You are on page 1of 3

Pantanal

O Pantanal fica localizado no Centro-Oeste do Brasil, nesse local existe uma plancie, (terras mais baixas) rodeada por reas de relevo mais altas como montanhas e planaltos. Nesses locais mais altos so formados muitos rios que ao chegarem na plancie se acumulam e formam extensas lagoas de guas paradas chamadas de baas que podem apresentar at 10 km de extenso. As baas so separadas umas das outras por faixas de terrenos um pouco mais altos. Por isso, essa regio fica constantemente alagada ao longo do ano, mas dependendo da quantidade de gua que chega dos rios a rea alagada pode aumentar na poca de cheia, ou diminuir na poca da seca. Na poca cheia, rios, lagoas e riachos ficam interligados, permitindo que espcies de animais aquticas ou subaquticas (que podem viver na gua e na terra) se desloquem entre as baas. Este processo um dos principais responsveis pela constante renovao da vida no Pantanal e pelo fornecimento de nutrientes. Na poca de seca, quando a quantidade de gua que chega menor, forma-se ento lagoas isoladas, que retm grande quantidade de peixes e plantas aquticas. Lentamente estes corpos d'gua vo secando o que atrai aves e outros animais em busca de alimentos, promovendo concentrao de muitos animais. Ento, dependendo da estao do ano podemos encontrar mais facilmente um ou outro ser vivo, por isso podemos dizer que o fator abitico que amsi tem influncia na distribuio dos seres vivos nesse ambiente a variao do nvel das agias dos rios e lagoas. O Clima tropical, e podemos definir duas estaes do ano. De abril a setembro temos a estao seca com baixas temperaturas (com mdia em torno de 21C) e pouca ou nenhuma chuva, ocorrendo ocasionalmente, geadas nos meses de julho e agosto. De novembro a maro temos a estao chuvosa com altas temperaturas (mdia em torno de 32C) e mais chuvas que no perodo seco. Nas partes alagadas do terreno as plantas aquticas flutuantes como o aguap, so os principais produtores. Nas faixas de terreno mais altas que separam as baas podemos encontrar matas que abrigam a fauna terrestre na poca da cheia. O Pantanal no possui flora caracterstica todas as plantas que vivem nesse ecossistema tambm pertencem a outros ecossistemas como a Floresta Amaznica e a Caatinga. A fauna do Pantanal tanto aqutica quanto terrestre riqussima. O maior animal encontrado nessa regio o jaguar, parente da ona pintada, que est em processo de extino. Esse felino tem papel importante no controle do tamanho das populaes de capivaras, o maior roedor do mundo. O jacar exerce papel semelhante ao jaguar no ambiente aqutico, predando principalmente peixes. As aves so o grupo de animais com maior nmero de espcies no Pantanal, e podem ser encontradas reunidas em enormes bandos, explorando os recursos alimentares aquticos.

Vamos conhecer alguns seres vivos do PANTANAL!!!!

Vista de cima do Pantanal.

JACAR DO PANTANAL Caiman crocodilus yacare Os jacars habitam rios, lagoas e baias. Na seca, centenas de indivduos concentram-se em poas, a espera das primeiras chuvas. Na cheia, se dispersam pelos campos inundados, para se alimentar e reproduzir. Alimentam-se de peixes e outros vertebrados aquticos, e invertebrados como caranguejos, caramujos e insetos. Os jacars so ecologicamente importantes porque fazem o controle biolgico de outras espcies animais

VEADO CAMPEIRO Ozotocerus bezoarticus O Veado-campeiro vive em grupos de geralmente dois a cinco indivduos. Preferem as partes secas dessa regio e alimentam-se principalmente de gramneas, mas tambm ingerem ervas, arbustos e at de flores.

TUIUIU Jabiru mycteria considerada a ave smbolo do Pantanal. podem ser vistos em grandes bandos, na beira de rios, brejos, lagoas e baias. Alimenta-se de insetos, peixes, anfbios, moluscos, crustceos, pequenos rpteis e mamferos.

ARARA AZUL Anadorhynchus hyacinthinus A arara-azul a maior arara do mundo. Alimenta-se principalmente de castanhas da palmeira acuri. Algumas araras que ainda no esto em reproduo voam em grupos que podem passar de dez indivduos. Na poca de reproduo (setembro), separam-se em casais e fazem seus ninhos em ocos de grandes rvores.

SALVINIA Salvinia auriculata conhecida popularmente como orelha de ona, a Salvinia uma planta aqutica abundante no Pantanal, que pode ser vista sobre as guas o ano todo. Suas folhas possuem pequenos plos que as tornam mais difceis de molhar. Possuem pequenas razes que so usadas como abrigo por pequenos peixes. JENIPAPO Gardenia genipa O Jenipapo pode ser encontrado no Pantanal, mas habita vrias formaes florestais, principalmente aquelas situadas em solos midos ou encharcados, pois se desenvolve melhor onde h abundncia de gua no solo. Seu tamanho pode chegar a at 10 metros.

CAPIVARA Hydrochoerus hydrochoeris A capivara costuma viver em regies s margens de rios e lagos. Utilizam a gua como refgio dos predadores, pois conseguem ficar submersas por alguns minutos e so muito mais geis na gua que na terra. A capivara vive em manadas, ou seja, grandes grupos. A noite sai procura de alimento como capim, ervas e outros tipos de vegetao encontrados nas beiras de rios e lagos .

You might also like