You are on page 1of 30

INSTITUTO FEDERAL DO ESPRITO SANTO ENGENHARIA ELTRICA

EQUIPAMENTOS DE REDE
DISCIPLINA: COMUNICAO DE DADOS Clique para editar o Santos, subttulo mestre Grupo: Carolina estilo do Patrcia Fantoni

Rmulo Galter. Turma: IEE8. Professor: Reginaldo Barbosa.


5/11/12 Vitria (ES),

ROTEIRO DE APRESENTAO

EQUIPAMENTOS DE REDE

REPETIDORES HUBS PLACAS DE REDE BRIDGES SWITCHES ROTEADORES GATEWAY

REFERNCIAS

5/11/12

EQUIPAMENTOS DE REDE

Dispositivos de hardware e software cuja funo controlar a comunicao entre os diversos componentes da rede.

Permitem interpretar os sinais digitais processados na rede e encaminh-los ao seu destino obedecendo a determinados padres ou protocolos.

Equipamentos em uma rede de computadores.


5/11/12

A interao entre dispositivos permite o compartilhamento das

REPETIDORES

Classificao

Camada Fsica do modelo OSI.

Funo

Aumentar o nmero de ns que pode ser conectados a uma rede e, assim, aumentar a distncia que a rede pode alcanar. Remodelar, gerar e temporizar novamente os sinais da rede antes de envi-los para a mesma. Atuam apenas no nvel de bit e no consideram nenhuma outra informao.

Desvantagem de sua utilizao

Os repetidores no podem filtrar o trfego da rede.

Os dados (bits) que chegam porta de um repetidor so enviados por todas as outras portas. Como resultado, uma rede com muitos repetidores poderia ter um desempenho abaixo de timo.

Limitao do nmero de repetidores

Obtida de acordo com o protocolo utilizado.

5/11/12

MOSTRAN DO O USO DE REPETIDOR Nota: No se ES deve usar


mais do que trs DESVANTAGEM repetidores DO USO DE REPETIDORES em linha. Em caso de medida que mais distncias e mais ns so grandes, rede, acrescentados a os nveis de opo melhor trfego aumentam. Como usar uma rede fibra resultado, tica. com muitos

repetidores poderia ter 5/11/12 um desempenho

HUBS

Motivao do desenvolvimento

Problemas encontrados na poca em que ainda usavam-se os cabos coaxiais (conectores BNC) e o nico meio de ramifivar a rede era o T. Problemas do uso do T: Quando um segmento desconectava-se, rompia-se ou apresentava algum problema, toda ou parte da rede era comprometiva.

Dispositivo

Concentrador ou Multiport Repeater. Repetidor que promove um ponto de conexo fsica entre os equipamentos de uma rede.

Aplicao

Utilizados para conectar os equipamentos que compem a LAN.

Conferem maior flexibilidade as LANs.

Classificao

Passivos: sem amplificao do sinal. Ativos: com amplificao do sinal. Inteligentes: com monitoramento. Empilhveis/Cascateveis: pode ser interligado a outros HUBs.

Caractersticas

Bidirecional, sem qualquer funcionalidade de armazenamento. Opera na camada fsica do modelo OSI (camada 1).

5/11/12

FUNCIONAMENTO
HOST A

HUB

HOST B

5/11/12

PLACAS DE REDE

Nomenclatura

Placa de rede, adaptador de LAN ou ainda NIC (Network Interface Card). Placa de expanso que deve ser conectada em um dos slots localizados na parte traseira do computador. Funciona como uma interface entre o computador e o cabeamento da rede. Trabalha juntamente com o Sistema Operacial para transmitir e receber mensagens a partir da rede. Mover os dados para dentro 5/11/12

Constituio

Funcionamento

Funes principais

PLACAS DE REDE

Tcnica utilizada pelos adaptadores da LAN para controlar o acesso ao cabo e o tipo de conector deste cabo so atributos da arquitetura da rede utilizada. Especificaes da placa de rede

Tipo de Barramento

Especifica a interface da placa de rede com o computador (ISA, EISA, PCI e MCA). Especifica o tipo de interface a ser utilizada pela placa de rede quando do acesso ao meio fsico. Principais tipos:

Conector da Placa

RJ, BNC, ST, RJ/BNC, RJ/BNC/AUI, RJ/ST, MIC.

Padro

Define o padro de rede a ser utilizado. Principais tipos:

5/11/12 Ethernet, Fast-Ethernet, Token-Ring, FDDI, ATM.

BRIDGE

Classificao

Dispositivo da camada 2 do modelo OSI.

Funo

Interligao de segmentos de rede, permitindo comunicao entre elas. Divide o trfego em segmentos e o filtra com base na estao ou no endereo MAC.

