You are on page 1of 16

Insucesso escolar

Noo de insucesso escolar


O insucesso escolar consiste no baixo rendimento escolar dos alunos. Tais alunos no alcanam resultados satisfatrios, por vrias razes. Dito de outro modo, no concretizam os objectivos pretendidos para o perodo escolar em causa. Em consequncia disso, ocorrem reprovaes sucessivas.

Noo de insucesso escolar (2)

O insucesso escolar pode tambm designar-se por fracasso no processo de ensino aprendizagem. Com isto pretende-se dizer que insucesso escolar se reporta, por um lado, ao insucesso do aluno, e ,por outro, ao insucesso do sistema escolar em que o aluno est inserido.

Causas do insucesso escolar


Alunos * Atrasos no desenvolvimento cognitivo. * A instabilidade caracterstica da adolescncia pode conduzir rejeio da escola, ao desinvestimento no estudo das matrias, e indisciplina.

Causas do insucesso escolar (2)


Famlia * Pais autoritrios * Conflitos familiares * Divrcios litigiosos * Origem social dos alunos

Causas do insucesso escolar (3)


Professores * Mtodos de ensino e recursos
didcticos inadequados * M gesto da disciplina na sala de aula * Expectativas criadas pelos professores * Avaliao como um processo subjectivo.

Causas do insucesso escolar (4)


Escolas
* Estilo de liderana do director, presidente do conselho executivo. * Clima de irresponsabilidade e de falta de trabalho. * Ausncia nas escolas de servios de informao e orientao adequados. * Elevado nmero de alunos por escola e turma * Organizao de turmas demasiado heterogneas

Causas do insucesso escolar (5)


Currculos
* Desfasamentos no currculo escolar dos alunos. * Currculos demasiado extensos * Desarticulao dos programas. * Elevadas cargas horrias semanais

Causas do insucesso escolar (6)


Sistema Educativo
* Pouco diversidade das ofertas formativas nos nveis terminais do sistema. Quando existem muitas vezes esto desarticuladas com o mundo de trabalho. * A elevada centralizao do sistema de educativo

Causas do insucesso escolar (7)


Sociedade A actual sociedade assenta nos seguintes valores: - Diverso - Individualismo e - Consumismo,

Apontamentos
- Tirar apontamentos enriquece a ateno e estimula a memria. - Estes devem ser feitos com boa caligrafia, assim como devem ser escritos com as palavras de quem os escreve.

Local de estudo
Deve ser silencioso, ter iluminao e temperatura apropriadas, confortvel e com mobilirio adequado s necessidades e estrutura fsica. O material necessrio deve estar disponvel.

Resumos
Condensar a informao num pequeno texto retirando apenas o principal. O resumo deve ter 10 a 20 % do tamanho do texto original.

Tcnicas de Memorizao

Esquema/mapa conceptual; Imagens mentais; Palavras-chave; Codificao da informao em nmeros; Mnemnicas;

Revises
Depois de estudar, para consolidar durante um longo perodo de tempo a informao, devemos fazer quatro revises: * 1- 10 minutos depois de terminado o estudo. A informao permanece no crebro durante as 24 horas seguintes. * 2 -No dia seguinte, durante quatro minutos, permite conservar a matria durante uma semana. * 3-Uma semana depois, durante dois minutos para reter a informao durante um ms. * 4-Passado um ms, durante dois minutos.

Medidas de Combate ao Insucesso Escolar

Ver hiperligao

You might also like