You are on page 1of 15

Instituto Federal do Par Campus de Itaituba

GEOGRAFIA
Prof. Msc. ANGELA MARIA DOS SANTOS

O que Geografia?
A Geografia um dos saberes mais antigos que existem; Ela o estudo do espao que os seres humanos habitam; A palavra Geografia (geo = terra; grafia = descrio, escrita) foi criada pelo filsofo grego Eratstenes no sculo III a.C.;

Na poca todos os estudiosos eram filsofos (filo=amigo; sofia=saber, sabedoria) e, ocupavam de quase todos os temas ou assuntos que hoje dividimos entre vrias disciplinas distintas; Foi somente a partir do sc. XVII que as cincias modernas (qumica, fsica, geologia, geografia, astronomia, sociologia, economia e outras) se definiram com conceitos e mtodos prprios.

Aspectos terico e prtico da geografia


1. Terico: refere-se aos conhecimentos sobre o mundo como todo, ou seja, a geografia geral. Ex. Densidades geogrficas no mundo, o comrcio internacional, os climas de nosso planeta.

2. Prtico ou estratgico: diz respeito sua utilidade prtica para o Estado (isto , para o poder pblico), para os militares (para fazer a guerra), para as empresas e individuos em geral (para conhececer o mundo e os lugares a fim de neles poder atuar mais eficazmente.

Estrabo, gegrafo e historiador grego, afirmou:


A maior parte da geografia satisfaz a necessidade dos Estados. A geografia em seu conjunto tem um vnculo com as atividades dos dirigentes. [] At mesmo um caador ter mais xito se conhecer a natureza e a extenso do bosque e, alm do mais, s aquele que conhece uma regio pode escolher o melhor local para acampar, para fazer uma emboscada ou para dirigir uma campanha militar.

A geografia e o advento da cincia moderna


A geografia como outras cincias moderna se tornaram autnomas em decorrncia da aplicao de um novo modelo ou padro de cincia que vinha sendo elaborado desde os sculos XVII e XVIII, por nomes como:

Galileu Galilei (1564 1642) costuma ser considerado o primeiro cientista moderno por ter deixado de lado as crenas e superties e procurado investigar objetivamente o universo e o mundo fisico com base em observaes, experincias, clculos e o uso da lgica.

Issac Newton (1642-1727) foi um grande sistematizador dos conhecimentos fsicos e astronmicos de sua poca. Criou a teoria da gravitao universal, segundo qual matria atrai matria na razo direta de sua massa e inversa sua distncia

Mtodos cientficos saberes especulativos

Alm desses dois, outros cientistas como Copernico, Leonardo da Vinci consolidaram definitivamente a racionalidade. Isto , se quisermos compreender algum denmeno natural ou mesmo o aumento da criminalidade em Itaituba temos que utilizar mtodos cientificos.

Surgimento moderna

da

geografia

Dois estudiosos germnicos do sc. XIX so considerados os criadores da geografia moderna ou cientfica: Alexander von Humboldt (1769 1859) e Karl Ritter (1779 1859). Eles produziram importantes trabalhos de pesquisa no estudo da geografia fsica (climas e suas relaes com a vegetao, as guas e o relevo, interao entre os elementos naturais de uma paisagem.

Podemos ainda relacionar o advento da geografia moderna com o seu momento histrico, o sculo XIX. Nessa poca, a humanidade j tinha unificado todo o espao planetrio.

Questes propostas:
Quais so as diferenas entre a geografia antiga e a moderna, surgida no sc. XIX? Quais foram os dois principais gegrafos que contribuiram com o advento da geografia moderna no sc. XIX? Mencione a contribuio de cada um deles.

A geografia moderna ou cientfica, surgida no sc. XIX, adotou um modelo de cincia que vinha sendo produzido desde os sculos XVII e XVIII por Galilei e Newton. Explique que modelo esse e quais so as diferenas em relao aos conhecimentos anteriores,

You might also like