You are on page 1of 28

Ressonncia Magntica na Esquizofrenia

Um estudo Morfometrico

Equipe
Manuel Thiago Cancio Thiago Cardoso Paula Lus Luciano Marcia

Entendendo a esquizofrenia Parte 1

Entendendo a esquizofrenia Parte 2

Introduo
O manual de diagnostico e estudos de distrbios mentais da associao psiquitrica Americana define, como caracterstica principais da esquizofrenia a presena de sintomas psicticos peculiares na fase ativa da doena e funcionamento abaixo do nivel mais alto previamente atingido.

Continuao
Grande numero de trabalhos foi publicada atravs de anatomia patolgica descrevendo alteraes do encfalo de cadveres de indivduos esquizofrnico, esses cadveres eles so submetidos a uma autopsia. A tomografia computadorizada ela trouxe um novo impulso a pesquisa das alteraes anatmicas em esquizofrenia por permitir o estudo in vivo no invasivo do encfalo e dos espaos preenchidos por lquidos cefalicoraquiano.

Continuao
J a ressonncia magntica ela trouxe uma revoluo no estudo da esquizofrenia por fazer o estudo in vivo do encfalo, por ter oportunidade de realizar cortes em qualquer orientao desejada e a excelente diferenciao entre as substancias brancas e cinza proporcionando a ressonncia a capacidade de se gerar imagens do encfalo com uma riqueza de detalhes inigualada por outros mtodos aproximando se de um corte de peca anatmica

Figura 1 - Imagem cerebral (corte transversal) obtida em um voluntrio normal pela tcnica de ressonncia magntica estrutural. Imagens pesadas em T1 foram segmentadas em 4 compartimentos, representando respectivamente (da esquerda para a direita): substncia cinzenta, substncia branca, lquido cfalo-raquidiano e crnio/escalpo A anatomia estrutural e funcional da esquizofrenia: achados de europatologia e neuroimagem Geraldo Busatto Filho Departamento de Psiquiatria

, FMUSP

Nueroimagem estrutural
Na dcada de 70 eram feitos estudos atravs de tomografia computadorizada de crnio comparando pacientes com esquizofrenia e pacientes voluntrios normais, mostravam aumentos significativos de ventrculos laterais cerca de 20-25% do pacientes e alagamento dos sulcos corticais em 10-15% dos casos. A partir da dcada de 80 foi possvel o estudo com tcnicas de ressonncia magntica que propicia uma maior resoluo espacial e uma melhor diferenciao entre substancias cinza e branca e dispensa o uso de radiao ionizante.

Neuroimagem patologia
Desde a dcada de 80, estudos morfometicos quantitativos tem mostrado anormalidades nos crebros de alguns pacientes esquizofrnicos, incluindo diminuies globais de volume /peso e redues localizadas em reas temporais e frontais.

Continuao
Se as aplicaes clinicas das tcnicas neuroradiologicas na esquizofrenia so limitadas, por outro lado notvel o peso dado aos achados da neuro patologia e neuroimagem nas formulaes contempornea sobre a etiologia da doena. H informaes de que a esquizofrenia resultaria direta e unicamente de um processo de degenerao cerebral so hoje pouco considerada fundamentalmente pela ausncia de glicose nas analise histolgicas.

Estudos futuros
Ento a ressonncia tem sido um instrumento validos no estudo da patognese e fisiopatologia da esquizofrenia. A ressonncia tem uma capacidade de medir regies do crebro por meio de uma abordagem in vivo, no invasiva que permitiu o estudo de pacientes esquizofrnicos crnicos como nunca tratados em primeiro episdios de seus descendentes . Existem regies do crebro que pode estar sendo alterado na esquizofrenia, por exemplo reduo do volume do crtex pre frontal gnglios da base e pode existir uma atividade cortico-estriado-talamico-cerebelar anormal na esquizofrenia.