Caractersticas

Dispositivo dedicado ou ento um PC com duas placas de rede, configurado para executar esta funo. Mais inteligente que um hub. Analisa pacotes que chegam e os encaminha ou ignora baseado em informaes de endereamento. Coleta e repassa pacotes entre segmentos de rede Mantm tabelas de endereos.

5/11/12

BRIDGE X HUB

5/11/12

BRIDGE

5/11/12

SWITCH

Caractersticas

Evoluo do hub, com funes de pontes (Bridge) e roteadores, com hardware desenvolvido para lhe conferir baixo custo e alta eficincia. Tornou-se necessrio devido demanda por maiores taxas de transmisso e melhor utilizao dos meios fsicos, aliados a evoluo contnua da micro-eletrnica. Sua finalidade concentrar a conectividade, ao mesmo tempo tornando a transmisso de dados mais eficiente. Dependendo das portas a serem conectadas, o switch permite que duas ou mais conexes sejam estabelecidas simultaneamente.
O switch comuta os quadros das portas de entrada (interfaces) para as portas de sada, enquanto fornece a cada porta a largura de banda completa (a velocidade da transmisso de dados no backbone da rede).

5/11/12

SWITCH

Funcionamento Tipos

Gerenciveis apenas a passagem do trfego necessrio.

Mapeia os endereos dos ns que residem em cada segmento da rede e permite quais estaes esto conectadas a 3 e 4 dos segmentos de suas Podem operar nas camadas 2, cada umdependendo do portas. nvel de gerenciamento disponvel.

Aprende

Examina o trfego de entrada, deduz endereos MAC de todas as estaes No gerenciveis e usa esta informao para construir uma tabela de conectadas a cada porta endereamento local.

Operam

Quando o switch recebe um pacote, ele determina qual o destino e a origem host de destino, controlando o trfego de acordo com deste, encaminhando-o para a direo correta, bloqueando a passagem desse pacotealgoritmo. seu para a outra rede caso a origem e o destino seja o mesmo segmento de rede.

na camada 2, apenas envia as informaes ao

Propriedades

Mtodo de encaminhamento dos pacotes


Store-and-Forward Cut-Through

5/11/12

SWITCH - FUNCIONAMENTO
HOST A

SERVIDOR

switch

HOST B 5/11/12

HUB x SWITCH
Switches

no compartilha ma conexo de rede diretamente . Mas eles melhoram o desempenh oea segurana da rede, e so sempre 5/11/12

ROTEADOR

Classificao

Dispositivo da camada 3 do modelo OSI.

Caractersticas

Toma decises com base nos grupos de endereos de rede (classes). Podem conectar diferentes tecnologias da camada 2, como Ethernet, Token-ring e FDDI. Devido sua habilidade de rotear pacotes com base nas informaes da camada 3, os roteadores se tornaram o backbone da Internet, executando o protocolo IP. Pode ter muitos tipos diferentes de portas de interface, uma porta serial que uma conexo de WAN e tambm a porta da console que permite a conexo direta com o roteador para configur-lo.

Finalidade

Conectar duas ou mais redes, cada uma devendo ter um nmero de rede exclusivo para que o roteamento tenha xito. O nmero de rede exclusivo incorporado ao endereo IP que atribudo a cada dispositivo conectado a essa rede. Examinar os pacotes de entrada (dados da camada 3),

5/11/12

TIPOS DE ROTEADOR

Roteador de ponta

Conecta um cliente Internet.

Roteador de ncleo

Conecta vrios roteadores entre si.

5/11/12

ROTEADOR

Protocolo de roteamento Funcionamento Possui mecanismos para o compartilhamento os informaes de rotas Na determinao de caminhos de comunicao, de servios de roteamentoentre os dispositivos executam: de roteamento de uma rede, permitindo o roteamento dos pacotes de um protocolo roteado. Usa um protocolo roteado para trocar informaes entre Inicializao e manuteno de tabelas de rotas. dispositivos roteadores. Exemplos de protocolos de roteamento so o RIP (com implementaes para TCP/IP e IPX) e o EGRP. Processos e protocolos de atualizao de rotas. Protocolo roteado Especificao de endereos e domnios de roteamento. Fornece informao adequada em seu endereamento de rede para que seus Atribuio e controle pacotes sejam roteados,de mtricas de e o IPX. como o TCP/IP roteamento.

Informaes de rotas para propagao de pacotes podem ser:


Configuradas de forma esttica pelo administrador da rede. Coletadas atravs de processos dinmicos executados na rede chamados protocolos de roteamento.

