You are on page 1of 54

ESCOLAS DE ENSINO PROFISSIONAL

2009
1

07/01/2009

Tecnologia Empresarial

A arte de \coordenar e integrar tecnologias especficas e educar pessoas.


07/01/2009

Desenvolver o esprito empresarial criativo e a postura voltada para obteno de resultados.


Formar conscincia da unidade entre teoria x prtica; gestor x parceiros; lder x liderados; educador x educando.
07/01/2009

Consideraes sobre a TESE

A Tecnologia Empresarial Socioeducacional foi modelada de acordo com a TEO (Tecnologia Empresarial Odebrecht). Utilizada no Sistema de Gesto dos Centros de Ensino Experimental em Pernambuco. Iniciada em 2004 no Centro de Ensino Experimental Ginsio Pernambucano. A partir de 2006 incluida como mdulo de estudo no processo de formao dos Gestores dos Centros de Ensino em Tempo Integral. Aplicada nos Centros como instrumento usual de planejamento, gerenciamento e avaliao das atividades dos diversos integrantes da comunidade escolar. Aplicada na agenda dos estudantes para elaborao dos Projetos de Vida.
07/01/2009

Princpios e Conceitos Aplicados Escola Pblica de Ensino Mdio

5
07/01/2009

Produto
Alinhamento
Domnio dos Conceitos Plano de Ao concludo Programas de Ao elaborados
6
07/01/2009

Mdulo I -Entender
Princpios e Conceitos da TEO aplicados Escola Pblica de Ensino Mdio

Mdulo II - Aceitar

Macroplanejamento

Mdulo III - Praticar


A operacionalizao propriamente dita
7

07/01/2009

Mdulo I - ENTENDER

Princpios e Conceitos da TEO aplicados Escola Pblica de Ensino Mdio

8
07/01/2009

Condies para Entender


Romper Paradigmas novo pensar e novo fazer Considerar Mudanas como Oportunidades de Crescimento e Superao de desafios Estar alinhando proposta, lder e liderados

9
07/01/2009

Disciplina que constri o Respeito, que gera a Confiana entre as pessoas.

10
07/01/2009

Consideraes sobre a Tecnologia Empresarial


A Tecnologia Empresarial Odebrecht definida como a arte de coordenar e integrar tecnologias especficas e educar pessoas. Educar pessoas: criar um ambiente educacional, onde todos, lder e liderados, sintam-se estimulados a aprender e por em prtica seus conhecimentos. Os princpios, conceitos e critrios da TESE foram agregados s aprendizagens fundamentais contidas no Relatrio de Jacques Delors, os pilares do conhecimento:
aprender a conhecer adquirir os instrumentos da compreenso: competncia cognitiva; aprender a fazer poder agir sobre o meio envolvente: competncia produtiva; aprender a viver juntos (conviver) participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas: competncia social; e aprender a ser realizar-se como pessoa em sua plenitude: competncia pessoal.

11
07/01/2009

1.1- Princpios Fundamentais Negcio da escola deve ser educao de qualidade. A escola deve gerar resultados satisfao da comunidade pelo desempenho dos educandos, educadores e gestores. Comunicao o foco e sem ela no existem negcios, parcerias e confiana, dois princpios fundamentais merecem destaque:
Quanto s pessoas ciclo virtuoso Quanto aos negcios comunicao, parceria e confiana.

Ciclo Virtuoso formado pelo eixo: comunidade gestor investidor social


Comunidade necessita escola de qualidade Lder e liderados estabelecem parceria (interna) Lder motiva investidor social Investidor aplica seu capital Lder e liderados transformam investimento em servio de qualidade Resultados satisfazem comunidade, que retribui com parceria e confiana parceiros externos. O investidor, satisfeito com os resultados obtidos, reinveste.
07/01/2009

Parceiros Externos

Comunidade

Lder

Investidor Social
(poder pblico e iniciativa privada)

Parceiros Internos

Comunicao e Parceria
Parte das dificuldades e conflitos vivenciados pelas instituies motivado pela falta de conscincia da comunicao. A perda de foco pelo gestor pe em risco a sinergia da equipe.

Os instrumentos de maior relevncia na gesto escolar:


Pedagogia da Presena: gestor um educador que dedica ao liderado/educando, tempo, presena, experincia e exemplo. Educao pelo Trabalho: a necessidade de formao contnua dos integrantes da equipe em suas tecnologias especficas e na arte de compartilhar o conhecimento. Delegao Planejada: para a formao de novos lderes num processo de educao durante a prpria tarefa.

13
07/01/2009

Conceitos Fundamentais
2.1 Descentralizao: as decises e as suas respectivas consequencias esto sob a responsabilidade de vrias pessoas, mais perto de quem as executa. A descentralizao est assentada nos princpios de:
- Disciplina: o envolvimento de todos na consecuo dos objetivos comuns. Independente de normas impostas ao individuo. - Respeito: a condio para existncia de um ambiente que favorece iniciativas e surgimento de novas idias, independente de ter partido do gestor ou educando. - Confiana: uma conquista envolvendo a probidade moral, laos afetivos, alinhamento conceitual e competncia profissional, que podero se manifestar isoladamente ou em conjunto.

2.2 Delegao Planejada: exige do lder autoconhecimento e conhecimento do outro. Serve na formao dos liderados. Pressupe um planejamento cuidadoso com delimitao da autonomia, um acompanhamento constante e uma distribuio de tarefas das mais simples s mais complexas.

14
07/01/2009

Conceitos Fundamentais
2.3 Ciclo PDCA
um dos mtodos de gesto que visam controlar e conseguir resultados eficazes e confiveis nas atividades de uma organizao. O Ciclo PDCA desenvolvido na dcada de 1930 pelo fsico e engenheiro Walter A. Shewhart e posteriormente propagado por William Edwards Deming, estatstico .

