirmos entre os mercados de trabalho do estgio inicial e final.

ESTGIOS DA PRODUO

N
MERCADO DE TRABALHO DO ESTGIO INICIAL

MERCADO DE TRABALHO DO ESTGIO FINAL

CONSUMO N

Mercado de trabalho especificado por estgios


Um aumento na poupana tem efeitos diferenciados na demanda por mo de obra nos estgios iniciais e finais. Nos estgios finais, o efeito derivado da demanda (o investimento se d em detrimento do consumo) supera o efeito da taxa de juros. Nos estgios iniciais, o efeito da taxa de juros (condies creditcias favorveis) supera o efeito derivado da demanda. Veja a economia respondendo a um aumento da poupana.

ESTGIOS DA PRODUO

N
MERCADO DE TRABALHO DO ESTGIO INICIAL

MERCADO DE TRABALHO DO ESTGIO FINAL

CONSUMO N

CONSUMO

CONSUMO

ESTRUTURA DE PRODUO
ESTGIOS DA PRODUO

FRONTEIRA DE POSSIBILIDADES DE PRODUO


INVESTIMENTO

TAXA DE JUROS

N
MERCADO DE TRABALHO DO ESTGIO INICIAL

N
MERCADO DE TRABALHO DO ESTGIO FINAL

MERCADO DE CRDITO D
POUPANA (S) INVESTIMENTO (D)

MERCADO DE TRABALHO ESPECIFICADO POR ESTGIOS

ESTGIOS DA PRODUO

CONSUMO

CONSUMO

Veja a economia responder a um aumento da poupana

INVESTIMENTO

TAXA DE JUROS

N
MERCADO DE TRABALHO DO ESTGIO INICIAL

N
MERCADO DE TRABALHO DO ESTGIO FINAL

D
POUPANA (S) INVESTIMENTO (D)

Crescimento Sustentvel e Insustentvel A Macroeconomia do Crescimento e da Recesso


Com taxas de juros artificialmente baixas, os consumidores reduzem a poupana e passam a consumir mais, e os empresrios aumentam seus gastos com investimento. E ento voc cria um desequilbrio entre poupana e investimento. Tem-se uma economia em crescimento insustentvel. Essa , em suma, a lio da crtica austraca aos bancos centrais, desenvolvida nos anos 1920 e 1930.
--- do artigo Panic Time at the Fed , escrito por Steve H. Hanke para a revista Forbes, em maio de 2008.

Crescimento Sustentvel e Insustentvel A Macroeconomia do Crescimento e da Recesso


Crescimentos econmicos acelerados (boom) sempre se deram com um grande aumento no investimento, grande parte do qual se comprovou errneo, equivocado. Isso, claro, sugere que uma oferta de capital que nunca existiu passou a ser tratada como existente. Todo esse arranjo estmulo para se investir em larga escala, seguido de um perodo de escassez aguda de capital consistente com a idia de que houve uma m orientao dos investimentos devido a influncias monetrias. E esse esquema geral, creio eu, est correto.
--de uma entrevista conduzida por Jack High como parte do UCLA Oral History Program (1978).

Expanso do Crdito
Um aumento da oferta monetria adentra a economia atravs dos mercados de crdito. O banco central literalmente cria dinheiro do nada e o coloca em circulao. Esse novo dinheiro passa a ser visto como poupana. Ou seja, a oferta de fundos para emprstimos (crdito) se desloca para a direita mas sem que tenha havido qualquer aumento da poupana. Veja os movimentos opostos da poupana e do investimento quando o banco central adiciona dinheiro (M) no mercado de crdito (pelo lado da oferta). Reagindo a uma taxa de juros menor, as pessoas passam a poupar menos e a consumir mais.

TAXA DE JUROS

S +M

D
POUPANA (S) INVESTIMENTO (D)

O resultado no ser um novo e sustentvel equilbrio, mas sim um desequilbrio que, por um tempo, fica coberto pela infuso de fundos para mais crdito.

A injeo de dinheiro atravs dos mercados de crdito cria um descompasso entre a poupana e o investimento.
Os investidores se movem ao longo da sua curva de demanda, se aproveitando dos menores custos dos emprstimos. Os poupadores se movem ao longo da sua inalterada curva de poupana, em resposta ao menor incentivo para se poupar. A discrepncia entre poupana e investimento ocultada por novas criaes de dinheiro, que por si s no representam recursos a serem investidos. A maioria dos escritos de Hayek direcionado a um enfoque menor na relao bsica entre dinheiro e o nvel geral de preos e a um enfoque maior na descoordenao intertemporal causada pela expanso do crdito.

TAXA DE JUROS

S S +M

D
POUPANA (S) INVESTIMENTO (D)

TAXA DE JUROS

Condies favorveis de crdito estimulam mais investimentos, o que sugere um movimento no sentido horrio ao longo da FPP, na direo do investimento. Mas os assalariados na realidade esto poupando menos (logo, consumindo mais), o que sugere um movimento antihorrio ao longo da FPP, na direo do consumo. A discrepncia entre poupana e investimento se converte em um cabo-deguerra entre consumidores e investidores. Observando a dimenso do investimento (movimento horrio) e a dimenso do consumo (movimento anti-horrio), vemos que uma expanso do crdito empurra a economia para um ponto localizado alm da FPP.

