You are on page 1of 22

JUDO

11
Faa clique para editar o estilo

5/4/12

DICE
22

Pg.-3 - Introduo; Pg.-4 - Histria; Pg.-5 - Regulamento; Pg.-6 - Pontuao; Pg.-7 - Penalizaes; Pg.-8 - As roupas do judo; Pg.-9, 10 e 11 - Cores das faixas no Judo; Pg.-12 - Cdigo moral do Judo; Pg.-13, 14, 15, 16, 17, 18, 19 - Contedos

Programticos;

5/4/12

INTRODUO
33
A palavra Judo traduzida quer dizer O caminho da suavidade, consiste num

combate corpo a corpo entre dois atletas com o objectivo de obter ippon (cair de costas no tatami). Atravs de aplicaes de tcnicas especficas, os judocas tentem vencer a resistncia do adversrio em p ou no solo.
O Judo uma modalidade que actualmente j muito praticada no nosso

pas. Temos atletas de referncia mundial como Nuno Delgado e Telma Monteiro, que muito tm entusiasmado os jovens para a prtica desta modalidade.
A vestimenta utilizada nessa modalidade o keikogi (kimono), que no judo

recebe o nome de judogi e que, com o cinturo, forma o equipamento necessrio sua prtica.
A sua tcnica utiliza basicamente a fora e peso do oponente contra ele.

Palavras ditas por mestre Kano para definir a luta: "arte em que se usa ao mximo a fora fsica e espiritual". A vitria, ainda segundo seu mestre fundador, representa um fortalecimento espiritual.
5/4/12

HISTRIA
44

O judo foi criado no Japo, em 1882, por Jigoro Kano,

tendo sido baseado no jujutsu uma arte marcial praticada pelos cavaleiros do Kamakura entre os sculos XII e XIV e noutras artes marciais do Oriente, que o Mestre Jigoro Kano fundiu num s desporto. semelhanas com o incio do Judo no Japo, na medida em que ambos passaram pelo "Ju-Jitsu.

O desenvolvimento do Judo em Portugal tem algumas

Assim os primeiros contactos com a modalidade,

ainda sob a forma de "Ju-Jitsu, datam do primeiro quarto deste sculo. 5/4/12

REGULAMENTO
55
As lutas de judo so disputadas num tatame cuja rea de 14 por 14 metros. As

disputas contam com dois rbitros de cadeira e um juiz principal. Qualquer um dos trs pode interromper a lutar para consulta recproca.
A durao dos combates at cinco minutos e o cronmetro pra sempre quando o

rbitro interrompe a luta. Caso termine empatada, a disputa vai para uma prorrogao de cinco minutos no golden-score (quem marcar o primeiro ponto proclamado o vencedor).
Para vencer a luta sumariamente o atleta precisa aplicar um ippon no adversrio.

Existem quatro formas de aplicar esse golpe: fazer com que o adversrio caia com as costas no cho; imobilizar o adversrio por 25 segundos no cho; levar o oponente desistncia por estrangulamento; aplicar uma chave-de-brao torcendo o brao do rival.
Um atleta que consegue aplicar dois waza-aris tambm decretado o vencedor. Esse

golpe consiste em imobilizar o adversrio por 20 segundos e tambm ocorre quando o oponente cai no tatame, porm no com os dois ombros.
H ainda o yuko, quando o judoca cai de lado ou imobilizado entre 15 e 20

segundos. Caso dure entre 10 e 15 segundos, o rbitro decreta o koka.

5/4/12

PONTUAO
66

Ippon: o objectivo do judo conquistar o ippon

(ponto completo). O ippon conquistado quando um judoca consegue derrubar o adversrio, imobilizandoo, com as costas ou ombros no cho durante 30 segundos. Quando o ippon concretizado o combate acaba. Yuko vale um tero de ponto.

Yuko: Quando o adversrio vai ao solo de lado. Cada Koka: menor pontuao do judo. Vale um quarto de

ponto. Ocorre quando o adversrio cai sentado.

Wazari: Outra forma de conquistar o ippon atravs


5/4/12 da obteno de dois wazari, que valem meio ponto

PENALIZAES
77

Primeiro shido - Servir apenas como advertncia.

