You are on page 1of 76

Formao, conceitos e prticas seguras sobre preveno a riscos com eletricidade nas frentes de trabalho

Objetivo

Estabelecer OBJETIVO - normas e procedimentos de Etiquetamento, Bloqueio, Teste e Verificao em fontes nicas ou complexas de energia potencialmente perigosas, assegurando que mquinas, equipamentos e processos, sejam mantidos em Estado de Energia Zero, antes da realizao de qualquer atividade de construo, properao, comissionamento, reparo, manuteno e atividades no rotineiras.

Objetivos de aprendizagem Ao final da capacitao, o profissional dever: Compreender os conceitos e identificar os equipamentos bsicos utilizados no bloqueio de cada tipo de energia; Compreender os benefcios individuais e coletivos da preveno de acidentes pela execuo correta de procedimentos envolvendo bloqueio e sinalizao; Desenvolver a percepo do risco associado s atividades que envolvem bloqueio e sinalizao de acordo com cada tipo de energia;

Compreender a importncia da inspeo e utilizao dos respectivos equipamentos de proteo individual (EPIs) de acordo com cada tipo de energia; Aperfeioar as prticas de segurana dos profissionais em atividades que envolvam bloqueio e sinalizao; Executar atividades de bloqueio e sinalizao, considerando procedimentos e prticas especficas de segurana para cada tipo de fonte de energia.

Contedo programtico
1.
2. 3.

Conceitos, prticas e riscos associados aos tipos de energia:


Conceito de Preveno de Acidente. Preveno de riscos nos trabalhos em Cabines

4.
5. 6. 7. 8.

Sinalizaes e isolamentos de rea.


Treinamento prtico de EPIs. Preveno de acidentes em lanamento de cabos. Linha Viva e Arco-Eltrico. Comunicao Formas de bloqueio e sinalizao

O que choque eltrico ?

uma perturbao de natureza e efeitos diversos que se manifesta no corpo humano, quando por ele circula uma CORRENTE ELTRICA
Porque isso acontece? O corpo humano ou se comporta como um CONDUTOR ELTRICO, que possui, inclusive, uma certa RESISTNCIA

Introduo

Nas tarefas de manuteno e operao em equipamentos ocorre, com muita freqncia, a presena de vrios colaboradores desempenhando atividades independentes.

Se houver o acionamento de alguma fonte de energia, aqueles que no tiverem concludo suas atividades, estaro expostos a riscos, com potencial de causar leses pessoais e fatalidade.
A eliminao destes riscos pode ser conseguida atravs de um procedimento de Bloqueio de Energias.

Tipos de choque eltrico

choque esttico
choque dinmico descargas atmosfricas

Condies de tenso que favorecem os acidentes por choque eltrico Tenso de Toque Tenso de Passo

Quais so os efeitos da corrente eltrica no corpo humano? Contraes musculares

Queimaduras
Fibrilao no corao Morte

Efeitos e conseqncias do choque eltrico

INTENSIDADE DA CORRENTE QUE PERCORRE O CORPO

Perturbaes possveis aps o choque eltrico

RESULTADO FINAL PROVVEL APS PRIMEIROS SOCORROS

1 mA

(LIMIAR DE SENSAO)

FORMIGAMENTO Contrao muscular LESO MUSCULAR

Normal Normal Restabelecimento

de 1 a 9mA de 9 a 20mA de 20 a 100mA Acima de 100mA Vrios miliampres

Parada Respiratria

Restabelecimento ou morte
Morte Morte

Parada cardiorrespiratria Morte aparente

O acidente de origem eltrica

O Que fazer diante disso?


Desligar o sistema
Solicitar ajuda imediatamente Realizar respirao artificial Realizar massagem cardaca
Remover a vtima para um hospital

O acidente de origem eltrica

Resultados esperados aps socorro


TEMPO DE EXPOSIO A PASSAGEM DA CORRENTE ELTRICA

PROBABILIDA DE RESULTADOS POSITIVOS

At 4 minutos ............................................... 50 % At 5 minutos ............................................... 25 %


At 6 minutos ............................................... Acima deste tempos ....................................... 1% ?

Medidas Preventivas

Somente profissionais habilitados devem executar servios em instalaes eltricas. Planeje seu trabalho antes de realiz-lo. Siga sempre os procedimentos estabelecidos na empresa e utilize os equipamentos e ferramentas adequados para realizao de trabalhos em instalaes eltricas.

Certifique-se de que as instalaes no estejam energizadas, antes de toc-las.