4- Agir: revisar planos


de ao, de forma a melhorar a qualidade, a eficincia e a eficcia, aprimorando a execuo e corrigindo eventuais falhas.

1- Planejar: estabelecer

Act Check

Plan Do

misso, viso, objetivos, estratgias que permitem atingir as metas e resultados propostos.

3-

Verificar, Avaliar: acompanhar e avaliar processos e resultados, confrontando-os com o planejado, ajustando ou consolidando as informaes, gerando relatrios
07/01/2009

2-

Executar: por em prtica,

executar o que foi planejado, educar em servio.

15

Conceitos Fundamentais
2.4 Nveis de Resultados: As empresas so criadas para serem perenes, para se consolidarem no mercado em que atuam. Os resultados alcanados esto relacionados ao ciclo de vida e maturidade da organizao. - Sobrevivncia: a empresa consegue equilibrar as receitas com as despesas e os
resultados gerados pelos Centros de Resultados ainda so tmidos medidos por: Produtividade: relao entre produo e os recursos utilizados para produzi-los, Liquidez: Num Centro de Ensino a rapidez e a facilidade com que os investimentos so convertidos em qualidade de vida da comunidade assistida. Imagem: Bons resultados de aprendizagem, ndices de aprovao nas avaliaes externas conseguidos pelos educandos levam construo de imagem de boa reputao perante a comunidade e os investidores.

16
07/01/2009

Conceitos Fundamentais
2.4 Nveis de Resultados - Crescimento: Enquanto a sobrevivncia est focada na eficincia, o crescimento
demonstrado pelos indicadores de eficcia. Alguns indicadores de crescimento: as otimizaes das relaes custo x beneficio e investimentos x resultados; os liderados demonstram comprometimento com os valores e princpios da organizao; a equipe, como um todo, e as pessoas, em particular, apresentam pleno domnio de suas tecnologias. os membros da equipe buscam, cada vez mais, o autodesenvolvimento e o aperfeioamento pessoal e profissional. - Sustentabilidade: um conceito sistmico, relacionado continuidade dos aspectos econmicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana. Difuso da sua concepo sustentadora por meio dos resultados alcanados; Formao de novos lderes em novas comunidades, mediante tutoria aos novos centros; Contribuio para o desenvolvimento social, econmico, tecnolgico, empresarial e cultural do entrno. 17
07/01/2009

Conceitos Fundamentais
2.5 Responsabilidade Social: a manifestao do compromisso e da responsabilidade com o bem comum, contribuindo com a criao de condies que permitam uma vida digna para todos. As Escolas cumprem com sua responsabilidade social quando:
Alcanam a sobrevivncia, o crescimento e a perpetuidade oferecendo comunidade um ensino pblico de qualidade; Formam um patrimnio moral representado por uma gerao de jovens com valores ticos; Criam oportunidades para desenvolver outras habilidades alm das bsicas; Contribuem para o desenvolvimento social e econmico da comunidade por meio do jovem autnomo, solidrio como cidado e competente como profissional.

18
07/01/2009

Cdigo de tica
Cdigo de tica deve refletir o pensamento e a ao da Escola. Estrutura-se em funo da sua realidade, estabelece normas de conduta e envolve todos os atores no processo:
- Educandos: protagonistas do seu crescimento pessoal, cognitivo, relacional e produtivo. - Educadores (docente e pessoal de apoio): protagonistas do seu aperfeioamento pessoal e tecnolgico, utilizando mais e melhor seus conhecimentos. - Gestor: formador de novos lderes e referncia para liderados. Postura, Atitude.

- Educadores Familiares (pais e responsveis): corresponsabilidade pela formao e crescimento do tutorado.


- Comunidade e parceiros: corresponsabilidade com a proposta educativa do Centro.
19
07/01/2009

Macroplanejamento

20
07/01/2009

1 - Ciclo de Planejamento
Planejar o momento de reflexo, de discutir com a equipe a poltica e as diretrizes do Programa das Escolas, suas expectativas em relao prpria Escola, prazos e responsveis pelo levantamento de informaes e dados que serviro elaborao dos instrumentos. Os instrumentos:
Plano de Ao Programa de Ao Regimento Escolar Plano de Curso Proposta Pedaggica Guia de Aprendizagem

21
07/01/2009

Ciclo anual de operacionalizao da gesto escolar, via TESE

VALORES

DESENVOLVER VISO DE LONGO PRAZO DIAGNSTICAR E DEFINIR AS METAS DEFINIR MISSO DA ESCOLA DEFINIR AS ESTRATGIAS E OS INDICADORES DESDOBRAR O PLANO EM PROGRAMAS DE AO ALINHAR AS AES DOS CENTROS DE RESULTADOS IMPLEMENTAR AES

DEFINIR AS PREMISSAS DEFINIR OBJETIVOS DEFINIR PRIORIDADES EFETUAR REVISO SEMESTRAL/ANUAL RESULTADOS ESPERADOS

P D A C

GERENCIAR DESEMPENHO

ORIENTAR A REVISO DAS ESTRATGIAS ACOMPANHAR AS MELHORES PRTICAS

CONDUZIR PROCESSO DE AVALIAO DA GESTO ESCOLAR

IMPLEMENTAR AES DE CORREO QUANDO NECESSRIAS

AVALIAR DESEMPENHO DA ESCOLA (SEMESTRAL) ACOMPANHAR PLANO DE IMPLEMENTAO DOS C.Es

07/01/2009

2 - Plano de Ao
O Plano estabelece as prioridades e as estratgias para transform-las em ensino de qualidade. O Plano a bssola que nortear a equipe na busca de resultados comuns sob a liderana do gestor, cuja responsabilidade coordenar as diversas atividades, integrar os resultados e educar pelo prprio exemplo. Elaborar o Plano de Ao estruturar caminhos para diminuir o hiato entre o Ser e o Dever Ser. Roteiro Plano de Ao 1- Introduo - Valores - Viso de Futuro - Misso 2- Premissas 3- Objetivos 4- Prioridades 5- Resultados Esperados 6- Indicadores 7- Estratgias 8- Macroestrutura 9- Papeis e Responsabilidades
23
07/01/2009

