You are on page 1of 38

Neurbica

Prof. Joo Oliveira

NEURBICA
A Neurbica baseia-se em slidos princpios cientficos. uma sntese extraordinria de descobertas substanciais sobre o crebro, proporcionando uma estratgia concreta para mant-lo apto e flexvel medida que voc envelhece. (KATZ, 2000, p. 9)

NEURBICA
Baseada em recentes descobertas da cincia do crebro, a Neurbica uma nova forma de exerccio cerebral projetada para manter o crebro gil e saudvel [...] Aes que criam novos e diferentes padres de atividades dos neurnios em seu crebro: assim que a Neurbica funciona. (KATZ, 2000, p. 11)

NEURBICA
As pesquisas do crebro mais recentes apontam para novos mtodos que podem ser incorporados s atividades dirias a fim de desenvolver e manter as conexes cerebrais. Ao adotar essas estratgias, voc pode at aumentar a capacidade do seu crebro de lidar com declnios na agilidade mental. (KATZ, 2000, p. 14)

NEURBICA
Ao contrrio da crena popular, o declnio mental que a maioria das pessoas experimenta no decorrente da morte constante de clulas nervosas. Em vez disso, resulta em geral da reduo do nmero e complexidade dos dendritos, que so prolongamentos ramificados das clulas nervosas, formando a base da memria.

NEURBICA
Os dendritos recebem as informaes atravs de conexes chamadas sinapses. Se as conexes no esto ligadas direito os dendritos podem atrofiar. Isso reduz a capacidade do crebro de incluir novas informaes na memria, alm de dificultar a recuperao de informaes antigas.

NEURBICA
Durante muito tempo pensou-se que os dendritos s podiam crescer no crebro de crianas, mas trabalhos recentes comprovaram que neurnios velhos podem desenvolver dendritos para compensar as perdas. Apesar de envelhecer, o crebro continua a possuir uma capacidade extraordinria de crescer, adaptar e mudar padres de conexes.

NEURBICA
Conexes funcionais podem se expandir ou se retrair como resultado da utilizao das nossas vias sensoriais. Assim como os exerccios fsicos ajudam a manter sua forma fsica, a Neurbica pode ajud-lo a melhorar sua capacidade mental. Portanto, a palavra Neurbica uma aluso deliberada ao exerccio fsico.

NEURBICA
Os exerccios neurbicos oferecem ao crebro experincias fora da rotina ou inesperadas, usando vrias combinaes de seus sentidos tato, viso, audio, paladar e olfato alm do sentido emocional. A neurbica estimula padres de atividade neuronal que cria mais conexes entre diferentes reas do crebro e faz com as clulas nervosas produzam nutrientes naturais do crebro (neurotrofinas) que podem aumentar de maneira considervel o tamanho e complexidade dos dendritos das clulas nervosas.

NEURBICA
A neurbica se difere dos outros tipos de exerccios para o crebro ou memria, que em geral envolvem quebra-cabeas, palavras-cruzadas, exerccios de memria e vrias espcies de testes. O diferencial da Neurbica consiste em exerccios que usam os cinco sentidos de novas maneiras, a fim de aumentar o impulso natural do crebro para formar associaes entre diferentes tipos de informaes. As associaes (juntar um nome a um rosto, ou um aroma a um alimento, por exemplo) so os blocos que constroem a memria e a base da maneira como aprendemos. Criar deliberadamente novos padres associativos uma parte fundamental do programa da Neurbica.

NEURBICA
Ao sofrer um acidente de carro, uma jovem sente o cheiro de eucalipto, pois o acidente ocorreu num lugar onde havia muitas rvores de eucalipto. J recuperada fisicamente, aps 4 meses, ela sente o cheiro de eucalipto, tem uma sensao ruim e se lembra do acidente. A partir de ento, ela passa a no gostar do cheiro de eucalipto.

NEURBICA
Um jovem vai ao enterro de um ente querido e as pessoas tocam no seu ombro esquerdo e falam: meus psames. Muito tempo depois ele relata que se sente angustiado e triste quando algum toca no seu ombro esquerdo, mesmo que seja uma amigo o cumprimentado e que no sabe o motivo, por isso tem evitado ser tocado pelas pessoas.

NEURBICA
Todas essas associaes nos mostram como o crebro funciona. Aprendemos atravs das associaes. Mas como utilizar o recurso das associaes a nosso favor???

NEURBICA
Se as associaes tem como base a experincia sensorial e emocional, podemos nos programar para fazer boas associaes, que nos auxiliem em nossos projetos de vida. Fazer novas associaes, novas conexes cerebrais, a proposta da neurbica.

NEURBICA
Algumas dicas: Faa um novo caminho para ir para o trabalho ou voltar para a casa. Escove os dentes com a outra mo Oua uma msica que voc nunca ouviu Experimente vendar os olhos e andar pela sua casa utilizando apenas os outros sentidos. Use sua criatividade e experimente realizar coisas que voc nunca realizou antes.

NEURBICA
Aprenda um instrumento musical Amplie suas capacidades cognitivas: associe a leitura a cheiros ou sons; faa conexes entre o que precisa se lembrar e o tato; programese antes de dormir.

NEURBICA
A vida cotidiana a academia da Neurbica cerebral. Ela exige que voc faa duas coisas que pode estar negligenciando em seu estilo de vida: experimentar o inesperado e mobilizar a ajuda de todos os seus sentidos ao longo do dia.

NEURBICA
Quando um conhecimento importante e queremos guard-lo importante fazer boas associaes para o momento de recuper-lo. Quando isso ocorre, basta utilizar nossos recursos internos na hora da recuperao. Um dos fatores que ocasionam o famoso branco na hora de uma avaliao ou situao em que nosso conhecimento colocado prova justamente o nervosismo. Quando voc consegue acreditar que tudo o que voc estudou (com associaes) est no seu crebro, voc cria uma atmosfera mais favorvel para o seu sistema nervoso recuperar a informao necessria.

