You are on page 1of 20

Universidade Federal de So Carlos

Instrumentos econmicos da Gesto Ambiental


rea: Gesto Ambiental Subrea: Gesto Ambiental

Priscila Rodrigues Gomes Engenheira Ambiental Mestre e Doutoranda em Cincias da Engenharia Ambiental

Programa de Ps-Graduao em Cincias da Engenharia Ambiental PPG-SEA/EESC-USP

Objetivos da Aula
1 Introduo Anlise Conjuntural 2 Economia e Meio Ambiente 3 Instrumentos econmicos e suas vantagens 3 Classificao dos instrumentos econmicos 4 Subsdios 4.1 Subsdios para a proteo ambiental 4.1.1 Em diferentes pases 4.1.2 No Brasil - Fundo Nacional do Meio Ambiente - Subsdios para energia renovvel - Parmetros ecolgicos na cobrana do ITR - A atuao do BNDES - O ICMS ecolgico

Introduo Anlise Conjuntural


degradao

do meio ambiente - externalidades (externos s funes de custo e

de demanda).
recursos

livres ou de custo muito baixo = os recursos naturais tendem a ser superexplorados.


custo

da degradao recai sobre a sociedade.

internalizar os custos ambientais nas atividades de produo e consumo


princpios

econmicos - estratgia econmica e ambientalmente sustentvel:

O princpio do poluidor/usurio pagador confere direitos que permitem a internalizao de custos que no seriam normalmente incorridos pelo poluidor ou usurio (externalidades);

O princpio da precauo prov um mecanismo para lidar com a incerteza dos impactos.

Introduo Anlise Conjuntural


O

princpio poluidor-pagador inclu todos custos da proteo (custos de preveno, de reparao e de represso do dano ambiental, assim como a prpria utilizao dos recursos naturais). privatizao de lucros e socializao de perdas

internalizao dos custos relativos de deteriorao ambiental traria como consequncia um maior cuidado em relao ao potencial poluidor da produo, na busca de uma satisfatria qualidade do meio ambiente. Princpio poluidor pagador = princpio da responsabilidade = princpio da responsabilizao pelo dano ambiental.
O

princpio da precauo, por sua vez, est ligado aos princpios de afastamento de perigo e segurana das geraes futuras, como tambm de sustentabilidade ambiental das atividades humanas. (DERANI, 2008)

Economia e Meio Ambiente

Fonte: Mueller (2007)

Economia e Meio Ambiente

A ideia de que o meio ambiente fornecedor de materiais e ao mesmo tempo receptor de resduos fez com que a anlise econmica se preocupasse com temas ligados escassez crescente de recursos e tambm com a poluio gerada pelo sistema econmico. Nesse sentido, desenvolveram-se duas ramificaes da teoria ambiental neoclssica, quais sejam, a teoria da poluio e a teoria dos recursos naturais.

Instrumentos Econmicos - Vantagens


A experincia tem demonstrado que contar com os IEs pode: a) reduzir os custos resultantes do cumprimento da legislao;

b) baixar os encargos administrativos do setor pblico;


c) melhorar as condies ambientais em termos de qualidade do ar urbano e qualidade da gua urbana; d) baixar as emisses e efluentes de resduos txicos e no txicos; e) melhorar as condies de sade humana, o que, por sua vez, aumenta a produtividade econmica e baixa os custos dos servios de sade; e f) contribuir para a sustentabilidade institucional atravs do apoio s instituies do setor pblico que tenham eficincia de custos e que cooperem com o setor privado e com as organizaes no governamentais.

O uso dos IEs foi tambm apoiado no bojo da Declarao Rio 1992 sobre o meio ambiente e o desenvolvimento como um componente importante do desenvolvimento sustentvel.

Classificao dos Instrumentos Econmicos Agente poltico


Seroa da Motta (1997) e Mendes e Seroa da Motta (1997) classificam os instrumentos econmicos em dois tipos:

(i) incentivos que atuam na forma de prmios e

(ii) incentivos que atuam na forma de preos.

Classificao dos Instrumentos Econmicos Agente poltico


1)Taxas, impostos e cobranas pelo uso de um recurso natural ou pela emisso de poluentes. 2) Regulamentos e sanes: o exemplo clssico de comando e controle, em que o Governo estabelece padres, restringindo a quantidade e a qualidade da poluio ou do uso dos recursos naturais, fiscaliza o cumprimento desses padres e aplica sanes pelo descumprimento. Incluem-se nesse tipo os padres de emisses, o licenciamento ambiental, as restries ao uso do solo e as multas sobre vazamentos. 3) Criao de mercado: o Governo estabelece um sistema de licenas (ou permisses) para o uso de um recurso natural, que so distribudas ou leiloadas, e fiscaliza o seu cumprimento. Tais licenas podem ser comercializadas a preos de mercado. 4) Interveno de demanda final: compreende os sistemas de divulgao ao consumidor, que interfere no mercado por meio de escolha e de rotulagem e selos ambientais. 5) Legislao da responsabilizao: o poluidor ou o usurio do recurso obrigado por lei a pagar s partes afetadas por quaisquer danos.