2.1- Introduo
A introduo um relato sucinto contendo informaes sobre o cenrio atual e um breve diagnstico com descrio: - do municpio/comunidade:atividades econmicos, mercado de trabalho, educao etc. - da Escola: histrico e propsito da criao. Outros pontos: Valores: so as convices, as crenas bsicas, aquilo que as pessoas da organizao acreditam. Sinalizam o padro de comportamento de toda a equipe na busca da excelncia. Viso de Futuro: uma reflexo sobre a situao ideal, de forma a gerar uma percepo de desafio que estimule e motive lideres e liderados, parceiros, investidores na consecuo dos objetivos. Misso: reflete a razo de ser da Empresa; o seu propsito e o que ela faz. Pode-se destacar suas atividades, seus pontos de destaque, ou at mesmo as conquistas pretendidas no curto prazo.

24
07/01/2009

2.2- Premissas
Premissas so princpios ou teorias que servem de base a um raciocnio. So os pontos de partida para se chegar a uma concluso. No Plano de Ao, as premissas so marcos que representam os princpios bsicos, aos quais se conectam objetivos, prioridades e resultados esperados. Formulao das premissas: Protagonismo Juvenil: designa a atuao do jovem como personagem principal de uma iniciativa, atividade, ou projeto voltado a soluo de problemas reais. O cerne a participao ativa e construtiva do jovem na vida da escola, da comunidade ou da sociedade. Formao Continuada: os professores necessitam familiarizar-se com os avanos da tecnologia da informao, comunicao, aprender o que ensinar e como ensinar. Atitude Empresarial: a escola sendo administrada como uma empresa.
Produtora de riquezas morais e indiretamente, riquezas materiais; Formadora de cidados ticos, aptos a empresariar suas competncias e habilidades; Eficiente nos processos, mtodos, tcnicas; Eficaz nos resultados, superando a expectativa da comunidade e do investidor social, tendo o estudante como parceiro na construo de seu projeto de vida e os pais como educadores familiares e tambm, parceiros deste empreendimento Efetiva na qualidade de ensino, consciente de sua autoridade moral como escola de referncia do Ensino Mdio pblico no Estado e no pas.
25
07/01/2009

2.2- Premissas
Corresponsabilidade: o papel da escola discutir com os parceiros internos, os pais e a comunidade externa sua proposta educacional, para que as pessoas se sintam corresponsveis e passem a agir na tentativa de somar esforos. Replicabilidade: Viabilidade da proposta possibilitando a sua reproduo na rede pblica estadual.
Exemplos de conceituao das premissas: Protagonismo Juvenil: o jovem como participe em todas as aes da escola (problemas e solues) e construtor do seu Projeto de Vida. Formao Continuada: educador em processo de aperfeioamento profissional e comprometido com seu autodesenvolvimento. Atitude Empresarial: Escola voltada para o alcance dos objetivos e resultados pactuados, utilizando de forma competente as ferramentas de gesto, sobretudo a Pedagogia da Presena e a Educao pelo Trabalho. Corresponsabilidade: Parceiros pblicos e privados comprometidos com a melhoria da qualidade do Ensino Mdio. Replicabilidade: Viabilidade da proposta possibilitando a sua reproduo na rede pblica estadual.
26
07/01/2009

2.3- Objetivos
Os objetivos estabelecem o cenrio ideal. Nas Escolas, o cenrio desejvel para o Protagonismo Juvenil est vinculado ao termino do 3 ano, devendo ser tangveis, claros, precisos e observveis.

2.4- Prioridades
Estabelecer prioridades significa saber distinguir o que mais importante, o que vem primeiro, o que far a diferena na obteno dos resultados esperados.

2.5- Resultados Esperados


Os resultados previstos ou esperados tem o mesmo significado de meta. A diferena entre resultado e objetivo que este tem um prazo de 3 anos para ser atingido por completo. Os resultados podem ser definidos nas dimenses: Sobrevivncia, Crescimento e Sustentabilidade.
27
07/01/2009

2.6- Indicadores
Reportam-se aos resultados esperados. indispensvel que os indicadores sejam claros, objetivos e mensurveis, sempre que possvel por nmeros relativos. Exemplo: Se resultado esperado foi definido como: Jovens com capacidade de analisar, sintetizar e interpretar dados, fatos, informaes e situaes do cotidiano, comprovada em avaliao interna e externa, alguns indicadores poderiam ser: - x% dos educandos demonstrando dominio na resoluo de problemas envolvendo operaes bsicas, algbricas e geomtricas; - x% dos educandos demonstrando domnio de leitura, interpretao e produo de texto.

2.7- Estratgias
a gesto dos meios disponveis com vistas consecuo dos objetivos.

