You are on page 1of 59

Sculo XII ao sculo XIV (1189/1198)

Prof. Rassa M. de Oliveira

Idade Mdia Teocentrismo (poder

espiritual e cultural da Igreja) Feudalismo Cruzadas Luta contra os mouros

Trovadorismo
Marco inicial: 1189 ou

1198. Cano da Ribeirinha Paio Soares de Taveirs.


Trmino: 1418, quando

Ferno Lopes nomeado cronista-mor da torre do Tombo.

A cano da Ribeirinha

Cantiga da Ribeirinha No mundo non me sei parelha, Mentre me for como me vai,

Traduo didtica Cantiga da Ribeirinha No mundo no conheo ningum igual a mim, enquanto acontecer o que me aconteceu,

ca j moiro por vs e ai!


mia senhor branca e vermelha, queredes que vos retraia quando vos eu vi en saia! Mau dia me levantei,

pois eu morro por vs e ai!


Minha senhora alva e rosada, Quereis que vos lembre que j vos vi na intimidade! Em mau dia eu me levantei

que vos enton non vi fea!


E, mia senhor, ds aquel diaai! me foi a mi mui mal, e vs, filha de don Paai Moniz, e ben vos semelha

Pois vi que no sois feia!


E, minha senhora, desde aquele dia, ai! Venho sofrendo de um grande mal enquanto vs, filha de dom Paio Muniz, a julgar foroso

dhaver eu por vs guarvaia,


pois eu, mia senhor, dalfaia nunca de vs houve nen hei valia dua Correa.

que eu lhe cubra com o manto


pois eu, minha senhora, nunca recebi de vs a coisa mais insignificante.

Trovadores - poetas que criavam a letra e a

msica das composies que executavam para o seleto pblico das cortes. Geralmente pertenciam nobreza ou ao clero. Segris - trovadores profissionais, geralmente fidalgos em decadncia, que iam de corte em corte, acompanhados por um jogral. Jograis formado pelas camadas populares, cantavam e executavam as canes, mas no as criava. Menestris tambm de origem popular, limitavam-se a apresentar composies alheias nos castelos ou feudos em que trabalhavam.

Caractersticas das cantigas


Lngua: galego-portugus Tradio oral e coletiva Poesia cantada e acompanhada por instrumentos

musicais Autores: trovadores Gneros: a) Lricas: Cantigas de Amor Cantigas de Amigo b) Satricas: Cantigas de Escrnio Cantigas de Maldizer

Cantiga de amor
Ambiente palaciano / provenal (sul da Frana)

Eu-lrico masculino;
Ama uma mulher comprometida, de ordem social superior, o que torna tal amor impossvel; Convenes do amor corts: oIdealizao da mulher oVassalagem amorosa; oExpresso da coita (sofrimento)

ela a suserana ele o vassalo

Quer'eu em maneira de proenal fazer agora un cantar d'amor, e querrei muit'i loar mia senhor a que prez nen fremusura non fal, nen bondade; e mais vos direi en: tanto a fez Deus comprida de ben que mais que todas las do mundo val. Ca mia senhor quiso Deus fazer tal, quando a faz, que a fez sabedor de todo ben e de mui gran valor, e con todo est' mui comunal ali u deve; er deu-lhi bon sen, e des i non lhi fez pouco de ben, quando non quis que lh'outra foss'igual. Ca en mia senhor nunca Deus ps mal, mais ps i prez e beldad'e loor e falar mui ben, e riir melhor que outra molher; des i leal muit', e por esto non sei oj'eu quen possa compridamente no seu ben falar, ca non , tra-lo seu ben, al. El-Rei D. Dinis, CV 123, CBN 485

Influncia Ibrica (popular)

Eu-lrico feminino
O eu-lrico sofre pela ausncia do amado (amigo); A mulher

concreta/real; trata-se de uma mulher de ordem social baixa; Expresso da vida campesina e urbana a mulher dialoga com a natureza, com a me e/ou amiga; Amor realizado ou possvel sofrimento amoroso; Estrutura simples paralelismo e refro.

