You are on page 1of 53

Primeiro Trimestre da Gravidez

Alunas: Andria, Erinalva, Janete, Luzia, Patrcia Mariana,Regiane e Thais

Uma verdadeira revoluo est em andamento no corpo da mulher. Ao forjar uma nova vida, o corpo feminino inundado por hormnios. Seios pesados e uma srie de mal-estares so os sinais mais evidentes da gestao para a maioria das mulheres. Enquanto a ateno da gestante se fixa nas alteraes corporais, o beb vai se desenvolvendo em ritmo acelerado: nesses trs meses iniciais que seus principais rgos se formam e ele deixa de ser um simples embrio para assumir a condio de feto, j com contornos humanos.

O que ocorre com a mulher nesse perodo?

As transformaes comeam assim que o vulo fecundado pelo espermatozide, na trompa. Enquanto ele desce lentamente em direo ao tero, o ovrio, de onde saiu, comea a fabricar os hormnios que alimentaro o desenvolvimento do embrio at meados do segundo ms. A partir da, a placenta, totalmente formada, se encarrega do trabalho. Essa operao modifica o perfil hormonal da mulher, tornando-se o motor de suas mudanas corporais e psicolgicas.

Antes da gravidez, predominavam no organismo dois hormnios, o estrgeno e a progesterona, que regulam o ciclo menstrual. Depois da fecundao, a predominncia da progesterona e do HCG, ou gonadotrofina corinica humana. Essa dupla que desencadeia os sintomas tpicos dessa fase: reteno de lquidos, inchao, dores e desconfortos nos seios, pernas e barriga, vmito, enjos, manchas na pele, e aquilo que os mdicos chamam de perverso do apetite - o desejo de comer coisas estranhas e fora de hora.

Esses hormnios tm efeito relaxante (para evitar contraes no tero que comprometam a gestao), fazem o intestino trabalhar mais lentamente, causando a priso de ventre, e promovem bruscas alteraes de humor, que levam a gestante do riso ao choro em segundos. No Final do primeiro trimestre, mediante uma alimentao balanceada, a mulher engorda cerca de 1 quilo. Se sofre muito com enjos e vmitos, pode at ter emagrecer.

Semana 01
O incio do incio

Como o planejado engravidar, uma dica comear, desde j, a tomar suplementos de cido flico, uma vitamina essencial para o desenvolvimento do sistema nervoso do beb e que se torna muito mais eficaz quando ingerida j antes do pr-natal.

Vacina
Esquema bsico: na gestante que j recebeu uma ou duas doses da vacina contra o ttano (DPT, TT, dT, ou DT), devero ser aplicadas mais uma ou duas doses da vacina dupla tipo adulto (dT) ou, na falta desta, o toxide tetnico (TT), para se completar o esquema bsico de trs doses. Reforos: de dez em dez anos. A dose de reforo deve ser antecipada se, aps a aplicao da ltima dose, ocorrer nova gravidez em cinco anos ou mais.

Por que a contagem comea agora?


Voc deve estar confusa: ainda no est grvida e a contagem j comeou. assim mesmo. Como as mulheres dificilmente se lembram da data exata da concepo, os mdicos escolheram um modo mais fcil de fazer as contas. Para evitar erros, a gestao calculada a partir do primeiro dia da ltima menstruao. Assim, o beb, de acordo com essa frmula aceita universalmente, esperado para entre 280 e 286 dias, ou 40 semanas, a partir dessa data. J para mulheres com ciclos menstruais muito irregulares, os obstetras recomendam um exame de ultrassom cerca de quatro semanas aps a suspeita da gravidez. Nesse estgio, o mdico, por meio da formao do saco gestacional, pode avaliar a data provvel do parto.

Semana 02
Corpo a todo vapor

O perodo menstrual terminou e os ovrios esto trabalhando a todo vapor. Daqui a uma semana, eles vo liberar um vulo maduro, que aguardar, na trompa, a chegada do espermatozide para ser fertilizado. A partir da, se d incio ao maior espetculo da natureza: um futuro beb comear a se desenvolver. Vale lembrar que no exato momento da fecundao que ser determinado o sexo do beb, assim como todas as demais caractersticas genticas. Evidentemente, so dados ainda imperceptveis.

