You are on page 1of 49

TICA TICA NA ADMINISTRAO PBLICA TICA EMPRESARIAL

Demtrio Dantas

O que tica?
Parte da filosofia responsvel pela investigao dos princpios que motivam, distorcem, disciplinam ou orientam o comportamento humano.
Parte da filosofia que estuda os valores morais e os princpios ideais da conduta humana. (HOUAISS, 2008) Deriva do vocbulo grego ethos costume, maneira habitual de agir, ndole. a cincia voltada para o estudo filosfico da ao e conduta humana, considerada em conformidade ou no com a reta razo. (ARRUDA, 2003) conjunto das avaliaes do ser humano em relao s suas condutas ou s dos outros; o rol dos conceitos aplicveis s aes humanas, que fazem delas atitudes compatveis com a concepo geral do bem e da moral. (MOREIRA, 2002)

O objeto de estudo da tica: atos humanos tica na Grcia Antiga: Aristteles - no se estuda tica para

saber o que a virtude, mas para aprender a tornar-se virtuoso e bom; de outra maneira, seria um estudo completamente intil.

tica e moral
Moral: conjunto de regras de comportamento, cdigos de conduta que adotados por coletividades (nao, comunidade religiosa ou organizao qualquer).

tica: diz respeito disciplina terica, ao estudo sistemtico das morais.

Moralidade, Amoralidade e Imoralidade


Moralidade: um agente afeta outros seguindo padres socialmente prescritos. Imoralidade: um agente afeta os infringindo padres socialmente aceitos. outros

Amoralidade: inexistem prvias prescries a respeito e a deciso/ao no afeta os outros

Moralidade, Amoralidade ou Imoralidade?

Nexo com o cdigo de conduta vigente

Positivo

Neutro

Negativo

Relao Moral

Relao Amoral

Relao Imoral

Questes Julgue
Imoral a pessoa que no tem senso do que seja moral, tica. A questo moral para este indivduo desconhecida, estranha e, portanto, no leva em considerao preceitos morais. o caso, por exemplo, dos ndios no tempo do descobrimento ou de uma sociedade, como a chinesa, que no v o fato de matar meninas, a fim de controlar a natalidade, como algo mrbido e triste. Amoral tudo aquilo que contraria a moral. Quando h falta de pudor, quando algo induz ao pecado, indecncia, h falta de moral.

Teorias sobre a formao dos conceitos ticos


Teoria do fundamentalismo: conceitos ticos so extrados de fontes externas ao ser humano.
Teoria Contratualista: idias de Jonh Locke (1632-1704) e Rousseau (1712-1778). O ser humano assumiu com seus semelhantes a obrigao de se comportar de acordo com regras morais. Teoria do utilitarismo: idias de Jeremy Bentham (1748-1832) e John Stuart Mill (1806-1873). O bem deve ser mensurado pelo seu tamanho e no pelo nmero de pessoas a quem beneficia.

Teorias sobre a formao dos conceitos ticos


Teoria do relativismo: cada pessoa deve decidir sobre o que ou no tico, com base nas suas prprias convices e na sua prpria concepo do bem e do mal. Teoria Kantiana (dever tico): o conceito do que tico deve ser extrado do fato de que cada um deve se comportar de acordo com os princpios universais. Qualquer conduta aceita como padro tico deve valer para todos os que se encontrem na mesma situao, sem excees. S se deve exigir dos outros o que exigimos de ns mesmos.

Princpios da Administrao Pblica


Os fins da gesto pblica resumem-se em um nico objetivo: o bem comum da coletividade administrada. Se o gestor pblico se afasta ou se desvia desse princpio, trai o mandato a ele investido.
Legalidade
Impessoalidade

Moralidade
Publicidade

Eficincia

A tica no Setor Pblico


- A reforma do Estado: o objetivo de se reformar o Estado seria o de reestrutur-lo, redimension-lo, redesenh-lo, enfim, fazer do mesmo mais eficiente e capaz de atender aos anseios mais importantes da sociedade e no apenas os especficos de grupos de pessoas. - Bens pblicos: quem so seus verdadeiros donos? - Necessidade de transparncia, competncia, seriedade, compromisso com bem-estar da comunidade - O impeachment do Presidente Collor: crise poltica e tica - Finalidades do Cdigo de tica do servidor pblico: atitudes morais adequadas e comportamentos inadequados; estancamento da perda de servidores para a iniciativa privada; Nova cultura organizacional.