NEURBICA
Portanto, ficar nervoso na hora de uma prova, realmente atrapalha a recuperao da informao. necessrio solicitar a informao e deixar o crebro fazer seu trabalho. Se voc associou a informao ao seu corpo (ancoragem), pode tocar a parte associada- de olhos fechados- para recuperar mais rapidamente a informao desejada.

NEURBICA
Tente uma destas tcnicas: Associe as informaes a nmeros e por etapas. Ex: escolha uma palavra que represente a ideia central da primeira parte do texto e associe ao nmero 1 e, assim por diante. Associe palavras chave a partes do corpo. Ex: coloque uma palavra em cada dedo da mo. Invente uma histria muito louca com elementos importantes do texto estudado.

NEURBICA
Estude falando alto na frente do espelho, como se estivesse representando um papel numa pea de teatro. Escolha uma msica que voc goste muito e mude a letra, colocando elementos do texto estudado. Associe o texto com cheiros, sons ou gostos. Invente uma piada com o texto.

NEURBICA
Imagine o seu bicho de estimao falando com voc sobre o texto. Faa um esquema do texto com as coisas mais importantes. Faa um pequeno resumo. Acredite no seu crebro. Na hora de recuperar a informao, acredite no potencial do seu crebro. Geralmente a primeira resposta que vem mente a resposta certa, mas temos a tendncia de duvidar de nossas capacidades e acabamos por optar por outra resposta que no a primeira e, quando vamos conferir o resultado, vemos que erramos por no acreditar na resposta imediata que o nosso crebro nos deu.

NEURBICA
Voc estar tambm criando nas seguintes situaes: Combinar letras para inventar uma palavra; Combinar duas ou mais imagens para formar uma nova (imagine um jacar comendo um tomate); Segmentar uma imagem em formas novas ou de uma forma nova (imagine um tringulo azul e separe-o em lados e interior);

NEURBICA
Distorcer uma imagem (imagine seus olhos inchando e saindo das rbitas oculares); Ver uma imagem sob outra perspectiva, um diferente "ngulo de cmera" (imagine suas orelhas crescendo para cima e depois para os lados); Combinar algumas notas musicais para formar uma melodia nunca antes ouvida; Combinar palavras para formar uma nova frase. Imaginar a si mesmo executando comportamentos novos.

NEURBICA
O CREBRO TEM FOME DE NOVIDADE O crebro humano est preparado, em termos de evoluo, para procurar e reagir ao que inesperado ou inusitado, como novas informaes absolutamente inditas vindas do mundo exterior. o que estimula o crebro. Mas no basta estimular o crebro, pois se voc estimular o seu crebro sempre da mesma maneira, o estmulo perder seu valor e cair na rotina.

NEURBICA
A Neurbica no passiva nem rotineira. Ela usa os sentidos de maneiras diferentes a fim de romper as rotinas cotidianas. As associaes formadas pelos sentidos e pelas emoes podem ser sempre reforadas, formando conexes duradouras ou no. Quando o crebro tem uma associao duradoura, a pessoa tende a ter sempre os mesmos pensamentos e comportamentos, mesmo que isso a prejudique.

NEURBICA
O sistema olfativo o nico sentido que tem conexes diretas com o crtex, o hipocampo e outras partes do sistema lmbico envolvidas no processamento de emoes e armazenamento de memrias. por isso que aromas como o de po fresco ou de uma flor, um tempero ou perfume determinado, podem desencadear reaes emocionais que estimulam a memria , fazendonos lembrar de eventos relacionados com eles.

NEURBICA
Uma pessoa pode fazer a si mesma feliz, ou miseravelmente infeliz, independentemente do que est acontecendo fora, apenas mudando os contedos da sua conscincia.

NEURBICA
Exerccio: Leia a frase abaixo e contabilize as letras do alfabeto e veja qual delas est ausente: Quando visitei Washington cumprimentei os senhores Maxy Jacobo Zoky, que naqueles dias tinham um negcio de chapas e chaves.

A letra F no consta nesta frase

NEURBICA
Exerccio:

Escrever 10 palavras que contenham 5 vogais

NEURBICA
Exemplos de respostas possveis: Averiguo, computveis, equivocar, republicano, ajeitou, comunicasse, feudalismo, eucalipto, estudiosa e subvencionar.

NEURBICA
Exerccio: Aqui tem 10 frases em que esto ocultos nomes de homens ou mulheres, por exemplo na frase caminhando rapidamente, escapou da chuva o nome escondido Dora. 1) A menina cujo semblante parecia triste. 2) Que este seja seu lema: ria e sorria para alegrar a vida.

NEURBICA
3) Se no pagas, partirs para outros lugares distantes. 4) Ocorre muita chuva nessa regio. 5) este o erro que cometeu. 6) Quando vi a confuso, corri tambm. 7) Entrar no mar custou-lhe a vida. 8) A tropa, bloqueada, no conseguiu escapar. 9) Fabricar mensagens no era precisamente o seu forte. 10) Coma teus doces, que eu como os meus.

NEURBICA
Respostas 1) Jos 2) Maria 3) Gaspar 4) Vanessa 5) Roque 6) Rita 7) Marcus 8) Pablo 9) Carmen 10) Mateus

NEURBICA
Exerccio:

Origami copo, barco, avio, chapu, outros.

NEURBICA
Exerccio:

Fazer um desenho com a mo no dominante

NEURBICA
Exerccio: Fazer desenho espelhado usando as duas mos simultaneamente

You might also like