You are on page 1of 21

Choques

Muitos ferimentos envolvem algum grau de choque. O choque ocorre quando o sistema circulatrio falha em mandar para as diversas partes do corpo a oxigenao suficiente.

Tipos de Choques:
Hipovolmico, cardiognico, neurognico, anafiltico e sptico.

Anafiltico
Este processo ocorre em questo de minutos ou em segundos, causando inclusive a morte de vtima, caso ela no seja assistida imediatamente. Uma das causas mais comuns de morte por cheque anafiltico, e que representa 24% do total, a insuficincia de circulao de sangue no corpo devido a obstruo dos vasos sanguneos.

Sinais e Sintomas
Tosse e espirros; Dificuldade para respirar;

Aperto e inchao na garganta; Aperto no peito; Coceira, queimao, empolao, erupo severa ou
vermelhido;

Face,plpebras, lngua e boca inchadas;

Tontura, nusea e vmito; Cibras abdominais.

Desmaio (sincope)
Embora no seja considerado um choque, o desmaio caracteriza-se por uma perda repentina de conscincia. Ocorre quando o fluxo sanguneo para o crebro interrompido. Muitas so as causas que geram esta interrupo

Sinais e Sintomas
O desmaio pode ocorrer repentinamente ou precedido de sinais de aviso, que pode ser um ou todos os seguintes:

Tontura; Ver pontos escuros; Nuseas;

Palidez; Sudorese.

Como Cuidar
A pessoa deve ser colocada deitada dorsalmente em local ventilado, livre de curiosos, e ter suas pernas apoiadas de maneira a ficarem mais elevadas do que o trax. Se no melhorar em cinco minutos dever ser encaminhada para o pronta atendimento

Convulses
Uma convulso um fenmeno electro-fisiolgico anormal temporrio que ocorre no crebro (descarga bio-energtica)[1] e que resulta numa sincronizao anormal da actividade elctrica neuronal. Estas alteraes podem reflectir-se a nvel da tonacidade corporal (gerando contraes involuntrias da musculatura, como movimentos desordenados, ou outras reaes anormais como desvio dos olhos e tremores), alteraes do estado mental, ou outros sintomas psquicos. D-se o nome de epilepsia sndrome mdica na qual existem a convulses recorrentes e involuntrias, embora possam ocorrer convulses em pessoas que no sofrem desta condio mdica.

Sintomas das Convulses

A crise convulsiva generalizada quando h movimentos de braos e pernas, desvio dos olhos e liberao dos esfncteres associada perda da conscincia. denominada focal simples, quando as contraes acontecem em um membro do corpo (brao, perna) e no fazem com que a pessoa perca a conscincia. Se houver perda da conscincia associada contrao de apenas um membro damos o nome de focal complexa. As crises podem se apresentar ainda como uma "moleza" generalizada no corpo da pessoa; estas so as crises atnicas. A crise de ausncia se caracteriza pela perda da conscincia, em geral sem quedas e sem atividade motora. A pessoa fica com o olhar perdido por alguns momentos.

Como cuidar
A pessoa deve ser colocada deitada dorsalmente em local ventilado, livre de curiosos, e ter sua cabea lateralizada e segurada para no se machucar. Deve-se colocar um objeto macio e grande no conto da boca para que durante os espasmos no morda a lngua e nuca deve se por a mo na boca da mesma. Aps melhorar dever ser encaminhada para o pronta atendimento

Hemorragias e Ferimentos
A maioria das hemorragias envolvem mais do que um tipo de vaso sanguneo. O sangue que sai das artrias vermelho vivo e esguicha, por isso as hemorragias arteriais so as mais perigosas e difceis de controlar. O sangue que sai das veias flui uniformemente possui colorao escura. Quando sai dos capilares o sangue flui bem devagar. Dessa forma, cada tipo de vaso sanguneo contm sangue com diferentes tonalidades de vermelho. As hemorragias esto basicamente divididas em internas e externas.

Hemorragias Externas
Nesse tipo de hemorragia o sangue que sai dos vasos pode ser visto. Na maioria dos casos as hemorragias podem ser interrompidas em 5-10 minutos com aplicao dos procedimentos corretos de primeiros socorros.

