You are on page 1of 22

PS-GRADUAO

Tema:
Inteligncia Competitiva
Grupo: Adriano de Moura Vilela da Costa RM 42240 Anderson Henrique da Silva Oliveira RM 42242 Carla Calixtro Soares RM 42192 Luiz Alberto Dias RM 41839 Sarah Resina Fernandes RM 41814 Prof Fbio Cmara Carvalho

MBA Business Intelligence - 21BI

SUMRIO
1. Introduo
2. Proposta Personnalit 3. Servios Personnalit 4. Produtos Personnalit 5. Aspectos Macro Ambientais 6. Competitividade 7. Fatores Chave de Sucesso 8. Principais Concorrentes 9. Processo de Inteligncia Competitiva 10. Aplicao da Inteligncia Competitiva 11. Concluso
MBA Business Intelligence - 21BI 2

1. INTRODUO
Especializado no atendimento a pessoas fsicas de alta renda, o segmento Personnalit teve
origem no Banco Francs e Brasileiro, com uma operao do Crdit Lyonnais que atuou no Brasil durante 50 anos.

Em 1995, o Banco Ita adquiriu toda a rede de agncias do Banco Francs e Brasileiro, iniciando
sua estratgia de segmentao de clientes, prestando um atendimento personalizado a um pblico diferenciado, para isso, aproveitou-se de toda a experincia dos profissionais do BFB (Banco Francs Brasileiro).

Com uma rede independente de agncias nas principais capitais brasileiras, o Ita Personnalit possu ambientes idealizados para tratar de negcios com total privacidade e conforto.

MBA Business Intelligence - 21BI

1. ITA PERSONNALIT

Porque s perfeito para ns, Quando perfeito pra voc.

MBA Business Intelligence - 21BI

2. PROPOSTA PERSONNALIT
Ita Personnalit um segmento do Banco Ita especializado em atendimento diferenciado:
Dirigido pessoas fsicas que necessitam de orientao financeira e atendimento personalizado

na administrao dos seus recursos.


Cada gerente administra uma limitada carteira de clientes e atua na anlise constante do relacionamento, oferecendo solues para suas necessidades mais especficas. Os clientes Ita Personnalit contam com produtos e servios exclusivos e uma rede independente de agncias, idealizadas para tratar de negcios com total conforto.

Coloca disposio, toda a convenincia do Ita, que inclui as agncias e Caixas Eletrnicos Ita
de todo pas, para realizar as operaes do dia-a-dia com agilidade e segurana.

MBA Business Intelligence - 21BI

3. SERVIOS PERSONNALIT Assessoria aos clientes:


Consultoria de Investimento nas agncias Personnalit. Consultoria On-Line. Investfone Consultoria por telefone. Personnalit News Net. Panorama de Mercado Financeiro. Notcias e Cotaes.

MBA Business Intelligence - 21BI

4. PRODUTOS PERSONNALIT

Fundos de Investimento:
Fundos de Renda Fixa e Varivel.
Multimercado Peformance Fix, Hedge, Moderado e Arrojado. Fundos Imobilirios. CBDs e Renda Fixa. Previdncia Privada VGBL e PGBL. Home Broker. Poupana.

MBA Business Intelligence - 21BI

5. ASPECTOS MACRO AMBIENTAIS


Legislao: Basilia I e II, Bacen, CVM, Febraban. Economia: Fuso de Bancos e Crise Financeira. Poltico: Alterao da moeda corrente, mudana do Governo Federal. Movimentos Sociais: Reclamao feita em mdias sociais (Twitter, Facebook) Natural Legal: Investir Projetos Auto Sustentveis (reduzir consumo de papis, disponibilizao do Extrato Bancrio Digital, reciclagem).

MBA Business Intelligence - 21BI

6. COMPETITIVIDADE
Foras Primrias: Atendimento personalizado, onde cada gerente administra uma limitada carteira de clientes e atua na anlise constante do relacionamento, oferecendo solues para suas necessidades mais especficas. Concorrentes: Bradesco Prime, Santander Van Gogh. Vantagem : preos, produtos e servios exclusivos que atendem necessidades especficas de cada cliente, tratando como se fosse nico e especial agregando valor na venda de produtos ou servios.

Alm disso, o cliente Personnalit tem sua disposio experincias exclusivas em Gastronomia, Entretenimento e Cultura, Viagem e Escolhas Perfeitas atravs da web site oferecendo brindes e descontos exclusivos.
Processos de Monitorao: Anlise de resultados com base rentabilidade, faturamento, boletins semanais com anlises do mercado, ndice de liquidez e mdias sociais.

MBA Business Intelligence - 21BI

7. FATORES CHAVE DE SUCESSO


Atendimento personalizado para determinado nmero de clientes. Gerente com carteira limitada oferecendo solues especficas. Servios e Produtos em agncias independentes. Consultorias de Investimentos. Notcias e Cotaes do Mercado Financeiro.

