You are on page 1of 40

A teoria psicossocial do desenvolvimento humano segundo Erik Erikson

Prof. Mestre Thiago de Almeida

Biografia
Erik Homburger Erikson nasceu na Alemanha em 1902, mudou-se para os Estados Unidos em 1933 por causa da ameaa do Nazismo e veio a falecer em 1994. Filho de pais Dinamarqueses, mas abandonado nascena pelo pai, foi educado por Theodor Homburger, um pediatra JudaicoAlemo, que pensava ser o seu verdadeiro pai.

Pressupostos tericos
Princpio Epigentico: A formulao de Erikson fundamenta-se no conceito de epignese, esse termo da embriologia. O principio epigentico sustenta que o desenvolvimento ocorre em estdios sequenciais e claramente definidos. Cada um desses estdios deve ser satisfatoriamente resolvido, para que o desenvolvimento avance sem problemas. De acordo com o modelo epigentico, caso no ocorra a resoluo eficaz de um determinado estdio, todos os estdios subsequentes refletiro este falha, na forma de um desajuste fsico, cognitivo, social ou emocional. Da a grande importncia de conhecer esse assunto.

Erikson defende que a energia ativadora do comportamento de natureza psicossocial, integrando no apenas fatores pulsionais biolgicos e inatos, como a libido, mas tambm fatores sociais, aprendidos em contextos histricoculturais especficos.

Para Erikson o processo do desenvolvimento humano da personalidade ocorre por meio do: Processo biolgico: organizao dos sistemas orgnicos que constituem o corpo; Processo psquico: organiza os traos da experincia individual de sntese do ego. Processo social: organizao cultural e interdependncia das pessoas.

O desenvolvimento psicossocial para o autor sinnimo de desenvolvimento da personalidade e decorre ao longo de oito estdios que, no seu conjunto, constituem o ciclo da vida. Cada estdio corresponde formao de um aspecto particular da personalidade.

Um dos conceitos fundamentais na teoria de Erikson o de crise ou conflito que o indivduo vive ao longo dos perodos por que vai passando, desde o nascimento at ao final da vida. Cada conflito tem de ser resolvido positiva ou negativamente pelo indivduo.

Superar uma crise ajuda a determinar e a promover foras para ser bem-sucedido no estdio seguinte. A resoluo positiva traduz-se numa virtude, que um ganho psicolgico, emocional e social: uma qualidade, um valor, um sentimento, em suma, uma caracterstica de personalidade que lhe confere equilbrio mental e capacidade de um bom relacionamento social. Se a resoluo da crise for negativa, o indivduo sentir-se- socialmente desajustado e tender a desenvolver sentimentos de ansiedade e de fracasso. Contudo, numa fase posterior, a pessoa pode passar por vivncias que lhe refaam o equilbrio e o compensem, reconstruindo-lhe o seu autoconceito.

1 Estdio Confiana bsica x desconfiana bsica


Nesta idade a criana vai aprender o que ter ou no confiana, esta est muito relacionada com a relao entre o beb e a me. A confiana demonstrada pelo beb na capacidade de dormir de forma pacfica, alimentar-se confortavelmente e de excretar de forma relaxada. Devido confiana do beb e familiaridade com me, que adquire com situaes de conforto por ela proporcionadas, atinge uma realizao social, que consiste na aceitao em que ela pode ausentarse e na certeza que ela voltar.

Caractersticas

Ocorre aproximadamente durante o primeiro ano de vida (0 - 18 meses); fora que nasce nesta etapa a esperana; Vertente Positiva: Se esta identificao for positiva, ou seja, se a me corresponder, ele vai criar o seu primeiro e bom conceito de si e do mundo (representado pela me), o que Erikson chama de ritualizao da divindade; Vertente Negativa: Se a identificao for negativa, temos o ritualismo do idolismo, ou seja, o culto a um heri, onde o beb acha que nunca vai chegar ao nvel de sua me, que ela demasiadamente capaz e boa, e que ele no se identifica assim.

A importncia da confiana bsica devida, segundo Erikson, ao fato de implicar a ideia de que a criana no s aprendeu a confiar na uniformidade e na continuidade dos provedores externos, mas tambm em si prprio e na capacidade dos prprios rgos para fazer frente ao seus impulsos e anseios (Erikson, 1987, p. 102).

2 Estdio Autonomia x Vergonha e dvida


Fase corresponde ao estgio anal freudiano, a criana j tem algum controle de seus movimentos musculares, ento direciona sua energia s experincias ligadas atividade exploratria e conquista da autonomia. geralmente onde se inicia a educao para a higiene (treino ao vaso sanitrio). O beb ganha experincia no contato com os adultos, aprendendo a confiar e a depender deles, assim como a confiar em si mesmo. A desconfiana a parte negativa deste estgio, que equilibrada com a segurana proporcionada pela confiana.

