You are on page 1of 26

FACULDADE SO LUS

CURSO: ADMINISTRAO DISCIPLINA: GESTO DA QUALIDADE PROF.: PAULO ROBERTO

ANDERSON FRAZO RIBEIRO CARLOS ALBERTO S. COSTA

JACIARA BATISTA R. VALE MIRIA ANDRIA ARAJO

DEMISE ERICEIRA SANTOS


GILSON MARINHO DE OLIVEIRA
SO LUS 2011

OSVALDO HUGO T. RIBEIRO


TAYSE DOS REMDIOS EVERTON

OBJETIVO DA APRESENTAO
Esta apresentao objetiva explicar e esclarecer ao espectador e leitor como se deu o processo de normalizao da srie ISO 9000, e a sua importncia atualmente para as organizaes, atravs do seu processo evolutivo, atualizaes, padres e aplicaes baseadas na gesto da qualidade, o que representa um diferencial em relao concorrncia.

ROTEIRO DA APRESENTAO
1 ORIGEM DA SRIE ISO 9000. 2 CONCEITO, OBJETIVOS E IMPORTNCIA.

3 NORMAS DA SRIE ISO 9000 E ATUALIZAES.


4 ELEMENTOS DA SRIE ISO 9000. 5 PRINCPIOS DA GESTO DA QUALIDADE.

6 IMPLANTAO DA SRIE ISO 9000.


7 AUDITORIAS. 8 CERTIFICAO DA SRIE ISO 9000 . 9 RGO CREDENCIADOR NO BRASIL. 10 PRINCIPAIS ORGANISMOS CERTIFICADORES QUE ATUAM NO BRASIL. 11 BENEFCIOS E DIFICULDADES DA UTILIZAO DA SRIE ISO 9000. 12 IMPACTO QUE A SRIE ISO 9000 CAUSA S ORGANIZAES. 13 CONSIDERAES FINAIS. / 14 BIBLIOGRAFIA.

1 ORIGEM DA SRIE ISO 9000


O contexto da normalizao no se restringe modernidade. A concepo moderna da normatizao tem origem no fim do sculo XVIII. Concentrada a princpio em produtos, materiais e tcnicas de engenharia, a normatizao chegou depois administrao. Em 1906 surgiu a IEC, Comisso Internacional de Eletrotcnica. Em 1926 foi criada a ISA, Federao Internacional das Associaes Nacionais de Normatizao. Em 1944 foi fundada o UNSCC, Comit Coordenador de Normas das Naes Unidas). Em 1947 criaram a ISO, Organizao Internacional da Normalizao.

1 ORIGEM DA SRIE ISO 9000


Na segunda metade do sculo XX, a rea militar comeou a apresentar exigncias de carter sistmico para seus fornecedores por meio da norma militar Q9858. Em, 1979, a Inglaterra publicou uma norma internacional, a BS 5750 (BS = British Standard = Norma Britnica). Em 1987, a ISO, com base na BS 5750, publicou a srie de normas internacionais ISO 9000. No Brasil a normalizao tem inicio em 1940 com a criao da ABNT, Associao Brasileiras de Normas Tcnicas. Na Europa a difuso da srie de normas ISO 9000 foi relativamente rpida. O sucesso das normas de garantia da qualidade levou a demandas similares em outros segmentos.

2 CONCEITO, OBJETIVO E IMPORTNCIA


A palavra ISO (International Organization for Standardization) derivada do grego isos que significa igual e associa-se a padro sendo uma organizao no governamental. As normas ISO 9000, so normas aplicveis em situaes contratuais que exijam a qualidade do produto ou servio. A srie ISO 9000 objetiva: 1. Atingir e manter a qualidade de seu produto ou servio; 2. Prover confiana administrao das organizaes; 3. Prover com confiana a clientes de que a qualidade pretendida est sendo atingida a produtos e servios. As normas ISO 9000 so de fundamental importncia para as organizaes que querem conseguir destaque no cenrio nacional e internacional.