Cdigo de tica no Setor Pblico - Finalidades

Os servidores pblicos devem agir, objetivando a preservao da honra e da tradio do servio pblico, com:

Dignidade
Decoro

Zelo
Eficcia

O cdigo de tica profissional do servidor pblico


Decreto 1.171 de 22/06/1994

Principais Deveres do Servidor Pblico


a) desempenhar, a tempo, as atribuies do cargo; b) exercer suas atribuies com rapidez, perfeio e rendimento, pondo fim ou procurando prioritariamente resolver situaes procrastinatrias, principalmente diante de filas ou de qualquer outra espcie de atraso na prestao dos servios pelo setor em que exera suas atribuies, com o fim de evitar dano moral ao usurio; c) ser probo, reto, leal e justo, demonstrando toda a integridade do seu carter, escolhendo sempre, quando estiver diante de duas opes, a melhor e a mais vantajosa para o bem comum; d) jamais retardar qualquer prestao de contas, condio essencial da gesto dos bens, direitos e servios da coletividade a seu cargo; e) tratar cuidadosamente os usurios dos servios aperfeioando o processo de comunicao e contato com o pblico; f) ter conscincia de que seu trabalho regido por princpios ticos que se materializam na adequada prestao dos servios pblicos;

g) ser corts, ter urbanidade, disponibilidade e ateno, respeitando a capacidade e as limitaes individuais de todos os usurios do servio pblico, sem qualquer espcie de preconceito ou distino de raa, sexo, nacionalidade, cor, idade, religio, cunho poltico e posio social, abstendo-se, dessa forma, de causar-lhes dano moral; h) ter respeito hierarquia, porm sem nenhum temor de representar contra qualquer comprometimento indevido da estrutura em que se funda o Poder Estatal; i) resistir a todas as presses de superiores hierrquicos, de contratantes, interessados e outros que visem obter quaisquer favores, benesses ou vantagens indevidas em decorrncia de aes imorais, ilegais ou aticas e denunci-las; j) zelar, no exerccio do direito de greve, pelas exigncias especficas da defesa da vida e da segurana coletiva; l) ser assduo e freqente ao servio, na certeza de que sua ausncia provoca danos ao trabalho ordenado, refletindo negativamente em todo o sistema; m) comunicar imediatamente a seus superiores todo e qualquer ato ou fato contrrio ao interesse pblico, exigindo as providncias cabveis; n) manter limpo e em perfeita ordem o local de trabalho, seguindo os mtodos mais adequados sua organizao e distribuio;

o) participar dos movimentos e estudos que se relacionem com a melhoria do exerccio de suas funes, tendo por escopo a realizao do bem comum; p) apresentar-se ao trabalho com vestimentas adequadas ao exerccio da funo; q) manter-se atualizado com as instrues, as normas de servio e a legislao pertinentes ao rgo onde exerce suas funes; r) cumprir, de acordo com as normas do servio e as instrues superiores, as tarefas de seu cargo ou funo, tanto quanto possvel, com critrio, segurana e rapidez, mantendo tudo sempre em boa ordem. s) facilitar a fiscalizao de todos atos ou servios por quem de direito; t) exercer com estrita moderao as prerrogativas funcionais que lhe sejam atribudas, abstendo-se de faz-lo contrariamente aos legtimos interesses dos usurios do servio pblico e dos jurisdicionados administrativos; u) abster-se, de forma absoluta, de exercer sua funo, poder ou autoridade com finalidade estranha ao interesse pblico, mesmo que observando as formalidades legais e no cometendo qualquer violao expressa lei; v) divulgar e informar a todos os integrantes da sua classe sobre a existncia deste Cdigo de tica, estimulando o seu integral cumprimento.