Semana 03
Momento da fecundao

O beb do tamanho da cabea de um alfinete, mas ainda cedo para saber que est grvida. Os sintomas do incio da gestao s aparecero nas prximas semanas. O vulo acabou de ser fecundado pelo espermatozide e, ao longo dos prximos sete dias, ele se dividir em vrias clulas, sem aumentar de tamanho, mas iniciando uma longa trajetria. Descer a trompa e seguir rumo ao tero.

Ali, na forma de blastocisto - uma bola de clulas cheia de lquido -, ele se fixar na parede uterina e continuar seu desenvolvimento. Nesta terceira semana e na prxima, o ovo ser alimentado por nutrientes presentes na trompa uterina e no tero. S para voc ter uma ideia, neste exato momento, o beb mede cerca de 0,15 mm, o tamanho da cabea de um alfinete. Apesar de to pequenino, em sua formao j se configuram o que sero as partes fetais, a placenta e a bolsa das guas.

O mais importante agora driblar a ansiedade. Ainda cedo para perceber que est grvida. Os enjoos, a fadiga e a vontade frequente de urinar - sintomas clssicos do incio da gestao - s aparecero nas prximas semanas. Mas isso, claro, muito varivel. Existem mulheres, por exemplo, que passam as primeiras semanas de gestao sem sentir uma nusea sequer. Outras percebem que h algo de diferente com elas porque comeam a detestar comidas e mesmo cheiros antes adorados. comum neste perodo tambm acontecer um pequeno sangramento, consequncia da nidao, quando o blastocisto penetra na mucosa uterina, iniciando o seu desenvolvimento. Nada a se preocupar, pois est tudo caminhando corretamente.

Semana 04
Grandes Transformaes

Esperava a chegada da menstruao para esta semana? Se ela atrasou, esse o primeiro sinal de que voc est grvida. Por fora, o corpo no dar pistas visveis de mudana, mas, por dentro, j h grandes transformaes. Enjoos matinais podem surgir, devido ao aumento de progesterona e de estrgeno. Apesar do desconforto, isso significa que a gravidez comeou bem. Um simples teste de farmcia pode acabar com a incerteza. Confirmada a gravidez, inicie imediatamente o pr-natal, a rotina de exames para avaliar como est a gestao. uma tima oportunidade para esclarecer dvidas e resolver eventuais problemas. Aproveite tambm para checar seu peso e confirmar se voc est acima ou abaixo do limite considerado saudvel. Assim, saber o quanto pode engordar nos prximos nove meses.

Na quarta semana ocorrem grandes transformaes. Pode-se dizer que foi dada a largada para a maravilhosa jornada da gravidez. Para comeo de conversa, o futuro beb oficialmente um embrio. A cabea e a poro caudal se fundem e, a partir de agora, todos os rgos do corpo dele esto preparados para se desenvolver. O cordo umbilical e a placenta continuam se formando e o crebro comea a se configurar. Desde a semana anterior, suas estruturas iniciais so capazes de fazer a entrega de oxignio e nutrientes para o embrio. Ele agora tem tudo do que precisa para crescer: alimento, proteo e, claro, muito amor.

Semana 05
Desenvolvimento rpido

Nesta semana, ocorre uma gloriosa exploso de fora. Dentro de seu casulo repleto de lquido amnitico, o embrio desenvolve mais de 1 milho de clulas por minuto. como se fosse dado um sinal para que todos os rgos do beb pudessem agora se desenvolver. Tudo a seu ritmo, que o mais incrvel, como numa orquestra bem afinada. Com 1,25 mm, seu minsculo corpo ganhou o formato de um C e j possui uma parte superior e outra inferior.

O corao o primeiro rgo a se desenvolver, depois vm o fgado e o sistema nervoso central, bem como os msculos, os ossos e as primeiras clulas sanguneas. Ah, e o sexo do futuro beb tambm est definido - na verdade, isso ocorreu no momento em que o vulo foi fertilizado pelo espermatozide. Mesmo assim, ter de aguardar alguns meses para realizar o exame de ultrassom e esclarecer esse mistrio.