5/11/12

ROTEADOR

Utilizado na configurao de redes ROTEAMENTO ESTTICO para DINMICO com nmero limitado de roteadores mais de uma rota possvel

o mesmo ponto. para outras redes.

Tabela de roteamento esttico dinmico construda manualmente pelo a partir de informaes trocadas entre protocolos e administrador do sistema, depode ou roteamento. no ser divulgada para outros dispositivos de roteamento na rede. Os protocolos so desenvolvidos Tabelas estticas no se ajustam para distribuir informaes que automaticamentedinmicamente ajustam rotas a alteraes na rede portanto devem ser utilizadas para refletir alteraes nas onde as rotas da rede. condies no sofrem alteraes. Vantagens:

Protocolos obtida pela no Segurana de roteamento podem resolver situaes complexas de divulgao de rotas que devem roteamento escondidas. permanecer mais rpida e eficientemente que o Reduo do overhead introduzido administrador do sistema. pela troca de mensagens de roteamento na rede.

5/11/12

TABELA DE ROTEAMENTO

5/11/12

PROTOCOLOS DE ROTEAMENTO

Funes

Determinar a rota preferida para cada destino e distribuem informaes de roteamento entre os sistemas da rede.

Caractersticas que diferenciam os protocolos de roteamento

Convergncia

Adaptao da tabela de roteamento nos roteadores devido a mudanas de uma rede graas ao crescimento, reconfigurao ou falha na mesma. Deve ser to rpida quanto possvel para reduzir o perodo de instabilidade de uma rede.

Overhead

O processo de roteamento no deve consumir recursos excessivos para atingir seus objetivos. A necessidade de se propagar as informaes de roteamento entre os roteadores de maneira rpida e eficiente deve considerar a banda adicional dos enlaces de comunicao utilizada para tal. A complexidade dos algortmos envolvidos deve considerar a capacidade de processamento dos roteadores que ser desviada do tratamento dos pacotes para a implementao destes algortmos.

Clculo das mtricas

Mtrica: qualidade de um determinado caminho para o envio de pacotes atravs de uma rede. Quanto menor a mtrica de um caminho, melhor ele . Os algoritmos de roteamento calculam a mtrica baseando-se em uma caracterstica de um caminho ou combinando vrias caractersticas, como:

5/11/12

Capacidade de trfego de enlace (ou banda disponvel).

IMPLEMENTAO DE PROTOCOLOS DE ROTEAMENTO

Envolve a execuo de um algortmo para a determinao das rotas para envio de pacotes. Classificao dos algoritmos:

Distance-vector
Mantm

uma base de dados de informao de topologia que permite a determinao da direo (vetor) e distncia para qualquer enlace na rede. permitem a um roteador conhecer a exata topologia de uma inter-rede, pois armazenam nas tabelas de rotas somente a informao da sua porta ou do roteador (direo) para o qual o pacote deve ser enviado e da distncia (mtrica) que o mesmo deve percorrer at o destino. atualizaes de rotas destes algortmos envolvem o envio da tabela de rotas inteira de um roteador para os roteadores vizinhos, e so executadas periodicamente ou toda vez que for detectada uma mudana na topologia da 5/11/12

No

As

TIPOS DE PROTOCOLOS DE ROTEAMENTO


Protocolos de roteamento interno externo

Utilizados dentro de sistemas de rede independentes(informaes de alcanabilidade - reachability) entre sistemas autnomos. para trocar informaes de roteamento denominados sistemas autnomos (AS - autonomous systems) de acordo Informaes de alcanabilidade so com a terminologia TCP/IP. Exemplos: informaes sobre quais redes podem ser alcanadas atravs de um sistema autnomo especfico.Exemplos:

RIP - Rounting Information Protocol (RIP) Exterior Gateway Protocol (EGP)


Protocolo interno mais comum. Seleciona a rota com o menor "hop count" (mtrica) como a melhor rota. RIP assume que Um dos protocolos de utiliza o menor nmero de gateways. tenta escolher a melhor melhor rota destino. vezes a melhor rota a que roteamento externos mais comum. No Esta forma de escolher arota para um algumas Atualiza informaes de distance-vector, mas O caminho estas informaes. Os so 15 de distance-vector de sistemas chamado de algoritmo distance-vector. no avalia mais longo que RIP aceitavalores hops. Se a mtrica de uma rota autnomos distintos no so comparados diretamente, porque cada sistema autnomo caminho o um critrio maior que 15, RIP considera o destino unreachable e descarta a rota. RIP assume que o menorpode utilizar melhor, sem diferente para desenvolver estes valores. EGP deixa a deciso da "melhor" rota para outro protocolo. considerar o congestionamento da rota. Existem protocolos internos que superam estas limitaes.

