You are on page 1of 12

NAPOLEO BONAPARTE

Andr Fonseca
HGP 6 1 - n1 2011/2012

Nome: Napoleone di Buonaparte Data de Nascimento: 15 de Agosto de 1769

Filiao:
Me:
Maria Letcia Ramolino Nasceu a 24 de Agosto de 1750 Casou aos 14 anos com Carlo Buonaparte

Pai:
Carlo Maria Buonaparte Nasceu a 29 de Maro de 1746 Jurista

Terra Natal:
Ajaccio
cidade francesa situada na regio da Crsega est localizada na costa oeste da ilha da Crsega

A sua Vida...
Aos 10 anos foi enviado, pelos seus pais, para Frana, para estudar numa escola militar;

Aos 19 anos de idade ascendeu (subiu; foi promovido) ao posto de Tenente;

Aos 27 anos tornou-se General (oficial das foras armadas); foi o lder das tropas que lutaram contra os italianos e os austracos;
Foi responsvel por uma grande reforma politica em Frana, onde permaneceu no poder durante 15 anos; Em 1799 aplicou o conhecido Golpe 18 de Brumrio , derrubando os governantes do pais e dando inicio a um novo perodo na histria francesa: a Era Napolenica; Em 1804, Napoleo tornou-se imperador, implementando novas leis; Em 1812 foi derrotado na Rssia; Exilou-se (exilado=expatriado, desterrado) na ilha de Elba; Em 1815 regressou a Frana e iniciou o chamado Governo de Cem Dias; Foi derrotado pelos ingleses na Batalha de Waterloo; Voltou ao exilio mas, desta vez, na ilha de santa Helena; Morreu em 1821.
4

Napoleo Bonaparte em Portugal


A vinda de Napoleo para terras portuguesas O principal objetivo de Napoleo, enquanto governante em Frana, era roubar a Inglaterra todo o poder e influncias conquistados a nvel internacional. Portugal era um dos aliados (formou uma aliana; era cmplice) de Inglaterra. Aps ter fracassado, quando tentou invadir Inglaterra, Napoleo decretou o Bloqueio Continental (impedia que os navios Ingleses entrassem nos portos dos pases dominados pelo imprio francs. O objetivo do bloqueio era atingir a economia britnica).

Espanha, por sua vez, aliou-se (juntou-se; uniu-se) a Frana para, em conjunto, invadirem Portugal e dividirem o nosso pas entre si.
Em 1807 Napoleo leva para Baiona (em Espanha) as suas tropas com a inteno de invadir Portugal.

Localizao de Baiona

Napoleo Bonaparte em Portugal


A vinda de Napoleo para terras portuguesas Mas antes da invaso, ainda tentaram convencer Portugal a juntar-se a eles no Bloqueio Continental. As exigncias propostas eram: - fechar os portos navegao britnica - o sequestro (apoderarem-se violentamente) de todos os bens ingleses existentes em Portugal - a priso dos ingleses a residir (a viver) em Portugal. Esta situao foi muito ingrata para Portugal: era decidir entre o corte de relaes com Inglaterra ou a invaso pelas tropas francesas, difceis de vencer. Como o rei de Portugal (D. Joo VI) no se decidia, Napoleo ordenou a entrada de mais tropas em Espanha (ao todo, cerca de 100 mil soldados franceses). Nessa altura, Napoleo traiu o pacto feito com o rei de Espanha (Carlos IV), obrigando-o a ele e ao seu filho a assinar um documento no qual resignavam (desistiam; abdicavam) ao trono em benefcio de si prprio (Napoleo). Em 1808 nomeia o seu irmo, Jos Bonaparte, rei de Espanha. Carlos IV - Espanha
6

D. Joo VI Portugal

Napoleo Bonaparte em Portugal


As invases francesas / a guerra peninsular

A 1 invaso francesa
Motivos: Imposio do Bloqueio Continental por Napoleo Expanso francesa

Em 1807 o governo portugus responde a Napoleo dizendo que vai cumprir com o Bloqueio Continental.
Junot

Mas antes, Portugal assinou uma conveno secreta com Inglaterra para garantir a fuga da famlia real portuguesa e do governo para o Brasil cerca de 15 mil pessoas deixam Portugal protegidos pelas embarcaes britnicas, rumo ao Brasil.

