You are on page 1of 22

METODOLOGIA CIENTFICA

GRIFO
Grifo do prprio autor da citao: Perdeu-se ontem algum momento entre o nascer e o por do sol, duas horas douradas, cada uma adornada com sessenta minutos diamantinos. No se oferece nenhuma recompensa, porque se foram para sempre. (MANN, 1992, p. 12, grifo do autor). Grifo do autor do trabalho: Com o trabalho, a pessoa pode mostrar suas potencialidades e firmar-se como indivduo independente para criar novas situaes de vida. (JOURARD, 2000, p. 21, grifo nosso).

AULA 4

METODOLOGIA CIENTFICA

SISTEMA DE CHAMADA
1) Numrico: a fonte utilizada aparece em nota de rodap; A numerao das notas de rodap deve restringir-se s referncias bibliogrficas; Uso de asterisco (*): para explicar ou comentar uma ideia. Podemos usar: (1), [1], 1 (sobrescrito)

AULA 4

METODOLOGIA CIENTFICA

NOTAS DE RODAP
So aquelas que aparecem ao p das pginas em que so mencionadas.; Servem para abordar pontos que no devem ser includos no texto; Podem ser para: a) notas explicativas, que evitam explicaes longas dentro do texto, prejudiciais linha de argumentao; b) notas de referncia, que indicam as fontes consultadas ou remetem a outras obras.

AULA 4

METODOLOGIA CIENTFICA

EXEMPLO: SISTEMA NUMRICO


Segundo Fulano de Tal, se Beltrano cobrava impostos blbl bl.1

Segundo Fulano de Tal, se Beltrano cobrava impostos blbl bl. (1)

Segundo Fulano de Tal, se Beltrano cobrava impostos blbl bl.[1]


AULA 4

METODOLOGIA CIENTFICA

ORIENTAES
O nmero da nota de rodap fica aps o espao do pargrafo; As notas obedecem uma sequncia numrica e em algarismos arbicos (1,2,3,4...); As notas de rodap seguem a norma da ABNT;

AULA 4

METODOLOGIA CIENTFICA

EXEMPLO DO SISTEMA NUMRICO


Blblbl Blblbl Blblbl Blblbl Blblbl Blblbl Blblbl.8

_____
SANTOS, Milton. Por uma outra globalizao: do pensamento nico conscincia universal. 10. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2000. p.25
8

AULA 4

METODOLOGIA CIENTFICA

SISTEMA DE CHAMADA
2) Autor-data: consiste em indicar o sobrenome do autor ou instituio responsvel, seguido pelo ano da publicao da obra e pginas referenciadas, separados por vrgula e entre parnteses. Exemplos de citao direta: 1) Afirma Beltrano (1998, p. 81): bl blbl bl blbl bl bl bl bl. 2) Quando se trata de blbl bl bl (BELTRANO, 1998, p.81).
AULA 4

METODOLOGIA CIENTFICA

OBSERVAES
Citao direta (autor-data): Vieira (1990, p. 3) Citao indireta (autor-data): Vieira (1990) Para citar um autor:

Diretas: Souza (1998, p. 59) ou (SOUZA, 1998, p. 59) Indiretas: Souza (1998) ou (SOUZA, 1998)

AULA 4

METODOLOGIA CIENTFICA

OBSERVAES
Para citar dois autores: Diretas: Souza e Silva(1998, p. 59) ou (SOUZA ; SILVA, 1998, p. 59) Indiretas: Souza e Silva (1998) ou (SOUZA ; SILVA, 1998) Documentos de mesma autoria com anos diferentes: diferencia-se pelo ano de publicao.

Barroso (1999) Barroso (2000) Barroso(1999, 2000)


AULA 4

METODOLOGIA CIENTFICA

ALGUMAS EXPRESSES LATINAS


As expresses latinas so usadas no sistema numrico; A expresso apud poder ser usada nos dois sistemas; No se deve abusar do apud. ud! ? Ap ?? ? m!!! ??? Ide im s Pas ?

AULA 4

METODOLOGIA CIENTFICA

EXEMPLOS
Idem id. (o mesmo autor): Quando duas obras de um mesmo autor forem sequenciais. _________________ SILVA, Tomaz Tadeu da. Que produz e o que reproduz em educao: ensaios de sociologia da educao. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1992. p.121.

Id. Documentos de identidade: uma introduo s teorias do currculo. 2. ed. Belo Horizonte: Autntica, 2000. p. 305.

