You are on page 1of 25

MEMRIA

Podemos definir memria como o processo cognitivo que permite integrar, reter e recuperar informao e recordar o que aprendemos.

funo mental que permite reter informaes, isto , aprender; O sistema de armazenamento que permite manter informaes; A capacidade de evocar, de recordar as informaes retidas;

AQUISIO

RETENO

RECORDAO

Aquisio

Fase que corresponde entrada dos contedos na memria.

Reteno

Fase de armazenamento ou conservao dos contedos que podem ser mantidos por diferentes perodos.

Recordao

Fase de recuperao, de evocao dos contedos que adquirimos e retivemos.

a memria que permite que o que adquirimos na aprendizagem se mantenha e possa ser recordado sempre que necessrio.

Aprendizagem

e memria fazem parte do mesmo processo: aprendemos porque memorizamos; quanto melhor aprendemos melhor memorizamos.

APRENDER

MEMORIZAR

Distinguem-se

trs tipos de memria: memria sensorial, memria a curto prazo e memria a longo prazo.

Tem

origem nos rgos dos sentidos (memria auditiva ou ecica, visual ou icnica, olfactiva); As informaes so retidas por um curto espao de tempo (entre 0,2 e 2 segundos); graas a este tipo de memria que possvel ver um filme (memria sensorial visual) e perceber um texto que ouvimos (memria s. auditiva); Se a informao no for processada perde-se.

o tipo de memria que armazena a informao recebida pela memria sensorial; Os materiais so retidos durante cerca de 30 a 60 segundos; Podemos conservar at cerca de 7 elementos (+/-2); O tempo de reteno aumentar se repetirmos mentalmente a informao (ex: n tlm); tambm designada de memria de trabalho, operacional ou activa; Para que a informao fique armazenada nesta memria preciso que seja repetida e codificada.

alimentada pelos materiais da memria a curto prazo que so codificados em smbolos; A informao transformada medida que vai sendo integrada; A MLP retm os materiais durante horas, meses ou durante toda a vida; Codifica e retm material verbal em funo da sua pertinncia e do seu significado;

Memria Sensorial Tempo de armazenamento Ateno Escassos segundos (0,2 a 2seg) Nenhuma,/muito pouca

Memria a curto prazo 30 a 60 seg.

Memria a longo prazo Horas, dias, meses, anos, toda a vida Moderada

Alguma

Capacidade

Ilimitada: todos os 7 elementos (+/dados registados 2) pelos rgos dos sentidos.


Quando se v alguma coisa por um instante e nos pedem para recordar um pormenor. Consultamos um nmero na lista telefnica e recordmo-lo enquanto marcamos.

Ilimitada

Exemplos

Recordamos a casa onde passvamos as frias na nossa infncia.

Memria

Memria a curto prazo

Memria a longo prazo

Memria imediata

Memria de trabalho

Memria no declarativa saber como fazer as coisas

Memria declarativa saber que

Memria semntica

Memria Episdica ou autobiogrfica

Esquecimento a incapacidade de recordar e recuperar informaes, os contedos que foram memorizados.

O esquecimento essencial; a prpria condio da memria: porque esquecemos que continuamos a reter informaes; O esquecimento tem a funo de seleccionar para podermos adquirir novos contedos. Tem uma funo selectiva e adaptativa, afasta a informao que no til e necessria. Afasta determinadas situaes de contedo que so perturbadoras e/ou geradoras de conflito.

Desde sempre se procurou uma explicao para o esquecimento. Contudo, no existe uma nica razo para esquecermos as informaes que adquirimos; o esquecimento pode ser explicado por vrios factores.

Factores que explica o esquecimento:


Desaparecimento e / ou alterao do trao mnsico

Interferncia de aprendizagens

Motivao inconsciente

Inibio proactiva

As recordaes anteriores afectam a capacidade de recordar novas aprendizagens As novas aprendizagens afectam a capacidade de recordar os materiais memorizados anteriormente.

Inibio retroactiva

Se depois de estudares 2 horas de Psicologia, estudares sem intervalo, 2 horas de filosofia, podem ocorrer dois tipos de interferncia: Inibio proactiva os conhecimentos de psicologia interferem nos conhecimentos de filosofia; Inibio retroactiva o que aprendeste em filosofia pode bloquear o que aprendeste em psicologia.

Diferentes tipos de esquecimento

Esquecimento Esquecimento Esquecimento Esquecimento Repressivo provocado Regressivo vulgar

Refere-se modificao, a transformao, com o passar do tempo, dos contedos memorizados. Muitas vezes pensa-se que se esqueceu determinado contedo quando o que aconteceu foi que esse mesmo contedo foi que esse mesmo contedo sofreu tantas transformaes que no o reconhecemos.

Ns esquecemos o que, inconscientemente, nos convm esquecer. (Freud) Os contedos traumatizantes, penosos, as recordaes angustiantes seriam esquecidos para assegurar o equilbrio psicolgico.
O esquecimento, seria selectivo dado que se esqueceriam os contedos geradores de angustia ou tenso.

A memria o fundamento dos nossos comportamentos, conhecimentos, pensamentos e emoes. Sem memria no saberamos reagir s mais simples situaes do dia-a-dia.

Adaptao ao meio;

A atribuio de significado s experincias vividas;


A aquisio do sentimento de identidade pessoal.

Memria

Sistema de memria declarativa

Sistema de memria processual

Sistema de memria semntica

Sistema de memria episdica

You might also like