3 NORMAS DA SRIE ISO 9000


A srie de normas ISO 9000, em sua primeira verso, a de 1987, era composta pelas normas ISO 9001, ISO 9002 e ISO 9003, certificveis, e s foi publicada no Brasil em junho de 1990. Continha tambm a normas guias a ISO 9000 e a ISO 9004. 1. Norma ISO 9000: esclarece diferenas e inter-relaes entre os principais conceitos da qualidade 2. Norma ISO 9004: fornece diretrizes para implantar e implementar o sistema da qualidade 3. Norma ISO 9001: garantia da qualidade em projetos/desenvolvimento, produo, instalao e assistncia tcnica. 4. Norma ISO 9002: garantia da qualidade na produo, instalao e assistncia tcnica. 5. Norma ISO 9003: garantia da qualidade na inspeo e ensaio final.

3 NORMAS DA SRIE ISO 9000


A reviso das normas feita a cada 5 anos, sendo a primeira realizada em 1994. Crticas foram feitas srie de normas ISO 9000 por ser largamente utilizada. Unificao das normas certificadores em uma, a ISO 9001:2000. O objetivo da norma deixa de ser o simples atendimento de requisitos especificados para a satisfao do cliente. Em dezembro de 2008 foi publicada a terceira reviso da norma trazendo uma abordagem da melhoria contnua. A ISO 9001 , seguramente uma das normas mais conhecidas no mundo.

4 ELEMENTOS NA SRIE ISO 9000


A srie de normas ISO 9000 baseia-se em 20 elementos ou critrios que englobam vrios aspectos da gesto de qualidade. Apenas a ISO 9001 exige que todos os 20 elementos estejam presentes no sistema da qualidade. 1. responsabilidade da administrao. 2. sistema da qualidade. 3. anlise crtica de contratos. 4. controle de projeto. 5. controle de documentos. 6. aquisio. 7. produtos fornecidos pelo cliente. 8. identificao e rastreabilidade do produto. 9. controle de processos. 10. inspeo e ensaios. 11. equipamentos de inspeo, medio e ensaios.

4 ELEMENTOS NA SRIE ISO 9000


situao da inspeo e ensaios. 13. controle de produto no conforme. 14. ao corretiva. 15. manuseio, armazenamento, embalagem e expedio. 16. registros da qualidade. 17. auditorias internas da qualidade. 18. treinamento. 19. assistncia tcnica. 20. tcnicas estatsticas. O ponto central de um sistema de gesto da qualidade baseada nas normas ISO 9000 a apropriada documentao deste sistema.
12.

5 PRINCPIOS DA GESTO DA QUALIDADE


Segundo a ISO 9001:2008, um princpio de gesto da qualidade uma crena ou regra fundamental e abrangente para conduzir e operar uma organizao. Os oito princpios fundamentais apresentados pela srie ISO 9000 so: 1. Foco no cliente: atender as necessidades atuais e futuras dos clientes. 2. Liderana: influenciar pessoas para atingir objetivos organizacionais. 3. Envolvimento de pessoas: multifuncionalidades das pessoas. 4. Abordagem de processo: atividades e recursos gerenciados como um processo.

5 PRINCPIOS DA GESTO DA QUALIDADE


Abordagem sistmica: gerenciar os processos interrelacionados. 6. Melhoria contnua: objetivo permanente. 7. Abordagem factual para a tomada de deciso: anlise de dados e informaes. 8. Benefcios mtuos nas relaes com fornecedores: o trabalho em conjunto facilita a criao de valor.
5.

6 IMPLANTAO DA SRIE ISO 9000


A implantao da srie ISO 9000 requer um trabalho muito intenso. necessrio que a alta administrao tenha conscincia das dificuldades e vantagens e acredite nos benefcios da srie ISO 9000. O custo desta implantao pode estar concentrado no nvel de organizao da empresa e para essa avaliao necessrio conhec-la.