Aqui o momento de redobrar os cuidados com a sade, em especial com o que come. Assim, procure adotar uma dieta equilibrada, com grande diversidade de alimentos. Afinal, eles sero a fonte de onde o beb vai retirar os nutrientes de que precisar para se desenvolver. Mas, por favor, no v comer por dois. O importante se alimentar saudavelmente. Outra dica preciosa evitar passar muito tempo em jejum. Saiba tambm que nessa fase a barreira placentria ainda no existe, portanto evite bebidas alcolicas, fumo e a automedicao, pois essas drogas podem chegar ao embrio.

Praticar exerccios fsicos uma boa - faz bem para o beb e, depois do parto, vai ajud-la a recuperar a forma mais depressa. Antes de comear a malhar, obtenha a autorizao do seu obstetra. Isso vale, inclusive, para as atletas.

Semana 06
Corao a todo vapor

O tun tun tum da vida no para. o corao do futuro beb, que est batendo de 120 a 160 vezes por minuto bem mais rpido do que o seu. Esse rgo, que comeou a trabalhar logo aps a concepo, nesta sexta semana de gravidez lembra um pequeno tubo e continuar a se desenvolver at o final do primeiro trimestre, que se completa entre a 12 e a 14 semana. O embrio agora mede pouco mais de 6 mm e apresenta sinais de minsculos membros. Essa transformao ocorre por uns quatro ou cinco dias e assim comea-se a vislumbrar as mos e os ps. J existe tambm a base do que sero seus pulmes, ouvidos, nariz, tubo digestrio e fgado. Pontinhos negros surgem na poro superior: so os olhos que comeam a ganhar forma. O crebro continua crescendo.

Os enjoos matinais esto mais constantes. No se preocupe, pois trata-se de um sintoma previsvel nas primeiras semanas. Para ameniz-los, experimente comer alimentos slidos - uma bolacha do tipo gua e sal, por exemplo - ainda deitada, antecedendo a escovao dos dentes. Algumas mulheres sentem nuseas tarde ou noite. Outras sofrem com a azia. Um dos segredos para controlar o mal-estar fazer pequenas refeies ao longo do dia. Alongamentos leves, sob a orientao mdica, tambm so indicados. Aproveite a semana para agendar uma consulta com o seu dentista e avaliar como est a sua sade bucal - acredite, isso tambm importante durante a gravidez.

Semana 07
Ouvidos afinam a escuta

A cada dia, o embrio parece mais humano e o seu corpo faz adaptaes notveis para envolv-lo. Se voc pudesse olhar dentro do tero, notaria que seu beb agora tem braos e pernas. Tambm possvel perceber detalhes sutis na estrutura das mos e dos ps - eles possuem pequenas fendas, que vo dar origem aos dedos. O intestino, o pncreas e o apndice esto formados, j os dois hemisfrios cerebrais ainda se desenvolvem. Outra boa notcia que, apesar de ainda estarem crescendo, os ouvidos de seu filho comeam agora a afinar a capacidade auditiva. Um bom momento para cantar para ele e escutar msicas e sons que a deixam tranquila.

Por enquanto, fica difcil perceber que voc est esperando um beb. No entanto, seu corpo, internamente, est trabalhando e sofrendo modificaes como nunca. S para voc ter uma ideia, o volume de sangue do seu organismo j aumentou. Alis, a est uma das causas da frequente vontade de urinar que voc anda sentindo nos ltimos dias. Com mais sangue circulando, os rins trabalham dobrado e a bexiga logo fica cheia. Seu tero tambm est maior, pressionando a bexiga e, assim, contribuindo ainda mais com a sensao de ter de ir vrias vezes ao banheiro.

Nem pense em reduzir o consumo de lquidos. Alm de gua, beba muito leite para o beb ter ossos e dentes fortes. Controle o caf - em excesso, ele pode deix-la ansiosa, alm de prejudicar sua dentio. Nesta fase, possvel ainda sentir sono durante o dia. Tal sintoma tambm est relacionado ao aumento do volume de sangue. Conselho: respeite fielmente os seus horrios de dormir.

