You are on page 1of 10

Tema de vestibular um desafio, um questionamento.

Qual esse desafio?

Qual esse questionamento?

Como entender esse desafio?

O que fazer para resolver esse desafio?

A tecnologia trouxe-nos ganhos espantosos. Mas o mundo, to poderoso na cincia, revela cada vez mais que a sua principal doena a terrvel desorientao tica em que vive. (1) Um dos traos mais intrigantes dos nossos dias o do brutal desfasamento entre a capacidade de produzir cincia complexa e tecnologia sofisticada, por um lado, e por outro a incapacidade de pensar elaborada e criticamente os fenmenos sociais e humanos. (2)
Csar das Neves , Joo em Dirio de Notcias Fernandes , Lus em (http://www.citador.pt/cact.php?op=6&search_query=tecnologia&firstrec=0)

Baseando-se nos textos anteriores, produza um texto dissertativo em que se discuta o seguinte tema:

A nova tecnologia de comunicao auxilia ou restringe o pensamento?

Primeiro passo - entender o tema Uma proposta de redao envolve dois elementos bsicos: Assunto: idia geral

Tema:
idia especfica.

A tecnologia trouxe-nos ganhos espantosos. Mas o mundo, to poderoso na cincia, revela cada vez mais que a sua principal doena a terrvel desorientao tica em que vive.

Um dos traos mais intrigantes dos nossos dias o do brutal desfasamento entre a capacidade de produzir cincia complexa e tecnologia sofisticada, por um lado, e por outro a incapacidade de pensar elaborada e criticamente os fenmenos sociais e humanos

Baseando-se nos textos anteriores, produza um texto dissertativo em que se discuta o seguinte tema:

Sim No

Depende

Tcnica da aranha

Algumas vantagens da tecnologia de comunicao


Facilitou a comunicao em todos os sentidos: rapidez e interatividade com pessoas de culturas diferentes; A comunicao tornou-se interpessoal: o indivduo tem o direito de escolher como e com quem se comunicar e pode transformar qualquer ambiente em seu local de estudo, trabalho ou pesquisa; Entretenimento: Msicas, livros, filmes, jogos, sites de relacionamento, tudo isso possvel no mundo virtual. A rapidez, a facilidade do acesso e o conforto do lar levam cada vez mais usurios a utilizarem essa tecnologia para se divertir nas horas vagas;

Algumas desvantagens da tecnologia da comunicao


Falta Privacidade: A vida deixa de ser privada e torna-se pblica. Na maioria dos lugares h cmeras: na rua, no banco, no elevador, no restaurante, na conduo, no trabalho, no shopping. Acesso livre rede: Mesmo permitindo a individualizao da comunicao, no h regulamentao da rede, crianas podem acessar qualquer site sem nenhuma restrio. Plgio: A Internet tambm disponibiliza vrios trabalhos que podem ser consultados e utilizados sem a devida autorizao. Excluso: possibilita o aumento das desigualdades e da excluso presentes no mundo capitalista.

processo de comunicao gera informaes


o fato intencionalmente selecionado, codificado e submetido a um processo de refinamento, informatizado ou no, para a veiculao das idias, imagens, sons, cores, mensagens. um saber objetivado.

adquirir ou no o conhecimento.
um processo dinmico de interpretao, a que so conferidas sentido e significados pelos sujeitos no processo da comunicao.

You might also like