Vedaes ao Servidor Pblico


a) o uso do cargo, facilidades, amizades, tempo, posio e influncias, para obter qualquer favorecimento, para si ou para outrem; b) prejudicar deliberadamente a reputao de outros servidores ou de cidados que deles dependam; c) ser, em funo de seu esprito de solidariedade, conivente com erro ou infrao a este Cdigo de tica ou ao Cdigo de tica de sua profisso; d) usar de artifcios para procrastinar ou dificultar o exerccio regular de direito por qualquer pessoa, causando-lhe dano moral ou material; e) deixar de utilizar os avanos tcnicos e cientficos ao seu alcance ou do seu conhecimento para atendimento do seu mister; f) permitir que perseguies, simpatias, antipatias, caprichos, paixes ou interesses de ordem pessoal interfiram no trato com o pblico, com os jurisdicionados administrativos ou com colegas hierarquicamente superiores ou inferiores; g) pleitear, solicitar, provocar, sugerir ou receber qualquer tipo de ajuda financeira, gratificao, prmio, comisso, doao ou vantagem de qualquer espcie, para si, familiares ou qualquer pessoa, para o cumprimento da sua misso ou para influenciar outro servidor para o mesmo fim;

h) alterar ou deturpar o teor de documentos que deva encaminhar para providncias; i) iludir ou tentar iludir qualquer pessoa que necessite do atendimento em servios pblicos; j) desviar servidor pblico para atendimento a interesse particular; l) retirar da repartio pblica, sem estar legalmente autorizado, qualquer documento, livro ou bem pertencente ao patrimnio pblico; m) fazer uso de informaes privilegiadas obtidas no mbito interno de seu servio, em benefcio prprio, de parentes, de amigos ou de terceiros; n) apresentar-se embriagado no servio ou fora dele habitualmente; o) dar o seu concurso a qualquer instituio que atente contra a moral, a honestidade ou a dignidade da pessoa humana; p) exercer atividade profissional atica ou ligar o seu nome a empreendimentos de cunho duvidoso.

TICA EMPRESARIAL

Conceito
o comportamento da empresa - entidade lucrativa - quando ela age de conformidade com os princpios morais e as regras do bem proceder aceitas pela coletividade (regras ticas).

tica empresarial
Por que se tem falado tanto em tica?
A tica nem sempre deve ser entendida como ameaa ou obstculo, mas como alavanca para o sucesso das empresas.

Por que a tica tem aparecido como uma das estratgias no apenas de sobrevivncia, mas, sobretudo, de expanso dos negcios?
No h empresa, no cenrio contemporneo, com pretenses de aumento de sua competitividade, que escolha tratar a tica no como aliada, mas como adversria.

A concorrncia entre empresas, aliada s crescentes exigncias de clientes cada vez menos tolerantes com abusos, estejam forando as empresas a levar em conta a tica. Diante de clientes exigentes, as empresas pensam bastante antes de oferecer bens ou servios que maculem negativamente suas imagens. Ao perceberem que no podem ser abusivos em relao aos clientes, as empresas esto introduzindo a tica em suas prticas. Com a clara inteno de evitar a desintegrao da organizao, torna-se imperativo entender alguns significados mais profundos da tica e sua relao direta com o mundo dos negcios.

Comportamentos que contrariam a tica

subornos para dirigir licitaes pblicas; desvios de somas altas do errio pblico; sonegao fiscal; espionagem industrial e econmica; falsificao de medicamentos, de alimentos, roupas; doaes para financiar campanhas polticas a candidatos que ofeream alguma contrapartida a empresrios; explorao do trabalho infantil ou assalariado; falta de incorporao da qualidade real nos produtos apresentados populao; no apresentar ou ocultar informaes que dizem respeito sade pblica da sociedade e danos ambientais causados