28
07/01/2009

2.8- Macroestrutura
O quadro abaixo apresenta um modelo simplificado que servir de base para a concepo da macroestrutura do Centro de Ensino em Tempo Integral

Cliente

Escolas de Ensino em Tempo Integral APOIO APOIO G E S T O R

Investidor

C O M U N I D A D E

CRI 1

CRI 2

COORDENAO PEDAGGICA

C O N S E L H O

CRI 3

APOIO APOIO

RESULTADOS Acompanhamento - Avaliao - Julgamento SISTEMA DE COMUNICAO


07/01/2009

29

2.9- Papeis e Responsabilidades


Com a definio dos papeis e responsabilidades, cria-se um ambiente colaborativo e com menos gargalos para a execuo de tarefas.
O quadro abaixo apresenta uma mera ilustrao para auxiliar a identificao de responsabilidade.

PAPEIS GESTOR COORDENADOR PEDAGGICO COORDENADOR ADMINISTRATIVO E FINANCEIRO

RESPONSABILIDADES Responsvel por todo o projeto, coordenando as diversas reas, garantindo a integrao dos resultados parciais e educando os lderes pelo exemplo e trabalho. Responsvel pela coordenao da equipe de educadores fazendo a integrao os resultados. Responsvel por todos os apoios administrativos e financeiros, de modo a garantir que as pessoas da linha de negcio possam focar exclusivamente no seu respectivo negcio.

07/01/2009

PLANO DE AO COORDENAO E.P.

1. Introduo: 2. Valores: Cidadania Compromisso Equidade Esprito Pblico tica Respeito Responsabilidade Transparncia 3- Viso: Ser referncia nacional na criao e execuo de poltica de formao acadmica, humana e profissional dos jovens. 4- Misso:Garantir as condies de natureza gerencial e pedaggico para a execuo da poltica de educao profissional da Secretaria da Educao do Estado do Cear.

07/01/2009

PLANO DE AO
Premissas
Desenvolvimento Local Integrado Sustentvel (DLIS): compromisso com as potencialidades socioeconomicas locais.

Objetivos
Jovens qualificados para atuar nas atividades socioeconmicas locais visando o desenvolvimento sustentvel da regio onde esto inseridos. Jovens proativos na dimenso pessoal, profissional e social, conscientes do seu papel como cidados. Educadores em constante processo de formao. Pessoas aptas a trabalhar em equipe, imbudas de esprito servidor, competentes nos processos de comunicao, eficientes nos mtodos e tcnicas de gesto e eficazes na gerao de resultados.

Protagonismo Juvenil: o jovem como partcipe das aes (problemas e solues) da escola, comunidade e sociedade. Formao continuada: educador em processo de aperfeioamento profissional e comprometido com seu autodesenvolvimento. Atitude Empresarial: esprito de servir voltado para produzir resultados eficazes, atravs de processos, mtodos e tcnicas eficientes. Conscincia da importncia da comunicao e da confiana e humildade necessria para trabalhar em equipe. Corresponsabilidade: todos (agentes internos e externos Seduc) devem conjugar esforos para a efetivao da projeto educacional. Replicabilidade: viabilidade da proposta possibilitando a sua reproduo na rede pblica estadual.

Parcerias ( internas e externas) fortalecidas pelo compromisso com o projeto educacional


Proposta disseminada e replicvel.

07/01/2009

Operacionalizao

35
07/01/2009

1- Programa de Ao
O Plano de Ao estratgico, d as diretrizes e serve de base para a construo dos programas de ao individuais. Os P.As. (Programas de Ao) trata da operacionalizao das diretrizes traadas, definindo meios e processos de trabalho da escola. O P.A. individual, os coordenadores constroem seus P.As. aps a concluso dos de suas respectivas equipes. O gestor, por sua vez, ser o ltimo que integrar, de forma sinttica, todas as reas de atuao da Escola.
Roteiro Programa de Ao
1- Introduo 2- Definio do Negcio 3- Filosofia para Conduo do Negcio: - Domnio - Enfoque - Posturas - Alinhamento - Estratgias e Aes 4- Resultados Pactuados 5- Organizao/Comunicao 6- Oramento 7- Fatores Crticos x Apoio 8- Substitutos
07/01/2009

36

1.1- Introduo Introduo um breve diagnstico da realidade. importante traar o perfil do educando, as facilidades e dificuldades. 1.2- Definio do Negcio Negcio est relacionado atividade que ocupa a maior parte do tempo do indivduo. Negcio sntese das obrigaes e dos deveres que cada um dos educadores tem em relao comunidade (cliente) e ao investidor social. 1.3- Filosofia para Conduo do Negcio A filosofia para conduo de negcio compreende: - Dominio do negcio: reflexo no sentido de melhoria pessoal, cognitiva, profissional e relacional. Os quatro pilares do conhecimento devem estar presentes no crescimento de todos os integrantes da escola. - Enfoque: constituem os pontos de concentrao que fazem a diferena nos resultados. - Postura: processo de autoanlise comportamental. Gera compromisso da pessoa para consigo mesmo e para com o outro: lder, liderados, parceiros, investidores, comunidade. - Alinhamento: mantm as pessoas direcionadas no rumo pactuado. Corrige as divergncias, minimiza os conflitos e os consequentes desgastes entre os componentes da equipe. - Diretrizes: orientam as aes que compem o processo. Derivam do Plano de Ao.

37
07/01/2009

1.4- Resultados Pactuados Os Resultados Esperados contidos no Plano de Ao norteiam a definio dos Resultados Pactuados de cada um dos educadores, docente ou no docente, com o seu coordenador ou gestor. So pactuados pois resultam de anlise conjunta ( gestor/educador) da realidade, do cenrio desejado e da viabilidade de execuo.