--- Ai, flores, ai, flores do verde pino,

--- Vs me preguntades polo vosso amigo?

se sabedes novas do meu amigo?


Ai, Deus, e u ? Ai, flores, ai, flores do verde ramo, se sabedes novas do meu amado? Ai, Deus, e u ? Se sabedes novas do meu amigo, aquel que mentiu do que ps comigo?

E eu ben vos digo que sano e vivo.


Ai, Deus, e u ? Vs me preguntades polo vosso amado? E eu ben vos digo que vivo e sano. Ai, Deus, e u ? E eu ben vos digo que sano e vivo e seer vosco ante o prazo saido.

Ai, Deus, e u ?
Se sabedes novas do meu amado, aquel que mentiu do que mi jurado? Ai, Deus, e u ?

Ai, Deus, e u ?
E eu ben vos digo que vivo e sano e seer vosco ante o prazo passado. Ai, Deus, e u ? El-Rei D. Dinis

Crtica indireta, irnica,

mas sutil; Geralmente o nome da pessoa satirizada no revelado; Presena de trocadilhos e ambiguidades.

Ai dona fea! Foste-vos queixar Que vos nunca louv'en meu trobar Mais ora quero fazer un cantar En que vos loarei toda via; E vedes como vos quero loar: Dona fea, velha e sandia!

Ai dona fea! Se Deus mi pardon! E pois havedes tan gran coraon Que vos eu loe en esta razon, Vos quero j loar toda via; E vedes qual ser a loaon: Dona fea, velha e sandia!
Dona fea, nunca vos eu loei En meu trobar, pero muito trobei; Mais ora j en bom cantar farei En que vos loarei toda via; E direi-vos como vos loarei: Dona fea, velha e sandia! (Joo Garcia de Guilhade)

Trovador tocando com outro trovador.

Mais ofensivas que as

cantigas de escrnio; Satirizam de forma direta: o destinatrio citado; Expresses grosseiras e palavras de baixo calo; Geralmente contedo obsceno.

Don Bernaldo, pois tragedes con vosc'a tal molher, a peior que vs sabedes, se o alguazil souber, aoutar-vo-la querr, e a puta queixar-s'-, e vs assanhar-vos-hedes. Mais vs, que tod'entendedes quant'entende bon segrel, pera que demo queredes puta que non ha mester? Ca vedes que vos far: en logar vos meter u vergonha prenderedes. Mais que conselho faredes, se algun al-Rei disser ca molher vosco teedes e a justiar quiser? Senn Deus non lhi valr e vs, a que pesar, valer non lhi poderedes. E vs mentes non metedes, se ela filho fezer, andando, como veedes, con algn pen qualquer, (aquel temp'havemos ja), algun vos sospeitar que no filho part'havedes?

Pero da Ponte (1175)

Novelas de cavalaria: narram aventuras


de cavaleiros medievais. As mais importantes so: A demanda do Santo Graal e Amadis de Gaula.

A demanda do Santo Graal narra a lendria figura do rei Arthur e a procura do Santo Graal, clice sagrado em que, segundo a lenda, Jos de Arimateia teria recolhido o sangue de Cristo quando de sua crucificao.

O rei Arthur rodeado pelos Cavaleiros da Tvola Redonda e o Santo Graal, no centro da mesa.

(Fuvest)
Coube ao sculo XIX a descoberta surpreendente da nossa primeira poca lrica. Em 1904, com edio crtica e comentada do Cancioneiro da Ajuda, por Carolina Michalis de Vasconcelos, tivemos a primeira grande vis]ao de conjunto do valiosssimo esplio descoberto. (Costa Pimpo)
a.

(Mack SP)
Assinale a alternativa incorreta a respeito do Trovadorismo em Portugal:
a.

Nas cantigas de amigo, o trovador escreve o poema do ponto de vista feminino. Nas cantigas de amor, h o reflexo do relacionamento entre senhor e vassalo na sociedade feudal: extrema submisso.

b.