A sede por tica: o caso da Johnson & Johnson


A Johnson & Johnson possua 35% do mercado de analgsicos nos EUA,

com vendas anuais de US$ 400 milhes. Em setembro de 1982 sete pessoas morreram envenenadas aps ingerir Tylenol contaminado com cianeto. As vendas do remdio caram ento de US$ 33 milhes para US$ 4 milhes por ms. A J&J agiu com prontido: recolheu e destruiu 22 milhes de frascos em todo o territrio americano a um custo de US$ 100 milhes. Um sistema de comunicaes foi montado para informar os diversos pblicos interessados, o que resultou em cerca de 125 mil recortes de notcias na mdia ao redor do mundo. Mesmo em se tratando de um caso de sabotagem (o acusado acabou preso mais tarde) a empresa decidiu fazer o recall e descontinuar a produo do remdio at relanc-lo com nova embalagem, inviolvel. Fez campanhas de esclarecimento e ofereceu recompensas pela priso do assassino. Ps linhas telefnicas disposio para ajudar quem necessitasse e demonstrou visvel preocupao com a tragdia. Fez um acordo, cujo valor jamais veio a pblico, com as famlias das sete vtimas. Gastou outros US$ 100 milhes com a parte fiscal da devoluo dos medicamentos. No quis correr o risco de comprometer sua imagem e naufragar. Afinal, a J&J no se concebia como mera fabricante de remdios: seu negcio estratgico era vender sade segura.

CDIGO DE TICA DA CAIXA


MISSO Atuar na promoo da cidadania e do desenvolvimento sustentvel do Pas, como instituio financeira, agente de polticas pblicas e parceira estratgica do Estado brasileiro. VALORES Sustentabilidade econmica, financeira e scio-ambiental Valorizao do ser humano Respeito diversidade Transparncia e tica com o cliente Reconhecimento e valorizao das pessoas que fazem a CAIXA Eficincia e inovao nos servios, produtos e processos

VALORES DO CDIGO DE TICA DA CAIXA


RESPEITO Pessoas tratadas com tica, justia, respeito, cortesia, igualdade e dignidade. Dirigentes, empregados e parceiros da CAIXA devem se pautar pelo absoluto respeito ao ser humano, pelo bem pblico, pela sociedade e pelo meio ambiente. Repudia-se todas as atitudes de preconceitos relacionadas origem, raa, gnero, cor, idade, religio, credo, classe social, incapacidade fsica e quaisquer outras formas de discriminao. Respeita e valoriza nossos clientes e seus direitos de consumidores, com a prestao de informaes corretas, cumprimento dos prazos acordados e oferecimento de alternativa para satisfao de suas necessidades de negcios com a CAIXA. Preserva a dignidade de dirigentes, empregados e parceiros, em qualquer circunstncia, com a determinao de eliminar situaes de provocao e constrangimento no ambiente de trabalho que diminuam o seu amor prprio e a sua integridade moral.

HONESTIDADE No exerccio profissional, os interesses da CAIXA esto em 1 lugar nas mentes dos empregados e dirigentes, em detrimento de interesses pessoais, de grupos ou de terceiros. Gerir com honestidade nossos negcios, os recursos da sociedade e dos fundos e programas que administramos, oferecendo oportunidades iguais nas transaes e relaes de emprego. No admitir qualquer relacionamento ou prtica desleal de comportamento que resulte em conflito de interesses e que estejam em desacordo com o mais alto padro tico. No admitir prticas que fragilizem a imagem da CAIXA e comprometam o seu corpo funcional. Condenar atitudes que privilegiem fornecedores e prestadores de servios, sob qualquer pretexto. Condenar a solicitao de doaes, contribuies de bens materiais ou valores a parceiros comerciais ou institucionais em nome da CAIXA, sob qualquer pretexto.

TRANSPARNCIA As relaes da CAIXA com os segmentos da sociedade so pautadas no princpio da transparncia e na adoo de critrios tcnicos. Como empresa pblica, est comprometida com a prestao de contas de atividades, dos recursos geridos e com a integridade dos controles. Aos clientes, parceiros comerciais, fornecedores e mdia dispensa-se tratamento equnime na disponibilidade de informaes claras e tempestivas, por meio de fontes autorizadas e no estrito cumprimento dos normativos a que estamos subordinados. Oferece aos empregados oportunidades de ascenso profissional, com critrios claros e do conhecimento de todos. Valoriza o processo de comunicao interna, disseminando informaes relevantes relacionadas aos negcios e s decises corporativas.