Em Novembro de 1807, d-se a invaso do territrio portugus pelas tropas francesas.

Napoleo Bonaparte em Portugal


As invases francesas / a guerra peninsular

A 1 invaso francesa
Em Novembro de 1807, d-se a invaso do territrio portugus pelas tropas francesas. Em 1808 Arthur Wellesley, mais tarde duque de Wellington, concentrou a defesa de Portugal nas Linhas de Torres, obtendo vrias vitrias sobre os franceses. Foi ele quem tomou o comando na Guerra Peninsular. Enquanto isso, as tropas espanholas desgastavam o exrcito francs, obrigando Napoleo a manter um grande exrcito em Espanha.

Em 30 de Agosto de 1808 foi assinada a Conveno de Sintra, aps as sucessivas derrotas do exrcito francs nas batalhas da Rolia e do Vimeiro ficou acordada (entre franceses e ingleses) a forma como as tropas francesas sairiam de Portugal. Com este acordo os franceses saram de Portugal, levando consigo armas e bagagens e ainda bens saqueados em Portugal. Um ano mais tarde, os franceses voltaram a invadir Portugal.

Napoleo Bonaparte em Portugal


As invases francesas / a guerra peninsular

A 2 invaso francesa

Os ingleses, aps as vitrias contra o exrcito francs, em territrio portugus, decidem ajudar os espanhis. Espanha estava a ser governada pelo irmo de Napoleo, Jos Bonaparte. Contudo, foram derrotados na Corunha e deixam a fronteira desprotegida.

Soult

Em Maro de 1809, os franceses entram novamente em Portugal. Em 12 de Maio, e mais uma vez, as tropas Luso-Britnicas comandadas por Wellesley acabam por vencer as tropas francesas, reconquistando o territrio portugus.

Napoleo Bonaparte em Portugal


As invases francesas / a guerra peninsular

A 3 invaso francesa

Linhas de Torres: Fortificaes defensivas; objetivos: impedir as invases e facilitar o embarque em segurana (em caso de derrota).

Massena

A 3. invaso francesa sobre o territrio portugus teve incio em 1810, sob o comando do Marechal Andr Massna. Os franceses entraram em Portugal atravs de Almeida, no Nordeste Portugus, em direo a Lisboa. As tropas francesas foram confrontadas pelas foras portuguesas e inglesas, na Batalha do Buaco. Mais tarde, os franceses voltam a entrar em Portugal, com um exrcito mais numeroso e rumam a Lisboa. S que Wellesley j tinha ordenado a construo defensiva da Linha das Torres e os franceses acabaram por ser derrotados. Retiraram-se no dia 15 de Outubro de 1810. 10

Almeida

Napoleo Bonaparte em Portugal


O Fim da Guerra Peninsular

1. Portugal, Espanha e Inglaterra uniram esforos e a unio das trs naes somou vitria atrs de vitria, terminando a Guerra Peninsular na Batalha de Toulouse a 10 de Abril de 1814.

2. As invases francesas atingiram e prejudicaram Portugal e Espanha (pases onde decorreram grande parte das batalhas), quando o interesse dos franceses era, sobretudo, atingir Inglaterra. 3. Por seu lado, Inglaterra reforou a sua posio como potncia mundial.

4. A Guerra Peninsular, ficou assim conhecida por ter unido a Pennsula Ibrica contra os franceses.

11

Consideraes Finais
Quem coordenou sempre as invases foi Napoleo Bonaparte.

Os franceses s deixaram a pennsula ibrica em 1814. O nome do general Napoleo Bonaparte marcou a histria de Portugal

porque o nosso pais serviu de campo de batalha .

12

You might also like