You are on page 1of 36

ESTILO ABNT

NORMAS ABNT
A associao Brasileiraa de Normas Tcnicas (ABNT) estabelece os princpios gerais para a elaborao de trabalhos acadmicos (monografias, dissertaes, teses), visando sua apresentao Instituio (banca) para obter a titulao desejada.
2

FORMATAO ABNT
Arial ou Times New Roman, tamanho 12. Espaamento de 1,5 entre as linhas
OBS: Nas citaes com mais de trs linhas, notas de rodap, paginao e legendas, o tamanho da fonte deve ser 10, com espaamento simples. Margens:
Esquerda: 3,0 cm Direita: 2,0 cm Superior: 3,0 cm Inferior: 2,0 cm

TAB: 1,25 cm
3

Ttulos e subttulos
Sees primrias: MAISCULA e negrito: EX: INTRODUO; MTODO; CONCLUSO Dois espaos de 1,5 antes e depois Sees secundrias: Estilo Normal e negrito. Mesmo espaamento das sees secundrias EX: 1. MTODO 4 1.1. Participantes

Formatao ABNT
Alinhamento corpo do texto: justificado Alinhamento nas referncias: esquerda (espao simples). Cada referncia separada por dois espaos simples Impresso papel A4, cor preta. Ex: exemplo ABNT
5

CITAO DIRETA
Texto de at trs linhas deve ser incorporada ao pargrafo entre aspas duplas, mesmo que compreenda mais de um pargrafo. As aspas simples so utilizadas para indicar citao no interior da citao.

Mais de trs linhas:


O tamanho da fonte deve ser 10, com espaamento simples.

CITAO INDIRETA
o texto baseado na obra de autor consultado, em que so reproduzidas as ideias ou informaes do texto original. No usa as palavras do prprio autor. No precisa usar aspas e a indicao da pgina consultada opcional. Na prtica a maioria dos pesquisadores no indica a pgina

EX: No estudo de Nunes (2012), foi observado que Existe muita discordncia em torno do tema aborto (FULANO, 1987; BELTRANO, 1995).

CITAO DE CITAO
Transcrio de um texto ao qual no se teve acesso. Ou seja L-se que um determinado autor disse, mas no se l diretamente o autor. DEVE-SE EVITAR ESTE TIPO DE CITAO. No caso em que for muito necessrio (citao importantissima, a cuja obra ou artigo no se teve acesso direto), deve-se: Citar o autor do trabalho original, no consultado, a data seguida da expresso apud (citado por), sobrenome do autor consultado e data. EX: Segundo Jenkins (1964 apud TIHOHOD, 1993),.. __________________________ JENKINS, W. R. A rapid centrifugal-flotation technique for separating nematodes from spoil. Plant Disease Reporter, v 48, p.692, 1964. 9

APRESENTAO DE AUTORES NO TEXTO-ABNT

UM AUTOR Pelo sobrenome de cada autor ou pelo nome da entidade responsvel, seguido(s) da data de publicao do documento, separados por vrgula e entre parnteses

A famlia propicia o desenvolvimento psquico e a aprendizagem da interao social, a partir da transmisso de valores ticos, estticos, religiosos e culturais (OSRIO, 1997). A afetividade e o conflito existente dentro da famlia foram definidos por Teodoro (2006). Ou
Teodoro (2006) define a afetividade e o conflito dentro da famlia
10

DOIS AUTORES Os sobrenomes dos autores entre parnteses devem ser separados por ponto e vrgula (;). Quando citados fora de parnteses devem ser separados pela letra e.
O abuso sexual intrafamiliar tem sido investigado sob diferentes aspectos e a famlia vem se tornando um importante objeto de estudo para a compreenso do fenmeno e para subsidiar intervenes que ajudem a minimizar os problemas decorrentes (CECIL; MATSON, 2001; COHEN; MANNARINO, 2000; KELLOGG; MENARD, 2003).
Cecil e Matson (2001) investigaram o abuso sexual intrafamiliar
11

TRS AUTORES Os sobrenomes dos autores citados entre parnteses devem ser separados por ponto e vrgula (;). Quando citados fora de parnteses, os autores devem ser separados por vrgula (,) sendo o ltimo separado pela letra e.
Estudiosos dos problemas comportamentais tm proposto modelos desenvolvimentais que explicam a etiologia e o curso destes problemas (PATTERSON; DEBARYSHE; RAMSEY, 1990; RUBIN; COPLAN; BOWKER, 2009) Rubin, Coplan e Bowker (2009) propem modelos desenvolvimentais que explicam a etiologia e o curso dos problemas de comportamento
12

Quatro ou mais autores- ABNT


Indicar o sobrenome do primeiro autor seguido da expresso latina et al., sem itlico. o abuso sexual tem atingido historicamente uma prevalncia maior entre meninas do que entre meninos (KRISTENSEN et al., 1999

Se duas referncias, com 6 ou mais autores, ficarem idnticas quando resumidas, citar o sobrenome dos primeiros autores e de tantos autores quantos forem necessrios, para diferenciar as duas referncias, seguidos de et al.

13

MODELOS DE REFERNCIAS ABNT


Livros, folhetos, guias, catlogos, flderes, dicionrios e trabalhos acadmicos.

UM AUTOR

14

Dois autores

Trs autores

Quatro ou mais autores


15

Autor entidade (Entidades coletivas, governamentais, pblicas, particulares etc.)