Qual essa primeira poca lrica portuguesa?

c.

b. Que

tipos de composies poticas se cultivavam na poca?

A influncia dos trovadores provenais ntida nas cantigas de amor galego-portuguesas.


Durante o Trovadorismo, ocorreu a separao entre a poesia e a msica. Muitas cantigas trovadorescas foram reunidas em livros ou coletneas que receberam o nome de cancioneiros.

d. e.

O Homem a medida de todas as coisas O Humanismo tem incio com a nomeao de Ferno Lopes como cronista-mor da Torre do Tombo, no sculo XV (1437). A literatura desse perodo registra a consolidao da prosa historiogrfica e do teatro. A poesia, por sua vez, afasta-se do acompanhamento musical e enriquece-se do ponto de vista formal.
IDADE MDIA Teocentrismo RENASCIMENTO Antropocentrismo

HUMANISMO

No final do sculo VX, a Europa passava por grandes mudanas econmicas, provenientes do Mercantilismo. Mercantilismo conjunto de prticas e ideias econmicas desenvolvidas e adotadas entre os sculos XV e XVIII, que visava a fortalecer o Estado e enriquecer a burguesia por meio do desenvolvimento econmico. Nesse panorama destacam-se: Intensificao das atividades agrcolas; Expanso martima, que incrementou a indstria naval; Desenvolvimento do comrcio; Florescimento de pequenas indstrias; Crescimento urbano; Surgimento da burguesia.
O banqueiro e sua mulher, de Quentin Metsys (1465 1530). O acmulo de metais preciosos era um dos objetivos do mercantilismo.

ESTUDIOSOS DA CULTURA CLSSICA ANTIGA. ALGUNS ERAM LIGADOS IGREJA; OUTROS, ARTISTAS OU HISTORIADORES, INDEPENDENTES OU PROTEGIDOS POR MECENAS.

De um erudito preocupado com a renovao universitria humanista passou a representar todos que criticavam a cultura tradicional e acreditavam no homem e sua capacidade realizadora

Um fator fundamental

na divulgao das ideias humanistas foi a descoberta da imprensa, por Gutemberg (Alemanha 1452), mas que chegou a Portugal somente em 1494.

Produo: Teatro a manifestao literria onde ficam mais claras as caractersticas do perodo; Poesia Palaciana a poesia deixa de ser acompanhada por msica e passa a ser declamada dentro do palcio; Historiografia crnicas (Ferno Lopes), na poca, eram os registros da vida de personagens e acontecimentos histricos. Novelas de Cavalaria diferentemente das novelas de cavalaria da poca medieval, apresentam uma atmosfera de paixo, sensualidade e realizao do amor mais carnal, com um heri mais humano.

Autor de mais de quarenta peas,

Gil Vicente conhecido pela qualidade de sua obra. A estreia de Gil Vicente ocorreu em 1502 com o Monlogo do vaqueiro, feito em homenagem rainha d. Maria e declamado nos aposentos da rainha pelo prprio autor, com a finalidade de divertir a soberana, quando ela deu luz o futuro rei D. Joo III de Portugal.

Caractersticas do teatro: Personagens: representavam tipos sociais prximos do pblico (fidalgo, sapateiro), entidades como a Igreja, valores (o bem e o mal). Concepo religiosa: lamenta a perda dos valores, mas, ao mesmo tempo, luta por um cristianismo mais humanizado; Crtica social: faz de forma impiedosa, no escapando nenhum comportamento inadequado.

AUTO DA BARCA DO INFERNO, GIL VICENTE


No porto das almas, o Diabo, como timoneiro da barca do Inferno, e o anjo, da barca do Paraso (ou da Glria), esperam a chegada das almas. Elas sero encaminhadas para uma das barcas, conforme o mrito de cada uma e de acordo com a deciso do Anjo e do Diabo.

