You are on page 1of 33

UTILIZAO ORDENAO LIMPEZA SADE AUTODISCIPLINA UTILIZAO ORDENAO LIMPEZA SADE AUTODISCIPLINA UTILIZAO ORDENAO LIMPEZA SADE AUTODISCIPLINA

UTILIZAO ORDENAO LIMPEZA SADE AUTODISCIPLINA UTILIZAO ORDENAO LIMPEZA SADE AUTODISCIPLINA UTILIZAO AUTODISCIPLINA UTILIZAO AUTODISCIPLINA UTILIZAO AUTODISCIPLINA UTILIZAO AUTODISCIPLINA UTILIZAO AUTODISCIPLINA UTILIZAO AUTODISCIPLINA UTILIZAO AUTODISCIPLINA O 5S uma metodologia de trabalho que permite desenvolver UTILIZAO AUTODISCIPLINA AUTODISCIPLINA umUTILIZAO sistemtico de classificao, ordem, limpeza, planejamento UTILIZAO ORDENAO LIMPEZA SADE AUTODISCIPLINA permitindo assim de imediato maior produtividade, segurana, UTILIZAO ORDENAO LIMPEZA SADE AUTODISCIPLINA clima organizacional, motivao dos funcionrios e consequente UTILIZAO ORDENAO LIMPEZA SADE AUTODISCIPLINA melhoria da competitividade organizacional. UTILIZAO ORDENAO LIMPEZA SADE AUTODISCIPLINA UTILIZAO ORDENAO LIMPEZA SADE AUTODISCIPLINA

Existem materiais, objetos ou equipamentos desnecessrios na minha rea de trabalho? Se existem, vocs concordam que ela s atrapalham? Nosso ambiente de trabalho poderia ser melhor ? Estamos usando corretamente nossas mquinas e ferramentas? O nosso local de trabalho est sempre limpo e organizado? As normas de segurana esto sendo levadas a srio? Repetimos tarefas at acertar?

Desperdiamos tempo, dinheiro, matria-prima, peas, espao?

E para resolver esses problemas, IREMOS aprender a usar a metodologia 5S.

Essa metodologia que foi criada no Japo baseada em 5 palavras que l no Japo comeam com letra S. No Brasil, utilizamos o significado das palavras do Japo colocando a palavra SENSO antes do significado.

JAPO
SEIRI
SEITON SETSON SEIKETSU SHITSUKE

BRASIL
SENSO DA UTILIZAO
SENSO DA ORDENAO SENSO DA LIMPEZA SENSO DA SADE SENSO DA AUTODISCILPLINA

PARA OS JAPONESES ESSE MTODO DEU CERTO?

Consiste basicamente de eliminar aquilo que desnecessrio do local de trabalho ou de outro ambiente em que se esteja implantando os 5S. Para isso preciso definir claramente o que necessrio e o que desnecessrio.

Devemos guardar somente o necessrio no local de trabalho.

Escolha um local com espao adequado para separao de materiais desnecessrios;

Materiais necessrios devero ser mantidos para que sejam organizados adequadamente em uma etapa posterior.

Senso de UTILIZAO Etapa inicial


USADOS CONSTANTEMENTE OBJETOS E DADOS NECESSRIOS
COLOCAR O MAIS PRXIMO POSSVEL DO LOCAL DE TRABALHO COLOCAR UM POUCO AFASTADO DO LOCAL DE TRABALHO COLOCAR SEPARADO NUM LOCAL DETERMINADO VENDER OU DISPOR IMEDIATAMENTE

USADOS OCASIONALMENTE USADOS RARAMENTE MAS NECESSRIO SEM USO POTENCIAL

CLASSIFICAO

OBJETOS E DADOS DESNECESSRIOS

POTENCIALMENTE TEIS OU VALIOSOS QUE REQUEREM OUTRO LOCAL ESPECIAL

TRANSFERIR PARA ONDE FOREM TEIS


DETERMINAR OUTRO LOCAL

Somente voc, que vivencia diariamente sua rotina de trabalho sabe o que necessrio est no seu local de trabalho.

O importante manter apenas o essencial para o trabalho, evitando assim desperdcio de material e perda de tempo. Em um ambiente bagunado se tem grande risco de ocorrncia de acidentes.

saber arrumar para facilitar o acesso e a reposio das coisas. Uma maneira de se praticar este senso definir um lugar para cada coisa necessria, como tambm manter cada coisa no seu lugar.

FREQUNCIA DE USO

ONDE GUARDAR

TODA HORA

NO LOCAL DE TRABALHO

TODO DIA

PRXIMO AO LOCAL DE TRABALHO

TODA SEMANA

ALMOXARIFADO

SEM USO POSSVEL

COLOCAR DISPOSIO

Defina um lugar para cada coisa; Sinalize todos os locais de forma bem visvel, com etiquetas, placas, desenhos, cores e etc; Guarde os objetos semelhantes no mesmo lugar; Exponha visualmente todos os pontos crticos (perigo, alta tenso, txico, etc.); Mantenha as coisas no seu devido lugar.

o senso que busca concentrar os esforos para proporcionar a todos um ambiente asseado, mantendo tudo em condies de uso. mais do que limpar; no sujar.

IMPORTANTE SABER A QUE PONTO CHEGAMOS

E no deixar nenhum cantinho passar despercebido.

Senso de LIMPEZA significa tambm zelar pelas ferramentas e materiais de trabalho. o senso de preveno/conservao inspecionar enquanto limpa.

O importante deixar sempre limpo e nas condies adequadas para ser utilizado novamente.
Usamos o senso de limpeza quando encaminhamos uma mquina/equipamento para a manuteno, sempre que observamos alguma anomalia (barulho, trinca, vibrao, queda de desempenho, etc).

SONORA

VISUAL

AMBIENTAL

Mais espao para trabalhar. Acabar com desperdcio de tempo e de material. Trabalhar com mais conforto. Reduzir riscos de acidentes. Economizar energia... inclusive a nossa.

A PRTICA DOS TRS S UTILIZAO, ARRUMAO E LIMPEZA NOS LEVA A TEMOS MAIS EDISPOSIO E SADE.

manter as condies de trabalho favorveis sade fsica e mental. Ter senso de SADE estar sempre vigilante; verificar todo dia as condies do nosso local de trabalho: banheiros, refeitrio, mesas, canteiro de obras e outros.

Cuidar da higiene nos mnimos detalhes: Usar roupas limpas, lavar as mos antes das refeies, cuidar da aparncia, etc. Seguir os procedimentos de segurana do trabalho. Senso de sade tambm trabalhar em grupo. criar e manter um bom ambiente de trabalho.

cumprir rigorosamente o que for estabelecido. respeitar ao prximo. saber das suas responsabilidades e estar comprometido com elas: no precisa o chefe mandar. se sentir responsvel pela qualidade de seu trabalho e de sua vida. cumprir padres ticos, morais e tcnicos.

AUTODISCIPLINA educao comportamental e esta constituda por grandes valores, como: AMOR, COOPERAO, HONESTIDADE, HUMILDADE, LIBERDADE, RESPEITO, RESPONSABILIDADE, SIMPLICIDADE, TOLERNCIA, UNIDADE.

Facilitando e descomplicando nossas tarefas Melhorando nosso relacionamento com os colegas.

Tornando o dia-a-dia na empresa mais tranquilo


Melhorando qualidade de nosso trabalho. Ajudando nossa empresa a ser mais competitiva e consequentemente garantindo sua sobrevivncia e nosso emprego.

You might also like