Material e mtodos
Os pacientes foram selecionados do centro de processamento de pesquisa psiquitrica ambulatorial da universidade da Califrnia San Diego, todos os pacientes satisfazia os critrios de esquizofrenia. Os pacientes que foram excludo foram os que tinham historia de doena neurolgica ou outra citologia incluindo perda de conscincia significativa

Continuao
Foram submetidos a estudo cerca de 33 pacientes crnicos e 21 indivduos normais a exames de ressonncia magntica em aparelho de 1,5 T, sendo realizadas imagens ponderadas T2 nos planos axiais e coronal, primeiro e segundo eco, com tempo de repetio de 2000 ms, e tempos de eco 25 e 70 ms.

Resultado
O grupo controle foi constitudo por cinco mulheres e 16 homens e o grupo de pacientes , e o grupo de pacientes esquizofrnicos constitudo de 12 mulheres e 21 homens , no havendo diferena significativa na composio dos grupos quanto ao sexo, quanto a idade o grupo mostrou uma idade media de 32,4 anos e desvio padro de 6,7 anos, e o grupo de esquizofrenia 30,7 anos e desvio padro de 7,8 anos no havendo diferena quando ao grupo nas medias de idade.

Figura 1. Imagem de ressonncia magntica, corte coronal, aps processamento em computador por programa de segmentao semi-automtica. Os pixels esto segmentados em substncia branca, cinzenta e lquido cefalorraquiano. O operador traa uma regio de interesse em torno do putmen direito, com o auxlio de um cursor em forma de cruz.

Figura 2. Corte coronal posterior ao da Figura 1, aps a medida da rea do complexo amgdala-hipocampo e crtex do giro para-hipocampal, bilateralmente.

Continuao
Observou que o volume intercraniano foi semelhante nos dois grupos estudados, ao passo que o volume do liquido cefalorraquiano total, ventricular e subaracnidea foram maiores nos pacientes esquizofrnicos indicando uma reduo volumtrica esquizofrnica nestes pacientes com consequente aumento dos espaos liquoricos.

Discusso
H dcadas tenta se encontrar um substrato anatmico para as patologias psiquitricas, especialmente a esquizofrenia. Vrios estudos de anatomia patolgica encontraram alteraes no encfalo de esquizofrnicos principalmente relacionada a atrofia cortical e dilatao ventricular. Com o avano dos estudos pode se realizar mtodos atravs de aquisio de imagens in vivo das possveis alteraes morfolgicas do encfalo dos esquizofrnicos.

Continuao
A utilizao clinica da ressonncia magntica permite um grande avano na avaliao in vivo e de modo no invasivo dos aspectos neuroanatomicos de pacientes com patologias psiquitricas. Desde a dcada de 80 passou a ser utilizada para estudos psiquitricos devido a sua capacidade de corte em diversos planos, com uma resoluo muito alta e com capacidade de caracterizao muito superior a outros mtodos.

Continuao
Os estudos mostram o aumento do liquido cefalorraquidiano, e tambm o aumento do volume dos ventrculos bem como aumento do volume do espao subaracnoide. Os achados mostra em concordncia o aumento do volume do liquido cefalorraquidiano e o aumento do sistema ventricular provavelmente atrofia cortical e aumento global do liquido cefalorraquidiano intracraniano. Estas observaes leva a crer que existe a diminuio do volume do encfalo dos esquizofrnicos em alguma faze da sua evoluo comparados aos indivduos controlados.

Concluso
Conclui-se que existem alteraes morfolgicas de estruturas intracranianas em esquizofrnicos crnicos, quando comparados a indivduos normais detectveis por meio de analise morfometria de imagens de ressonncia magntica.

Referencias Bibliogrficas
Rice DP. The economic impact of schizophrenia. J Clin Psychiatry 1999;60(1):46. www.scielo.br/pdf/rbp/v23s1/5564.pdf www.scielo.br/pdf/rb/v34n3/11263.pdf

OBRIGAD O

You might also like