Semana 08
O Beb mede 20 mm

Apenas 20 milmetros. Esse o tamanho do beb que voc carrega no fim do segundo ms de gestao. Ele continua minsculo - menor do que um feijozinho -, mas o crescimento est a todo vapor. A barreira placentria j bastante eficiente, selecionando tudo o que chega ao embrio. Mesmo assim, evite ingerir alimentos, bebidas e medicamentos que possam prejudic-lo e no tenha contato com pessoas portadoras de doenas contagiosas, como a rubola e a catapora.

O bao, a traqueia, a laringe e os brnquios comeam a tomar forma. A pontinha do nariz e as dobras das plpebras acabam de aparecer, delineando as feies de seu futuro beb. Ele j tem ombros e os braos cresceram um pouco. Alis, praticamente tudo o que notamos num ser humano j est presente no embrio. Por isso, dentro de alguns dias, ele estar pronto para ingressar no perodo fetal.

Voc pode at no ter a esperada barriga de grvida, mas a dentro uma revoluo acontece. Seu tero, por exemplo, est crescendo, se alargando e amaciando para acomodar o embrio. Em breve, sua cintura vai se expandir e voc vai notar outras mudanas no corpo. Os cabelos ficaro mais brilhantes. J a pele, apesar da aparncia viosa, tem sua pigmentao aumentada, o que pode ocasionar o surgimento de manchas, especialmente na regio do rosto. Nada a se preocupar, pois, aps a gravidez, tudo isso desaparece. Para amenizar o problema, use protetor solar o dia todo. O intestino, por outro lado, pode desacelerar seu ritmo de trabalho. O estmago tambm passa a produzir maior quantidade de cido clordrico nesta fase, causando uma incmoda queimao.

Semana 09
Cansao normal

Ele agora mede 30 milmetros - est quase do tamanho de uma azeitona. Suas pequenas articulaes (ombros, cotovelos, joelhos e pulsos) esto funcionando e permitem que ele se movimente dentro da bolsa de gua. As pequeninas plpebras se fecham, fazendo que os olhos amaduream o suficiente para ele enxergar o mundo. O crebro cresce enormemente: 100 mil novos neurnios so criados por minuto, formando esse rgo complexo. Protegido pelo lquido amnitico, o futuro beb percebe a respirao e os batimentos cardacos - os sons emitidos por voc se tornam cada vez mais audveis.

bom repousar pelo menos oito horas ou se sentir muito cansada a cada manh. A fadiga comum na gravidez e uma das causas so as noites mal dormidas. Outra explicao para o cansao a carncia de alguns nutrientes, como o magnsio. Se voc no anda pregando os olhos por culpa da ansiedade, converse com seu obstetra para esclarecer as dvidas sobre a gravidez que estejam tirando seu sono. Praticar ioga tambm pode amenizar sua agitao. Com certeza, voc vai se sentir bem melhor depois. Alis, aproveite para conferir seu calendrio do pr-natal e no se esquea de compartilhar com o pai do beb todas as suas emoes. Afinal, ele tambm deve participar deste perodo da vida do casal. Talvez seja a hora de agendar uma nova consulta e levlo com voc.

Semana 10
Primeiro Ultrassom

O beb acaba de entrar no perodo fetal, isto , o embrio se torna um feto e se inicia a fase do crescimento e do amadurecimento. Seu futuro beb j tem a aparncia humana e a maioria dos rgos vitais est funcionando. Rins, fgado, pulmes, intestino e crebro esto ativos, embora continuem em pleno desenvolvimento. Sabe quanto ele pesa? Apenas 5 gramas. Esse peso vai aumentar bastante nas prximas semanas.

Capriche na alimentao, pois o que bom para voc tambm para o beb. Suas refeies devem ser ricas em vitaminas e sais minerais. Isto porque a grvida precisa de 300 a 500 calorias a mais diariamente em relao a outras mulheres. Se voc tem gatos de estimao, lembre-se de evitar qualquer contato com a caixa de areia. Pea para que outra pessoa faa isso no seu lugar. As fezes dos bichanos podem transmitir a toxoplasmose, uma infeco perigosa para o feto. Mesmo que os exames para identificar esse problema tenham dado negativo, voc no pode se descuidar.

