You are on page 1of 20

Tecnologia

FERNANDO BOICO
Tecnlogo Mecnico
Esp. Gesto Industrial

SENAI - Almirante Tamandar

Formao Continuada
Curso de Mecnico de Usinagem So Bernardo do Campo 2011.

USINAGEM POR RETIFICAO


Finalidade, caractersticas, tipos de rebolos, lubrificao, vantagens e desvantagens.

Tpicos da Apresentao

-Finalidade -Caractersticas -Tipos de retificadora -Tipos de rebolo -Lubrificao e Refrigerao -Vantagens e Desvantagens

Finalidade

A retificao um processo de usinagem, em geral, de acabamento, e muito usada na indstria metal mecnica.

Muitas das peas usinadas tm a retificao como a ltima operao de uma ou vrias de suas superfcies. Por isso, o processo de retificao requer bastante ateno, pois se a pea for danificada nessa operao, todo o custo acumulado nas operaes anteriores no poder ser recuperado.

Caractersticas
VARIVEIS DO PROCESSO DE RETFICA:

Espessura mdia de Cavaco: os grandes, induzem foras maiores sobre o gro abrasivo, gerando uma superfcie retificada mais rugosa. Foras maiores induzem maior auto-afiao no rebolo. E as finas h um aumento no risco de queimas de retfica. Taxa de Remoo: corresponde quantidade de cavacos removidos por unidade de tempo. Em geral, usa-se a unidade mm/s. Velocidade de Corte: corresponde velocidade perifrica do rebolo, combinada com a velocidade da pea (da mesa da mquina). Taxa G de remoo de material: corresponde relao entre a quantidade de material removido pela retfica e a quantidade de material removido do rebolo, durante a operao.

Tipos de retificadoras

- Retificadora Plana: Esse tipo de mquina retifica todos os tipos de superfcies planas: paralelas, perpendiculares ou inclinadas. Na retificadora plana, a pea presa a uma placa magntica, fixada mesada retificadora. Durante a usinagem, a mesa desloca-se em um movimento retilneo da direita para a esquerda e vice-versa, fazendo com que a pea ultrapasse o contato com o rebolo em aproximadamente 10 mm. O movimento transversal junto com o movimento longitudinal permitem uma varredura da superfcie a ser usinada.

Tipos de retificadoras

Tipos de retificadoras
- Retificadora Cilndrica Universal: A retificadora cilndrica universal uma mquina utilizada na retificao de todas as superfcies cilndricas, externas ou internas de peas. Em alguns casos, essa mquina retifica, tambm, superfcies planas que precisam de faceamento.

Tipos de retificadoras
- Retificadora Centerless ou Sem Centro:
Esse tipo de retificadora muito usado na produo em srie. A pea conduzida pelo rebolo e pelo disco de arraste.

Lubrificao e Refrigerao

Todo processo de retfica trabalha com refrigerao.

-Os principais objetivos dos lquidos refrigerantes de corte so: Resfriar a pea que est sendo retificada; Lubrificar a interface pea/partcula abrasiva; Arrastar os cavacos.

Lubrificao e Refrigerao

A regio chamada de hot spot (figura) a regio da interface pea/rebolo onde a temperatura mais elevada. A efetividade da refrigerao depende do refrigerante conseguir romper a barreira de ar em volta do rebolo e chegar junto ao hot spot na rea de contato.

Isso conseguido se a velocidade do lquido refrigerante se aproximar da velocidade superficial do rebolo fazendo com que o refrigerante penetre a barreira de ar.

Vantagens e Desvantagens

A QUEIMA DE RETFICA : A escolha errada de um rebolo ou dos parmetros de retfica, resulta em considervel risco de causar danos superficiais na pea.

TRINCAS E TENSES DE RETFICA

Pea apresentando severo dano por trincas na superfcie aps retfica.

Vantagens e Desvantagens

H quatro tipos bsicos de danos trmicos: Oxidao: Oxidao da pea e/ou do fluido refrigerante, gerando uma fina camada na superfcie retificada.

Fresa fabricada em ao rpido, apresenta oxidao devido retfica.

Vantagens e Desvantagens

Super Revenimento: Ocorre quando a temperatura da pea atinge valores superiores ao do ltimo revenido, durante o processo de retfica. Retmpera: A queima devido retmpera, ocorre quando a temperatura na superfcie que est sendo retificada supera a temperatura de autenitizao do ao, causando transformao de fases durante o resfriamento provocado pelo fluido refrigerante. Tenses Residuais: medida que a temperatura aumenta, devido s restries impostas pela superfcie dilatao e contrao do material durante a operao, surgem tenses residuais de trao.

Vantagens e Desvantagens

Corte metalogrfico de uma geradora de engrenagens, mostrando a superfcie queimada por retempera e super revenimento.

Tipos de retificados

Vantagens e Desvantagens

A retifica tem como principais vantagens: Trabalhar com tolerncias apertadas; Acabamento superficial de alta qualidade;

-Suas principais desvantagens so: Baixa velocidade quando comparada outros processos de fabricao; Suscetvel a danos graves na pea quando no executada corretamente. Chamados de tenses e trincas de retfica.

Tipos de Rebolo

O rebolo , basicamente, constitudo de um aglomerado de partculas duras (abrasivas), unidas por um ligante.

A eficincia do rebolo est diretamente relacionado com o tipo do abrasivo empregado, o ligante e a porosidade existente.

O gro abrasivo responsvel pelo corte da pea que est sendo retificada. O ligante tem como funo manter o gro abrasivo no lugar.

A porosidade tem a importante finalidade de conduzir o fluido refrigerante para a pea e dar espao para os cavacos.

Tipos de Rebolo
- CLASSIFICAO DE REBOLOS: Os rebolos so reconhecidos pela notao padronizada, em que constam dados sobre as principais caractersticas: TIPO DO ABRASIVO TAMANHO DO GRO ABRASIVO GRAU DO REBOLO NMERO DE ESTRUTURA LIGANTE MARCA DO FABRICANTE DESGASTE DO REBOLO AJUSTAGEM E DRESSAGEM DO REBOLO

Tipos de Rebolo

You might also like