RESPONSABILIDADE Deve pautar as aes nos preceitos e valores ticos do Cdigo, de forma a resguardar a CAIXA de aes e atitudes inadequadas sua misso e imagem e a no prejudicar ou comprometer dirigentes e empregados, direta ou indiretamente. Zelar pela proteo do patrimnio pblico, com a adequada utilizao das informaes, dos bens, equipamentos e demais recursos colocados nossa disposio para a gesto eficaz dos nossos negcios. Buscar a preservao ambiental nos projetos dos quais participam, por entendermos que a vida depende diretamente da qualidade do meio ambiente. Garantir proteo contra qualquer forma de represlia ou discriminao profissional a quem denunciar as violaes ao Cdigo, como forma de preservar os valores da CAIXA.

COMPROMISSO
Os dirigentes, empregados e parceiros da CAIXA esto comprometidos com a uniformidade de procedimentos e com o mais elevado padro tico no exerccio de suas atribuies profissionais. compromisso permanente com o cumprimento das leis, das normas e dos regulamentos internos e externos que regem a Instituio. Pautar nosso relacionamento com clientes, fornecedores, correspondentes, coligadas, controladas, patrocinadas, associaes e entidades de classe dentro dos princpios do Cdigo de tica. compromisso de oferecer produtos e servios de qualidade que atendam ou superem as expectativas dos nossos clientes. Prestar orientaes e informaes corretas aos clientes para que tomem decises conscientes em seus negcios. Preservar o sigilo e a segurana das informaes. Buscar a melhoria das condies de segurana e sade do ambiente de trabalho, preservando a qualidade de vida dos que nele convivem. Incentivar a participao voluntria em atividades sociais destinadas a resgatar a cidadania do povo brasileiro.

EXERCCIOS

As comisses de tica previstas no Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal, aprovado pelo Decreto n. 1.171, de 22.6.1994: I. devem orientar os servidores do respectivo rgo ou entidade sobre a tica no servio pblico. II. podem instaurar, de ofcio ou mediante representao, processo destinado a apurar infrao de natureza tica, cometida por servidor do rgo ou entidade a que pertenam. III. devem informar aos organismos encarregados da execuo do quadro de carreira dos servidores, os registros relativos s infraes de natureza tica apuradas. IV. tm competncia para aplicar a pena de censura ao faltoso.
Esto corretas a) apenas as afirmativas I, II e IV. c) apenas as afirmativas I, II e III. e) apenas as afirmativas II e III.

b) as afirmativas I, II, III e IV. d) apenas as afirmativas II e V.

I - Os cdigos de tica determinam o comportamento dos agrupamentos humanos e, por essa razo, cada profisso pode ter seu prprio cdigo. II - O comportamento profissional influenciado pela tica e pelo aprendizado contnuo e pode variar de indivduo para indivduo. III - Atender plenamente ao cdigo de tica da empresa condio necessria e suficiente para que um profissional seja eficiente e eficaz. IV vedado ao servidor pblico receber qualquer tipo de ajuda financeira, gratificao, prmio, comisso, doao ou vantagem de qualquer espcie, para o cumprimento da sua misso ou para, com a mesma finalidade, influenciar outro servidor. Esto corretas: (A) Apenas I, II e III (B) Apenas II, III e IV (C) Apenas I, II e IV (D) Apenas II, III e IV (E) Apenas I, III e IV

[...]Trata-se de um conjunto de atos nem sempre percebidos como importantes pelo trabalhador num primeiro momento, mas que, vistos em conjunto, tm por objetivo expor a vtima a situaes incmodas, humilhantes e constrangedoras. Em processo, envolvendo o PAS Bank Brasil S/A, os autos registram a conduta reprovvel do gerente ao qual estava subordinado o empregado, que, utilizando-se de um chicote, cobrava a produo dos empregados. [...] Outra prtica, alvo de vrias reclamaes trabalhistas, o pagamento de prendas. Na empresa Irmos Farid Ltda., revendedora de bebidas e refrigerantes de Conselheiro Lafaiete (MG), os vendedores que no atingiam suas metas eram obrigados a pagar flexes, correr em volta de uma praa pblica e usar um certo capacete de morcego, diante dos colegas e das pessoas que estivessem na praa no momento.