DIABO: CONDUTOR DAS ALMAS AO INFERNO, CONHECE MUITO BEM CADA UM DOS PERSONAGENS QUE LHE CAI S MOS; ZOMBETEIRO, IRNICO E BOM ARGUMENTADOR. GIL VICENTE NO PINTA O DIABO COMO RESPONSVEL PELOS FRACASSOS E MALES HUMANOS; O DIABO UM JUIZ, QUE EXIBE S CLARAS O LADO MAIS RECNDITO DOS PERSONAGENS, PENETRANDO NAS CONSCINCIAS HUMANAS E REVELANDO O QUE CADA UM DELES PROCURA ESCONDER.

FIDALGO: REPRESENTA A NOBREZA, E CHEGA COM UM PAJEM. TEM UMA ROUPAGEM EXAGERADA E UMA CADEIRA DE ESPALDAR, ELEMENTOS CARACTERSTICOS DE SEU STATUS SOCIAL. O DIABO ALEGA QUE O FIDALGO O ACOMPANHAR POR TER TIDO UMA VIDA DE LUXRIA E DE PECADOS, SENDO PORTANTO, CONDENADO PELA VIDA PECAMINOSA, EM QUE A LUXRIA, A TIRANIA E A FALTA DE MODSTIA PESAM COMO GRAVES DEFEITOS. AO FIDALGO, NADA LHE VALEM AS COMPRAS DE INDULGNCIAS, OU ORAES ENCOMENDADAS. A FIGURA DO FIDALGO, ARROGANTE E ORGULHOSO, PERMITE A CRTICA VICENTINA NOBREZA, E CENTRADA NOS DOIS PRINCIPAIS DEFEITOS HUMANOS: O ORGULHO E A PRTICA DA TIRANIA.

ONZENEIRO: O SEGUNDO PERSONAGEM A SER INQUIRIDO O ONZENEIRO, USURRIO QUE AO CHEGAR BARCA DO DIABO DESCOBRE QUE SEU RICO DINHEIRO FICARA EM TERRA. UTILIZANDO O PRETEXTO DE IR BUSCAR O DINHEIRO, TENTA CONVENCER O DIABO A DEIX-LO RETORNAR, DEMONSTRANDO SEU APREO S COISAS MUNDANAS. O DIABO NO ACEITA QUE O ONZENEIRO VOLTE TERRA PARA REAVER SUAS RIQUEZAS, CONDENANDOO AO FOGO DO INFERNO.

PARVO: UM DOS POUCOS A NO SER CONDENADO AO INFERNO. O PARVO CHEGA DESPROVIDO DE TUDO, SIMPLES, SEM MALCIA E CONSEGUE DRIBLAR O DIABO, E AT INJURILO. UMA ALMA PURA, CUJOS VALORES SO LEGTIMOS E SINCEROS. AO PASSAR PELA BARCA DO ANJO, DIZ SER NINGUM. ENTO, POR SUA HUMILDADE E POR SEUS VERDADEIROS VALORES, CONDUZIDO AO PARASO. EM VRIAS PASSAGENS DA PEA, O PARVO IRONIZA A PRETENSO DE OUTROS PERSONAGENS, QUE SE QUEREM PASSAR POR "INOCENTES" DIANTE DO DIABO.

SAPATEIRO: REPRESENTANTE DOS MESTRES DE OFCIO, QUE CHEGA EMBARCAO DO DIABO CARREGANDO SEU INSTRUMENTO DE TRABALHO, O AVENTAL E AS FORMAS. UM DESONESTO EXPLORADOR DO POVO. HABITUADO A LUDIBRIAR OS HOMENS, PROCURA ENGANAR O DIABO, QUE ESPERTAMENTE NO SE DEIXA LEVAR POR SEUS ARTIFCIOS E O CONDENA.