Os resultados devem ser definidos por indicadores mensurveis, no caso de resultados tangveis ou quantitativos ou por critrios previamente estabelecidos para os resultados intangveis ou qualitativos. Para auxiliar o processo de definio dos resultados recomenda-se estudo e reflexo sobre Os Cdigos da Modernidade, de Bernardo Toros e as Mega-Habilidades, do Centro Latino-Americano da Investigaes Educacionais (CLAIE)
Cdigo da Modernidade Domnio da leitura e da escrita; Capacidade de fazer clculos e de resolver problemas; Capacidade de compreender, analisar, interpretar e sintetizar dados, fatos e situaes; Compreender e atuar em seu entorno social; Receber criticamente os meios de comunicao; Capacidade para localizar, acessar e usar melhor a informao acumulada; Capacidade de planejar, trabalhar e decidir em grupo.
07/01/2009

Mega-Habilidades Confiana Motivao Esforo Responsabilidade Iniciativa Perseverana Altrusmo Senso Comum Soluo de problemas
38

1.5- Organizao e Comunicao H necessidade de prever recursos ( pessoas, materiais e equipamentos, instalaes, investimento e custeio). Tambm vital estabelecer um processo de comunicao que mantenha um fluxo de informao contnua entre os envolvidos no projeto escolar.

1.6- Oramento
Prever, mobilizar e controlar os recursos definidos no oramento da escola dever e responsabilidade do gestor. Uma administrao eficaz da pea oramentria garante a confiana dos parceiros. 1.7- Fatores Crticos x Apoio Requerido Os imprevistos, obstculos e dificuldades so inerentes a qualquer atividades. Se estes fatores ocorrerem fora do ambito de atuao, podem causar impacto no resultado do negcio. Cabe ao gestor ou educador se antecipar aos problemas e tentar encontrar solues para neutralizar ou minimizar os seus efeitos.

1.8- Substitutos
A formao do Substituto a concretizao da tarefa de educar, de formar novos lderes, tanto para substituies eventuais como para a definitiva. Instrumentos como agenda e smulas constituem mecanismos simples para exercitar a delegao e preparao de pessoas para tarefas ou funes mais complexas.
39
07/01/2009

2- Execuo, Acompanhamento, Avaliao


O Plano de Ao vislumbra o futuro, a execuo o agir no cenrio atual sem perder de vista o cenrio desejado. So os Programas de Ao em prtica. O acompanhamento indissocivel da execuo e da avaliao. dirio e sistemtico, com registros dos pontos relevantes que possam afetar positiva ou negativamente os resultados combinados. Durante o acompanhamento, o gestor apia e ajuda o liderado a corrigir os erros e a ajustar o rumo do que foi traado em seu Programa de Ao. A avaliao inicia-se pelos indicadores e resultados pactuados contidos em cada Programa de Ao.
Algumas recomendaes: Pontualidade exigncia geral. A postura do educador ponto pacfico. Gestor e coordenadores tambm so acompanhados e avaliados pelos liderados. Gestor e coordenador pedaggico devem estar alinhados. O acompanhamento deve ter como instrumento a Pedagogia da Presena: tempo, presena, experincia e exemplo. A proatividade a forma de se antecipar aos acontecimentos, de fazer o diferencial. importante listar os fatores crticos antecipados por ordem de importncia e os respectivos apoios. importante anotar as contribuies relevantes (estratgias, indicadores) que emergirem da equipe. Os indicadores e estratgias devem ser constantemente observados e revistos. Definio de prazos a garantia de que as tarefas sero cumpridos em tempo hbil.
40
07/01/2009

3- Relatrio
Durante o curso das aes, o relatrio pode e deve ser o mais sucinto. Pode ser uma smula de reunio. O relatrio deve ser objetivo e restrito agenda. A avaliao informal das aes, atividades e ajustes do dia a dia, o instrumento mais apropriado o relato, feito de imediato, sem necessidade de um registro por escrito. Os relatos e relatrios de reunies se referem ao acompanhamento dos Programas de Ao. O Relatrio Anual ter como parametro os resultados esperados, seus indicadores e estratgias contidas no Plano de Ao .

41
07/01/2009

PROGRAMA DE AO Nome:
1. Negcio: 2. Filosofia
2.1 Domnio do Negcio 2.2 Enfoque 2.3 Postura
.

Funo

2.4 Diretrizes

2.5 Alinhamento

3. Resultados Pactuados:
3.1 Resultados Esperados
-.

3.2 Resultado Global

3.3 Resultados Individuais

3.4 Resultados Intangveis

4. Oramento

5. Substituto

6. Fatores Crticos

Apoio

07/01/2009

Ginsio Pernambucano Plano de Ao - 2008

43
07/01/2009

Exemplo de PLANO de AO de um Centro de Ensino em Tempo Integral GINSIO PERNAMBUCANO PLANO DE AO - 2008 INTRODUO
1- Cenrio Atual
O Brasil um pas que, a despeito de suas riquezas e potencialidades, ainda apresenta, no nascer deste sculo, velhos ndices que confirmam cada vez mais a imensa dvida que se perpetua, ano aps ano, para com a nossa juventude. A cidade de Recife contribui para esta dvida quando se posiciona como uma das capitais mais violentas do pas, onde jovens matam e morrem diariamente. Num cenrio como esse, deve-se esperar que a sociedade e o Estado respondam com urgncia e de maneira positiva, apresentando alternativas de solues para localizar as crianas e os jovens nos espaos e ambientes educativos, onde devero ser formados e onde seus sonhos devero ser forjados. Mas h um nmero expressivo deles que est nas escolas. No entanto, em contraste com esse dado, os ndices de desemprego avolumam-se numa cidade onde falta qualificao em Nvel Mdio adequada para que os jovens possam se profissionalizar e ingressar no mercado de trabalho. diante deste cenrio que o Centro de Ensino em Tempo Integral Ginsio Pernambucano (CEEGP), criado pelo PROCENTRO em 2004, vem definindo, desde ento, o seu Plano de Ao. O trabalho desafiador desenvolvido atinge jovens entre 13 e 18 anos de idade que provm de bairros localizados no entorno da escola, que se configuram locais de realidades negativas diante da ausncia de assistncia primria, da inexistncia de formao moral, bem como da perspectiva de futuro. nossa meta garantir, por intermdio de um corpo de educadores qualificados e comprometidos com a causa do Ensino Mdio, a execuo de um currculo e de um projeto escolar que inoculem no jovem a crena de que ele no o problema, mas parte da soluo e que o inspire a buscar, por meio das oportunidades e das suas boas escolhas, aquilo que fundamental para a consecuo de seu projeto de vida. O Plano de Ao, ora apresentado, orientar nossos objetivos e prioridades, devendo garantir a ampliao da trajetria de resultados positivos j alcanados desde o encerramento, em 2006, do 1 ciclo de existncia deste Centro.
44
07/01/2009