Tributao e subsdios (taxas, impostos, cobranas e subsdios)


Subsdios: todas as formas de assistncia financeira, como doaes, emprstimo subsidiado, iseno de impostos depreciao acelerada etc. para a proteo do meio ambiente. Taxas de emisso: consistem em pagamentos diretos baseados na medida ou estimativa da quantidade e qualidade de um poluente. Taxas de uso: consistem em pagamentos pelo custo de servios coletivos. Taxas de produto: so aplicadas a produtos que causam poluio quer durante sua fabricao, consumo ou disposio (por exemplo, fertilizantes, pesticidas ou baterias), com o objetivo de modificar os preos relativos e financiar sistemas de coleta. Impostos: so pagamentos ao governo geral, compulsrios, pelo uso de recursos naturais ou relacionados a poluio. Multas por no atendimento: so impostas sob a lei civil a poluidores que no cumprem os requisitos e as normas ambientais e de manejo de recurso naturais. Royalties ou compensao : um valor pago pelo empreendedor ao proprietrio do recurso natural pelo direito de explorar e comercializar esse recurso; uma compensao pelas externalidades geradas por essa explorao, incluindo a exausto desses recursos.

Subsdios Contexto internacional


O sistema dinamarqus para a promoo de tecnologias limpas tambm financia os custos de consultorias ambientais para empresas menores. Os subsdios ocorrem principalmente na forma de doaes e emprstimos subsidiados. As doaes, em regra, financiam at 50% dos custos das medidas ambientais, algumas vezes mais. O fundo ambiental polons prev a possibilidade de perdo de dbitos de investimentos ambientais anteriores. Nos Estados Unidos, os fundos tambm se tornaram disponveis por meio de iseno (parcial) de sanes impostas pela violao de leis ambientais. As sanes so reduzidas se o infrator conduz projetos suplementares em benefcio do meio ambiente.

Subsdios Contexto internacional


Na Dinamarca e na Grcia, h quatro tipos de subsdios com esse propsito e, na Sua, cinco, variando do apoio a agricultores para a conteno do uso de pesticidas ao apoio plantao de quebra-vento. Subsdios esto presentes ainda na ustria, no Canad (Quebec), nos Estados Unidos, na Holanda, na Islndia, no Reino Unido e na Sucia. No Reino Unido, os subsdios so voltados para agricultores em reas sensveis a nitratos e de interesse cientfico e objetivam levar o manejo agrcola numa direo sustentvel, provendo apoio financeiro implantao de facilidades de tratamento de resduos e compensao por perdas de rendimentos. A Sua tambm prov compensao por perdas financeiras associadas com atividades ecolgicas. Nos Estados Unidos, h uma srie de programas para estimular os agricultores a melhorar as prticas agrcolas e retirar reas de cultivo. Na Holanda, h disponibilidade de doaes para a compra de reas ecologicamente valiosas por organizaes no governamentais e, na Repblica Tcheca, para a conservao de espcies ameaadas, enquanto a Sua prov subsdios para programas de biodiversidade.

Na Sucia, desde 1982, h um grande programa para o financiamento (at 85%) da neutralizao da acidez de lagos e cursos de gua.

Subsdios - No Brasil
Fundo Nacional do Meio Ambiente

Fonte: Juras (2009).

Subsdios - No Brasil
Subsdios para energia renovvel

O programa tambm prev financiamento, por parte do Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social (BNDES), de at 90% dos itens passveis de apoio para projetos com o Selo Combustvel Social (concedido pelo Ministrio do Desenvolvimento Agrrio (MDA) a produtores que adquiram matria-prima de agricultores familiares) e de at 80% para os demais projetos. Os agricultores familiares tambm tero acesso a linhas de crdito do Pronaf, por meio dos bancos que operam com esse Programa, assim como acesso assistncia tcnica, fornecida pelas prprias empresas detentoras do Selo Combustvel Social, com apoio do MDA por meio de parceiros pblicos e privados.
Cabe citar, o estmulo a outras fontes renovveis de energia previsto pela Lei n 10.438, de 2002, que instituiu o Programa de Incentivo s Fontes Alternativas de Energia Eltrica (Proinfa). Esse programa estabelece a contratao de 3.300 MW de energia no Sistema Interligado Nacional, produzidos por fontes elica, biomassa e pequenas centrais hidreltricas (PCHs), sendo 1.100 MW de cada fonte. Estima-se que o programa possibilitar que 2,5 milhes de toneladas de gs carbnico por ano deixem de ser lanadas para a atmosfera.