FRADE: COMO TODOS OS REPRESENTANTES DO CLERO, FOCALIZADOS POR GIL VICENTE, O FRADE ALEGRE, CANTANTE, BOM DANARINO E MAU-CARTER. CHEGA ACOMPANHADO DE SUA AMANTE, E ACREDITA QUE POR TER REZADO E ESTAR A SERVIO DA F, DEVERIA SER PERDOADO DE SEUS PECADOS MUNDANOS. D UMA LIO DE ESGRIMA AO DIABO (QUE FINGE NO SABER MANEJAR UMA ARMA), O QUE PROVA A CULPA DO ESPADACHIM, J QUE FRADES NO LIDAM COM ARMAS. E CONTRA SUAS EXPECTATIVAS, CONDENADO AO FOGO DO INFERNO. DEVE-SE DOSAR QUE GIL VICENTE DESFECHA ARDOROSA CRTICA AO CLERO, ACREDITANDO-O INCAPAZ DE PREGAR AS TRS COISAS MAIS SIMPLES: A PAZ, A VERDADE E A F.

BRSIDA VAZ: AGENCIADORA DE MERETRIZES, MISTO DE ALCOVITEIRA E FEITICEIRA. POR SUA DEVASSIDO E FALTA DE ESCRPULOS, CONDENADA. CONHECIDA DE OUTROS PERSONAGENS QUE UTILIZARAM EM VIDA SEUS SERVIOS. INESCRUPULOSA, TRAIOEIRA, CHEIA DE ARDIS, NO CONSEGUE FUGIR CONDENAO. PERSONAGEM QUE FAZ O PBLICO LEITOR CONHECER A QUALIDADE MORAL DE OUTROS PERSONAGENS QUE COM ELA SE RELACIONARAM.

JUDEU: ENTRA ACOMPANHADO DE SEU BODE. DETESTADO POR TODOS, AT MESMO PELO DIABO QUE QUASE SE RECUSA A LEV-LO, IGUALMENTE CONDENADO, INCLUSIVE POR NO SEGUIR OS PRECEITOS RELIGIOSOS DA F CRIST. BOM LEMBRAR QUE, DURANTE O REINADO DE D. MANUEL, HOUVE UMA PERSEGUIO AOS JUDEUS VISANDO SUA EXPULSO DO TERRITRIO PORTUGUS; ALGUNS SE FORAM, CARREGANDO GRANDES FORTUNAS; OUTROS, CONVERTERAM-SE AO CRISTIANISMO, SENDO TACHADOS CRISTOS NOVOS.

CORREGEDOR E O PROCURADOR: AMBOS REPRESENTANTES DO JUDICIRIO: JUIZ E ADVOGADO. DEVERIAM SER EXEMPLOS DE BOM COMPORTAMENTO E ACABARAM SENDO CONDENADOS JUSTAMENTE POR SEREM TO IMORAIS QUANTO OS MAIS IMORAIS DOS MORTAIS, MANIPULANDO A JUSTIA DE ACORDO COM AS PROPINAS RECEBIDAS, POIS FAZIAM DA LEI SUA FONTE DE RECURSOS ILCITOS E DE MANIPULAO DE SENTENAS. A NDOLE MORALIZADORA DO TEATRO VICENTINO FICA BASTANTE PATENTE COM MAIS ESSA CONDENAO, ENVOLVENDO A JUSTIA HUMANA, NA FIGURA DOS REPRESENTANTES DO DIREITO.

ENFORCADO: CHEGA AO BATEL ACREDITANDO TER O PERDO GARANTIDO POR SEU JULGAMENTO TERRENO E POSTERIOR CONDENAO MORTE. ISSO TERIAM LHE REDIMIDO DOS PECADOS, MAS CONDENADO TAMBM A IR PARA O INFERNO.

CAVALEIROS CRUZADOS: FINALMENTE CHEGAM BARCA QUATRO CAVALEIROS CRUZADOS, QUE LUTAM PELO TRIUNFO DA F CRIST E MORREM EM PODER DOS MOUROS. OBVIAMENTE, COM UMA FICHA IMPECVEL, SERO TODOS JULGADOS, PERDOADOS E CONDUZIDOS BARCA DA GLRIA.