Border Hello Gateway Protocol (BGP)

Est comeando a substituir leva para como viagem entre a origem de destino, atravs da rota) o fator decisivo Delay (tempo que um pacote EGP. Assimfazer a EGP, troca informaes e o alcanabilidade entre sistemas autnomos, mas escolher a melhor rota. Um pacote Hello contm e pode utilizar estas informaes para selecionar a melhor rota. para pode fornecer mais informaes sobre cada rota, a hora em que foi enviado. Quando o pacote chega ao destino, o Tais informaes subtrai a hora de "atributos pacote da hora atual do incluir para estimar quanto para o pacote sistema receptor so chamadas registrada no de caminho, que podemsistema,informaes utilizadas temposelecionar rotas para chegar. levou baseando-se em preferncias administrativas. Este tipo de roteamento (algumas vezes chamado de policy based routing) utiliza razes no tcnicas (por exemplo, poltica, organizacional ou de segurana) para fazer decises de roteamento. BGP necessrio para implementar uma nova estrutura de rede composta de sistemas autnomos equivalentes que mais "expansvel" que a estrutura hierrquica antiga.

5/11/12

ESCOLHA DO PROTOCOLO DE ROTEAMENTO


Para redes locais, RIP a escolha mais comum. Se necessrio o uso de um protocolo de roteamento externo deve-se observar que, para que sistemas autnomos se comuniquem, eles devem utilizar o mesmo protocolo. Portanto, se j existe um sistema autnomo funcionando, o novo sistema autnomo deve utilizar o mesmo protocolo de roteamento que o sistema autnomo existente.

5/11/12

GATEWAY

Porto de entrada. Funo


Habilitar a comunicao entre diferentes arquiteturas e ambientes. Ligar dois sistemas que no usam:

Os mesmos protocolos de comunicao. A mesma estrutura de formatao de dados. A mesma linguagem. A mesma arquitetura.

Funcionamento

ambiente retira a pilha de protocolos antiga e reencapsula com a pilha de Exemplo protocolos da rede destino. A maioria realiza converso de protocolo Um gateway de correio eletrnico pode receber as mensagens em um formato, na camada de aplicao. Embora o nvel traduz-las e encaminh-las no formato usado pelo receptor. de funcionalidade varie enormemente entre os vrios tipos.

Realiza a converso dos dados de um ambiente para o outro de mododado cada um que de O gateway recebe o ambiente seja capaz de entender os dados.

5/11/12

GATEWAY

O gateway pode ser um PC com duas (ou mais) placas de rede, ou um dispositivo dedicado, utilizado para unir duas redes. Aplicao

Redes domsticas.

Se uma rede domstica com 4 PCs for montada, usando os endereos IP 192.168.0.1, 192.168.0.2, 192.168.0.3 e 192.168.0.4, e o PC 192.168.0.1 estiver compartilhando o acesso internet, as outras trs estaes devero ser configuradas para utilizar o endereo 192.168.0.1 como gateway padro. Desta forma, uma das estaes (192.168.0.1) est servindo de GATEWAY para que todas as estaes da rede, inclusive ela mesma, acessem a internet. O provedor de internet enxergar apenas a estao 192.168.0.1, sendo que todas podem estar acessando a internet ao mesmo tempo.

5/11/12

GATEWAY/ROTEADOR - REDES

Gateways so comumente chamados de roteadores. Funo principal

Transferncia de pacotes entre duas redes e a escolha do melhor caminho para realizar essa transferncia. Protocolo IP, Cabealhos dos pacotes e as tabelas de roteamento para escolher o melhor caminho para envio de pacotes de uma rede a outra.

Protocolo utilizado

Foram projetados para conectar um pequeno nmero de clientes WLAN ou LAN a internet. Possuem um hub ou switch embutido, alm de um AP (ponto de acesso) totalmente configurvel. A porta WAN do gateway o lado da internet e essa porta pode ser usada com uma das seguintes tecnologias dependendo do modelo:

xDSL Cable modem Modem analgico Modem via satlite

5/11/12

CAMADAS DO MODELO OSI E EQUIPAMENTOS DE REDE

5/11/12

REFERNCIAS

http://www.drsolutions.com.br/exemplos/conheca_melhor_os_equipamentos_de_rede_de_computador es.pdf http://www.ebah.com.br/equipamento-de-redes-pdf-a55289.html http://www.projetoderedes.com.br/tutoriais/tutorial_equipamentos_de_redes_01.php http://www.projetoderedes.com.br/tutoriais/tutorial_equipamentos_de_redes_02.php http://www.shammas.eng.br/acad/sitesalunos0106/012006dr/

5/11/12

You might also like