You are on page 1of 23

Antecedendo um estudo mais profundo da Administrao, importante conhecer a evoluo do pensamento administrativo.

. Para compreender a estrutura empresarial moderna e agir com preciso, o administrador precisa conhecer o processo evolutivo das organizaes nos ltimos cem anos. Vrias correntes de pensamento foram aparecendo e influenciando a gesto dos negcios.

1903 1909 1916 1932 1947 1951 1954 1957 1962 1972

ADM. CIENTFICA

TEORIA BUROCRTICA
TEORIA CLSSICA TEORIA DAS RELAES TEORIA ESTRUTURALISTA TEORIA DOS SISTEMAS TEORIA NEOCLSSICA TEORIA COMPORTAMENTAL

DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL TEORIA DA CONTIGNCIA

Anlise do trabalho.
Diviso do trabalho e especializao do operrio.

Conceito de homo economicus. Condies ambientais.


Padronizao de mtodos e de mquinas.

Incentivos salariais

(1856-1915)

(1915)
FONTE: Chiavenato, 1983

HENRI FAYOL (Frana) 1841 - 1925


Desenvolveu a Teoria Clssica na Frana. Engenheiro de Minas

Funo Administrativa

Funes Universais da Administrao

Funo Comercial

Funo Financeira

Funo Tcnica

Prever Organizar Comandar Coordenar Controlar

Funo de Segurana

Funo de Contabilidade

Para Fayol, existe uma proporcionalidade da funo administrativa, isto , ela se reparte por todos os nveis da hierarquia da empresa e no privativa da alta cpula.

Em outros termos, a funo administrativa no se concentra exclusivamente no topo da empresa, nem privilgio dos diretores, mas distribuda proporcionalmente entre todos os nveis hierrquicos. medida que se desce na escala hierrquica, mais aumenta a proporo das outras funes da empresa e, medida que se sobe na escala hierrquica, mais aumenta a extenso e o volume das funes administrativas.

1. Diviso do trabalho: Consiste na especializao das tarefas e das pessoas para aumentar a eficincia. 2. Autoridade e responsabilidade: Autoridade e o direito de dar ordens e o poder de esperar obedincia. A responsabilidade uma consequncia natural da autoridade e significa o dever de prestar contas. Ambas devem estar equilibradas entre si. 3. Disciplina: Depende da obedincia, aplicao, energia, comportamento e respeito aos acordos estabelecidos. 4. Unidade de comando: Cada empregado deve receber ordens apenas de um superior. o princpio da autoridade nica.

5. Unidade de direo: Uma cabea e um plano para cada conjunto de atividades que tenham o mesmo objetivo. 6. Subordinao dos interesses individuais aos gerais: Os interesses gerais da empresa devem sobrepor-se aos interesses particulares das pessoas. 7. Remunerao do pessoal: Deve haver justa e garantida satisfao para os empregados e para a organizao em termos de retribuio. 8. Centralizao: Refere-se concentrao da autoridade no topo da hierarquia da organizao. 9. Cadeia escalar: a linha de autoridade que vai do escalo mais alto ao mais baixo em funo do princpio do comando.

10. Ordem: Um lugar para cada coisa e cada coisa em seus lugar. a ordem material e humana.

11. Equidade: Amabilidade e justia para alcanar a lealdade do pessoal.


12. Estabilidade pessoal: A rotatividade do pessoal prejudicial para a eficincia da organizao. Quanto mais tempo uma pessoa permanecer no cargo, tanto melhor para a empresa. 13. Iniciativa: a capacidade de visualizar um plano e assegurar pessoalmente o seu sucesso. 14. Esprito de equipe: A harmonia entre as pessoas so grandes foras para a organizao.

1. A capacidade principal de um operrio a capacidade tcnica. 2. A medida que se eleva na escala hierrquica, a importncia relativa da capacidade administrativa aumenta, enquanto a capacidade tcnica diminui. 3. A capacidade principal do diretor a capacidade administrativa. Quanto mais elevado o nvel hierrquico do diretor, mais essa capacidade domina.

A diviso do trabalho pode se dar em duas direes: 1. Verticalmente, segundo os nveis de autoridade e responsabilidade. Esta aumenta medida que se sobe a hierarquia da Organizao. 2. Horizontalmente, segundo os diferentes tipos de atividades desenvolvidas na organizao. Num mesmo nvel hierrquico, cada departamento passa a ser responsvel por uma atividade especfica e prpria.

Fayol dava a preferncia pela organizao linear, que constitui um dos tipos mais simples de organizao. A organizao linear se baseia nos princpios de:
1. Unidade de comando e superviso tcnica; 2. Unidade de direo; 3. Centralizao da autoridade; 4. Cadeia escalar.

Qualidades fsicas: sade , vigor, trato; Qualidades mentais: habilidade de aprender e de entender, vigor mental e adaptabilidade; Qualidades morais: energia, firmeza, iniciativa, lealdade, tato Educao geral: familiaridade com outros assuntos; Conhecimento especial: aquele peculiar funo; Experincia: conhecimento advindo do prprio trabalho

Luther Gulick (18921983): Grande parte da sua obra ao estudo dos elementos da gesto, tendo efetuado um novo desdobramento das funes que lhes esto atribudas, nomeadamente: o planejamento, a organizao, a assessoria, a direo, a coordenao, a informao e o oramento. Outro aspecto do seu trabalho foi a importncia dada coordenao como forma de conduzir as aes de todos para um objetivo comum.

Lyndall Urwick (1891-1984): princpio da especializao (uma funo); autoridade (linha clara); amplitude administrativa (chefe para 5 subordinados)

James Mooney & Alan Reiley (autores em 1931 da Indstria progressiva): princpios de eficincia organizacional que permitiriam o alcance dos objetivos industriais de lucro atravs de servio. Lderes da histria => superior x subordinado => princpio escalar

Pouca originalidade dos princpios gerais da Administrao; Concepo da organizao com nfase exagerada na estrutura; Insistncia na utilizao da unidade de comando; Centralizao da autoridade , denotando a influncia das antigas concepes militares e eclesisticas.

Abordagem simplificada da organizao formal no leva em conta os aspectos da dinmica organizacional e ambiental. A abordagem anatmica est centrada na estrutura.

Ausncia de trabalhos experimentais a teoria clssica est fundamentada na observao e no senso comum.

Extremo racionalismo na concepo da Administrao: por meio dos princpios universalmente aceitos, pode-se obter a eficincia mxima da organizao. Abordagem tpica da teoria da mquina a organizao era vista como um sistema mecnico e o modelo administrativo era fracionado. A organizao vista como um sistema fechado sem interfaces com ambiente externo direto e indireto.

TAYLOR Adm Cientfica


Eficincia pela racionalizao das tarefas do operrio. Enfoque de baixo para cima
Superviso funcional

FAYOL Adm Clssica


Eficincia pela estrutura.(anatomia e fisiologia) Enfoque de cima para baixo (direo para execuo). Unidade de comando

Enfoque no controle

Controle organizacional

Referncias Bibliogrficas:
CHIAVENATO, Idalberto. Princpios de Administrao: 1 ed. So Paulo: Elsevier, 2009. FAYOL, Henri. Administrao Industrial e Geral: previso, organizao, comando, coordenao e controle. 10 ed. So Paulo: Atlas, 1989

MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Teoria geral da administrao: da revoluo urbana revoluo digital. 5 ed. So Paulo: Atlas, 2005, v.1.

You might also like