Caractersticas

Ocorre aproximadamente durante 18. Ms de vida at os 3 anos de idade; Fora desse estdio: vontade; Vertente Positiva: A ritualizao deste estgio o discernimento, isso a criana torna-se judiciosa, julga-se a si e aos outros, diferenciando o certo do errado e as pessoas ditas diferentes; Vertente Negativa: o legalismo, ou seja, quando a criana comea a achar que a punio tem que ser aplicada incondicionalmente quando uma regra no for respeitada. quando a punio vence a compaixo; se a criana se mobiliza com a punio do colega que perdeu o controle de uma regra, ou ento se sente aliviado quando punido por algo.

Neste perodo a criana passa a ter controle de suas necessidades fisiolgicas e responder por sua higiene pessoal, o que d a ela grande autonomia, confiana e liberdade para tentar novas coisas sem medo de errar. Se, no entanto, for criticada ou ridicularizada desenvolver vergonha e dvida quanto a sua capacidade de ser autnoma, provocando uma volta ao estgio anterior, ou seja, a dependncia. Logo, neste estdio, o principal cuidado que os pais tm que tomar dar o grau certo de autonomia criana. Se exigida demais, ela ver que no consegue da conta e sua autoestima vai baixar. Se ela pouco exigida, ela tem a sensao de abandono e de dvida sobre suas capacidades. Se a criana amparada ou protegida demais, ela vai se tornar frgil, insegura e envergonhada. Se ela for pouco amparada, ela se sentir exigida alm de suas capacidades. Vemos, portanto, que os pais tm que dar criana a sensao de autonomia e, ao mesmo tempo, estar sempre por perto, prontos a auxili-la nos momentos em que a tarefa estiver alm de suas capacidades.

De um sentimento de autocontrole sem perda de auto-estima resulta um sentimento constante de boa vontade e orgulho; de um sentimento de perda do autocontrole e de supercontrole exterior resulta uma propenso duradoura para a dvida e a vergonha (Erikson, 1976, p. 234)

3 Estdio Iniciativa x culpa


Nesta fase a criana encontra-se nitidamente mais avanada e mais organizada tanto a nvel fsico como mental. a capacidade de planejar as suas tarefas e metas a atingir que a define como autnoma e, por consequncia, a introduz nesta etapa. No entanto este estdio define-se tambm como perigoso, pois a criana busca exaustivamente e de uma forma entusiasta atingir as suas metas que implicam fantasias genitais e o uso de meios agressivos a manipulativos para alcanar a essas metas. Durante este perodo a criana passa a perceber as diferenas sexuais, os papis desempenhado por mulheres e homens na sua cultura (conflito edipiano para Freud) entendendo de forma diferente o mundo que a cerca. Se a sua curiosidade sexual e intelectual, natural, for reprimida e castigada poder desenvolver sentimento de culpa e diminuir sua iniciativa de explorar novas situaes ou de buscar novos conhecimentos.

Caractersticas

aproximadamente entre os 3 aos 6 anos; Fora desse estdio: o propsito; Vertente Positiva: formao do senso de responsabilidade. Vertente Negativa: a personificao. Em outras palavras, quando a criana, tentando escapar da frustrao de ser incapaz para algumas coisas, exagera na fantasia de ter outras personalidades, de ser totalmente diferente do que vrias vezes, ela pode se tornar compulsiva por esconder seu verdadeiro eu; nesse caso, pode passar a sua vida desempenhando papis,e afastar-se cada vez mais do contato consigo mesmo.

O propsito, ento, a coragem de imaginar e buscar metas valorizadas no inibidas pela derrota das fantasias infantis, pela culpa e pelo medo cortante da punio (Erikson, Apud., Calvin S. Hall; Lindzey Gardner; John B. Campbell, 2000, p. 172)

4 Estdio Diligncia (empenho) x Inferioridade


Neste perodo a criana est sendo alfabetizada e freqentando escola(s), o que propicia o convvio com pessoas que no so seus familiares, o que exigir maior sociabilizao, trabalho em conjunto, aprendizagens escolares, a testar limites, a estabelecer os seus objetivos e a fazer aprendizagens sociais, e a desenvolver um senso de cooperatividade dentre outras habilidades necessrias em nossa cultura. Caso tenha dificuldades o prprio grupo ir critic-la, passando a viver a inferioridade em vez da construtividade. nesta fase que ela comea a dizer, com segurana aparente, o que quer ser quando crescer, como uma iniciao no campo das responsabilidades e dos planejamentos.