Faa o teste com uso de aparelho

Medidas de preveno

Nunca toque em instalaes eltricas, com as mos, ps ou roupas molhadas; Ao se deparar com fio eltrico solto na rea, mantenha-se afastado do local, pois o mesmo poder estar energizado. Chame a um responsvel imediatamente; Se possvel, sinalizar e isolar local ou Equipamento eltrico.

Na construo ou manuteno predial prxima a rede eltrica, mantenha distncia segura ao manobrar materiais e equipamentos. Somente com tempo bom, execute trabalhos em instalaes eltricas em campo aberto. Calcule uma distncia segura da rede eltrica para fazer qualquer tipo de manobra de materiais, abaixo e ao lado.

O CIRCUITO S ESTAR LIBERADO


PARA EXECUO DOS SERVIOS EM INSTALAES ELTRICAS SE ESTIVER ATERRADO PROCEDIMENTOS OBRIGATRIOS

DESLIGUE , SINALIZE TESTE E ATERRE

Deve-se considerar que todo choque eltrico Perigoso. Todo o empregado deve comunicar imediatamente a sua chefia qualquer acidente/incidente com instalaes eltricas.

Arco Eltrico

O arco eltrico um fenmeno da eletricidade inerente dos sistemas eltricos. Podem liberar calor intenso e controlado como nos casos de solda eltrica e fornos industriais ou com liberao de pequena quantidade de calor como nos casos de interruptores para lmpadas.

Arco Eltrico

As falhas eltricas, ou curtos-circuitos, com formao de arco um


fenmeno indesejvel que libera uma enorme quantidade de calor. Este fenmeno, alm do calor, libera partculas de metais ionizadas que podem conduzir correntes, provocar deslocamento de ar com aparecimento de alta presso prejudicial ao sistema auditivo, emitir raios ultravioletas prejudiciais a viso e liberao de gases txicos como resultado da combusto dos materiais internos ao painel.

Arco Eltrico

Nota

O clculo da energia do arco um estudo de anlise de risco de segurana, assim como todos os clculos de engenharia devem ser realizados por profissionais habilitados.
O resultado dos clculos pela simples equao da frmula no reflete o nvel de energia existente. Todos os parmetros devem ser analisados, assim como a aplicabilidade do modelo matemtico na respectiva instalao.

Arcos em equipamentos eltricos podem aparecer em


conseqncia de mau contato, depreciao da isolao, defeito de fabricao de componentes e equipamento ou mal dimensionamento, projeto e manuteno inadequada, contatos acidentais ou inadvertidos de ferramentas ou quedas de peas soltas durante manobras etc.

Numa eventualidade de uma pessoa estar presente durante a


ocorrncia do arco sem o equipamento de proteo adequado, o calor poder provocar a queima da roupa e ferir gravemente podendo levar a morte por queimadura.

Se conseguirmos quantificar o calor do arco, podemos tomar medidas de preveno e procurar medidas eficientes de proteo do trabalhador, como j fazemos para proteger os equipamentos.

NR 10

NR10 Requerimento de Proteo Mnima ao Arco Eltrico Nvel Aplicao ATPV

0 -------------------------Sem Risco----------------------------------N/A 1--------------------------Risco baixo --------------------------------- 5 2--------------------------Alto Risco------------------------------------ 8 3--------------------------Altssimo Risco---------------------------- 25 4--------------------------Contato Direto------------------------------ 40

NR 10

Proteo Cabea /Facial

Proteo Completa

Queimaduras por Arco

Primeiro Grau

Segundo Grau

Terceiro Grau

ATPV

Em 1999, a ASTM (4) publicou uma norma para testes para medir o

desempenho de proteo dos tecidos contra arcos eltricos definindo um indicador, denominado ATPV (Arc Thermal Performance Value)

Utilizado internacionalmente, para medir o desempenho dos tecidos

e roupas de proteo contra arco eltrico . ATPV o valor mximo da energia incidente sobre o tecido sem no entanto permitir que a energia no lado protegido exceda o valor limiar de queimadura do segundo grau, ou seja que no ultrapasse 5 Joules por cm2 e no entre em combusto.

ATPV

A nova NR10 estabelece em seu item 10.2.9.2 que os EPI devem contemplar a inflamabilidade ou seja, os EPI devem ter um mnimo de capacidade de resistncia diante da ocorrncia de arcos eltricos e outras formas de calor.
A essa capacidade, d-se o nome de ATPV, ou Valor de Performance para Arcos

Trmicos.

