You are on page 1of 13

O fazer pedaggico na Educao Infantil e as exigncias legais Cordeiro Dilcelene Q.

de Resende

Portinari: Sabem por que que eu pinto tanto menino em gangorra e balano? Para bot-los no ar, feito anjos (ROSA, 1999, apud REDDIG, 2007, p. 89/90).

Exigncias Legais
1. Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional Seo II Da Educao Infantil
Art. 29. A educao infantil, primeira etapa da educao bsica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criana at seis anos de idade, em seus aspectos fsico, psicolgico, intelectual e social, complementando a ao da famlia e da comunidade.

Exigncias Legais
Art. 30. A educao infantil ser oferecida em: I - creches, ou entidades equivalentes, para crianas de at trs anos de idade; II - pr-escolas, para as crianas de quatro a seis anos de idade. Art. 31. Na educao infantil a avaliao far-se- mediante acompanhamento e registro do seu desenvolvimento, sem o objetivo de promoo, mesmo para o acesso ao ensino fundamental.

Exigncias Legais
2. Referencial Curricular Nacional para a Educao Infantil

Exigncias Legais
3. RESOLUO N 5, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2009 Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educao Infantil

Art. 3 O currculo da Educao Infantil concebido como um conjunto de prticas que buscam articular as experincias e os saberes das crianas com os conhecimentos que fazem parte do patrimnio cultural, artstico, ambiental, cientfico e tecnolgico, de modo a promover o desenvolvimento integral de crianas de 0 a 5 anos de idade. Art. 4 As propostas pedaggicas da Educao Infantil devero considerar que a criana, centro do planejamento curricular, sujeito histrico e de direitos que, nas interaes, relaes e prticas cotidianas que vivencia, constri sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constri sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura.

Critrios para um Atendimento em Creches que Respeite os Direitos Fundamentais das Crianas 2009

Escolinha, aluninho, professorinha. O diminutivo que reduz, simplifica, abrevia os sentidos. Ele s vai para brincar.

Programa Nacional de Reestruturao e Aparelhagem da Rede Escolar Pblica de Educao Infantil (ProInfncia)

O ProInfncia um programa de assistncia financeira ao Distrito Federal e aos municpios para a construo, reforma e aquisio de equipamentos e mobilirio para creches e prescolas pblicas da educao infantil. O objetivo garantir o acesso de crianas a creches e escolas de educao infantil pblicas, especialmente em regies metropolitanas, onde so registrados os maiores ndices de populao nesta faixa etria.

ESTA CRECHE RESPEITA A CRIANA Critrios para a unidade creche Nossas crianas tm direito brincadeira. Nossas crianas tm direito ateno individual. Nossas crianas tm direito a um ambiente aconchegante, seguro e estimulante. Nossas crianas tm direito ao contato com a natureza. Nossas crianas tm direito a higiene e sade. Nossas crianas tm direito a uma alimentao sadia.

ESTA CRECHE RESPEITA A CRIANA Critrios para a unidade creche

Nossas crianas tm direito a desenvolver sua curiosidade, imaginao e capacidade de expresso. Nossas crianas tm direito ao movimento em espaos amplos. Nossas crianas tm direito proteo, ao afeto e amizade. Nossas crianas tm direito a expressar seus sentimentos. Nossas crianas tm direito a uma especial ateno durante seu perodo de adaptao creche. Nossas crianas tm direito a desenvolver sua identidade cultural, racial e religiosa.

INDICADORES DA QUALIDADE NA EDUCAO INFANTIL


1 planejamento institucional;
2 multiplicidade de experincias e linguagens; 3 interaes; 4 promoo da sade; 5 espaos, materiais e mobilirios; 6 formao e condies de trabalho das professoras e demais profissionais; 7 cooperao e troca com as famlias e participao na rede de proteo social.

ProInfantil
O ProInfantil um curso em nvel mdio, a distncia, na modalidade Normal. Destina-se aos profissionais que atuam em sala de aula da educao infantil, nas creches e pr-escolas das redes pblicas municipais e estaduais e da rede privada, sem fins lucrativos comunitrias, filantrpicas ou confessionais conveniadas ou no, sem a formao especfica para o magistrio. O curso, com durao de dois anos, tem o objetivo de valorizar o magistrio e oferecer condies de crescimento ao profissional que atua na educao infantil

A paisagem onde a gente brincou pela primeira vez no sai mais da gente.
Candido Portinari

You might also like