Caractersticas

aproximadamente entre os 7 aos 11 anos; Fora desse estdio: a competncia; Vertente Positiva: a socializao. Vertente Negativa: o formalismo, ou seja, a repetio obsessiva de formalidades sem sentido algum para determinadas ocasies, o que empobrece a personalidade e prejudica as relaes sociais da criana.

A competncia, ento, o livre exerccio da destreza e da inteligncia na concluso de tarefas, no-prejudicado pela inferioridade infantil. (Erik Erikson, citado por Calvin S. Hall; Lindzey Gardner; John B. Campbell, 2000: p.172).

5 Estdio Identidade x confuso de identidade


O jovem experimenta uma srie de desafios que envolve suas atitudes para consigo, com seus amigos, com pessoas do sexo oposto, amores e a busca de uma carreira e de profissionalizao. Na medida que as pessoas sua volta ajudam na resoluo dessas questes desenvolver o sentimento de identidade pessoal, caso no encontre respostas para suas questes pode se desorganizar, perdendo seu senso de referncia.

Caractersticas

marca o perodo da adolescncia; Ocorre aproximadamente entre os 12 aos 18/20 anos; Fora desse estdio: lealdade/ fidelidade Vertente Positiva: a socializao. Vertente Negativa: o fanatismo.

Caractersticas
Toda a preocupao do adolescente em encontrar um papel social provoca uma confuso de identidade, afinal, a preocupao com a opinio alheia faz com que o adolescente modifique o tempo todo suas atitudes, remodelando sua personalidade muitas vezes em um perodo muito curto, seguindo o mesmo ritmo das transformaes fsicas que acontecem com ele.

Erikson lembra que o se humano mantm suas defesas para sobreviver. Ao sinal de qualquer problema, uma delas pode ser ativada. Nesta confuso de identidade, o adolescente pode se sentir vazio, isolado, ansioso, sentindo-se tambm, muitas vezes, incapaz de se encaixar no mundo adulto, o que pode muitas vezes levar a uma regresso. Tambm pode acontecer de o jovem projetar suas tendncias em outras pessoas, por ele mesmo no suportar sua identidade. Alis, este um dos mecanismos apontados por Erikson como base para a formao de preconceitos e discriminaes.

Erik Erikson afirmava que um indivduo tinha de construir a sua personalidade durante a adolescncia, porm essa construo no era feita de um mesmo modo para todos os adolescentes, ou seja, no era feita de um modo padronizado e linear. Durante esta fase da vida h sempre procura de algo mais, h crises, indecises, situaes conflituosas que tm de ser resolvidas de um modo ou de outro.

O conceito de moratria social de Erikson


Moratria social um compasso de espera nos compromissos adultos. um perodo de pausa necessria a muitos jovens, de procura de alternativas e de experimentao de papis, que vai permitir um trabalho de elaborao interna. As moratrias caracterizam-se pelas necessidades pessoais, mas tambm por exigncias socioculturais e institucionais. So as diversas sociedades e culturas que institucionalizam uma certa moratria para a maioria dos jovens. Por exemplo, a idade em que se atingia a maioridade h alguns anos atrs era de 21 anos, enquanto, hoje, de 18 anos. Conclumos, assim, que a moratria psicossocial essencial para permitir que ocorra no jovem o seu amadurecimento interior. Muitos adolescentes entram na vida adulta demasiado cedo, o que se ir refletir, negativamente, no seu processo de evoluo futuro.

A fidelidade a capacidade de manter lealdades livremente empenhadas, apesar das inevitveis contradies dos sistemas de valor (Eikson citado por Calvin S. Hall; Gardner Lindzey; John B. Campbell, 2000, p.173),

6 Estdio Intimidade x isolamento


Nesse momento o interesse, alm de profissional, gravita em torno da construo de relaes profundas e duradouras, podendo vivenciar momentos de grande intimidade e entrega afetiva. Caso ocorra uma decepo a tendncia ser o isolamento temporrio ou duradouro.

Caractersticas ocorre entre os 20 e os 35

anos, aproximadamente; Fora desse estdio: amor/ afiliao. Vertente Positiva: encontrar-se Vertente Negativa: o elitismo.

7 Estdio Produtividade x estagnao


Neste perodo, as pessoas procuram definir objetivos e motivaes para o que querem produzir nas suas vidas. Pode aparecer uma dedicao a sociedade sua volta e realizao de valiosas contribuies, ou grande preocupao com o conforto fsico e material.

Caractersticas

Ocorre aproximadamente entre os 35 e 60 anos; Fora desse estdio: Vertente Positiva: transmisso de valores e ensinamentos; Vertente Negativa: o autoritarismo.

8 Estdio Integridade x desesperana


nesta fase que as pessoas fazem um balano do seu percurso de vida. Ento, no estdio final da vida, a questo chave: Teve a minha vida sentido ou falhei? assinala que chegou a hora do balano, da avaliao do que se fez na vida e sobretudo do que se fez da vida.