Subsdios - No Brasil
Parmetros ecolgicos na cobrana do ITR
A Lei sobre o Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR), Lei n 9.393, de 1996, considera as reas de preservao permanente, de reserva legal e outras reas de interesse ecolgico como no-tributveis e no-aproveitveis. Mais recentemente, a Lei n 11.428, de 2006, que regula a proteo da Mata Atlntica, alterou a legislao do ITR para estender esse benefcio a reas sob regime de servido florestal ou ambiental, bem como a reas cobertas por florestas nativas, primrias ou secundrias em estgio mdio ou avanado de regenerao, localizadas em qualquer regio do Pas. O principal problema verificado com a aplicao desse benefcio fiscal calcado no ITR que o valor do imposto, em regra, muito baixo para que a sistemtica criada possa ter um impacto realmente significativo em termos de preservao ambiental.

Subsdios - No Brasil
A atuao do BNDES
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social (BNDES) vem gradualmente inserindo a varivel ambiental em seu processo de anlise de projetos desde 1976. Em 1986, foi aberta uma linha especfica para projetos de conservao e recuperao do meio ambiente. De acordo com as Polticas Operacionais, os investimentos que forem classificados como ambientais faro jus a condies especiais. Para isso, o BNDES oferece trs modalidades de apoio financeiro: o Apoio a Investimentos em Meio Ambiente; o Apoio Eficincia Energtica PROESCO; e o Apoio ao Reflorestamento de Carajs - Refloresta. Na rea de desenvolvimento social e urbano, o BNDES financia projetos de saneamento ambiental e de recursos hdricos, podendo ser candidatar-se projetos relacionados a: abastecimento de gua; esgotamento sanitrio; efluentes e resduos industriais; resduos slidos; gesto de recursos hdricos (tecnologias e processos, bacias hidrogrficas); recuperao de reas ambientalmente degradadas; e despoluio de bacias, em regies onde j estejam constitudos Comits.

Subsdios - No Brasil
O ICMS ecolgico

O Imposto sobre Circulao de Mercadorias e Prestao de Servios (ICMS) um imposto estadual e que constitui uma importante fonte de recursos para os governos locais, uma vez que a Constituio Federal estipula que 25% do total do ICMS arrecadado pelo Estado sejam distribudos aos Municpios (art. 158). Alm disso, a Constituio prev que a distribuio de trs quartos do valor a ser alocado considere o valor agregado em cada Municpio. O Estado pode estabelecer critrios de distribuio para o um quarto restante. Tradicionalmente, os governos estaduais utilizam critrios para distribuio desse um quarto dos recursos que consideram o tamanho da populao, a rea geogrfica e a produo primria. Com essas regras, Municpios que detm, por exemplo, reas ambientalmente protegidas ou de proteo de mananciais argumentam que so prejudicados, uma vez que as restries de uso da terra restringem o desenvolvimento de atividades produtivas. Note-se que esses Municpios em regra perdem no recebimento da parcela do ICMS que depende do valor.

Bibliografias utilizadas

DERANI, C. Direito ambiental econmico. So Paulo, Saraiva, 2008. MUELLER, C. C. Os economistas e as relaes entre o sistema econmico e o meio ambiente. Braslia: Editora UnB, 2007. SEROA DA MOTTA, R. Manual para valorao econmica de recursos ambientais. Braslia: Ministrio do Meio Ambiente, dos Recursos Hdricos e da Amaznia Legal, 1998. SEROA DA MOTTA, R. Regulao e instrumentos baseados no mercado: aspectos conceituais. In: Instrumentos econmicos para a gesto ambiental no Brasil. SEROA DA MOTTA, R. e YOUNG, C. E. F., (Coord.), Rio de Janeiro, 1997. MILAR, E. Direito do ambiente: doutrina, prtica, jurisprudncia, glossrio. 2 ed. So Paulo, Editora Revista dos Tribunais, 2001. GOMES, L. R. Princpios constitucionais de proteo ao meio ambiente. Revista de Direito Ambiental, 4(16):164-191, 1999. BENJAMIN, A. H. V. O princpio poluidor-pagador e a reparao do dano ambiental. In: Dano Ambiental: preveno, reparao e represso. So Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 1993. TURNER, R. K.; PEARCE, D.; BATEMAN, I. Environmental Economics: An elementary introduction.Baltimore: The Johns Hopkins, 1993. MAY, P. H. (org.). Economia do meio ambiente: Teoria e prtica. Rio de Janeiro: Campus, 2010. KOLSTAD, C. D. Envirolnmental economics. New York: Oxford University Press, 2011.

You might also like