ATPV

Para segurana dos trabalhadores, recomendado que todos os

quadros eltricos e locais de servios eltricos, possuam uma placa de


sinalizao indicando o nvel de energia incidente presente no local

e qual o ATPV do EPI que deve ser utilizado no local.

Bloqueio e Sinalizao

Definies
Bloquear colocar um cadeado ou lacre e etiquetar um equipamento ou dispositivo provocando uma interrupo fsica, impedindo o seu acionamento manual ou automtico.
Etiquetar colocar uma etiqueta de sinalizao em um dispositivo de isolamento. A etiqueta indica que aquele dispositivo no pode ser manobrado. Dispositivo de isolamento de energia - dispositivo mecnico que impede fisicamente, a transmisso ou liberao de energia. Dispositivos de Segurana dispositivos utilizados para bloqueio ou isolamento de energia e sinalizao para indicar a condio de isolamento.

Bloqueio e Sinalizao

Envolvido Empregado cuja funo exige que ele trabalhe/utilize um equipamento que esteja bloqueado e etiquetado, para atividades de manuteno ou trabalhe em uma rea em que tal manuteno est sendo executada. Autorizado Empregado devidamente treinado e autorizado a executar bloqueio/desbloqueio e etiquetamento de fontes de energia. Obs.: O Empregado Envolvido e o Empregado Autorizado podero ser a mesma pessoa.
Empregado

Empregado

A Requisitos para as Pessoas

A1 Sade
Realizar exames ocupacionais clnicos e complementares para comprovar a aptido para a atividade. Os exames devem considerar os aspectos crticos:
Sistema nervoso (viso acuidade e diferenciao de cores); Psicolgicos (comportamentais, emocionais, situacionais), sono, antecedentes psiquitricos e uso de substncias psicoativas.

A Requisitos para as Pessoas

Com base nos resultados dos exames:


No podem realizar esta atividade as pessoas que apresentem alterao da viso (acuidade e diferenciao de cores).

Podem realizar esta atividade as pessoas que sejam portadoras de alteraes de sade passveis de controle, e que no representem contra-indicao absoluta para a atividade, faam tratamento, participem de grupos de controle especficos e apresentem indicadores de sade dentro da faixa de normalidade no momento da atividade.

A Requisitos para as Pessoas

A2 Capacitao

Os profissionais que executam atividades de bloqueio, sinalizao e testes de verificao devem realizar anualmente cursos tericos e prticos sobre:
Riscos associados s fontes de energia (eltrica, mecnica, hidrulica, pneumtica, qumica e trmica); Procedimentos especficos de bloqueio e verificao (parte prtica assistida);

B Requisitos para Instalao e Equipamentos

Etiqueta
Adverte outros empregados que o equipamento no deve ser operado at que a etiqueta seja removida. Somente pode ser removida pelo prprio empregado que a colocou, aps concludo o trabalho. Devem ser de uso individual, personalizadas, contendo nome, setor e foto do empregado.

B Requisitos para Instalao e Equipamentos

Etiqueta pessoal e intransfervel.

Etiqueta pessoal e intransfervel.

PERIGO
NO LIGUE ESTE EQUIPAMENTO

PERIGO
NO LIGUE ESTE EQUIPAMENTO

EQUIPAMENTO/MQUINA EM MANUTENO

Frente

NO RETIRE ESTE CARTO


NOME: xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx MAT .xxxxxxx RAMAL: xxxxx CARGO: xxxxxxxxxxxxx. SETOR: xxxx

EQUIPAMENTO MQUINAEM MANUTENO


RISCO DE ACIDENTE COM O FUNCIONRIO NO CASO DE ACIONAMENTO DESTA CHAVE OU COMANDO ESTOU TRABALHANDO NESSE EQUIPAMENTO E APENAS EU DEVO RETIRAR ESSE CARTO

Verso

Obs.: No caso de bloqueio eltrico, alm desta, devem ser utilizadas outras etiquetas, conforme PTS especfico.