Caractersticas

a partir dos 60 anos; Fora desse estdio: a esperana. Na dualidade emocional integridade versus desespero, a integridade significa que o indivduo avalia positivamente o seu percurso vital mesmo que nem todos os seus desejos e sonhos se tenham realizado e esta satisfao prepara-o para aceitar a deteriorao fsica e a inevitvel morte como termo de algo que valeu a pena. As pessoas que consideram a sua vida mal sucedida, demasiado centrada em si mesma, pouco produtiva, que lamentam as oportunidades perdidas e sentem ser j demasiado tarde para se reconciliarem consigo prprias corrigindo erros cometidos, podem ceder angstia e ao desespero. A virtude a desenvolver neste estdio a sabedoria, a conscincia de que, dadas as circunstncias e as nossas potencialidades, no vivemos em vo.

IDADE
8 etapa Maturidade.

SUCESSO

frente ao

FRACASSO

Forca do ego ou de fora de virtude

INTEGRIDADE DO EGO A vida aceita como significativa. Satisfao de ter bem vivido.
GENERATIVIDADE criativo em muitas reas da vida. Colaborativo com as novas geraes. INTIMIDADE Capacidade de entrega ao amor. Sexualidade enriquecedora e vnculos sociais bem estabelecidos e abertos IDENTIDADE do EGO Sabe quem voc e o que voc quer na vida. Segurana e independncia. Capacidade de aprender muito. Sexualidade integrada

DESESPERO Considera- se que foram perdidos ao longo do tempo e que a vida se acaba. O medo da morte.
ESTAGNAO Empobrecimento precoce. Egocentrismo. Improdutividade. ISOLAMENTO Dificuldades para se relacionar. Problemas de carter. Relaes falsas.

Sabedoria

7 etapa Idade adulta 25- 64 anos. 6 etapa Jovem adulto 18 24 anos.

Cuidado

Amor

5 etapa Adolescncia e a puberdade 12- 18 anos.

CONFUSO de PAPIS Inseguros. No sabem o quer. Colocados frente a vocs no sabem trabalhar a sexualidade e a sociabilidade.

Fidelidade

4 etapa 6 11 anos.

LABORIOSIDADE Trabalhador. Empreendedor. Gosta de fazer as coisas e jogar. Competitivo.

INFERIORIDADE Preguioso, sem iniciativa, evita a competio. Se v inferior e medocre.

Competncia

3 etapa 4- 5 anos.

INICIATIVA Ateno, imaginao, atividade. Orgulho da prpria capacidade.

CULPA Falta de espontaneidade. Inibio. Sentido-se culpado.

Determinao

2 etapa 1 3 anos.

AUTONOMIA A criana se v como independente, inicia a fazer coisas que desenvolva suas capacidades.

VERGONHA e DVIDA Controlada pelos pais, no ousam, certamente aprende tudo com atraso.

Volntade

1 etapa 12 primeiros meses.

CONFIANA A criana se sente protegido e seguro, desenvolve o sentimento bsico de confiana frente a vida.

DESCONFIANA Sensao de desprotegidos e abandonados, medos e aprende a desconfiar do mundo a sua volta.

Esperana

Importncia das contribuies toricas de Erikson

Desviou-se o foco fundamental da sexualidade para as relaes sociais; A proposta dos estdios psicossociais envolvem outras artes do ciclo vital alm da infncia, ampliando a proposta de Freud. No existe uma negao da importncia dos estgios infantil;

A cada etapa, o indivduo cresce a partir das exigncias internas de seu ego, mas tambm das exigncias do meio em que vive, sendo portanto essencial a anlise da cultura e da sociedade em que vive o sujeito em questo; Em cada estdio o ego passa por uma crise (que d nome ao estgio). Esta crise pode ter um desfecho positivo (denominada de ritualizao) ou negativo (ritualismo);

Da soluo positiva, da crise, surge um ego mais rico e forte; da soluo negativa temos um ego mais fragilizado; A cada crise, a personalidade vai se reestruturando e se reformulando de acordo com as experincias vividas, enquanto o ego vai se adaptando a seus sucessos e fracassso. No obstante, os contextos sociais podem estimular ou inibir a construo da personalidade - o meio psicossocial, as inferncias educativas vo interferir no processo de desenvolvimento.

Consideraes finais
Como cada criana tem um ritmo cronolgico especfico, no se deve atribuir uma durao exata a cada estdio. O ncleo de cada estdio uma crise bsica, que existe no s durante aquele estdio especfico, nesse ser mais proeminente, mas tambm nos posteriores em se tratando de consequncias, tendo razes prvias nos anteriores.

You might also like