Segundo shido - Ser marcado um yuko para o oponente. Terceiro shido -Ser marcado um waza-ari para o oponente. Quarto shido - hansokumak . Ser marcado ippon para o oponente. paralisar o combate, ordenar para que os atletas arrumem o judogui atravs de gesto prprio, ou seja, mos cruzadas esquerdo sobre a direita com os dedos apontados para baixo.
5/4/12

Na aplicao do quarto shido o rbitro central dever

AS ROUPAS NO JUDO
88

As vestimentas que eles

usam tm o nome de kimono, que pode ser branco ou azul. O kimono azul o mais utilizado para as provas oficiais. No desporto em si mais utilizado judogi que kimono e tem sempre um cinto para completar a farda.
5/4/12

CORES DAS FAIXAS NO JUDO


99

No judo, os lutadores (judocas) utilizavam um quimono preso por uma faixa, que tem de quatro a cinco centmetros de largura. As cores das faixas indicam a categoria qual o judoca pertence.

Cores das faixas em Portugal:

Branca

Amarela

Laranja

Verde

Azul

Castanho

Preta

5/4/12

A FAIXA BRANCA Mu Kyu

Essa a cor do desprendimento e da pureza. A prpria cor dessa faixa indica que o seu portador ainda possui a ingenuidade e deve procurar manter a mente limpa. Essa faixa nos diz que o iniciante deve buscar a humildade e a imaginao criativa, atravs da limpeza e da claridade dos pensamentos. a cor sntese do arcoris e a mais associada ao sagrado, pois simboliza paz, pureza, perfeio e especialmente o absoluto. Ela nos diz que devemos buscar a pureza, sinceridade e a verdade; repelindo os pensamentos negativos, procurando elev-los, para que encontremos o equilbrio interior, segurana e desenvolvamos o instinto e a memria.
A FAIXA AZUL Ro-Kyu
10 10 5/4/12

A FAIXA LARANJA Yon Kyu

Nos diz que devemos procurar o sucesso no treino dirio, agilidade, adaptabilidade, estimulao, atraco e plenitude. Essa cor tambm simboliza aquilo que o praticante deve buscar: o encorajamento, estimulao, robustez, atraco, gentileza e tolerncia. Esta a cor da comunicao, do calor afectivo, do equilbrio, da segurana e da confiana. Quem chega nessa faixa deve acreditar que agora tudo possvel, pois essa cor estimula o optimismo, generosidade, entusiasmo e o encorajamento. A cor laranja mostra ao praticante que ele deve fortalecer as energias e a sua vontade de vencer. A FAIXA VERDE San Kyu O verde uma cor que representa Esperana e a F. a 1111 cor mais harmoniosa e calmante de todas. Ela simboliza 5/4/12

CDIGO MORAL DO JUDO

A Cortesia um valor que se impe desde o incio no jovem judoca sob a forma de uma "etiqueta" simples mas rigorosa. atravs deste valor que o jovem compreende as implicaes das suas atitudes. No fundamental, um conjunto de regras que determinam o comportamento de um grupo social e que convm respeitar. outra ordem: o saber comear (sem objectivo), continuar (sem

12 12

A Coragem dos heris aquela que obtida fruto de uma aco pontual. No Judo a coragem de

Resultado) e nunca desistir (sem esperana). A Sinceridade, saber ser verdadeiro. Obriga a um grande conhecimento e aceitao de si prprio. A sinceridade exprime-se no judo, quanto

prtica do combate em realiz-lo com o esprito isolado do resultado.


O Controlo de Si, particularmente das suas emoes, para ficar centrado e preservado ao mximo as

sua potencialidades, sem entrar na excitao ou na apatia.


A Honra, dignidade moral em relao a si e aos outros. A Modstia, saber que se pode ganhar hoje e perder amanh, saber colocar o ego no seu lugar, para

funcionar em harmonia com os outros.


A Amizade, onde todas as horas passadas em conjunto a transpirar, procurar, opor-se no respeito,

no so ilusrios, nem so o fim das relaes de cumplicidade muito teis para o desenvolvimento do indivduo e da sociedade. 5/4/12

CONTEDOS PROGRAMTICOS
Formas de cumprimento (rei-ho) Ritsu-reio ao entrar no doj bem como ao sair; Quando subir no tatami para cumprimentar o professor ou seu ajudante; Ao iniciar um treino com um companheiro, assim como ao termin-lo. Za-rei ao iniciar, bem como ao terminar o
13 13

Ritsureio

5/4/12

Zarei

Postura (Shinsei) Shinsei a posio base para todos os movimentos. Por isso um shinsei correcto facilita a rapidez e a preciso na aplicao das tcnicas. Deve-se adoptar sempre o shinsei para que a todo o momento seja possvel uma pronta mudana de posio. O peso do corpo igualmente distribudo por ambos os ps, sobretudo sobre a ponta dos dedos. So as seguintes posies: Shizen-hontai posio natural; Jigo-hontai posio de defesa;

Shizenhontai
14 14

Jigohontai

5/4/12

Tcnicas de movimentao sobre o tatami (shintai) So as formas correctas de deslocamento sobre o tatame, salientando os seguintes detalhes: andar descontraidamente, mantendo os joelhos e tornozelos flexveis, sem cruzar os ps. Deslocar-se em todas as direces deslizando os ps, fazendo o contacto com o solo com a borda externa da planta dos ps, calcanhares ligeiramente levantados. Acompanhar os passos de seu oponente, se este empurra voc recua, se puxa avana. Se o adversrio o puxar, no resista mova-se com ele. Do mesmo modo no resista quando empurrado, se resistir o seu corpo torna-se rgido e perde facilmente o equilbrio. Movendose no mesmo sentido do adversrio -lhe mais fcil controlar o corpo dele e desequilibrlo.