C - Requisitos para os Procedimentos


C1 Documentao

Devem ser levantados e identificados todos os pontos de bloqueio para cada mquina, equipamento ou sistema e as respectivas fontes de energia, atravs da elaborao de inventrio especfico que deve ser mantido atualizado; Caso haja a necessidade de interveno em uma mquina, equipamento ou sistema que tenha alguma fonte de energia no-cadastrada no inventrio, os seus pontos de bloqueio devem ser estabelecidos e cadastrados no inventrio antes da realizao do servio;

C - Requisitos para os Procedimentos

Devem existir procedimentos operacionais de bloqueio relativos s seguintes etapas: preparao, comunicao inicial, desligamento, isolamento, bloqueio, sinalizao, liberao de energia residual, teste de verificao do bloqueio, retirada da sinalizao, comunicao final e retorno operao.
Devem existir procedimentos operacionais especficos de bloqueio para cada equipamento, sistema ou processo. Esses procedimentos devem identificar claramente todas as fontes de energia, todos os pontos de bloqueio, bem como o circuito ou sistema sobre os quais tais pontos de bloqueio tm controle direto, os passos especficos para alcanar o estado de energia zero e os mtodos para executar teste de verificao do bloqueio.

C - Requisitos para os Procedimentos

Avaliaes Preliminares

Antes do incio da tarefa, deve-se fazer: Anlise de Riscos da Tarefa Realizar o bloqueio e etiquetamento, verificando Check list Bloqueio de Energias.

Obs. Se houver alguma alterao no decorrer do trabalho, a ART e o check list devem ser revisados.

C - Requisitos para os Procedimentos

Anlise de Riscos da Tarefa Identificar e localizar os tipos e as fontes de energia envolvidas; Localizar a chave de desconexo, vlvulas e outros meios de isolamento de energia que controlam as fontes; Determinar os bloqueios necessrios.

C - Requisitos para os Procedimentos

C2 Preparao para Bloqueio

Apenas os executantes autorizados podem realizar bloqueios de fontes de energia, mediante a emisso de uma permisso de trabalho (PT) O responsvel pelo bloqueio deve instalar os dispositivos de bloqueio e respectivas sinalizao e identificao nos bloqueios executados. Todas as chaves utilizadas devem ser depositadas em uma caixa inviolvel para travamento em grupo. Somente o envolvido o responsvel pela remoo do seu respectivo dispositivo de bloqueio;

C - Requisitos para os Procedimentos

A permisso de trabalho deve ser emitida no local de trabalho somente aps a anlise de risco para execuo da atividade em conjunto com todos os envolvidos. Em eventuais situaes onde se torne necessria a realizao de atividades de operao e/ou manuteno com equipamentos parcial ou totalmente energizados (qualquer fonte de energia), as anlises de risco devem observar medidas adicionais de controle.

C - Requisitos para os Procedimentos

determinado dispositivo de bloqueio (formalizada pelo envolvido) ou ausncia de algum dos envolvidos na tarefa no momento da substituio, os dispositivos de bloqueio somente podem ser destrudos mediante autorizao formal e escrita, definida por um procedimento local que caracterize os critrios de aprovao; Alm da sinalizao no local do bloqueio, os equipamentos ou sistemas distantes deste local, relacionados com as atividades, devem possuir tambm sinalizao adequada.

C - Requisitos para os Procedimentos Fluxo do bloqueio Realizar ART, identificando as fontes de energia Desligar o Equipamento Isolar/Bloquear fontes de energia

Etiquetar Verificar bloqueios atravs do checklist Bloqueio de energias

Iniciar a tarefa

C - Requisitos para os Procedimentos

Ocorrncias durante a tarefa


Quando necessrio Religar / Operar algum equipamento, mquina ou processo, para realizar Teste, deve ser providenciada a retirada de todos os envolvidos e seus respectivos bloqueios.

Concludo o Teste, o equipamento deve voltar condio inicial de bloqueio.


Em caso de ausncia do empregado envolvido, por qualquer imprevisto que o impea de continuar o servio, o empregado substituto deve realizar um novo bloqueio.

C - Requisitos para os Procedimentos

Desbloqueio Somente pode ser feito pelo funcionrio que bloqueou o equipamento.

Um desbloqueio fora destas condies s poder ser realizado pela Gerncia, aps certificar-se que o empregado autorizado no est nas dependncias da empresa e constatar, atravs de inspeo e/ou testes, que possvel devolver o equipamento operao sem risco.
Estas ocorrncias devero ser tratadas como noconformidades e o empregado autorizado dever ser notificado formalmente sobre esta remoo.

C - Requisitos para os
Procedimentos

Etapas para desbloqueio

Certificar-se de que todos os envolvidos encontram-se afastados do equipamento.


Limpeza da rea.

C - Requisitos para os Procedimentos

Etapas para desbloqueio

Remover todos os dispositivos de segurana e liberar a energia para o equipamento.


