You are on page 1of 13

DESENVOLVIMENTO DE ROTINA EM VISUAL BASIC (VB) PARA OBTENO DA CARACTERIZAO MORFOLGICA DE REA DE DRENAGEM

Acadmico: Gustavo Martins Pinto


Orientador: M.Sc. Edivaldo Alves dos Santos

A obteno de dados com maior preciso e sua posterior anlise so fatores que influenciam no uso de ferramentas computacionais especficas para determinados estudos. A utilizao do Sistema de Informaes Geogrficas (SIG), somado a diversos softwares disponveis, possibilitam uma maior obteno de informaes a partir da mesma base de dados.

A escolha do software ArcGIS para o desenvolvimento do trabalho ocorreu devido a possibilidade de implementar novas rotinas para anlise de dados.

MODELO DIGITAL DE ELEVAO

O tempo demandado para obteno de elementos fisiogrficos dificultam sobre maneira o bom resultado dos estudos hidrolgicos, neste contexto a caracterizao da rea de forma automtica com auxilio de modelos digitais de elevao tende a agilizar e melhorar os resultados obtidos.

JUSTIFICATIVA
A reduo do tempo para o tratamento dos dados viabiliza a elaborao deste trabalho de modo a agilizar obteno de elementos fisiogrficos que subsidiam o estudo hidrolgico da rea de drenagem.

Geral Fornecer informaes sobre uma rea de drenagem a montante de um ponto especfico de estudo.

Utilizar macro comandos do software ArcGIS para obteno de dados do Modelo Digital de Elevao

Implemento do modelo de individualizao de rea de drenagem atravs da linguagem de programao VB

Estudo prvio da bacia hidrogrfica modelo definindo dados caractersticos como:


rea total Permetro da bacia Fator de Forma Tempo de concentrao Coeficiente de compacidade ndice de circularidade Densidade hidrogrfica Densidade de drenagem ndice de sinuosidade

Estudos mostram a importncia de um bom estudo preliminar da rea de drenagem para coerncia das variveis hidrolgicas, assim descaracterizando essa ao por meios analgicos com exemplo, cartas topogrficas.

RBRH Revista Brasileira de Recursos Hdricos Volume 14 n.4 Out/Dez 2009, 51-69 The Shuttle Radar Topography Mission disponvel em http://asterweb.jpl.nasa.gov/gdem.asp (02/09/2011) Manual de hidrologia bsica DNIT disponvel em http://ipr.dnit.gov.br/manuais/manual_de_hidrologia_basica.pdf BAENA, L.G.N.; SILVA, D.D da.; PRUSKI, F.F.; CALIJURI, M.L. Regionalizao de Vazes com base em Modelo Digital de Elevao para a Bacia do Rio Paraba do Sul. Eng. Agrc. Jaboticabal, v.24, n.3, p.612-624, set./dez. 2004. http://pt.scribd.com/doc/51559611/16/Formula-de-Kirpich (16/09/2011) Grohmann, C.H.; Riccomini, C.; Steiner, S.S./Rev. Geogr. Acadmica v.2 n.2 (viii.2008) 73-8 So Jos dos Campos: INPE, 2007. Artigos, p. 1701-1707. CD-ROM, On-line. Disponvel em < http://marte.dpi.inpe.br/col/ltid.inpe.br/sbsr/2004/11.20.11.42/doc/1701.pdf>. Acesso em 06 out. 2011. http://jorgesaavedra.wordpress.com/2008/04/16/historia-de-visual-basic/ http://asterweb.jpl.nasa.gov/gdem.asp (02/09/2011)

FIM

You might also like