Trabalhos acadmicos

16

Parte de Monografia Captulo de livro, verbete de dicionrios


Autor distinto da obra no todo

Mesmo autor da obra no todo

Seis traos

17

Peridicos- ABNT
Artigo de revista

Artigo de Jornal

Artigo no Prelo
18

Publicaes peridicas em meio eletrnico

19

ESTILO APA-

Metodologia Cientfica Profa Sandra Nunes


20

FORMATO APA QUINTA EDIO


Fonte 12 (Times Roman) Espao duplo (ttulos, texto, referncias ) Preferencialmente no infinitivo (considera-se) ou na terceira pessoa (os autores consideram). No empregar primeira pessoal (singular ou plural) Margens: direita, superior e inferior (2,5 cm) e esquerda (3 cm)

21

CITAO DIRETA

Menos de 40 palavras: incorporada ao texto colocando-a entre aspas duplas ( ). Usar aspas simples ( ) dentro de aspas duplas para isolar o material que na fonte original estava includo entre aspas duplas. Colocar sinais de pontuao entre aspas apenas se estiverem contidos no original. Se, no texto citado, houver erro de ortografia, pontuao ou gramtica, inserir a expresso sic entre colchetes e em itlico imediatamente aps o erro. Para incluir explicaes numa citao original, usar colchetes. Exemplos:

22

CITAO DIRETA (continuao)

40 ou mais palavras devem ser digitadas num bloco independente, omitindo as aspas (deve ser iniciada em uma nova linha com recuo de 5 espaos da margem esquerda). As linhas subsequentes devem ser digitadas em alinhamento com o recuo. No final da citao em bloco deve-se citar a fonte entre parnteses, depois do sinal de pontuao final. Em citao de depoimentos ou entrevistas, as falas devem vir em itlico e a forma de apresentao no texto deve seguir as normas de citao textual.
23

Exemplo

24

CITAO INDIRETA
o texto criado com base na obra do autor consultado, em que se reproduz o contedo e idias do documento original; dispensa o uso de aspas duplas.

25

CITAO DE CITAO
a citao direta ou indireta de um texto que se refere ao documento original, que no se teve acesso. Indicar sobrenome do(s) autor(es) do documento no consultado, seguido da data, da expresso citado por e do sobrenome do(s) autor(es) do documento consultado, data e pgina.
Incluir a citao da obra consultada nas Referncias.

26

CITAO DE FONTES INFORMAIS

Quando obtidas atravs de comunicaes pessoais, anotaes de aulas, trabalhos de eventos no publicados (conferncias, palestras, seminrios, congressos, simpsios etc.), e-mails etc., cita-se no texto as iniciais do prenome e o sobrenome do comunicador e a data. As referncias no so includas no final do trabalho.

27

DESTAQUES E SUPRESSES NO TEXTO


Para enfatizar uma palavra numa citao, usar fonte em itlico e logo aps inserir, entre colchetes, a expresso [itlicos nossos].

Usar reticncias para indicar supresses de parte da frase citada. No usar reticncias no incio e nem no final da citao, a menos que, para evitar enganos, seja necessrio enfatizar que a citao comea ou termina em meio de frase.

28

APRESENTAO DE AUTORES NO TEXTO

UM AUTOR No texto deve-se citar apenas o ano de publicao entre parnteses. Se no faz parte do texto: nome e o ano separados por vrgula e entre parnteses.

DOIS AUTORES No texto devem vir separados pela letra e, seguidos do ano de publicao. Dentro de parnteses, devem vir separados por &.
TRS A CINCO AUTORES Na primeira vez em que aparecem no texto so citados os sobrenomes de todos os autores separados por vrgula, com exceo do ltimo que deve ser separado do anterior pela letra e. Estando a citao entre parntesis, o ltimo autor deve ser precedido por &. Nas citaes subsequentes, incluir apenas o sobrenome do primeiro autor seguido 29 da expresso latina et al. (sem itlico) e do ano de publicao.

SEIS OU MAIS AUTORES


Indicar o primeiro autor seguido da expresso latina et al. (sem itlico) e do ano de publicao.

Se duas referncias, com 6 ou mais autores, ficarem idnticas quando resumidas, citar o sobrenome dos primeiros autores e de tantos autores quantos forem necessrios, para diferenciar as duas referncias, seguidos de et al.

30

MESMO AUTOR E MESMO ANO


Acrescentar letras minsculas aps o ano, sem espao.

MESMO AUTOR E DATAS DIFERENTES Seguir a ordem cronolgica, separando as datas com vrgula (,).

31

COINCIDNCIA DE SOBRENOME
Acrescentar as iniciais dos prenomes para estabelecer diferenas, mesmo que o ano de publicao seja diferente.

AUTORIA DESCONHECIDA Citar as primeiras palavras do ttulo, seguidas do ano de publicao.

32

ENTIDADES COLETIVAS
A primeira vez que aparece no texto, citar pela forma em que aparece na referncia, seguida da sigla entre colchetes. Nas citaes subsequentes citar apenas a sigla.

33

VRIOS TRABALHOS DE AUTORES DIFERENTES

Os sobrenomes dos autores citados entre parnteses devem ser separados por ponto e vrgula (;). Quando citados fora de parnteses, os autores devem ser separados por vrgula (,), sendo o ltimo separado pela letra e.

34

OBRAS ANTIGAS, CLSSICAS OU REEDITADAS

Citar primeiro a data da publicao original, seguida da data da publicao consultada, separadas por barra. No necessrio incluir referncia para obras clssicas importantes, tais como: obras gregas, romanas e a Bblia. Quando no tem data de publicao, citar no texto o nome do autor seguido de n.d..

35

Valeu pela ateno... At breve!


Sandra A. N. Nunes
36

You might also like