7 AUDITORIAS
Os sistemas de gesto da qualidade, baseados nas normas da ISO srie 9000, so avaliados por auditorias que possuem caractersticas importantes: 1. Autorizadas pela administrao superior. 2. Avaliaes de prticas reais, evidentes, comparadas com requisitos estabelecidos. 3. So programadas com antecedncia. 4. So realizadas com prvio conhecimento e na presena das pessoas cujo trabalho ser auditado. 5. Realizadas por pessoal experiente, treinado e independente da rea auditada. 6. Resultados e recomendaes so examinados e, em seguida, acompanhados para verificar o cumprimento das aes corretivas.

7 AUDITORIAS
As auditorias podem ser classificadas quanto ao tipo, finalidade e empresa auditada. 1. Quanto ao tipo

De adequao: avalia a documentao do sistema implantado. De conformidade: objetiva encontrar evidncias de acordo com os documentos.

2.

Quanto finalidade

Do sistema: verifica a documentao e organizao do SGQ. De processo: valoriza a execuo de um processo ou servio. Do produto: valoriza o resultados dos testes, inspeo e ensaios do produto.
3.

Quanto s empresas auditadas

Interna: realizada por uma empresa independente da que vai ser auditada. Externa: a auditoria realizada sob a responsabilidade de uma empresa independente da que est sendo auditada

7 AUDITORIAS
Este certificado emitido aps a realizao satisfatria da auditoria externa e reviso do relatrio da referida auditoria, vlido por 3 (trs) anos. A empresa certificada periodicamente avaliada por auditorias de acompanhamento (realizadas de 6 meses a 1 ano). No caso de a empresa no atender a estes requisitos, duas atitudes podem ser tomadas pelo rgo certificador: 1. determinado um prazo para uma nova auditoria ou mesmo um prazo para que a empresa crie e pratique um plano de ao para sanar estas no conformidades. 2. Se forem encontradas no conformidades graves, a empresa pode perder o certificado ou mesmo no revalidlo.

8 CERTIFICAO DA SRIE ISO 9000


Para que as organizaes possam alcanar a certificao, baseada na srie ISO 9000, estas tm que seguir de forma efetiva os critrios especificados abaixo: 1. Comprometimento da Direo. 2. Seleo e designao formal de um coordenador. 3. Formao do Comit Coordenador. 4. Treinamento. 5. Elaborao e divulgao da poltica da qualidade. 6. Palestra sobre qualidade para todos os funcionrios. 7. Divulgao constante do assunto qualidade. 8. Estudo de cada um dos requisitos das normas. 9. Plano de trabalho para implantao de cada requisito. 10. Formao de grupos de trabalho. 11. Elaborao do manual da qualidade. 12. Formao dos auditores internos da qualidade. 13. Realizao das auditorias internas.

8 CERTIFICAO DA SRIE ISO 9000


Implantao das aes corretivas conformidades. 15. Seleo da entidade certificadora. 16. Realizao da pr-auditoria. 17. Realizao da auditoria de certificao.
14.

para

as

no

A importncia em adquirir esta certificao est alm de um diferencial de qualidade, pois mais do que isso a certificao na srie ISO 9000 abre as portas do mundo globalizado para as empresas certificadas.

9 RGO CREDENCIADOR NO BRASIL


O Sistema Brasileiro de Certificaes (SBC) foi institudo pelo CONMETRO - Conselho Nacional de Metrologia, Normalizao e Qualidade Industrial.

O INMETRO o nico organismo, no Brasil, de Acreditao, que credencia entidades conduo das atividades de certificao de conformidade, sendo o responsvel pelo reconhecimento internacional do SBC.