Itlia bero do Renascimento

Movimento cultural que se desenvolveu na Europa ao longo dos sculos XV e XVI, com reflexos nas artes, nas cincias e em outros ramos da atividade humana. O Renascimento no surgiu em todos os pontos da Europa ao mesmo tempo; as cidades italianas foram pioneiras neste movimento intelectual, que em alguns pases se estendeu at ao sculo XVII. O Renascimento teve um outro grande

centro na regio da Flandres.


No centro da transformao intelectual renascentista encontra-se a passagem de uma mentalidade teocntrica (isto , que colocava Deus no centro da

reflexo humana) a uma mentalidade antropocntrica (que tinha o homem


como centro). Esta proposta correspondia a um reconhecimento e a uma crena otimista nas capacidades e no valor do ser humano, contrapondo-se viso medieval do mundo.

Mecenas: burguesia,prncipes e at Papas financiavam e protegiam as artes e os artistas

PENSAMENTO MEDIEVAL

PENSAMENTO RENASCENTISTA

Teocentrismo
Verdade = Bblia

Antropocentrismo
Verdade = experimentao, observao Vida terrena e material tambm importante

Vida material sem importncia

Conformismo
Natureza = fonte do pecado

Crena no progresso
Natureza = beleza, onde o homem se insere F diferente da razo

Dogmatismo

Em oposio cultura feudal, o Renascimento foi um movimento

cultural que expressou a mentalidade burguesa.Ocorreu na Europa durante os sculos XIV, XV, XVI.

Cidade

do renascimento. Depois da "longa noite de trevas" que foi a idade mdia, a humanidade renasceu para a cultura. Esse renascimento comeou em Florena, quando poetas, pintores, escultores e arquitetos criaram entre os sculos XIII e XV uma quantidade infinita de obras de arte.

ltima ceia

Monalisa

A ARTE DE MICHELANGELO (1475-1564)


ESCULTURAS

A CRIAO DO HOMEM. Capela Sistina

MOISS DAVI

PIET

A ARTE DE BOTTICELLI (1445-1510)

A primavera

O nascimento de Vnus

A ARTE DE RAFAEL SANZIO (1483 1520)

O CASAMENTO DA VIRGEM

TRANSFIGURAO

Incio: 1527 retorno de S de Miranda da Itlia trazendo e divulgando o Renascimento e a Medida Nova (versos decasslabos)
O classicismo toma por modelos as formas, regras e temas da arte da antiguidade greco-romana (arte como imitao da natureza; cnones de proporo e medida, simetria, equilbrio; importncia da mitologia). A sua linguagem formal, desenvolvida ao longo do sculo XVI e at finais do sculo XVIII, encontra paralelismos na pintura, na arquitetura e na literatura, sem, no entanto, corresponder a um movimento unitrio ou concertado no tempo ou no espao.

Poeta-guerreiro: uma mo na pena, outra, na

espada; Resistiu ao exlio, guerra (perda do olho direito, crcere, naufrgio); Considerado o maior poeta lrico e pico da lngua;

Estrutura d Os Lusadas

Estrutura externa
O poema est dividido em 10 partes,

que Cames intitula de cantos.


Cada canto tem um nmero mdio de

110 estrofes, sendo os Lusadas composto na sua ntegra por 1102 estrofes.
As estrofes so constitudas por 8

versos, totalizando 8816 versos decasslabos heroicos (com acento na 6 e 10 slabas) e sficos (com acento na 4, 8 e 10 slabas)
As estrofes apresentam o seguinte

esquema de (oitava rima)

rimas:

ABABABCC

Estrutura Interna
Cames seguiu fielmente os ensinamentos da antiguidade greco-latina no que se refere estrutura de uma epopeia. Temos ento:
Proposio: o poeta se prope a cantar grandes feitos de ilustres portugueses (Canto