Sinais e Sintomas
Pulso rpido; Frio e pele mida; Pupilas dilatadas; Vmito e nuseas;

Como proceder
Hemorragia nasal: Elevar a cabea para traz e com um pano tamponar o nariz, se a mesma for abundante pode-se aplicar compressas frias na regio frontal(testa). Hemorragia em Pernas: Colocar a vtima deitada dorsalmente, elevar o membro acima do nvel do peito e comprimir o local do ferimento com pano limpo por cinco a dez minutos. Hemorragia em brao: orientar a vtima a manter o membro imvel e comprimir o local do ferimento com pano limpo por cinco a dez minutos. Hemorragia em cabea, trax ou abdmen: orientar a vtima a se manter em repouso e comprimir o local com pano limpo por Cinco a dez minutos. Obs.: Em todos os casos a pessoa dever ser encaminhada ao pronto atendimento para atendimento especializado.

Infeces transmitidas pelo sangue


As doenas transmissveis pelo sangue so caracterizadas pela presena de microorganismos que podem estar presentes em seres humanos. Dessas doenas, duas so significativamente preocupantes: Hepatite B (HBV) e a AIDS (HIV).

Procedimento:
1) Mantenha os cortes abertos cobertos com bandagem, tecidos ou
plsticos evitando contato com o sangue da vtima;

2) Use luvas de ltex para evitar contato direto com o sangue ou fludos
corporais da vtima;

3) Se no houver disponibilidade de conseguir luvas de ltex, pode-se


utilizar sacos plsticos;

4) Aplique a respirao boca a boca, utilizando alguma proteo para


evitar o contato direto com a boca da vtima. No existe qualquer evidncia de que a AIDS seja transmissvel pela saliva.

Em contato com o sangue:


Caso o socorrista tenha sido exposto ao sangue e fludos deve:

1) Lavar imediatamente o local com gua corrente e sabo, enxaguando


vigorosamente a regio;

2) Comunicar o incidente imediatamente autoridade sanitria de sua regio; 3) Procurar atendimento mdico especializado.

Queimaduras
Queimadura a leso causada por ao de calor ou de outras radiaes sobre o organismo. As queimaduras, alm de provocarem intensa dor local, podem causar choque e levar a vtima morte, dependendo do estado e da extenso da rea atingida.
Os seguintes agentes podem causar queimaduras: Lquidos ferventes, contato direto com chama, slidos superaquecidos ou incandescentes, vapores quentes, substncias qumicas, radiaes infravermelhas e ultravioletas naturais, emanaes radiativas e eletricidade.

Inicialmente as queimaduras devem ser tratadas de acordo com a origem:


Qumicas: devemos lavar o local afim de se retirar qualquer vestgio do produto agressor; Eltrica: devemos afastar da vtima a fonte de corrente e se houver chamas tratar como queimadura por calor; Por gelo: devemos aquecer o local afetado protegendo-o com cobertores, mantas etc.; Por calor: a mais comum e pode ser provocada tanto por chamas como por materiais aquecidos lquidos (gua, leo etc.) ou slidos (metal madeira etc.) Agente agressor slido: devemos afast-lo da vitima; Agente agressor liquido: devemos absorve-lo com um tecido para que reduza a rea de ao do mesmo; E no caso se chamas devemos abaf-la com um tecido grosso umedecido ;

Como cuidar

Aps estes procedimentos se a rea afetada for mdia ou grande a vtima deve simplesmente ser protegida da hipotermia, se for uma rea pequena devemos irrig-la com gua corrente abundante. Obs.: Nunca aplicar nenhum tipo de produto sobre o local(caf, creme dental, ervas etc.)

Afogamento por slidos


Popularmente conhecido como engasgamento (Engasgo) o afogamento por slido comum e manobra simples pode salvar uma vida. A manobra de Hamilik consiste em aplicar uma presso, direcionada, sobre o abdmen da vtima com o uso das mos . O socorrista deve se posicionar atrs da vtima com uma de suas pernas entre as desta e abra-lo com os dois braos posicionando uma de suas mos, cerradas, quatro dedos acima do umbigo da vtima e com o auxilio da outra mo apertar para dentro levando para cima (Como que fazendo um

J).
A manobra deve ser repetida quantas vezes forem necessrias tomando o cuidado de observar a boca da vtima e retirar o slido quando for expelido. Obs.: Aps esta manobra a vtima pode precisar de outros cuidados como ficar em repouso ou at passar por RCP dependendo do tempo de durao do afogamento.

Tcnicas e Procedimentos (RCP em adultos)


Verifique se est consciente. Chame o Pronto Socorro Imediatamente. Deite a pessoa de costas. Abra as vias areas. Verifique se h respirao ( espere 3-5 segundos) D 2 sopros moderados. Verifique o pulso.

OBRIGADA.....

You might also like