Avisar todos os demais setores paralisados, face o trabalho realizado, que a energia ser restabelecida e que o equipamento entrar em funcionamento.

C - Requisitos para os Procedimentos

Fluxo do desbloqueio
COMUNICAR AOS DEMAIS ENVOLVIDOS QUE O BLOQUEIO SER REMOVIDO

VERIFICAR SE TODOS OS ENVOLVIDOS AFASTARAM-SE DO LOCAL INSPECIONAR O EQUIPAMENTO CERTIFICANDOSE QUE A REA FOI LIMPA

COMUNICAR OS DEMAIS SETORES PARALISADOS SOBRE O RESTABELECIMENTO DA ENERGIA REMOVER OS BLOQUEIOS E RELIGAR AS ENERGIAS ISOLADAS LIGAR O EQUIPAMENTO E TESTAR

LIBERAR O EQUIPAMENTO

C - Requisitos para os Procedimentos

C4. Equipamento de Proteo Individual


Os EPIs necessrios operao de bloqueio e desbloqueio devem ser definidos levando em conta o tipo de energia a ser bloqueado e as condies especficas do local onde o bloqueio ser efetuado.

Equipamento de Proteo Individual

Os EPIs necessrios operao de bloqueio e desbloqueio devem ser definidos levando em conta o tipo de energia a ser bloqueado e as condies especficas do local onde o bloqueio ser efetuado. Luvas de cobertura em vaqueta Usadas para proteo das luvas isolantes Botina de couro, solado isolante para proteo dos ps contra agentes agressivos e choques eltricos No deve possuir componentes metlicos

Dispositivos de Bloqueio

Exemplos

Multi-bloqueador Dispositivo para mltiplos cadeados, utilizado quando houver mais de um empregado envolvido.

Dispositivos de Bloqueio

Exemplos
Caixa de Travamento

Utilizada para Bloqueio Eltrico. A chave do cadeado utilizado pelo eletricista para bloquear o equipamento depositada no interior da Caixa.

Dispositivos de Bloqueio

Bloqueador para disjuntores

Ao ser instalado na chave do disjuntor, impede o seu acionamento

Dispositivos de Bloqueio

Bloqueador de plugs eltricos Apropriado para impedir que o plug seja conectado na corrente eltrica.

Proteo Coletiva

Detector de tenso Equipamento empregado para confirmar a presena ou ausncia de tenso em um circuito ou parte dele. Podem ser: Do tipo de chave de fenda, para uso exclusivo em baixa tenso; Do tipo eletrnico, para uso em alta e baixa tenses.

Barreiras / invlucros / grades articuladas / bandeirolas / fitas / placas de sinalizao / cones So para delimitar as reas de trabalho ou de perigo, sinalizar e informar riscos existentes e impedir o contato com partes vivas das instalaes eltricas.

Isolao

Partes Vivas

Tipos de isolaes: Bsica: aplicada s partes vivas para assegurar um mnimo de proteo. Ex: Isolao com fita isolante. destinada a impedir todos os contatos com as partes vivas da instalao eltrica atravs do recobrimento total por uma isolao que somente possa ser removida atravs de sua destruio

FERRAMENTAS MANUAIS COM ISOLAMENTO ELTRICO

As ferramentas manuais destinadas a trabalhos em adjacncias de peas sob tenses at 1000v em corrente alternada (valor efetivo) ou 1500v em corrente contnua devem ter isolamento para proteo dos trabalhadores contra choques eltricos.

FERRAMENTAS MANUAIS COM ISOLAMENTO ELTRICO

Definimos ferramentas isoladas como sendo aquelas que podem ser isoladas totalmente ou parcialmente, sendo que devemos dar preferncia pela utilizao, sempre que possvel, de ferramentas com isolamento completo. importante lembrar que acidentes com eletricidade, choques eltricos, podem ser causados por falhas no isolamento dessas ferramentas. As ferramentas completamente isoladas so aquelas fabricadas com: 1 - material isolante;

FERRAMENTAS MANUAIS COM ISOLAMENTO ELTRICO

2 - material condutor com revestimento de material isolante nas quais s as partes atuantes (parte da ferramenta que age sobre a pea) podem estar sem isolamento Exemplo: ponta da chave de fenda

Iluminao Provisria

NBR 5413
Os sistemas portteis de iluminao sero usados onde no se pode obter iluminao direta adequada. A lmpada deve ser protegida com armao de proteo contra impactos, soquete isolado, cabos com dupla isolao e ligao plug/tomada em bom estado de conservao.

