You are on page 1of 25

CORRENTES INTERFERNCIAIS

Mauriedson Lima Maria Priscila Michele Malta Tatiane Lima Tatiane Rodrigues Thiago Santana

CORRENTE INTERFERENCIAl

Descrita inicialmente por Nemec na ustria na dcada de 50 e utilizada, realmente, a partir de 1970 aps estudos realizados por D`Arsonval, Kots e Bernard. Terapia interferncial: aplicao de correntes eltricas alternadas de mdia freqncia, com sua amplitude modulada a baixas freqncias com fins teraputicos

BASES FISIOLGICAS
Propriedades bioeltricas que possibilitam a utilizao de corrente eltrica com fins teraputicos. Lei de Ohm: quanto maior a frequncia menor a resistncia passagem da corrente.
Baixa frequncia: < 1.000Hz Media frequncia: 1.000 a 100.000Hz (1KHz a 100KHz) Alta frequncia: > 100.000Hz (100KHz)

Faixa de alcance biolgico: 0,1Hz a 200Hz.

Correntes Interferncias - CI
a interseco de duas correntes fora de fase aplicadas ao mesmo tempo num mesmo ponto, produzindo uma terceira corrente de baixa frequncia. As correntes so alternadas, sinusoidais e de mdia frequncia (2KHz a 10KHz). F1 = Frequncia portadora (frequncia constante) F2 = Frequncia moduladora (frequncia ajustvel) AMF = Frequncia de Amplitude Modulada ou Frequncia de Batimento ou ainda frequncia de Tratamento

CORRENTE INTERFERNCIAl

Variao da freqncia podemos fazer com que a AMF altere ao longo uma faixa estabelecida pela manipulao do controle de varredura a fim de dificultar o efeito de acomodao comum em sesses de eletroterapia. Desta forma a AMF torna-se a freqncia de base.

Canal 1: de 4000Hz

Canal 2: de 4050Hz

Envelopes = forma da frequencia de batimento = AMF

INDICAES
Analgesia;
Dores agudas: AMF (50 a 150Hz) parmetro similar ao TENS convencional (50 a 100Hz) TENS breve intenso (100 a 150Hz) Dores crnicas: AMF (< 50Hz) parmetro similar ao TENS baixa frequncia e Burst (1 a 4 Hz).

Aumento da microcirculao e circulao;

Contrao muscular.

Mtodo de Aplicao TETRAPOLAR NORMAL ou VETORIAL

Produz um campo interferencial esttico. 4 eletrodos dispostos em cruz.


F1

AMF

450 F2

Mtodo de Aplicao TETRAPOLAR NORMAL ou VETORIAL


A maior PROFUNDIDADE da corrente resultante depende da direo da corrente . Quando a sobreposio de f1 e f2 perpendicular e o ngulo da resultante estiver a 450 teremos 100% de penetrao. Da a importncia do correto posicionamento dos eletrodos.

Valor mnimo de intensidade em cada perodo.

0%

50%

100%

CORRENTE INTERFERNCIAl

Modulao da corrente alternada de mdia freqncia: profundidade de modulao.

Mtodo de Aplicao

TETRAPOLAR COM VARREDURA


Somatrio de 2 correntes com a intensidade desequilibrada. Alterao da intensidade de uma das correntes entre 50% e 100% do valor mximo ajustado. Gerar uma rotao do campo interferencial esttico. A rea de atuao da corrente ser maior que a tetrapolar normal.

Mtodo de Aplicao

BIPOLAR
So utilizados dois eletrodos do mesmo canal; A interferncia acontece dentro do aparelho; mais utilizado para tratar processos lgicos bem delimitados, no entanto, a indicao principal da heterdina a excitao neuromuscular. Fornecem duas possibilidades de aplicao:
o Modo contnuo o Modo Surge ou em surtos: Ton, Toff, Rise eDecay; (sero parametrizados tempo de passagem de onda, tempo de repouso, de subida de onda e de decida de onda)

CORRENTE INTERFERNCIAl Bi polar (dois eletrodos) a corrente modulada entre os eletrodos tem em qualquer parte do corpo a mesma intensidade de modulao do que imediatamente abaixo dos eletrodos (modulao de 100 %).