I, estrofes 1 a 3)
Invocao: o poeta invoca as Tgides, ninfas que habitariam o rio Tejo (Canto I,

estrofes 4 e 5)
Dedicatria: o poeta dedica sua obra ao rei dom Sebastio (1554-1578) (Canto I,

estrofes 6 a 18)
Narrao: o poeta narra a viagem de Vasco da Gama (1468-69-1524) s ndias,

permeando seu relato com a histria do povo portugus (Canto I, estrofe 19, a Canto X, estrofe 144)
Eplogo: desiludido, o poeta mostra-se crtico em relao sua ptria(Canto X,

estrofes 145 a 156)

As armas e os bares assinalados, A Que da ocidental praia Lusitana, B Por mares nunca dantes navegados, A Passaram ainda alm da Taprobana, B Em perigos e guerras esforados, A Mais do que prometia a fora humana, B E entre gente remota edificaram C Novo Reino, que tanto sublimaram; C CAMES, Lus de. Os Lusadas

Ncleo narrativo: a viagem de Vasco da Gama s ndias, empreendida entre 8

de julho de 1497 e 24 de maio de 1498, com o intuito de estabelecer relaes comerciais entre os dois continentes. Heri individual Vasco da Gama / Heri coletivo peito ilustre lusitano (o povo portugus) Como a obra extensa, os episdios no apresentam, em sua totalidade, a mesma importncia. H quatro episdios que se destacam pelo lirismo: Episdio de Ins de Castro em que se relata a morte trgica da jovem amante de dom Pedro I (Canto III)
Ins de Castro um episdio lrico-amoroso que simboliza a fora e a veemncia do amor em Portugal. O episdio ocupa as estncias 118 a 135 do Canto III de Os Lusadas e relata o assassinato de Ins de Castro, em 1355, pelos ministros do rei D. Afonso IV de Borgonha, pai de D. Pedro, seu amante. narrado, em sua maior parte, por Vasco da Gama, que conta a histria de Portugal ao rei de Melinde. Considerado um dos mais belos momentos do poema, a um s tempo um episdio histrico e lrico: por trs da voz do narrador, e da prpria Ins, percebe-se a voz e a expresso pessoal do poeta. Cames, atravs da fala de Vasco da Gama, destaca do episdio sua carga romntica e dramtica, deixando em segundo plano as questes polticas que o marcam.

Episdio do velho do Restelo em que se apresentam as crticas s navegaes (Canto IV)


Quando as naus de Vasco da Gama se despediam do porto de Belm, um ancio, o Velho do Restelo, elevando a voz, manifestou sua oposio viagem s ndias. A sua fala pode ser interpretada como a sobrevivncia da mentalidade feudal, agrria, oposta ao expansionismo e s navegaes, que configuravam os interesses da burguesia e da monarquia. a expresso rigorosa do conservadorismo. Certo que Cames, mesmo numa epopia que se prope a exaltar as Grandes Navegaes, d a palavra aos que se opem ao projeto expansionista. Portanto, O Velho do Restelo representa a oposio passado x presente, antigo x novo. O Velho chama de vaidoso aqueles que, por cobia ou nsia de glria, por sua audcia ou coragem, se lanam s aventuras ultramarinas. Simboliza a preocupao daqueles que antevem um futuro sombrio para a Ptria.

" glria de mandar! v cobia Desta vaidade, a quem chamamos Fama! fraudulento gosto, que se atia C'uma aura popular, que honra se chama! Que castigo tamanho e que justia Fazes no peito vo que muito te ama! Que mortes, que perigos, que tormentas, Que crueldades neles experimentas!

"A que novos desastres determinas De levar estes reinos e esta gente? Que perigos, que mortes lhe destinas Debaixo dalgum nome preminente? Que promessas de reinos, e de minas D'ouro, que lhe fars to facilmente? Que famas lhe prometers? que histrias? Que triunfos, que palmas, que vitrias?

"Dura inquietao d'alma e da vida, Fonte de desamparos e adultrios, Sagaz consumidora conhecida De fazendas, de reinos e de imprios: Chamam-te ilustre, chamam-te subida, Sendo dina de infames vituprios; Chamam-te Fama e Glria soberana, Nomes com quem se o povo nscio engana!

