You are on page 1of 11

PRINCPIOS CONSTITUCIONAIS TRIBUTRIOS

Clique para editar o estilo do subttulo mestre

5/7/12

Os princpios constitucionais tributrios prevalecem sobre as demais normas jurdicas, as quais s tm validade se editadas em rigorosa consonncia com eles. para editar o estilo do subttulo mestre Clique

5/7/12

Princpio da Legalidade
Sem prejuzo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, vedado Unio, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios:

I exigir ou aumentar tributo sem estabelea.

lei

que o

5/7/12

Princpio da Isonomia Tributria


Sem prejuzo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, vedado Unio, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios: II instituir tratamento desigual entre contribuintes que se encontrem em situao equivalente, proibida qualquer distino em razo de ocupao profissional ou funo por eles exercida, independentemente da denominao jurdica dos rendimentos, ttulos ou direitos.

5/7/12

Princpio da Irretroatividade Tributria


Sem prejuzo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, vedado Unio, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios: IIi cobrar tributos: a) Em relao a fatos geradores ocorridos antes da vigncia da lei que os houver institudo ou aumentado.

5/7/12

Princpio da Anterioridade
Sem prejuzo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, vedado Unio, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios: IIi cobrar tributos: b) No mesmo exerccio financeiro em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou.

5/7/12

Princpio da Competncia
O exerccio da competncia tributria dado a Unio, ao Estado ou ao Municpio que, por meio de sua Casa Legislativa, exercitaro as competncias tributrias, no sendo permitida qualquer delegao dessa competncia para outro que no seja aquele expressamente previsto na constituio.
Art. 150, 6 e art. 151, da CF

5/7/12

Princpio da no Discriminao Tributria


O artigo 152, da CF de 1988, visando a procedncia e ao destino dos bens, probe a manipulao de alquotas, bases de clculo ou qualquer outra frmula tributria em benefcio ou prejuzo da economia da Unio, dos Estados e dos Municpios.

5/7/12

Princpio da capacidade Contributiva


O artigo 145, da CF de 1988, estabelece o princpio da capacidade econmica do contribuinte, que, por mera definio, seria a possibilidade econmica de pagar tributo. considerada subjetiva quando se refere a condio pessoal do contribuinte (capacidade econmica real); objetiva quando leva em conta manifestaes objetivas de riqueza do contribuinte (bens mveis, ttulos, etc signos presuntivos de capacidade tributria ou riqueza).
5/7/12

Princpio da Autoridade Tributria

No artigo 145 1 aparece o princpio da autoridade tributria e so justificadas as prerrogativas da administrao tributria.

5/7/12

Princpio da Tipologia Tributria


As taxas e os impostos no podem ter a mesma base de clculo, portanto, as espcies tributrias so definidas pela distino de dois fatores: hiptese de incidncia e base de clculo.
Art. 145 2

5/7/12

You might also like