10 PRINCIPAIS ORGANISMOS CERTIFICADORES QUE ATUAM NO BRASIL


necessrio que as empresas entendam o significado das empresas de consultoria e organismos certificadores. Segue abaixo a lista de organismos certificadores que atuam no Brasil:

ABS dos Estados Unidos com sede em So Paulo-SP

BVQI da Inglaterra com sede em So Paulo-SP

ABNT do Brasil com sede no Rio de Janeiro-RJ

BSI da Inglaterra com sede em So Paulo-SP

DNV da Noruega com sede em So Paulo-SP

FCAV do Brasil com sede em So Paulo-SP

11 BENEFCIOS E DIFICULDADES DA UTILIZAO DA SRIE ISO 9000


Vrias so as vantagens de utilizar a srie de normas ISO 9000 para a implementao do sistema de gesto da qualidade: 1. Qualidade, confiana e segurana. 2. Estabilidade, crescimento, aumento na participao de mercado e retorno do investimento. 3. Melhores condies de trabalho, sade e segurana. 4. Apoio legislao, sade, segurana e meio ambiente. 5. Contribui para a reduo dos impactos sociais e ambientais.

11 BENEFCIOS E DIFICULDADES DA UTILIZAO DA SRIE ISO 9000


Se as organizaes no estiverem bem preparadas para a implantao da srie ISO 9000, podem surgir algumas dificuldades quanto: 1. Ao tempo necessrio para desenvolver o sistema. 2. Aos custos para implementar e mant-lo. 3. A inflexibilidade, resistncia a mudanas e burocracia. 4. A complexidade para criar e manter o entusiasmo do pessoal para com o sistema. 5. A Existncia de pouca cultura para qualidade.

Na tica do cliente, podem ser originadas duas desvantagens uma quanto ao atendimento por possvel desmotivao dos profissionais bem como pelo alto custo dos produtos e servios.

12 IMPACTO QUE A SRIE ISO 9000 CAUSA S ORGANIZAES


A srie de normas ISO 9000 so exemplos de normas bem sucedidas e estimou-se at o fim de 2008, mais de 982 mil certificaes em organizaes de 175 pases do mundo, e no Brasil este nmero era foi de 14.539, nmero este que vem aumentando cada vez mais a taxa de crescimento anual deixando em uma posio cada vez melhor e compatvel com o tamanho da economia brasileira.

Uma das reas das empresas em que o impacto da implantao das normas foi maior foi a rea de treinamento tanto nas grandes como nas mdias e pequenas empresas principalmente com a obrigatoriedade do LNT, Levantamento de Necessidade de Treinamento.

13 CONSIDERAES FINAIS
As normas ISO 9000 surgiram para criar uma linguagem comum no que diz respeito aos sistemas de gesto da qualidade.

A filosofia da srie de normas ISO 9000 no processo de certificao, abrange todos os aspectos referentes manuteno da prpria norma, exigncias dos clientes, do marketing, do mercado dentre outros.

A implementao das normas ISO 9000, sendo representadas atualmente pela norma ISO 9001:2008, para a garantia da qualidade pode ajudar qualquer empresa a maximizar os benefcios reais originados dessas normas, obtendo o sucesso atravs de uma melhora na satisfao dos seus clientes, da motivao dos colaboradores e da melhoria contnua.

14 BIBLIOGRAFIA
MELLO, Carlos Henrique Pereira; SILVA, Carlos Eduardo Sanches da; TURIONNI, Joo Batista; SOUZA, Luiz Gonzaga Mariano de; ISO 9001:2008, Sistema de Gesto da Qualidade para Operaes de Produo e Servios. So Paulo: Ed. Atlas, 2009. NETO, Joo Batista M. Ribeiro; TAVARES, Jos da Silva Cunha; HOFFMANN, Silvana Carvalho. Sistemas de Gesto Integrados, Qualidade, Meio Ambiente, Responsabilidade Social e Segurana e Sade no Trabalho. 2a edio, So Paulo: Ed. Senac, 2008.

REIS, Luiz Felipe Sousa Dias; MANAS, Antnio Vico. ISO 9000: Um caminho para a Qualidade Total. 1a edio, So Paulo: Ed. Abdr, 1994.

You might also like