Ao fim da dcima semana, seu mdico j deve ter solicitado a primeira ultrassonografia. Ela importante porque avalia a idade do feto e os eventuais problemas de malformao congnita. Para mulheres acima de 35 anos e com histrico familiar de Sndrome de Down, muitos mdicos recomendam o exame de translucncia nucal. Segure a ansiedade: dificilmente nesta fase do desenvolvimento possvel saber se voc espera uma menina ou um menino.

Situao de Risco
Desnutrio e/ou anemia; Doenas pr-existentes: Renais, Cardacas, Hipertenso, Sfilis, Diabetes entre outras... A gravidez de risco deve ser acompanhada sempre pelo mdico.

Sinais de Alerta
Sangramento; Corrimento escuro; Procurar o Servio de Sade; E ficar atenta, pois sangramento pode indicar abortamento.

Semana 11
Fim dos enjoos

Apesar de um tanto quanto desproporcional em relao ao resto do corpo, a cabea de seu futuro filho j est bem delineada. Nesta fase, o diafragma, o msculo da respirao, tambm est em pleno processo de desenvolvimento. Assim, normal se ele comear a soluar um pouco. Os movimentos so to sutis que voc nem ir perceber. Com os dedinhos separados, em breve o beb conseguir abrir e fechar as mos. Os rgos genitais externos tambm esto se formando agora. Porm ser preciso esperar mais um pouco para saber se o quarto da criana ser azul ou cor-de-rosa.

A futura me precisa ser cuidadosa, pois tudo o que ela consome absorvido pela criana. Os mdicos ainda no entraram em um consenso sobre o limite de lcool dirio permitido gestante, mas j se sabe que a bebida pode interromper o desenvolvimento do futuro beb, afetando principalmente crebro, olhos e sistema respiratrio. Portanto, o melhor passar longe de tudo que for alcolico. Aproveite para reduzir o acar - exagerar nos doces no nada saudvel - e modere tambm o sal, que pode elevar a sua presso. Nessa faze os enjoos reduzem, agora a maior parte das mulheres costuma se ver livre do incmodo.

Semana 12
O Beb j tem unhas

Morando num casulo pouco maior do que uma bola tnis, seu futuro beb dobrou de peso nos ltimos 15 dias. Agora est com 14 g e mede cerca de 60 mm. Suas cordas vocais tambm esto em formao. Os dedinhos se alongaram e se separaram e as unhas comearam a crescer. Alm de receber nutrientes e oxignio do corpo da me, o beb tambm j pode responder a alguns estmulos. Dentro da bolsa de gua, ele consegue piscar, mover os dedos, abrir a boca e at ensaiar seu primeiro xixi, uma vez que os rins esto quase totalmente formados.

Voc j percebeu a pequena salincia que est se formando em seu abdmen? Provavelmente suas antigas calas nem cabem mais ou esto incrivelmente apertadas. Isso est acontecendo porque finalmente seu corpo comea a refletir as notveis mudanas que ocorrem dentro dele. So os sinais de gravidez se tornando mais evidentes. Os seios podem aumentar de tamanho e ficar doloridos, como na poca que precede a menstruao. Assim, como as calas, o suti tambm ir parecer menor.

Os mamilos se tornam pesados e as arolas mais escuras. Alm disso, talvez voc comece a engordar. Deste momento em diante, finalmente, as nuseas e os enjoos, que tanto a incomodaram nas primeiras semanas, vo desaparecer. Da, com o fim dessa sensao pra l de desagradvel, seu apetite vai reaparecer. Por isso, no estranhe se passar a sentir uma baita fome. No toa: o beb precisa de muitas vitaminas, protenas e minerais para se desenvolver com sade.

Referncias Bibliogrficas
http://intervox.nce.ufrj.br/~pavesi/gravidez/1trime stre.htm http://bebe.abril.com.br/materia/semana-1planejando-a-gravidez

You might also like