2- Valores Valorizao da educao e do conhecimento historicamente produzido pela humanidade Autonomia Responsabilidade Respeito pelo indivduo Capacitao permanente dos profissionais tica, integridade e honestidade Esprito pblico e cidadania. 3- Viso de Futuro Ser uma instituio reconhecida nacionalmente pela qualidade e responsabilidade na formao humana e acadmica do jovem, numa forte e duradoura relao de confiana com toda a comunidade escolar, parceiros e entidades oficiais, resultante de elevados nveis de satisfao e de corresponsabilidade demonstrada. 4- Misso Formar jovens no Nvel Mdio com elevada qualidade acadmica, sintonizada com as necessidades e os interesses dos seus projetos de vida, condio essencial ao exerccio de atividades profissionais de maneira competente, criativa e autnoma no contexto socioeconmico e acadmico.

45
07/01/2009

5- Premissas

- Estudantes:
Protagonismo Juvenil o jovem como ator principal em todas as aes da escola.

- Educadores
Conhecimento a servio da formao humana. Formao numa viso integradora contemplando o saber, o saber fazer-saber ser.

- Parceiros
Corresponsabilidade Todos (agentes internos e externos escola) devem conjugar esforos para a efetivao do projeto escolar.

- Atitude Empresarial Socioeducacional


46
07/01/2009

6- Objetivos, 7- Prioridades, 8- Resultados Esperados, 9- Estratgia, 10- Indicadores

PREMISSAS

OBJETIVOS

PRIORIDADES

RESULTADOS ESPERADOS

ESTRATEGIA

INDICADORES

1- Estudantes Protagonismo Juvenil O jovem como ator principal em todas as aes da escola.

Jovens autnomos, solidrios, participativos, estabelecendo relaes significativas com seu meio, qualificados para o trabalho e pleno exerccio da cidadania.

1 srie: garantir a eficcia do nivelamento em termos de conhecimento em Matemtica e Lngua Portuguesa do EF; 2 srie: inserir as prticas e vivncias relativas aos projetos de vida no mbito da formao profissional; 3 srie: atender as necessidades presentes nos projetos de vida no que se refere concluso do Ensino Mdio.

A maioria dos estudantes executando os seus projetos de vida atravs da participao efetiva nos projetos, crescendo na capacidade de aprender a aprender, expressa na melhoria dos resultados das avaliaes internas e externas.

- Equilbrio do tempo pedaggico para as atividades em grupo e as aulas expositivas do professor. - Utilizao do instrumento prova. - Acompanhamento do processo ensino aprendizagem. - Garantia da unidade e coerncia dos professores em relao ao planejamento das disciplinas. - Manuteno da parte diversificada do currculo. - Ampliao das possibilidades de aprendizagem por meio de: estudo Dirigido acompanhado pelos professores aules trabalho de orientao profissional aulas de informtica para todos os estudantes excurses pedaggicas plena utilizao do Laboratrio de Cincias ampliao da interlocuo entre Gesto e estudantes

-10% de evoluo na mdia dos resultados do SAEPE. - 50% dos estudantes envolvidos nos projetos oportunizados pela escola e pelo programa. - 60% de estudantes com mdia anual superior a 6,0 - 30% dos estudantes das 3s sries aprovados nos vestibulares. - mdia do ENEM superior mdia nacional. - 50% de aumento das premiaes em eventos cientficos. - 50% de aumento das premiaes em eventos de empreendedorismo juvenil. - 100% da aumento de consultas ao acervo da biblioteca em relao ao inicio do ano letivo. - 100% de aumento de emprstimos de ttulos literrios em relao ao incio do ano letivo.

07/01/2009

6- Objetivos, 7- Prioridades, 8- Resultados Esperados, 9- Estratgia, 10- Indicadores

PREMISSAS

OBJETIVOS

PRIORIDADES

RESULTADOS ESPERADOS

ESTRATEGIA

INDICADORES

2- Educadores Conhecimento a servio da formao humana. - Formao numa viso integradora contemplando o saber, o saber fazer-saber ser.

Educadores comprometidos com sua formao permanente, estabelecendo relacionamento de qualidade com toda a comunidade escolar e seu entorno.

- Aplicao da TESE nas prticas cotidianas de planejamento e execuo. - Consolidao das prticas pedaggicas tendo em vista os resultados alcanados no 1 ciclo de existncia do Centro, aps concluso da turma 2004 do Ensino Mdio.

Professores qualificados atuando em sua prtica pedaggica de maneira eficiente.