I. O texto acima se refere a assdio moral, que atenta contra a dignidade da pessoa humana e uma prtica ilcita que fere os direitos do trabalhador urbano. II. O texto acima no se refere a assdio moral, mas atenta contra a dignidade da pessoa humana e uma prtica ilcita que fere os direitos do trabalhador urbano e rural. III. O texto acima se refere a assdio moral, que atenta contra a dignidade da pessoa humana e uma prtica ilcita em se tratando de direitos do trabalhador urbano, uma vez que o direito do trabalhador rural diferente do direito do trabalhador urbano. IV. O texto acima se refere a assdio moral, atenta contra a dignidade da pessoa humana e uma prtica ilcita que fere os direitos do trabalhador rural. V. O texto acima no afronta o direito do trabalho, quando aborda a questo do cumprimento de metas, se existir acordo entre empregador e empregados sobre o paramento de prendas. Esto corretas: (A) Apenas I, II e III (C) Apenas I, II, III e V (E) Todas as alternativas.

(B) Apenas I e IV (D) Apenas I, II, III e IV

Acerca das situaes de conflito de interesse a que podem estar sujeitos os servidos pblicos, em razo da funo ou cargo pblico exercido, foram feitas as afirmativas a seguir. I - O servidor pblico deve comunicar a ocorrncia de conflito de interesse ao seu superior hierrquico. II - O servidor pblico, para resolver o conflito de interesse existente, pode transferir a propriedade dos bens relacionados ao referido conflito a sua esposa ou filhos. III - Haver conflito de interesse quando o servidor pblico mantiver vnculo de negcio com pessoa fsica ou jurdica que tenha interesse em sua deciso individual. IV- Haver conflito de interesse quando o servidor pblico exercer atividade na iniciativa privada que, pela sua natureza, implique utilizao de informao inerente ao cargo pblico ocupado.
Esto corretas as afirmativas (A) I e III, apenas. (B) II e IV, apenas. (C) I, II e IV, apenas. (D) I, III e IV, apenas. (E) I, II, III e IV.

I - A ao de um gestor pblico que habitualmente tenha atitudes de menosprezo pelo trabalho de seus colaboradores e lhes atribua tarefas com prazos inviveis caracteriza falta de tica no trabalho. II - O assdio moral caracteriza uma relao antitica em que um empregado geralmente exposto a situaes humilhantes e constrangedoras no trabalho. III - A habilidade de prestar um bom atendimento atributo inerente a quem presta o servio, no podendo, portanto, ser adquirida em aes de treinamento. IV - A qualidade do atendimento ao pblico fundamenta-se na prestao da informao correta, na cortesia do atendimento, na brevidade da resposta e no ambiente adequado para a realizao desse atendimento.
Esto corretas: (A)Apenas I, II e III (C) Apenas I, II e IV (E) Apenas I, III e IV

(B) Apenas II, III e IV (D) Apenas II, III e IV

tica no setor pblico pode ser qualificada como:


I. atuao de acordo com a confiana que a sociedade deposita nos agentes pblicos. II. conjunto de valores e regras estabelecidos com a finalidade de orientar a conduta dos servidores pblicos. III. observncia de valores como honestidade, dignidade, integridade, cortesia e zelo, entre outros. IV. transparncia dos atos praticados, de modo a proporcionar aos cidados o conhecimento das razes que levaram adoo de deciso do interesse pblico, num sentido ou noutro. V. no revelar a verdade que contrarie os interesses do governo.

Esto corretas: (A) Apenas I, II e III (C) Apenas I, II, III e V (E) Apenas I, III e IV

(B) Apenas II, III e IV (D) Apenas I, II, III e IV

- O servidor pblico no pode desprezar o elemento tico de sua conduta. Assim, o servidor pblico tem que decidir entre o legal e o ilegal, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, bem como entre o honesto e o desonesto.