MBA Business Intelligence - 21BI

10

8. PRINCIPAIS CONCORRENTES

MBA Business Intelligence - 21BI

11

9. APLICAO DA INTELIGNCIA COMPETITIVA

Monitorar todo o macro ambiente, poltico , tecnolgico, econmico, social e o ambiente global, tentando prever as modificaes que podero ocorrer ao logo do tempo para serem competitivos no mercado em que atuam.

MBA Business Intelligence - 21BI

12

9. APLICAO DA INTELIGNCIA COMPETITIVA Escolha de uma aplicao financeira:

Qual a melhor aplicao financeira com o mesmo capital;


Tempo de Investimento x Retorno; Percentual de Impostos e Taxas Administrativas cobradas; Comparao do cenrio e opes com o concorrente; Informativos do mercado financeiro (taxa de juros, tendncias);

MBA Business Intelligence - 21BI

13

9. PROCESSO INTELIGNCIA COMPETITIVA


Objetivo Estratgico

Identificao da Informao Uso da Informao

Aquisio da Informao

Tratamento da Informao

Compartilhamento e distribuio da informao

MBA Business Intelligence - 21BI

14

9. OBJETIVO ESTRATGICO

Atendimento personalizado garantindo a satisfao dos cliente


Disponibilizar servios que atendam as necessidades dos clientes; Oferecer profissionais capacitados para atender e analisar as necessidades dos clientes;

Voltar

MBA Business Intelligence - 21BI

15

9. IDENTIFICAO DA INFORMAO

Titulo Informao Estrutura Contedo Relevncia Confiabilidade Resumo

Satisfao dos clientes ndice de satisfao do clientes Formal primria alta Confivel Indicie de satisfao realizada por pesquisa pela equipe de marketing da empresa aberto para identificar melhorias no processo de atendimento e garantir a satisfao dos clientes.

Descritores

Satisfao cliente

Voltar

MBA Business Intelligence - 21BI

16

9. AQUISIO DA INFORMAO

A aquisio da informao realizada de forma centralizada pela rea de marketing aos clientes internos, externos do banco juntamente com o PROCON, BACEN etc. Utilizada para medir a eficincia e qualidade de atendimento melhorando a imagem do banco com a reduzindo em 20% o ndice de reclamaes.
Voltar

MBA Business Intelligence - 21BI

17

9. TRATAMENTO DA INFORMAO

Classificao e diferenciao dos Clientes. Classificao e diferenciao de movimentaes feitas pelo cliente Elaborar analise e estudos sobre os clientes e investimentos

Aplicar processos de auditoria

Voltar

MBA Business Intelligence - 21BI

18

9. COMPARTILHAMENTO E DISTRIBUIO DA INFORMAO

Disponibilizar as informaes financeiras em todos os canais de informao onde o Cliente e colaborador possam ter acesso. Disponibilizar aos analistas as informaes que sero necessarias para que as analises e projees possam ser feitas Divulgar as melhorias e novidades que esto sendo disponiveis a clientes e funcionarios

Voltar

MBA Business Intelligence - 21BI

19

9. USO DA INFORMAO

Efetuar analise e projees onde o Cliente possa efetuar um invertimento ou movimentao financeira de acordo com o seu perfil e seu histrico.

Armazenar todos os historicos dos Clientes


Armazenar todos os historicos das informaes de fontes externas Elaborar estudos e processos que possam trazer opes de invertimento ao cliente.
Voltar

MBA Business Intelligence - 21BI

20

10. TABELA DE INDICADORES


Ttulo do indicador: Satisfao do Cliente
Sua finalidade demonstrar o percentual

Finalidade do Indicador: de satisfao dos clientes. Descrio do Indicador: Percentual de satisfao dos clientes Tipo: Simples Grupo: Frmula simples
=((quantidade de vendas de produto por cliente)) / quantidade de clientes pesquisados (N))

Frmula:

Comparativo: Meta
Polaridade: Maior Melhor Funo: Resultado Unidade de medida: % Responsvel pelo resultado/Desempenho: Diretoria Comercial Responsvel pelo lanamento: Diretoria Comercial

Periodicidade de lanamento: Mensal


Frmula de acumulao: Ultima posio

MBA Business Intelligence - 21BI

21

11. CONCLUSO
Conclu-se que o processo de inteligncia competitiva um processo constante de coleta de dados, tendncias de mercado, oportunidades, desenvolvimento estratgico e mapeamentos de riscos realizados atravs de metodologias cientificas com a finalidade de apoiar a tomada de deciso.

Para que isso ocorra de forma sustentvel, necessrio uma analise minuciosa para identificar quais informaes do ambiente podem afetar o processo e a estratgia da empresa.

No estudo apresentado, o segmento Personnalit aplica inteligncia competitiva utilizando


tcnicas, conceitos, ferramentas e monitorao do ambiente interno e externo, atravs de um canal dedicado agregando valor aos clientes em seus produtos e servios prestados, podendo se reinventar e estar sempre preparada a novos desafios.

MBA Business Intelligence - 21BI

22

You might also like