-Elaborao e utilizao dos Guias de Aprendizagem. - Foco na aprendizagem do estudante. - Maximizao do tempo do professor para atendimento s necessidades dos estudantes. - Prtica pedaggica que garanta a eficincia da aprendizagem e sua aplicao. - Utilizao dos Programas das Disciplinas orientadas pelo PROCENTRO.

- 100% dos guias de aprendizagem estruturados por disciplinas. - 80% dos educadores com domnio das metodologias de pesquisa e da tecnologia de informao e da comunicao. - 50% dos educadores com avaliao de desempenho acima da mdia do PROCENTRO.

07/01/2009

6- Objetivos, 7- Prioridades, 8- Resultados Esperados, 9- Estratgia, 10- Indicadores

PREMISSAS

OBJETIVOS

PRIORIDADES

RESULTADOS ESPERADOS

ESTRATEGIA

INDICADORES

3- Parceiros Corresponsabilidade Todos (agentes internos e externos escola) devem conjugar esforos para a efetivao do projeto escolar.

Toda a comunidade atuando de maneira participativa, comprometida e em plena sintonia com o desenvolvimento do projeto escolar.

- Estimular a atuao efetiva da Associao de Pais, considerando o seu papel fundamental no processo de formao dos jovens e no desenvolvimento do projeto escolar. - Investir na captao de novos parceiros.

-.Pais de alunos plenamente satisfeitos ( exteriorizando a satisfao diante da comunidade). - Ampliao do nmero de parceiros financeiros e controle de custos.

- Maior interlocuo com as famlias. - Integrao da equipe gestora e comunidade. - Criao da Associao de Pais.

- 70% de satisfao das famlias. - 70% de participao dos pais nos Encontros de Famlias & Escola. - Plena atuao da Associao de Pais de Alunos nos eventos promovidos. - Aumento em100% do nmero de parceiros externos.

07/01/2009

6- Objetivos, 7- Prioridades, 8- Resultados Esperados, 9- Estratgia, 10- Indicadores

PREMISSAS

OBJETIVOS

PRIORIDADES

RESULTADOS ESPERADOS

ESTRATEGIA

INDICADORES

4- Atitude Empresarial Socioeducacional

Efetivo trabalho da equipe tcnica e educadores alinhados ao projeto escolar.

- O CEEGP vivenciando a TESE em sua rotina.

- Planos e Programas de Ao executados. - Acompanhamento, monitoramento e avaliaes permanentes. - Garantia de uma agenda mnima para atendimento e acompanhamento de Projetos de Vida focados nos demais pilares. - Maior concentrao em aulas expositivas. - Provas semanais atendendo a um calendrio para todas as disciplinas. - Plena sintonia entre o currculo das 3 sries com o programa de vestibular e do PROCENTRO. - Pleno acompanhamento e avaliao da Gesto e Coordenao Pedaggica.

- ndice de aprovao superior mdia do Estado. - Freqncia de 100% dos professores. - Programas de ao cumpridos. - Elaborao e/ou execuo dos projetos extra curriculares. - 100% da contribuio material do parceiro externo contabilizado.

07/01/2009

Resultados

PREMISSAS
1- Estudantes Protagonismo Juvenil O jovem como ator principal em todas as aes da escola.

OBJETIVOS
Jovens autnomos, solidrios, participativos, estabelecendo relaes significativas com seu meio, qualificados para o trabalho e pleno exerccio da cidadania.

RESULTADOS ESPERADOS
A maioria dos estudantes executando os seus projetos de vida atravs da participao efetiva nos projetos, crescendo na capacidade de aprender a aprender, expressa na melhoria dos resultados das avaliaes internas e externas.

INDICADORES
-10% de evoluo na mdia dos resultados do SAEPE. - 50% dos estudantes envolvidos nos projetos oportunizados pela escola e pelo programa. - 60% de estudantes com mdia anual superior a 6,0. - 30% dos estudantes das 3s sries aprovados nos vestibulares. - Mdia do ENEM superior mdia nacional. - 50% de aumento das premiaes em eventos cientficos.

RESULTADOS ALCANADOS
- Evoluo de 13,57% das 1s sries no SAEPE em 2006. - 73% dos estudantes envolvidos nos projetos oportunizados pela escola e pelo programa. - 95% dos estudantes com mdia anual superior a 6,0. - 67% dos estudantes que optaram por vestibular aprovados. - Mdia 53 do CEEGP no ENEM (Estado 42). - Olimpada Brasileira de Matemtica de Escolas Pblicas13 Menes Honrosas. - Bolsa de Iniciao Cientfica Junior para 1 estudante. - Estgio no Instituto de Matemtica em Pesquisa Aplicada (IMPA) para 1 professor de Matemtica. - Olimpada Pernambucana de Qumica Meno Honrosa. - Premio Maior Rentabilidade no Programa Mini-empresa Junior Achievement 1 lugar Fuchique e 2 lugar Mini-empresa. - Evoluo de 1.788% das consultas aos ttulos. - Evoluo de 1.222% dos emprstimos aos ttulos literrios.

- 50% de aumento das premiaes em eventos de empreendedorismo juvenil.

- 100% da aumento de consultas ao acervo da biblioteca em relao ao inicio do ano letivo. - 100% de aumento de emprstimos de ttulos literrios em relao ao incio do ano letivo.

07/01/2009

Resultados

PREMISSAS

OBJETIVOS

RESULTADOS ESPERADOS
Professores qualificados atuando em sua prtica pedaggica de maneira eficiente.

INDICADORES

RESULTADOS ALCANADOS
- 50% dos guias de aprendizagem estruturados por disciplinas.* - 95% dos educadores com dominio de metodologias de pesquisa e de tecnologia da informao e da comunicao. - 69% dos educadores com avaliao de desempenho acima da mdia do PROCENTRO.
* Em virtude da impossibilidade da presena do consultor, foram elaborados apenas os guias do 1 semestre.