CONSUMO

INVESTIMENTO

S S +M

D
POUPANA (S) INVESTIMENTO (D)

ESTGIOS DA PRODUO

CONSUMO

CONSUMO

INVESTIMENTO

A baixa taxa de juros, consistente com uma orientao mais voltada para o futuro, estimula o investimento nos estgios iniciais. Mas sem recursos suficientes sendo liberados em outros lugares, a maioria desses investimentos jamais ser completada. E na verdade, o aumento da demanda do consumidor atrai alguns recursos para os estgios finais, diminuindo ainda mais as possibilidades de se completar a nova estrutura do capital.

TAXA DE JUROS

S S +M

D
POUPANA (S) INVESTIMENTO (D)

Sobreconsumo
CONSUMO

Sobreconsumo

CONSUMO

Maus investimentos
ESTGIOS DA PRODUO

Sobreinvestimento

INVESTIMENTO

A dinmica desse ciclo gera tanto investimentos excessivos (sobreinvestimento) mostrados no diagrama da FPP como tambm investimentos errneos ou maus investimentos (alongamento do tringulo hayekiano). Essas distores so agravadas pelo sobreconsumo (como ilustrado na FPP e no tringulo de Hayek). Mises repetidamente utilizava a frase maus investimentos e sobreconsumo.

TAXA DE JUROS

S S +M

D
POUPANA (S) INVESTIMENTO (D)

Sobreconsumo
CONSUMO

Sobreconsumo

CONSUMO

Maus investimentos
ESTGIOS DA PRODUO

Sobreinvestimento

INVESTIMENTO

O cabo de guerra que ope consumidores a investidores leva a economia para alm da FPP. A baixa taxa de juros favorece o investimento, e as restries cada vez maiores de recursos impedem que a economia atinja o ponto alm da FPP. Essa estrutura de produo temporariamente em conflito (tringulos desconexos) eventualmente transforma um crescimento em recesso e possivelmente em uma depresso.

TAXA DE JUROS

S S +M

D
POUPANA (S) INVESTIMENTO (D)

ESTGIOS DA PRODUO

CONSUMO

TRINGULOS DESCONEXOS

CONSUMO

INVESTIMENTO

TAXA DE JUROS

CABO-DE-GUERRA ENTRE CONSUMIDORES E INVESTIDORES

S S +M

DISCREPNCIA ENTRE POUPANA E INVESTIMENTO

D
POUPANA (S) INVESTIMENTO (D)

Veja a economia reagindo a uma expanso do crdito.


CONSUMO

ESTGIOS DA PRODUO

CONSUMO

INVESTIMENTO

TAXA DE JUROS

Inflar a oferta de fundos de crdito com dinheiro criado do nada gera uma discrepncia entre poupana e investimento. Ocultar a diferena entre poupana e investimento d incio ao cabo-de-guerra entre consumidores e investidores.

S +M

Opor os estgios iniciais aos finais na busca por recursos distorce o tringulo hayekiano em ambas as direes, sendo que essa descoordenao temporal eventualmente ir transformar o crescimento em recesso.

D
POUPANA (S) INVESTIMENTO (D)

ESTGIOS DA PRODUO

CONSUMO

CONSUMO

INVESTIMENTO

Aumento da poupana vs. expanso artificial do crdito: uma comparao resumida A poupana d suporte ao crescimento genuno.
Veja.

TAXA DE JUROS

D
POUPANA (S) INVESTIMENTO (D)

ESTGIOS DA PRODUO

CONSUMO

CONSUMO

INVESTIMENTO

TAXA DE JUROS

Aumento da poupana vs. expanso artificial do crdito: uma comparao resumida


A expanso artificial do crdito gera crescimento seguido de recesso. Veja.

S +M

D
POUPANA (S) INVESTIMENTO (D)

Crescimento Sustentvel e Insustentvel A Macroeconomia do Crescimento e da Recesso


Roger W. Garrison, Time and Money: The Macroeconomics of Capital Structure London: Routledge, 2001.

Time and Money desenvolve e defende

essa abordagem macroeconmica baseada na estrutura do capital e a compara s abordagens alternativas associadas ao keynesianismo e ao monetarismo. Indo alm das questes sobre crescimento e variaes cclicas, o livro tambm lida com dficits governamentais, controles de crdito, reforma tributria e muito mais. Trechos do livro e mais alguns materiais suplementares podem ser encontrados em http://www. auburn.edu/~garriro

Capital-Based Macroeconomics
Adaptado do livro Time and Money: The Macroeconomics of Capital Structure por Roger W. Garrison London: Routledge, 2001 Crescimento sustentvel e insustentvel A macroeconomia do crescimento e da recesso Traduo de Leandro Augusto Gomes Roque
2006

You might also like