CORRENTE INTERFERNCIAl

Bi polar este mtodo esta indicado para tratar processos lgicos bem delimitados, pontuais.

CORRENTE INTERFERNCIAl

Efeitos fisiolgicos:
- Diminuio da dor por estimulao das fibras mielnicas de grosso calibre, segundo a teoria das comportas (Melzack e Wall). Amortizao do sistema ortossimptico que se reflete em relaxamento e melhora da micro circulao. Bloqueio da liberao dos mediadores qumicos inflamatrios e lgicos.

CORRENTE INTERFERNCIAl

Orientaes teraputicas: - melhor adotar espectros de freqncia (F) com valores de 50 % ou mais do valor estipulado da AMF para dificultar a acomodao. - Casos agudos doses baixas tempo reduzido. - Casos crnicos doses altas tempo prolongado. - Tempo mdio de aplicao 15 minutos.

CORRENTE INTERFERNCIAl

Orientaes teraputicas:

- AMF baixa 25 a 75 HZ crnicos.


- AMF mdia 75 a 100 HZ sub agudos. - AMF alta acima de 100 HZ agudos.

As correntes de mdia frequncia buscam tornar a eletroterapia mais confortvel ao usurio e ter alcance mais profundo. Alm disso, algumas modulaes garantem uma menor acomodao ao estmulo.

CONTRA-INDICAES e PRECAUES
reas de tumor maligno ou reas com grandes infeces; Dispositivo Eletrnico Implantado (marcapasso); Hipersensibilidade a estimulao eltrica. reas com hipoestesia ou anestesia; Pessoas que no saibam expressar com preciso suas sensaes como crianas pequenas ou pacientes com demncia. Aplicao na regio dos olhos, nos nervos do seio da cartida, de forma transtorcica ou transcerebral

POSSIBILIDADES DE MODULAO
SWEEP (varredura) AMF: Modulao automtica da frequncia de batimento varia de 1 a 100Hz. SLOPE (declive, inclinao): variao da varredura.

TRIANGULAR: 6:6 Dor aguda.

TRAPEZOIDAL: 1:5:1 Dor sub- aguda

QUADRTICA 1:1

Dor crnica

PASSO A PASSO

MODE: Modo de interferncia TP, BP CARRIER: Frequncia portadora SWEEP MODE: Variao do modo de varredura ou SLOPE SWEEP FREQ (Hz): Variao automtica da frequncia de batimento (1 a 100Hz). AMF (Hz): Frequncia moduladora ou de batimento (1 a 100Hz). STIM. MODE: Modo de estimulao: TP normal, TP vetor automtico, BP contnuo, BP surge. RISE: Tempo de subida do pulso ON: Tempo de sustentao da corrente. DECAY: Tempo de decida do pulso OFF: Tempo de repouso

PASSO A PASSO
1 passo: identificao do problema Dor aguda? Dor crnica? Dor subaguda? Cicatrizao lenta? Edema? Fraqueza muscular? 2 passo: definio do objetivo (MODE) Analgesia , contrao muscular , melhorar a microcirculao. 3 passo: posicionamento do usurio 4 passo: orientaes gerais. 5 passo: definio da freqncia portadora. CARRIER: (2000Hz , 4000Hz, 8000Hz) Contrao muscular: 2000Hz a 2500Hz Analgesia ou microcirculao:4000Hz a 8000Hz 6 passo: definio da frequncia modulada ou de Batimento: AMF (Hz): (4Hz, 30Hz, 70Hz, 80Hz, 100Hz, 50Hz, 150Hz) Seguir os parmetros do TENS.

PASSO A PASSO
7 passo: colocao dos eletrodos. STIM. MODE Tetrapolar normal, tetrapolar com varredura automtica ou bipolar 8 passo:definio do SWEEP ou AMF. SWEEP FREQ (Hz): 9 passo: definio do SLOPE. SWEEP MODE:

10 passo: Caso escolha o bipolar, definir modo contnuo ou surge. Se surge: definir: ON, OFF, RISE E DECAY.
11 passo: Definir o tempo.

You might also like