1515

5/4/12

Tcnicas de amortecimento de quedas (ukemi-waza) O equilbrio a lei primordial que rege o judo. Assim quando se perde o equilbrio sujeita-se a quedas. E, como natural, se no soubermos amortecer o contacto do nosso corpo com o solo, estamos sujeitos a nos machucar. Para evitar isso existe o que chamamos ukemi-no-waza. Saber cair a base indiscutvel das projeces. necessrio um treino metdico e perseverante, para vencer o medo da queda. Essa superao nos permite progredir nos conhecimentos do judo. Assim teremos um esprito aberto para ataque e defesa, aplicando os movimentos com rapidez e preciso. As direces fundamentais para ukemi so: Ushiro-ukemi queda para trs; Mae-ukemi queda para frente; Yoko-ukemi queda lateral, para esquerda ou direita (migui e hidari); Zempo-Kaiten-Ukemi - rolamento.

Ushiroukemi

Maeukemi

okoukemi

Zempo-KaitenUkemi
5/4/12

16 16

Tcnicas de pegada (kumi-kata) Para uma eficiente aplicao das tcnicas, o judoca dever procurar a posio adequada, normal ou momentnea, de acordo com o transcorrer da luta, podendo ser natural ou autodefesa. Migi ou hidari-shizentai posio natural direita ou esquerda: mo direita na lapela esquerda do oponente e mo esquerda na manga direita do oponente. Para posio natural esquerda, basta inverter a posio. Migi ou hidari-jigotai posio de autodefesa direita ou esquerda: passa-se a mo direita por baixo do brao esquerdo do oponente e coloca-se nas costas dele, e com a mo esquerda agarra-se a manga direita do oponente puxando o brao dele sob a sua axila esquerda. Para posio de autodefesa esquerda s inverter a posio.

hidarishizentai
1717 5/4/12

hidarijigotai

Tcnicas Na aplicao de waza (tcnicas), tori quem aplica a tcnica e uke aquele em que a tcnica aplicada. As tcnicas do jud classificamse em: Nage-Waza (tcnicas de arremesso) Tachi-Waza (tcnicas em p) Te-Waza (tcnicas de brao) Koshi-Waza (tcnicas de quadril) Ashi-Waza (tcnicas de perna) Sutemi-Waza (tcnicas de sacrifcio) Mae-sutemi-Waza (tcnicas de sacrifcio para frente) Yoko-sutemi-Waza (tcnicas de sacrifcio para o lado) Katame-Waza (tcnicas de domnio no solo) Ossaekomi-Waza ou Ossae-Waza (tcnicas de imobilizao) Shime-Waza (tcnicas de estrangulamento) Kansetsu-Waza (tcnicas de luxao) Atemi-Waza (tcnicas de ataque)
18 18

5/4/12

Fases da projeco O que preciso para aplicar um golpe perfeito 1 Kumikata (pegada, domnio do judogui do adversrio) 2 Kuzushi (quebra, desequilbrio) 3 Tsukuri (construo, preparao, encaixe) 4 Kake (colocao, execuo) 5 Kime (finalizao, definio)

19 19

5/4/12

CONLUSO
As coisas mais importantes que aprendemos foram: O judo um desporto praticado como arte marcial,
20 20

que foi fundada em 1882 por Jigaro Kano;


O judo serve para defesa pessoal, fortalecer a mente, o

fsico e o esprito;
Nos finais do sec. XlX, foi considerado o desporto

oficial do Japo;
Adoramos fazer este trabalho e esperamos que os

nossos conhecimentos estejam mais enriquecidos aps o realizamento deste trabalho.


5/4/12

BIBLIOGRAFIA
http://www.judomasterrio.com http://pt.wikipedia.org http://www.ombrosdegigantes.esp.br Imagens do Google
21 21

5/4/12

Trabalho Realizado Por:


22 22
Faa clique para editar o estilo Ana pinho n2

Diana malta n10 Guilherme silva n Nair pinho n Hugo n30

5/4/12

You might also like