- Age contra a tica ou pratica ato de desumanidade o servidor pblico que deixa, de forma injustificada, uma pessoa espera de soluo cuja competncia do setor em que exera suas funes, permitindo a formao de longas filas, ou qualquer outra espcie de atraso na prestao do servio.
- A tica ocupa-se basicamente de questes subjetivas, abstratas e essencialmente de interesse particular do indivduo. - Uma tica deontolgica aquela construda sobre o princpio do dever.

- Ao servidor pblica cabe preservar a identidade institucional da Agncia; para tanto, o servidor no pode utilizar o nome, as marcas e os smbolos do rgo em questo sem estar devidamente autorizado para isso. - Age contra a tica ou pratica ato de desumanidade o servidor pblico que deixa, de forma injustificada, uma pessoa espera de soluo cuja competncia do setor em que exera suas funes, permitindo a formao de longas filas, ou qualquer outra espcie de atraso na prestao do servio. - A tica ocupa-se basicamente de questes subjetivas, abstratas e essencialmente de interesse particular do indivduo. - Uma tica deontolgica aquela construda sobre o princpio do dever.

De acordo com o Decreto n 1.171/1994 (Cdigo de Conduta do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal), vedado ao servidor pblico: I. valer-se do cargo para lograr proveito pessoal.
II. desviar servidor pblico para atendimento a interesse particular. III. fazer uso, em benefcio prprio, de informao privilegiada obtida em razo do cargo. IV. manter consigo, fora da repartio onde exerce suas funes, o computador porttil (notebook) que recebeu para uso no interesse do servio.

De acordo com o Decreto n 1.171/1994 (Cdigo de Conduta do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal), so deveres fundamentais do servidor pblico: I. tratar cuidadosamente os usurios dos servios, aperfeioando o processo de comunicao e contato com o pblico. II. omitir a verdade sobre fato que prejudique a Administrao e beneficie o cidado. III. ser assduo e freqente ao servio. IV. facilitar a fiscalizao de todos os atos ou servios por quem de direito.

Esto corretos os itens:


a) I, II e III c) I, III e IV e) I, II, III e IV b) II, III e IV d) I, II e IV

De acordo com o Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal, aprovado pelo Decreto n. 1.171, de 22.6.1994 "o servidor pblico no poder jamais desprezar o elemento tico de sua conduta. Assim, no ter que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto, consoante as regras contidas no art. 37, caput, e 4o, da Constituio Federal". Esse enunciado expressa a) o princpio da legalidade na Administrao Pblica. b) a regra da discricionariedade dos atos administrativos. c) a impossibilidade de um ato administrativo, praticado de acordo com a lei, ser impugnado sob o aspecto da moralidade. d) um valor tico destinado a orientar a prtica dos atos administrativos. e) que todo ato legal tambm justo.

Por ter presenciado o fato, um servidor pblico tomou conhecimento de abuso de poder praticado por um colega de trabalho. Neste caso,

A) O dever de representar contra o abuso s se configura se dois ou mais servidores tambm tenham presenciado o ato. B) No se configura o dever de representar, que tem outro objetivo, mas o servidor obrigado a depor se for chamado. C) seu dever representar e a representao ser apreciada pela autoridade superior quela contra a qual formulada. D) Ao servidor facultado representar e a apreciao ser por qualquer autoridade superior quela contra a qual formulada. E) A interpretao do fato e a representao contra o abuso de poder so assuntos da esfera ntima do prprio servidor.

So deveres morais do servidor pblico, EXCETO:

A) Assiduidade. B) Observncia s ordens superiores, exceto quando manifestadamente ilegais. C) Guardar sigilo sobre todo documento ou fato regular ou irregular de que tomar conhecimento em razo do cargo ou funo. D) Submeter-se inspeo mdica determinada por autoridade competente, salvo por justa causa. E) Observncia das normas legais e regulamentares.

Em relao a frase que se segue, assinale a alternativa correta: a tica na sociedade e na profisso importante, pois A) Exerce o papel de alicerce no desenvolvimento de uma sociedade ou e uma classe profissional. B) Impe o que os indivduos podem ou no fazer. C) Define penalidades a respeito das transgresses cometidas. D) Preocupa-se mais com o individual do que com o coletivo. E) Define o perodo de penalidades.

You might also like