You are on page 1of 8

Myllena Gico Dayane Carvalho

Danos causados ao trabalhador


Alm das mortes prematuras e incapacitaes para o trabalho, quem sobrevivem a esses infortnios tambm so atingidos por: sofrimento fsico e mental; cirurgias e remdios; prteses e assistncia mdica; fisioterapia e assistncia psicolgica; dependncia de terceiros para acompanhamento e locomoo; diminuio do poder aquisitivo; desamparo famlia; desemprego; depresso e traumas.

Prejuzos da empresa
Estudos informam que a relao entre os custos segurados (Previdncia Social) e os no segurados de 1 para 4, ou seja, para cada real gasto com os custos segurados, so gastos 4 com os custos no segurados. Dentre o no segurados esto: transporte e assistncia mdica de urgncia; interrupo da produo; prejuzos ao conceito e imagem da empresa; destruio de mquinas ou equipamentos; embargo ou interdio fiscal, dentre outros.

Formas de avaliar os riscos


Para investigar os locais de trabalho na busca de eliminar ou neutralizar os riscos ambientais, existem duas modalidades bsicas de avaliao. A avaliao qualitativa, conhecida como preliminar, e a avaliao quantitativa, para medir, comparar e estabelecer medidas de eliminao, neutralizao ou controle dos riscos.

Classificao dos riscos


Riscos Fsicos: Rudos, vibraes, radiaes, frio, calor, presses anormais e umidade. Riscos Qumicos: So identificados pelo grande nmero de substncias que podem contaminar o ambiente de trabalho e provocar danos integridade fsica e mental dos trabalhadores, a exemplo de poeiras, fumos, nvoas, neblinas, gases, vapores, substncias, compostos ou outros produtos qumicos. Riscos Biolgicos: esto associados ao contato do homem com vrus, bactrias, protozorios, fungos, parasitas, bacilos e outras espcies de microorganismos.

Riscos Ergonmicos: esto ligados execuo de tarefas, organizao e s relaes de trabalho, ao esforo fsico intenso, levantamento e transporte manual de peso, mobilirio inadequado, posturas incorretas, controle rgido de tempo para produtividade, imposio de ritmos excessivos, jornadas de trabalho prolongadas, monotonia, repetitividade e situaes causadoras de estresse. Riscos de acidentes: so muito diversificados e esto presentes no arranjo fsico inadequado, pisos pouco resistentes ou irregulares, material ou matria-prima fora de especificao, mquina e equipamentos sem proteo, ferramentas imprprias ou defeituosas, iluminao excessiva ou insuficiente, instalaes eltricas defeituosas, probabilidade de incndio ou exploso, armazenamento inadequado, animais peonhentos e outras situaes de risco que podero contribuir para a ocorrncia de acidentes.

You might also like