Episdio da Ilha dos Amores em que se relata o merecido descanso da esquadra antes de desembarcar em Portugal (Cantos IX e X)
Em Os Lusadas o autor exalta as realizaes dos navegadores lusitanos e descreve os transtornos impostos a eles pelos mouros. Depois de muitas peripcias, seguem para o sul afrontando os perigos do mar, em direo ao Cabo da Boa Esperana, mas desejosos de voltar ptria para relatar as ocorrncias da viagem. Ao mesmo tempo, Vnus imagina um meio de recompens-los por todas as dificuldades enfrentadas com um prmio. Auxiliada por Cupido prepara-lhes uma ilha maravilhosa onde as mais belas ninfas esperaro por eles. Cames mostra o local como um verdadeiro paraso.

Episdio do gigante Adamastor em que se compara a dificuldade em se passar pelo cabo das Tormentas, metaforizando-o como um gigante que ameaa a frota (Canto V)
Inspirado em Homero e Ovdio, o episdio do Gigante Adamastor o mais rico e complexo do poema. de natureza simblica, mitolgica e lrica.

A VIAGEM

Na

lrica camoniana, o soneto a forma mais valorizada. Os temas mais recorrentes so os que remetem ideia do neoplatonismo, do desconcerto do mundo, da mutabilidade das coisas, do amor, do saudosismo.

Soneto 4 Amor um fogo que arde sem se ver, ferida que di, e no se sente; um contentamento descontente, dor que desatina sem doer. um no querer mais que bem querer; um andar solitrio entre a gente; nunca contentar se de contente; um cuidar que ganha em se perder. querer estar preso por vontade; servir a quem vence, o vencedor; ter com quem nos mata, lealdade.

Mas como causar pode seu favor nos coraes humanos amizade, se to contrrio a si o mesmo Amor?

Primeira carta de So Paulo aos Corntios (l Cor 13)


Ainda que eu falasse lnguas, as dos homens e as dos anjos, se no tivesse amor seria como bronze que soa, ou como um cmbalo que retine. Ainda que eu tivesse o dom da profecia, o conhecimento de todos os mistrios e toda cincia, ainda que eu tivesse a f a ponto de transportar os montes, se eu no tivesse amor, nada seria eu. Ainda que eu distribusse todos os meus bens aos famintos, ainda que eu entregasse meu corpo s chamas, se eu no tivesse amor, isso nada me adiantaria. O amor paciente, o amor prestativo, no invejoso, no se ostenta, no se incha de orgulho. Nada faz de inconveniente, no se irrita, no guarda rancor. No se alegra com a injustia, mas se regozija com a verdade. Tudo desculpa, tudo cr, tudo espera, tudo suporta.

O amor jamais passar.

Intertextualidade: Dilogo entre textos

Monte Castelo
Composio: Renato Russo Ainda que eu falasse a lngua dos homens. E falasse a lngua dos anjos, sem amor eu nada seria. s o amor, s o amor. Que conhece o que verdade. O amor bom, no quer o mal. No sente inveja ou se envaidece. O amor o fogo que arde sem se ver. ferida que di e no se sente. um contentamento descontente. dor que desatina sem doer. Ainda que eu falasse a lngua dos homens. E falasse a lngua dos anjos, sem amor eu nada seria.

um no querer mais que bem querer. solitrio andar por entre a gente. um no contentar-se de contente. cuidar que se ganha em se perder. um estar-se preso por vontade. servir a quem vence, o vencedor; um ter com quem nos mata a lealdade. To contrrio a si o mesmo amor.

Estou acordado e todos dormem todos dormem todos dormem. Agora vejo em parte. Mas ento veremos face a face.
s o amor, s o amor. Que conhece o que verdade. Ainda que eu falasse a lngua dos homens. E falasse a lngua do anjos, sem amor eu nada seria.

You might also like