You are on page 1of 28

O que educar?

Como educar nos dias de hoje? Preparar o sujeito para o mundo de incertezas e para a construo do futuro?

Hoje, espera-se que o educador seja capaz de:


Contextualizar os contedos e articul-los nas diferentes disciplinas; Diversificar as atividades, utilizando novas metodologias, estratgias e materiais de apoio; Dominar tecnologias que facilitem a aprendizagem dos alunos; Acolher e respeitar a diversidade, utilizando-a pra enriquecer sua aula;

E ainda... Gerir a classe e saber lidar com o imprevisto; Administrar seu desenvolvimento profissional criando planos de estudo e trabalho; Envolver-se nas questes da escola, desempenhando outras funes alem das tradicionais da sala de aula; Desenvolver projetos com a sua turma, tendo como ponto de partida a realidade local; Trabalhar em equipe com os outros professores; Estabelecer uma parceria constante com os pais e a comunidade.

Espera-se que o educador seja uma figura transformadora e acolhedora. Um amigo carinhoso que no impe sua opinio, que respeita e valoriza cada histria de vida.

Discursos pessimistas, egostas, ambiciosos e invejosos devem ser abolidos dentro das escolas que buscam educar no sculo XXI sem perder o foco do verdadeiro sentido da palavra.

At que ponto os professores so ou no educadores?


At que ponto as escolas tem como objetivo no s transmitir conhecimentos, mas educar, isto , modificar comportamentos?

Para que o professor possa exercer sua funo de forma positiva preciso acreditar na sua capacidade, sentir-se seguro e valorizado. Se o autoritarismo professor aluno inadmissvel, tambm o na relao direo equipe docente. Investir na capacitao constante, na unio do grupo escolar e na elevao da autoestima de cada profissional o diferencial, e pode ser a soluo.

Com uma autoestima elevada, mais provvel que consigamos persistir diante das dificuldades, unindo esforos. O professor merece grande ateno. Ele necessita de todos os cuidados que garantam a preservao do seu bem-estar e equilbrio emocional, podendo assim realizar, com seus alunos, tudo aquilo que as diversas teorias pedaggicas vem colocando como foco: criticidade, autonomia e uma srie de providncias que so cobradas em prol de um trabalho transformador da realidade, em busca da formao do cidado.

A nova realidade escolar que associa palavra e imagem, mquina e ser humano, real e virtual, comunicao presencial e em rede, exige um novo perfil dos educadores.

E isso urgente!

Destacamos que eles devero ser:


a) profissionais atualizados, contextualizados no debate sobre o ps-modernismo e suas implicaes para a educao; b) usurios crticos da tecnologia, capazes de associar o computador s propostas ativas de aprendizagem; c) cidados atentos aos desafios poltico-sociais que esto envolvidos no contexto pedaggico de hoje.

Uma educao que vise mudar comportamentos revolucionria, requer mudanas profundas no modo de pensar e agir das pessoas.

Por que numa poca de grandes mudanas sociais, elas acontecem de forma to lenta na educao? Por que profissionais inteligentes se acomodam em rotinas, em modelos repetitivos, que muitas vezes causam pouca realizao pessoal, profissional e econmica?

Por que profissionais educacionais bem preparados demoram para executar mudanas pedaggicas e gerenciais necessrias?

A mudana pode ser induzida, provocada,preparada.


As mudanas na educao so lentas e difceis, mas precisam ser aceleradas porque o que temos feito at agora estruturalmente insuficiente para acompanhar o ritmo alucinante experimentado pela sociedade como um todo.

O que so projetos?
Projeto no um plano de trabalho ou um conjunto de atividades bem organizadas; Uma proposta de interveno pedaggica que d a atividade de aprender um sentido novo, onde as necessidades de aprendizagem aparecem nas tentativas de resolver situaes problemticas. Um projeto gera situaes de aprendizagem ao mesmo tempo, reais e diversificadas. Possibilita, assim, que os alunos (aprendizes), ao decidirem, opinarem, debaterem; construam sua autonomia e seu compromisso com o social,formando-se como sujeitos culturais.

Caractersticas de um projeto:
Envolvimento do grupo alunos e professor. uma atividade intencional, ou seja, em que as pessoas tm inteno, vontade de fazer; Responsabilidade e autonomia os alunos so co-responsveis pelo trabalho e pelas escolhas ao longo do projeto; Cooperao em geral, os trabalhos so desenvolvidos em equipe; Resoluo de problemas o objetivo central do projeto constitui um problema ou uma fonte geradora de problemas, que exige uma atividade para sua resoluo;

Num projeto, a responsabilidade e autonomia dos alunos so essenciais: os alunos so co-responsveis pelo trabalho e pelas escolhas ao longo do desenvolvimento do projeto. Em geral, fazemno em equipe, motivo pelo qual a cooperao est tambm quase sempre associada ao trabalho de projetos.