AULA 4

METODOLOGIA CIENTFICA

EXEMPLOS
Ibidem ou ibid. (na mesma obra): quando ocorre a citao da mesma obra do mesmo autor seqencialmente no texto. ________________ SILVA, Tomaz Tadeu da. Que produz e o que reproduz em educao: ensaios de sociologia da educao. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1992. p.121. Ibid., p.139.
AULA 4

METODOLOGIA CIENTFICA

EXEMPLOS
Opus citatum, opere citato ou op.cit. (obra citada): usar quando uma mesma obra aparecer mais de uma vez no texto, independente da sequncia das citaes. ______________________ 1 SILVA, Tomaz Tadeu da. Que produz e o que reproduz em educao: ensaios de sociologia da educao. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1992. p.121.
2

NEY, Joo Luiz. Pronturio de Redao Oficial. 15. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2000. p. 24. SILVA, op.cit., p. 151.
AULA 4

METODOLOGIA CIENTFICA

EXEMPLOS
Passim (aqui e ali, em diversas passagens): usar apenas quando h referncias a passagens, sem identificao.

_______________________ 1 SILVA, Tomaz Tadeu da. Que produz e o que reproduz em educao: ensaios de sociologia da educao. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1992, passim.
AULA 4

METODOLOGIA CIENTFICA

Exemplos
Cf. (confira, conforme): usa-se para recomendar a consulta a notas do mesmo trabalho ou obra de outros autores.

__________________ 1 Cf. SILVA,1992.

AULA 4

METODOLOGIA CIENTFICA

EXERCCIOS DE FIXAO
1. Leia atentamente a citao abaixo e explique a importncia da leitura para o trabalho cientfico.
Ler uma iniciao ao pensamento; ler significa retomar por nossa prpria conta o pensamento j pensado por outros; ler um texto repens-lo, e repensar pensar. (FOLSCHEID, D. Metodologia filosfica. So Paulo: Martins Fontes, 2006, p. 9-10.)

2. Explique o que podemos entender por fichamento bibliogrfico e como este procedimento difere do fichamento de leitura.

AULA 4

METODOLOGIA CIENTFICA

EXERCCIOS DE FIXAO
3. Observe a citao do exerccio anterior e organize-a no sistema de chamada numrico. Preencha as lacunas com as siglas corretas: passim, idem, ibidem, op. cit. e cf. a) Quando ocorre a citao da mesma obra, do mesmo autor, sequencialmente no texto, devemos usar a expresso latina ______. a) Usamos a expresso latina _______quando duas obras de um mesmo autor forem sequenciais nas referncias.

AULA 4

METODOLOGIA CIENTFICA

EXERCCIOS DE FIXAO
c) _______ uma expresso latina que deve ser usada sempre que h referncias a passagens, sem identificao. d) Quando uma mesma obra aparecer mais de uma vez no texto, independente da sequncia das citaes devemos inserir a expresso ________.

AULA 4

METODOLOGIA CIENTFICA

EXERCCIOS DE FIXAO
4. Observe atentamente um trecho do livro Discretas Esperanas de Olgria Matos (2006, p.52) e responda: a) Que tipo de citao a autora apresenta em seu texto? b) Segundo as regras da ABNT, o que significa o uso do (...)? A modernidade cientfica, como a do mercado, no pergunta para onde se encaminha; se persegue fins justos e desejveis; se dirige para emancipao ou destruio da humanidade. Escrevem Horkheimer e Adorno:

AULA 4

METODOLOGIA CIENTFICA

EXERCCIOS DE FIXAO
O saber que poder no conhece nenhuma barreira, nem na escravizao das criaturas nem em sua fcil aquiescncia aos senhores do mundo. (...) Est a servio de todos os fins da economia burguesa na fbrica e no campo de batalha. (ADORNO; HORKHEIMER, 1986, p. 8)

AULA 4

METODOLOGIA CIENTFICA

REFERNCIAS
ECO, Umberto. Como se faz uma tese. So Paulo: Perspectiva, 1994. HUHNE, L.M. Metodologia cientfica. 7. ed. Rio de Janeiro: Agir, 2000. FOLSCHEID, D. Metodologia filosfica. So Paulo: Martins Fontes, 2006. KOYR, A. Estudos de histria do pensamento cientfico. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 1982. LAKATOS, E. M. MARCONI, M. Metodologia do trabalho cientfico. SP: Atlas, 1992.
AULA 4

METODOLOGIA CIENTFICA

REFERNCIAS
PATACO, Vera Lucia P. Metodologia para trabalhos acadmicos e normas de apresentao grfica. Rio de Janeiro: LTC, 2008. KOYR, A. Estudos de histria do pensamento cientfico. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 1982.

AULA 4

You might also like