You are on page 1of 16

Trabalho elaborado por: Simo Jesus n13 PTER

A exposio ao rudo pode ser prejudicial para a sade dos trabalhadores. O efeito mais conhecido da exposio ao rudo no trabalho a perda de audio, problema j observado entre os caldeireiros em 1731. Contudo, o rudo pode igualmente agravar o stress e aumentar o risco de acidentes. A presente ficha descreve os efeitos do rudo no local de trabalho.

As dificuldades auditivas podem ser devidas a um bloqueio mecnico na transmisso do som ao ouvido interno (surdez de transmisso) ou a danos nas clulas ciliadas da cclea, que fazem parte do ouvido interno (surdez neurossensorial). Embora seja raro, as dificuldades auditivas podem ainda ser causadas por perturbaes do processamento auditivo central (no caso de os centros auditivos do crebro estarem afectados).

A perda de audio induzida pelo rudo a doena profissional mais comum na Europa, representando cerca de um tero da totalidade das doenas relacionadas com o trabalho, frente dos problemas de pele e dos problemas respiratrios (1).

(1) Informao constante de Data to describe the link between OSH and employability, Agncia Europeia para a Segurana e a Sade no Trabalho, 2002, ISBN 92-95007-66-2.

A perda de audio induzida pelo rudo causada, normalmente, pela exposio prolongada a nveis de rudo elevados. O seu primeiro sintoma costuma ser a incapacidade de ouvir sons agudos. Se o problema de excesso de rudo no for solucionado, a audio continuar a deteriorar-se, com perda de capacidade para ouvir sons graves. Geralmente o problema afecta os dois ouvidos. Os danos da perda de audio induzida pelo rudo so permanentes.

Contudo, a perda de audio pode ocorrer sem exposio prolongada. A exposio breve a rudos impulsivos (ou mesmo a um nico impulso forte), como os produzidos pelo disparo de uma arma de fogo, pelo impacto de um martelo ou de um martelo pneumtico de rebitar, podem ter efeitos permanentes, incluindo a perda da audio e tinitus (zumbido) contnuo. Os impulsos podem ainda perfurar a membrana do tmpano, problema que, apesar de doloroso, reversvel.

O tinitus a sensao de ouvir um zumbido, um silvo ou um rudo atroador. A exposio excessiva ao rudo aumenta o risco de tinitus. Se o rudo for impulsivo (por exemplo, de dinamitao), o risco substancialmente aumentado. O tinitus pode ser o primeiro sinal de que a audio est a ser afectada pelo rudo.

Algumas substncias perigosas so ototxicas (literalmente, venenosas para os ouvidos). Aparentemente, os trabalhadores expostos a algumas destas substncias e a rudo forte correm mais riscos de vir a ter problemas de audio do que os trabalhadores expostos ao rudo ou a estas substncias separadamente. Esta sinergia particularmente notada quando o rudo surge associado a alguns solventes orgnicos, incluindo o tolueno, o estireno e o bissulfureno de carbono. Por vezes, estas substncias so utilizadas em ambientes ruidosos, em sectores como a indstria dos plsticos e a indstria grfica, bem como na produo de tintas e vernizes.

A exposio de uma trabalhadora grvida a nveis de rudo elevados no trabalho pode afectar o feto. A exposio prolongada a rudo forte pode aumentar a tenso arterial e provocar cansao. Resultados de experincias sugerem que a exposio prolongada do feto a nveis de rudo elevados dos durante a gravidez pode vir a ter efeitos na sua audio e que as baixas frequncias so potencialmente mais perigosas (2).

(2) Comunicao da Comisso sobre as directrizes para a avaliao dos agentes qumicos, fsicos e biolgicos e dos processos industriais considerados perigosos para a segurana ou a sade das trabalhadoras grvidas, purperas ou lactantes (Directiva 92/85/CEE do Conselho).

Os empregadores devem avaliar a natureza, o grau e a durao da exposio das trabalhadoras grvidas ao rudo (3) e, sempre que exista risco para a segurana e a sade das trabalhadoras ou risco de consequncias para a gravidez, devem adaptar as condies de trabalho das mulheres grvidas, de modo a evitar a exposio. importante reconhecer que a utilizao de equipamento de proteco individual por parte da me no protege o feto dos perigos fsicos.

(3) Directiva 92/85/CEE do Conselho, de 19 de Outubro de 1992, relativa implementao de medidas destinadas a promover a melhoria da segurana e da sade das trabalhadoras grvidas, purperas ou lactantes no trabalho.

A relao entre o rudo e os acidentes reconhecida na directiva Rudo, que requer que esta relao seja especificamente considerada na avaliao de riscos associados ao rudo. O rudo pode causar acidentes, na medida em que: dificulta a audio e a adequada compreenso, por parte dos trabalhadores, de instrues e sinais; se sobrepe ao som de aproximao do perigo ou de sinais de alerta (por exemplo, os sinais sonoros de marcha-atrs dos veculos); distrai os trabalhadores, nomeadamente os condutores; contribui para o stresse relacionado com o trabalho, que aumenta a carga cognitiva e, deste modo, agrava a probabilidade de erros.

No local de trabalho, quer se trate de uma fbrica, de um estaleiro, de uma central telefnica ou de uma escola, fundamental uma comunicao eficaz. Para uma boa comunicao oral (5), necessrio um nvel de emisso que, no ouvido do receptor, seja superior em, no mnimo, 10 dB ao nvel do rudo ambiente. O rudo ambiente muito frequentemente sentido como perturbao da comunicao oral, sobretudo se: o rudo ambiente for frequente; o ouvinte j estiver afectado por uma ligeira perda de audio; a conversao decorrer numa lngua diferente da lngua materna do ouvinte; ou o estado fsico ou mental do ouvinte estiver afectado por problemas de sade, cansao ou uma carga de trabalho acrescida a realizar num prazo muito curto. O impacto destes factores na segurana e na sade no trabalho varia em funo das condies de trabalho. Por exemplo: o rudo ambiente pode obrigar os professores a erguer a voz, o que pode originar problemas vocais;

O stress relacionado com o trabalho ocorre quando as exigncias do trabalho superam a capacidade de resposta (ou de controlo) do trabalhador (6). So muitos os factores que contribuem para o stress relacionado com o trabalho, sendo raro que um nico factor causal Provoque stress relacionado com o trabalho.

(6) Agncia Europeia para a Segurana e a Sade no Trabalho, Research on work related stress, 2000

As condies fsicas de trabalho podem constituir uma fonte de stress para os trabalhadores. O rudo ambiente no trabalho, ainda que a nveis que no exijam medidas tendentes a prevenir a perda de audio, pode provocar stress (por exemplo, o toque frequente de um telefone ou a vibrao permanente de uma unidade de ar condicionado), embora o seu impacto surja, normalmente, associado a outros factores.

A forma por que o rudo afecta os nveis de stress dos trabalhadores depende de uma complexa variedade de factores, nomeadamente: a natureza do rudo, incluindo o volume, o tom e a previsibilidade; a complexidade da tarefa a realizar pelo trabalhador; por exemplo, o rudo da conversa de outras pessoas pode constituir um factor de stress quando as tarefas requerem concentrao; a profisso do trabalhador (por exemplo, os msicos podem sofrer de stress relacionado com o trabalho em resultado da sua preocupao com a perda de audio); o(a) prprio(a) trabalhador(a). Certos nveis de rudo podem, em determinadas circunstncias, contribuir para um estado de stress, em especial quando a pessoa est cansada, e ser perfeitamente seguros noutras circunstncias.

You might also like