A autenticidade uma caracterstica fundamental de um projeto: o problema a resolver relevante e tem carter real para os alunos. No se trata de mera reproduo de contedos prontos. Alm disso, o problema no independente do contexto sciocultural e os alunos procuram construir respostas pessoais e originais.
Um projeto tem um carter faseado: um projeto percorre vrias fases: escolha do objetivo central e formulao dos problemas, planejamento, execuo, avaliao, divulgao dos trabalhos.

Com a Pedagogia de Projetos h uma possibilidade de evitar que os alunos entrem em contato com os contedos disciplinares, a partir de conceitos abstratos e de modo terico. Nessa mudana de perspectiva, os contedos deixam de ter um fim em si mesmos e passam a ser meios para ampliar a formao dos alunos e sua interao na realidade de forma critica e dinmica. Os contedos disciplinares, passam a ganhar significados diversos, a partir das experincias sociais dos alunos, envolvidos nos projetos.

Material de Apoio
Realidade Humana Objetivos Comuns

Valores

Projeto
Realidade externa escola

Colaborao

Figura

Responsabilidade

Postura do aluno Deve ser ativa, participativa. Ele deve aprender fazendo, falando, ao contrrio da postura tradicional: passiva, esttica;

Surgimento do projeto
Deve surgir dos alunos ou professores ou comunidade escolar como um todo tendo como grande ponto central o envolvimento do grupo.

Ao se pensar no desenvolvimento de um projeto, a primeira questo diz respeito a como surge esse projeto e, principalmente, a quem se destina o tema. Diante dessa questo, surgem posies diferenciadas. Alguns profissionais defendem a posio de que o projeto deve partir, necessariamente, dos alunos, pois, se no, ele seria imposto. Outros defendem a idia de que os temas devem ser propostos pelo professor, de acordo, com a sua inteno educativa, pois, de outra forma, se cairia em uma postura espontaneista.

Fases um projeto composto por diversas fases:


Tpico motivador vindo dos alunos ou do professor; o incio do projeto. Nessa etapa, os alunos iro expressar suas idias e, conhecimentos sobre o problema em questo Justificativa Formulao do objetivo central; Objetivos especficos Problematizao ; Esse passo importantssimo, pois dele depende todo o desenvolvimento do projeto. Os alunos j trazem hipteses explicativas, concepes sobre o mundo que o cerca. E dessas hipteses que a interveno pedaggica precisa partir; pois, dependendo do nvel de compreenso inicial dos alunos, o processo toma um outro caminho. Nessa fase, o professor levanta o que os alunos j sabem e o que ainda no sabem sobre o tema em questo. tambm a partir das questes levantadas nesta etapa que o projeto organizado pelo grupo. Pesquisa e Planejamento;

Desenvolvimento
o momento em que se criam as estratgias para buscar respostas s questes e hipteses levantadas na problematizao. Aqui, tambm, a ao do aluno fundamental. Por isso, preciso que os alunos se deparem com situaes que os obriguem a comparar pontos de vista, rever suas hipteses, colocar-se novas questes, deparar-se com outros elementos postos pela cincia. Para isso, preciso que criem propostas de trabalho que exijam a sada do espao escolar, a organizao em pequenos e/ou grandes grupos, o uso da biblioteca, da prpria internet, enciclopdias, a vinda de pessoas convidadas escola, entre outras aes. Nesse processo, as crianas devem utilizar todo o conhecimento que tem sobre o tema e se defrontar com conflitos, inquietaes que as levaro ao desequilbrio de suas hipteses iniciais.

Execuo; Culminncia; Avaliao; e Divulgao dos trabalhos.

O trabalho com projetos aparece como uma das formas de se resgatar a educao que tem se mostrado precria e insuficiente, talvez a pedagogia de projetos deva ser mais estudada e analisada para ser realmente utilizada podendo contribuir com todas as suas potencialidades.

Aprende-se participando, vivenciando sentimentos, tomando atitudes diante dos fatos, escolhendo sentimentos para atingir determinados objetivos. Ensinar-se no s pelas respostas dada, mas principalmente pelas experincias proporcionadas, pelos problemas criados, pela ao desencadeada" (Escola Plural, 1994 )

H necessidade de se formar homens investigadores, autnomos e gerenciadores de informaes, conscientes e participativos na sociedade e no acumuladores de conhecimentos. Nesse sentindo a escola no pode ser um mundo a parte. Enquanto espao educativo, ela tem que estar vinculada ao mundo real, concreto.

Paty Fonte (Patricia Lopes da Fonte) Educadora especialista em pedagogia de projetos, escritora, autora do livro Projetos Pedaggicos Dinmicos: a paixo de educar e o desafio de inovar, publicado pela editora wak; autora e tutora de cursos presenciais e on-line de educao continuada a docentes, coach, palestrante. Idealizadora e diretora dos sites: www.projetospedagogicosdinamicos.com e www.cursosppd.com.br

You might also like