2- Educadores Conhecimento a servio da formao humana. - Formao numa viso integradora contemplando o saber, o saber fazersaber ser.

Educadores comprometidos com sua formao permanente, estabelecendo relacionamento de qualidade com toda a comunidade escolar e seu entorno.

- 100% dos guias de aprendizagem estruturados por disciplinas. - 80% dos educadores com domnio das metodologias de pesquisa e da tecnologia de informao e da comunicao. - 50% dos educadores com avaliao de desempenho acima da mdia do PROCENTRO.

07/01/2009

Resultados

PREMISSAS
3- Parceiros Corresponsabilidade Todos (agentes internos e externos escola) devem conjugar esforos para a efetivao do projeto escolar.

OBJETIVOS
Toda a comunidade atuando de maneira participativa, comprometida e em plena sintonia com o desenvolvimento do projeto escolar.

RESULTADOS ESPERADOS
-Pais de alunos plenamente satisfeitos ( exteriorizando a satisfao diante da comunidade) - Ampliao do nmero de parceiros financeiros e controle de custos.

INDICADORES
- 70% de satisfao das famlias. - 70% de participao dos pais nos Encontros de Famlias & Escola. - Plena atuao da Associao de Pais de Alunos nos eventos promovidos. - Aumento em100% do nmero de parceiros externos.

RESULTADOS ALCANADOS
- 75,56% - ndice de satisfao dos pais em relao escola. - 89% de pais nos encontros promovidos. - Criao e formalizao da Associao de Pais. - Parceiros: - Companheiros das Amricas; - Escola Edmur Arlindo Cavalcanti; - Centro Cultural BrasilAlemanha/CCBA; - Junior Achievment - The Nottingham University/Inglaterra; - The Royal Grammar School/Inglaterra; - All Saints Church of England Primary; - OKeeffe & Partner / Inglaterra.

07/01/2009

Resultados

PREMISSAS

OBJETIVOS

RESULTADOS ESPERADOS

INDICADORES

RESULTADOS ALCANADOS

4- Atitude Empresarial Socioeducacional

Efetivo trabalho da equipe tcnica e educadores alinhados ao projeto escolar.

- O CEEGP vivenciando a TESE em sua rotina.

- ndice de aprovao superior mdia do Estado. - Frequencia de 100% dos professores. - Programas de ao cumpridos. - Elaborao e/ou execuo dos projetos extra curriculares.

- 100% da contribuio material do parceiro externo contabilizado.

- ndice de aprovao de 95% acima da mdia do Estado. - 100% dos educadores com 100% de frequncia. - Realizao de 10 projetos: Vestibulinho; Mini-empresas; O Carter Conta; Dana no Mundo; Circulo de Leitura; Alemo Bsico; Clube do Jornal Coral Amaro Quintas; Jovens Multiplicadores em Educao e Sade- JOMES; ADE: Jovens em Ao pelo Patrimonio (JAPE). - Doao de 5 armrios em ao para arquivo. - Doao de 200 ,00 libras para custeio de estudos universitrios de estudantes egressos do Centro. - Doao da assinatura anual das revistas National Geographic Magazine, Veja e The Economist.

07/01/2009

Exemplo de Programa de Ao Gestor

55
07/01/2009

PROGRAMA DE AO Nome:
diferentes segmentos da comunidade escolar.

Funo
educadores e educandos e os

1. Negcio: Proporcionar uma gesto participativa e co-responsvel, coordenado, integrando 2. Filosofia


2.1 Domnio do Negcio
Aprimorar conhecimentos referentes gesto e polticas pblicas.

2.2 Enfoque
Articular os diversos segmentos da comunidade escolar estabelecendo uma relao harmnica e produtiva.

2.3 Postura
Integridade, seriedade, compromisso, transparncia e co-responsabilidade pela misso e o projeto do centro.

2.4 Diretrizes
So regidas pela proposta pedaggica e regimento escolar.

2.5 Alinhamento
Com a Coordenadora Pedaggica e Coordenadores de Administrao e Financeiro, Integradores do ncleo pedaggico e responsvel pela biblioteca.

3. Resultados Pactuados:
3.1 Resultados Esperados
-Formao continuada dos educadores e demais profissionais do Centro - Interao entre todos os segmentos da comunidade escolar - Programa de Ao executado - Imagem do Centro valorizada perante toda sociedade - Liquidez nas aes administrativas e financeiras - Metas estabelcidas cumpridas e at superadas.

3.2 Resultado Global


Contribuio pessoal para o xito no funcionamento do Centro.

3.3 Resultados Individuais


- Parcerias com empresrios locais concretizada e a corresponsabilidade estimulada. - Esforo pessoal premiado com: A integrao e envolvimento de todos os segmentos da comunidade escolar O protagonismo juvenil Os resultados satisfatrios

3.4 Resultados Intangveis


- Cronograma de atendimento individual sendo cumpridas. - Tempo disponibilizado para participao em atividades. - Relacionamento interpessoal harmonioso com todos os segmentos do Centro e comunidade - Sistematizao para contratao de pessoal e prestao de servios, com a elaborao de perfil de cada funo.

4. Oramento
Dentro dos limites aprovados pelo Conselho Gestor
07/01/2009

5. Substituto
Sendo formada a Coordenadora Pedaggica

6. Fatores Crticos
Nmero de salas de aula insuficientes para implantao do segundo ano.

Apoio
Requerer com Coordenao do Projeto e Parceiros

You might also like