You are on page 1of 35

As passagens entre os trs estados fsicos (slido, lquido e gasoso) tm o nome de mudanas de estado fsico.

Voc j viu como num dia quente, um pedao de gelo logo derrete depois de tirado do congelador?
Nesse caso, a gua em estado slido passa rapidamente para o estado lquido. Essa mudana de estado conhecida como fuso.

Passagem, provocada por um aquecimento, do estado slido para o estado lquido.

Mas o contrrio tambm acontece. Se quisermos passar gua do estado lquido para o slido, s colocarmos a gua no congelador. Essa mudana de estado chamada solidificao.

Passagem do estado lquido para o estado slido, atravs de resfriamento.

Voc j percebeu que, quando uma pessoa est cozinhando, ela tem que tomar cuidado para que a gua no suma da panela e a comida queime e grude no fundo? Mas para onde vai a gua?

A gua passa para o estado gasoso: transforma-se em vapor, que no pode ser visto.

A passagem do estado lquido para o estado gasoso chamada vaporizao.

Passagem do estado lquido para o estado gasoso, por aquecimento. Se for realizada lentamente chama-se evaporao, se for realizada com aquecimento rpido chamase ebulio.

A gua pode passar do estado de vapor para o estado lquido. fcil observar essa passagem. Quantas vezes voc j no colocou gua gelada dentro de um copo de vidro fora da geladeira? Depois de um tempo, a superfcie do lado de fora fica molhada, no mesmo?

As pequenas gotas de gua se formam porque o vapor de gua que existe no ar entra em contato com a superfcie fria do copo e se condensa, isto , passa para o estado lquido.

Essa mudana de estado chamada condensao, ou liquefao.

Passagem do estado gasoso para o estado lquido, devido ao um resfriamento.

Um exemplo de condensao o orvalho e a geada!

s vezes, quando est frio, logo de manh vemos que muitas folhas, flores, carros, vidraas e outros objetos que esto no ar livre ficam cobertos de gotas de gua, sem que tenha chovido: o orvalho.

O orvalho se forma quando o vapor de gua presente no ar se condensa ao entrar em contato com superfcies que esto mais frias que o ar.

Se a temperatura estiver muito baixa, a gua pode congelar sobre as superfcies frias, formando uma camada de gelo: a geada, que pode causar prejuzos s plantaes, j que o frio pode destruir folhas e frutos.

Voc j observou que certos produtos para perfumar o ambiente instalados no banheiro, por exemplo, vo diminuindo de tamanho com o tempo?

Isso acontece porque eles passam diretamente do estado slido para o estado gasoso. Essa passagem do estado slido para o gasoso e vice-versa chamada sublimao.

Passagem direta de uma substncia do estado slido para o estado gasoso, por aquecimento,
Ex. Gelo seco, naftalina.

You might also like