Mquinas e equipamentos

Os operadores de mquinas e equipamentos devem ter em seu treinamento noes bsicas sobre eletricidade, contemplando as medidas de controle necessrias para eliminao ou neutralizao dos riscos eltricos.

Mquinas e Equipamentos

Quando no for possvel guardar distncia segura entre trabalhador ou mquina e a rede energizada, devero ser instaladas barreiras de proteo com dimenses suficientes para garantir proteo eficaz (ver proteo contra contatos diretos), bem como haver sinalizao informando a existncia de riscos naquele local.

Manuteno de Instales

Quando da manuteno das instalaes eltricas, deve ser impedida a energizao acidental do circuito atravs de dispositivos de segurana adequados. recomendvel dotar os quadros de distribuio de cadeados, estando chave sob responsabilidade do eletricista que realiza o reparo na instalao.

Instales Eltricas

Areas e Subterrneas
As instalaes eltricas temporrias devem ser dispostas em locais onde no haja a possibilidade de sofrerem choques mecnicos provenientes de movimentaes de materiais e mquinas, ou possibilidade de contatos acidentais com os trabalhadores. As instalaes eltricas temporrias devem constar do PCMAT Nos postes, a rede eltrica (fiao) deve estar a uma altura mnima de 5m (cinco metros) a partir do solo. Nos servios especiais ou que empreguem mquinas ou equipamentos de grandes dimenses, a altura da rede eltrica deve ser dimensionada para esse fim.

Se a instalao eltrica for subterrnea, dever ser protegida por calhas ou eletrodutos. Nos locais da passagem da fiao subterrnea, deve haver sinalizao indicativa.

Nos trabalhos de escavaes, as redes eltricas subterrneas devem ser devidamente, sinalizadas, o servio supervisionado por profissional legalmente habilitado e deve ser garantido um espaamento mnimo de 1,5m entre o local escavado e a rede.

Nos trabalhos de escavaes, as redes eltricas subterrneas devem ser devidamente, sinalizadas, o servio supervisionado por profissional legalmente habilitado e deve ser garantido um espaamento mnimo de 1,5m entre o local escavado e a rede.

Quando da manuteno das instalaes eltricas, deve ser impedida a energizao acidental do circuito atravs de dispositivos de segurana adequados. recomendvel dotar os quadros de distribuio de cadeados, estando chave sob responsabilidade do eletricista que realiza o reparo na instalao, bem como a utilizao de sinalizao indicativa da execuo do trabalho ou sistema padronizado de bloqueio, segundo diretrizes interna.

Chaves Eltricas

As chaves eltricas mais utilizadas nos canteiros de obras da indstria da construo, so as chaves eltricas blindadas, os disjuntores e as chaves magnticas. As chaves eltricas blindadas e os disjuntores devem ser dotados de cadeados ou dispositivos que permitam o acesso somente os trabalhadores autorizados

Quadro Principal de Distribuio

Destinado a receber energia eltrica alimentada pela Rede Pblica da concessionria. A rea do quadro principal de distribuio deve ser isolada por anteparos rgidos, devidamente sinalizados, de forma a garantir somente o acesso de trabalhadores autorizados. Essa rea deve estar permanentemente limpa, no sendo permitido o depsito de materiais no seu interior.

Localizao dos Riscos

-Quadro Principal de Distribuio


-Quadro Intermedirio de Distribuio -Quadro Terminal de Distribuio Fixo ou Mvel

Quadros Terminais Fixos

So aqueles destinados a alimentar exclusivamente circuitos terminais, isto , diretamente mquinas e equipamentos. As ligaes nos quadros de distribuio devem ser feitas por trs, dotando-os ainda de fundo falso, de modo que a fiao fique embutida.

A distribuio de energia nos diversos pavimentos da edificao deve ser feita atravs de prumadas, sendo a fiao protegida por eletrodutos, que devem estar localizados de forma a garantir uma perfeita disposio dos quadros eltricos.

Nota Importante

Lembrem-se que: A maioria do acidentes de maior gravidade, segundo estatsticas ocorrem com colaboradores experientes na funo. O resultado deste estudo nos leva a concluso que o excesso de confiana o maior inimigo da segurana individual e coletiva. Todos os riscos devem sempre ser considerados. Na dvida; solicite ajuda, humildade e segurana sinnimo de inteligncia.

Obrigado a Todos

You might also like